Como montar uma clinica veterinaria

Por:

Ao estar lendo esse artigo significa que está no caminho de montar a sua clínica veterinária e para essa tarefa que não é tão simples será necessário disciplina, ordem, planejamento e muitos outros recursos. Para iniciar corretamente a clínica veterinária será necessária muita pesquisa para entender como será e funcionará o seu negócio.

Para montar a clínica veterinária será necessário ter o conhecimento e experiência como requisito mínimo, caso não tenha a experiência e requisito mínimo não desista, faça cursos, palestras e toda fonte de informação na qual o habilitará a executar a profissão e também a gerenciar o negócio com eficiência e profissionalismo.

Há vários caminhos para que o seu negócio tenha sucesso, cada empresa usa um, mas todos no final chegam ao mesmo objetivo, o sucesso e longevidade da empresa.

POR QUE PLANEJAR TANTO?

 Nem todas as empresas que se lançam no mercado têm sucesso no primeiro ano de vida e muitas delas que conseguem obter mais de um ano de existência com determinado tempo depois não sobrevivem, geralmente e na maioria dos casos a falta de planejamento e uma ótima administração é um dos principais motivos pela baixa expectativa de vida da empresa.

A definição dos produtos vendidos e serviços que serão prestados é um dos temas abordados no plano do negócio e tratados em seus detalhes, alguns desafios e contingências podem ser evitados e administrados antes mesmo de iniciar a clínica veterinária, como em uma guerra, o empreendedor deve ter o arsenal para atender todas as necessidades da empresa.

A definição de quais especialidades a incluir em sua veterinária é uma questão importante, assim como o investimento inicial, o capital de giro, a escolha dos profissionais, localização do empreendimento e quais critérios para escolher, comunicação com clientes e outros.

Como pode ver há muita coisa para se planejar na sua clínica veterinária, registre tudo e faça um planejamento que funcione na prática.

FIDELIDADE DOS DADOS DO PLANO DE NEGÓCIO

 Tratar de todos os assuntos no quais envolve dinheiro na clínica veterinária é de extrema importância, sua empresa terá de definir quais as previsões de custos, despesas, investimento inicial, capital de giro e muitos outros assuntos financeiros que necessitam um planejamento consistente, dados estes que serão baseados na análise de mercado e operacional do futuro negócio.

Não faça cálculos que não esteja de acordo com a realidade do mercado, não superestime nem subestime valores. A fidelidade dos dados levantados no planejamento será essencial para obter um plano de negócios sólido que servirá não apenas para idealizar o empreendimento, mas também para acompanhar os resultados ao longo da implantação e funcionamento da empresa.

 Antes de começar a sua empresa será necessário obter o investimento inicial no qual será possível colocar em prática a sua clínica veterinária, esse valor deve se basear em um cálculo preciso, cada empresa terá um valor que dependerá de seu tamanho e estrutura, por isso dar um valor para todas as empresas não é prático.

Faça um relatório com todos os valores necessários para montar a clínica veterinária, item por item, coloquem no planejamento os produtos, serviços, funcionários, gastos com reformas e benfeitorias, capital de giro, custos e tudo que consumirá o capital inicial de sua empresa e faça a soma total. Deixe uma reserva para contingências pois surgiram alguns itens que aparecerão de não estavam previstos, mas é normal, nem sempre é possível lembrar tudo na hora do cálculo.

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

O preço de venda de sua clínica veterinária será muito importante e o modo como lida com ele e o estabelece é que fará com que a saída e entrada de dinheiro de sua empresa tenham um bom desempenho, assim o dinheiro será importante para manter o capital de giro da clínica veterinária e obter dinheiro no caixa para necessidades da empresa.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Para definir o preço de venda será necessário calcular o que será investido e gasto em cada serviço oferecido durante o período calculado, nessa conta entra a conta de água, a de luz, o salário e despesas gasta com funcionários e muitos outros itens.

Para determinar um preço de venda dos produtos e serviços da clínica de maneira a otimizar os resultados será preciso além de conhecer os custos do negócio, conhecer bem a concorrência e comportamento de compra do consumidor.

SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DA CLÍNICA VETERINÁRIA

Como haverá contas, custos, despesas e investimentos diversos a pagar será importante ter um bom desempenho no fim de determinado período, como por exemplo, no fim do mês, faça monitoramento do desempenho de vendas para poder fazer possíveis intervenções, caso necessário, tanto em preço e produtos quanto em promoções.

Neste sentido ter um bom sistema de gerenciamento é muito importante. Tão importante quanto ter um bom sistema é fazer o cadastramento de todas as operações da clínica veterinária nele, assim você terá uma radiografia em tempo real do desempenho da empresa.

 ATRAINDO CLIENTES PARA A CLÍNICA VETERINÁRIA

Quanto mais obter clientes melhor será o desempenho de sua empresa. Se você fez um bom plano de negócios, certamente seus produtos e serviços atendem as necessidades dos seus clientes, assim agora é necessário ir além.

Determine um raio de ação de sua divulgação e faça com que as pessoas conheçam e ouçam sobre o seu negócio, muitos possíveis clientes só descobrem a existência de um negócio tempos depois de ele inaugurar e esse tempo não é favorável para quem está entrando em um negócio e precisa de receita para cobrir os custos fixos da empresa.

Faça o uso de estratégias de marketing e torne as qualidades da sua empresa muito atrativas, são diversas as qualidades procuradas pelo consumidor, conheça os fatores que determinam a sua decisão de compra e será questão de tempo até que sua clínica veterinária tenha sucesso.

RETORNO DO INVESTIMENTO EM UMA CLÍNICA VETERINÁRIA

O retorno do investimento será aquele dinheiro que foi investido inicialmente na empresa e com o resultado positivo de cada mês ele vem sendo pago como se fosse uma prestação, faça as contas e veja o quanto o negócio será capaz de dar retorno do investimento inicial.

Se o seu negócio não for capaz de retornar o dinheiro investido inicialmente então o seu negócio não está viável, por isso é importante o planejamento da empresa com seriedade e precisão. Todos sabem do sacrifício necessário para levantar capital para iniciar um negócio, um erro no planejamento seria uma tragédia financeira para o empreendedor.

Não há um número de meses ideal com parâmetro se o investimento é bom ou não. Quanto menor o prazo de retorno do investimento melhor é o negócio. De modo geral uma referência seria de retorno sobre o investimento de 10 a 24 meses. Sendo um negócio com retorno sobre o investimento de 10 meses o sonho de qualquer empreendedor, especialmente se é um negócio que aceita repetição / expansão.

A IMPORTÂNCIA DO CONTADOR

Toda empresa precisar de um contador, seja antes, durante ou depois de montar a sua clínica veterinária. O contador irá eliminar dúvidas que surgem durante o planejamento e abertura da empresa, além de ser o responsável pela legalização do empreendimento e seu consultor em questões tributárias, fiscais, trabalhistas e até procedimentos administrativos.

 Ao obter a assessoria leve em conta o conhecimento e a experiência do contador, se for possível busque referências sobre a prestação de serviços da empresa de contabilidade ou do contabilista. Não basta apenas achar que pelo preço cobrado é que será definida a qualidade de serviços prestados e um contrato bem desenvolvido é muito importante para evitar imprevistos e inconvenientes que possam surgir entra as partes.

Tenha em mente que toda a responsabilidade com relações ao fisco e questões tributárias é toda da empresa até mesmo no caso de erros por parte da empresa de contabilidade ou contador. Para se defender disso além do contrato a empresa deverá se redimir do erro e em seguida pode se defender judicialmente a até iniciar processo contra o contabilista ou empresa de contabilidade.

E você está pensando em montar uma clínica veterinária? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

5 comentários sobre “Como montar uma clinica veterinaria
  1. MURILO RABELLO disse:

    Quero montar uma clínica veterinária o que fazer?

  2. sergio disse:

    Quanto preciso para montar uma clinica veterinaria?

  3. Adriana Chagas disse:

    quanto de investimento em dinheiro se monta uma clínica veterinária, atualmente, seja ela pequena, média ou grande?

  4. Eduardo disse:

    quero montar uma clinica veterinaria como começo?

  5. sabrina alepranque jardim silva disse:

    tenho 14 anos e adoro animais.esse meio de clinica veterinária me apaixonou.na hora certa quero fazer faculdade de veterinária é o meu sonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como abrir uma empresa de rastreamento veicular

Como abrir uma empresa de rastreamento veicular

Com a expansão do mercado de segurança, investir e abrir uma empr...
Empresa de limpeza e conservação

Empresa de limpeza e conservação

A empresa de limpeza e conservação realiza uma atividade base, ou...
Como montar um salão de beleza masculino

Como montar um salão de beleza masculino

Confira neste artigo como montar um salão de beleza masculino. O ...

Curta O Novo Negócio!

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)