Fábrica de doces caseiros

Por:

Fábrica de doces caseirosA oportunidade encontrada pelos empreendedores de fábricas de doces caseiros é vislumbrar os produtos que possuem maior demanda no mercado, como o doce de leite, paçoca, pé de moleque, cocada e outros.

Antes de produzir e vender doces caseiros, é necessário planejamento. Por isso, é necessário pesquisar o mercado, os consumidores, a concorrência e ainda, pesquisar a demanda, as técnicas de produção mais modernas, os custos e possibilidades de lucro.

Todas essas pesquisas acima têm a função de se analisar a viabilidade comercial do negócio. Empreender, portanto, é uma questão de análise, avaliação, planejamento, além de exigir do empreendedor características tais como comprometimento e motivação.

O empreendedor é aquele que possui: criatividade, perseverança, liderança, flexibilidade, organização, senso crítico para formar uma visão sistêmica do negócio para lidar com toda a complexidade do negócio que exigirá habilidade para comprar certo e vender bem.

Localização da fábrica de doces caseiros

A localização da fábrica de doces caseiros deve se situar em um local estratégico para que haja maior dinamismo na produção e vendas, com maior acesso a distribuidores e varejistas, visando também o transporte de mercadoria e matéria-prima mais viável e econômico.

Além disso, o local deve possuir infraestrutura que possibilite acesso a telefone, internet, água de boa qualidade e energia elétrica com abastecimento constante.

Outra recomendação é que a unidade esteja localizada distante de fontes de contaminação ou de poluentes, de acúmulo de lixo, de insetos e de roedores.

Para manter a produtividade e até expandir e diversificar a produção, conte com um espaço que seja considerável, possibilitando movimentação, supervisão e boas condições de trabalho.

O layout da fábrica deve possibilitar economia de movimentos, maior facilidade de limpeza, menor probabilidade de acidentes, entre outros. O layout deve promover também facilidade de supervisão e diminuição de perdas e desperdícios de materiais.

Para manter a limpeza, utilize paredes e pisos laváveis. As janelas devem ser vedadas, mas o local precisa ter ventilação constante.

Lembrando que o estabelecimento deve estar de acordo com as normas da vigilância sanitária. É recomendado um local com espaço de até 300m² para começar uma produção de doces caseiros em escala aumentada. Quem não tem muito dinheiro para investir, pode começar trabalhando na própria cozinha de casa, contanto que tenha uma bancada, bons equipamentos e siga as normas de higiene.

Logística

Muitas vezes, os empreendedores não entendem porque seu produto sai tão caro para ser fabricado e distribuído. Mas isso acontece, porque os custos de transporte do setor nem sempre são baixos e acabam afetando o preço de matéria-prima ou do produto final. Por isso, antes de fechar contratos faça as contas e opte por um sistema logístico mais em conta e que torne os custos de produção mais baixos, como também o preço final do seu produto.

Processo de produção dos doces caseiros

Para cada doce existe um fluxograma diferente de processos para produzi-lo e por isso, a unidade deve estar organizada para atender de forma conjunta e, ao mesmo tempo, separadando os diversos processos para cada doce.

Para a produção de cocada, o processo produtivo compreende as etapas de recebimento de matéria-prima (coco, leite condensado, leite, etc.) medição de ingredientes, mistura e cozimento de ingredientes, corte do doce no formato desejado, resfriamento e embalagem para comercialização.

A fabricação de paçocas possui o seguinte fluxograma: recebimento de matéria-prima, cozimento e mistura, prensa dos ingredientes, resfriamento, expedição e venda.

Para produzir o pé de moleque é necessário que se receba matéria-prima, confeccione a calda, cozinhe e misture os ingredientes, coloque em mesa própria, resfrie, corte, embale e faça a expedição.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Com um processo semi-artesanal a produção de oito horas por dia, é possível produzir 91 kg de paçoca e 68 kilos de pé de moleque e cocada diariamente.

Lembrando, que segundo a legislação trabalhista, a jornada de trabalho é de 8 horas por dia, o que passar disso será considerado hora-extra, com ganhos adicionais, justificando a sua utilização, apenas quando houver  picos de demanda para aumentar a produção e atender períodos específicos, como época das festas juninas, São Cosme e Damião, Páscoa, etc.

Plano de produção

É essencial planejar uma produção que preveja a demanda da fábrica de doces caseiros e por isso, é importante organizar a quantidade e tipos de produtos a serem vendidos. Organizando a quantidade de produção, de matéria-prima, e selecionando os fornecedores, o empreendedor aumenta as chances de sucesso.

Escolha fornecedores que podem oferecer matéria-prima e ingredientes com um baixo custo, boa qualidade e entregas constantes. A parceria com fornecedores poderá possibilitar que o produto seja melhorado, que as entregas sejam pontuais, que a produção encontre qualidade e uniformidade, mas isso, se o produtor encontrar fornecedores parceiros, que se preocupam com a qualidade, atendendo as necessidades dos clientes.

Custos da fábrica de doces caseiros

Os investimentos fixos serão responsáveis pela aquisição de veículos, máquinas e equipamentos como: espremedor e triturador de frutas; liquidificador; vitrine quente; estufa; forno micro-ondas, forno elétrico, utensílios como talheres, pratos, copos, mesas, balanças, caixa registradora e outros.

Os custos operacionais serão com os elementos que farão a produção acontecer: custos com água, luz, telefone, aluguel de imóvel, custos com transporte, compra de matéria-prima, embalagens e outros.

A fábrica precisará de uma equipe bem motivada para atender a demanda de produção: ajudantes de cozinha, atendentes, chefe de cozinha, supervisor, gerente, atendentes, motorista e outros.

Agregar valor ao doces caseiros

A produção frutífera no Brasil tem a característica de somente uma pequena parte de toda a produção ser empregada na transformação de sucos, mistura para doces e outros produtos.

A utilização de frutas doces possibilita que se venda um produto com maior qualidade e sabor e para os produtores agroindustriais, significa que a produção de excedentes ou as oscilações de vendas e preços no mercado estejam menos comprometidos devido à diversificação de vendas para produtores de doces.

Distribuição e venda

O consumo de doces caseiros é realizado por pessoas da classe B e C, e para conquistar o consumo de pessoas da classe A, o produto deve vir embalado a vácuo. O produto é vendido em supermercados, mercados, lojas de doces, lanchonetes e outros.

Para vender os doces caseiros o produtor deve considerar oscilações dos preços e requisitos de qualidade.

É importante encontrar distribuidores que vendam os produtos valorizando a qualidade e facilitando as vendas, sendo necessário, portanto, uma parceira leal, em que ambas as partes ganhem.

Concorrência da fábrica de doces caseiros

A concorrência no setor é acirrada e por isso, é necessário que o produtor ofereça qualidade, bons preços e saiba vender com valor agregado ao produto.

É necessário, portanto, trabalhar a diversificação e a escala de produção, que corresponda a custos baixos, investimentos em publicidade e menores preços. Para vencer neste setor, é necessário conhecer os produtos oferecidos pela concorrência, trabalhar com custos e preços baixos e possuir uma força de vendas abrangente.

Clientela potencial

Os doces caseiros estão sendo produzidos mais por produtores do que em residências, devido à falta de tempo para cozinhar os doces e a preferência moderna dos consumidores em comprar os doces já embalados em supermercados e lojas especializadas.

A perspectiva de vendas para os doces caseiros são em feiras populares, padarias, lanchonetes e mercadinhos. Sendo que os filões do mercado de doces caseiros estão sendo os restaurantes self-service, lanchonetes de estrada, delicatessens e a venda ambulante nas ruas das cidades, em empresas, nas bancas de jornais e revistas e quiosques de doces e outros.

Que tal nossas dicas para montar uma fábrica de doces caseiros?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

6 comentários sobre “Fábrica de doces caseiros
  1. paulo santana disse:

    Meu sonho é montar uma pequena fabrica de doces caseiros quero encontrar um curso onde eu possa fazer uma especialização e me dedicar de todo coração a esta atividade… Como e onde encontrar equipamentos necessarios…abraços…Paulo.

  2. Ronaldo disse:

    Olá,gostaria de ter uma previssao,para montar uma pequena fabrica de doce em barra e peddaço,fico no aguardo.
    Ronaldo

  3. sonia disse:

    gostaria de fazer um curso sobre doces caseiros para revenda onde posso encontrar.

  4. jose de carvalho disse:

    otimas idias

  5. jose de carvalho disse:

    parabems por estas receitas

  6. ELISANGELA disse:

    Gostei muito das dicas gostaria de saber se voces tem receitas de doces, pois eu estou com plano de montar uma fabrica de doces caseiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Corretora de seguros
Corretora de seguros...
A corretora de seguros busca prestar como principa...
Distribuidora de bijuterias - Ideia de negócio lucrativo
Distribuidora de bijuterias - Ideia de negócio lucrativ...
Um negócio de distribuidora de bijuterias consiste...
Como montar uma empresa de criação de sites
Como montar uma empresa de criação de sites...
Já pensou em montar uma empresa de criação de site...
Como abrir uma fábrica de bijuterias
Como abrir uma fábrica de bijuterias...
Como faço para abrir uma fábrica de bijuterias? O ...
Como abrir um comércio de mel
Como abrir um comércio de mel...
Comercializar mel pode não ser o negócio mais comu...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores