Produção de Telhas de Cerâmica

Produção de telhas de cerâmica
Produção de telhas de cerâmica

Um bom motivo para aqueles que querem abrir um negócio e não sabem exatamente o que fazer, é saber que o setor de construção civil é um dos grandes impulsionadores da economia brasileira. Por conta disso, ter uma empresa de produção de telhas de cerâmica pode ser muito positivo quando se quer ter sucesso, já que existe muita estrada consolidada nesse caminho.

A cerâmica é uma das mais antigas atividades do mundo, porque pesquisadores já comprovaram que desde as antigas civilizações já havia produção de objetos em barro com inúmeras finalidades, como os feitos para decoração, armazenamento de alimentos, de líquidos em geral, construção de habitações e muito mais.

O tempo passou, mas esse tipo de prática ainda permanece e uma ainda muito forte e que está em franca expansão é a fabricação de telhas cerâmicas. A arquitetura e a engenharia valorizam bastante esse tipo de material. E uma produção de telhas cerâmicas se enquadra perfeitamente nesse cenário.

O mercado e os clientes de uma fábrica de telhas de cerâmica

A indústria de fabricação de telhas de cerâmica tem crescido nos últimos anos, em tamanho e também na fabricação de novos estilos, diversificando e dando mais oportunidades àqueles que reformam ou compram uma casa nova.

A última moda no ramo de construção civil são as casas feitas em estilo bresinski, que usam telha de cerâmica, só que de diversas cores, não somente na cor clássica. Dessa forma, há uma demanda muito grande por esse tipo de material.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Contudo, como o mercado está em crescimento e já há gente entendida nesse ramo de atividade, o importante é ter muita criatividade para poder inovar e ainda capacidade para ver quais segmentos ainda não são atendidos.

De uma maneira geral, o cliente desse tipo de empreendimento é o setor de construção civil, mas o dono do futuro negócio deve pesquisar bastante e verificar quem são essas pessoas que estão dentro desse ramo de atividade: grandes e pequenas construtoras, pessoas físicas, empresas de reformas, de decoração e muitos outros.

Para então conseguir definir exatamente quem será o público-alvo desse tipo de empreendimento, é preciso usar largamente uma ferramenta essencial: pesquisa de mercado. É ela que fornecerá dados precisos do que está ocorrendo no mercado, assim como o que falta. Dessa maneira, fica mais fácil verificar onde é possível atuar.

Estrutura da produção de telhas cerâmicas

O tamanho da estrutura física do negócio muda de acordo com o porte do negócio e isso está diretamente ligado à expectativa de tudo o que será produzido

A estrutura básica deve contar com um espaço para produção e outro para a área administrativa, que é aquela onde as contas são feitas, os clientes são recebidos e os negócios são fechados.

Na área produtiva, será necessário instalar todos os equipamentos para ocorrer a extração da argila, o transporte dela e os fornos de cozedura de telhas. Existe a possibilidade também de comprar o material e somente produzir as telhas, isso tudo varia de acordo com a necessidade do produtor. Também é preciso ter um espaço para a armazenagem das telhas para depois serem colocadas no transporte e vendidas.

Já a parte da administração, contará com a direção do negócio e ainda com a parte comercial dele, portanto, será preciso ter amostras das telhas para que os clientes possam se interessar.

E por que não levá-los à fábrica? Por que é preciso ter amostras? Isso acontece, pois dessa maneira fica muito mais fácil para o cliente vislumbrar exatamente aquilo que ele quer, que é o produto final. Embora já tenha telhas prontas e estocadas, é necessário que elas estejam ali bem perto daqueles que chegaram ao estabelecimento para comprá-las.

Equipamentos necessários

Os equipamentos necessários para montar uma produção de telhas cerâmicas são divididos conforme já citado acima, em produção e administração. Começando então pela área industrial, é preciso ter bobinas para telhas, caixa alimentadora, carrinhos de transporte interno, desintegrador, exaustores, forno, grades para secagem das telhas, laminador, maromba, máquina para fabricação de telhas, misturador, moinho; pá mecânica e poço artesiano.

Já o setor administrativo deve contar com todo material de escritório, como mesa, cadeira, computador, telefone, fax, máquina calculadora, impressora, ar-condicionado, bebedouro e as amostras das telhas prontas.

Funcionários da produção

Como qualquer tipo de negócio, a quantidade de funcionários varia de acordo com o porte do negócio. Contudo, existe um número mínimo ideal, que vai de oito a 17 funcionários distribuídos pelas duas áreas já citadas.

No setor de produção deve haver de quatro a cinco funcionários atuando na extração e no transporte da argila e a mesma quantidade na preparação, moldagem e distribuição nos fornos. Nesse último caso, é preciso que haja um encarregado de produção e três ou quatro assistentes. Ainda na parte produtiva, é necessário ter três pessoas para carregar as telhas prontas até a armazenagem e também para levá-las aos caminhões (as que foram vendidas).

Já na parte administrativa, é preciso ter duas pessoas para atender telefones e ainda fazer visitas externas, caso seja necessário.

Localização do imóvel onde vai funcionar o negócio

Para a produção de telhas de cerâmica, o espaço de produção, preferencialmente, precisará estar o mais perto possível do local de onde a argila será extraída. Dessa maneira, é preciso montar toda a infraestrutura nesse imóvel, com as divisões já citadas. A área produtiva contará com um galpão onde se processam todas as fases de manuseio da matéria-prima e o produto finalizado quando é retirado do forno.

O empreendedor não pode se esquecer que deve haver um espaço para os funcionários receberem a refeição. Nesse mesmo local do galpão deverá haver ainda locais que sejam próprios para o descanso dos empregados nos intervalos entre turnos ou até mesmo pausa obrigatória prevista em lei.

O setor administrativo, que é onde também ocorrerão as vendas, deverá ter uma estrutura no formato de um escritório, onde a limpeza, a decoração e o ambiente agradável farão toda a diferença.

Dicas de negócio

A tecnologia é um ponto crucial para qualquer atividade e para a produção de telhas cerâmica, não é diferente. Se o empreendedor puder empregá-la a seu favor, será perfeito para o sucesso do seu negócio.

No caso daqueles que vão fazer a extração da argila, a tecnologia pode ser usada no controle da extração da base de argila. Dessa maneira, os estudos geológicos deverão ser feitos e guardados em software adequado para mensurar o tempo previsto que a base de argila se esgotará completamente.

O dono do negócio precisará obrigatoriamente investir em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os empregados que estejam diretamente ligados à fabricação das telhas como botinas especiais, abafador de ruídos, protetores de ouvido, luvas especiais, óculos de proteção e outros.

Uma dica que também é valiosa é que o setor de construção civil, embora alavancador da economia brasileira, possui um gargalo de mão-de-obra muito grande. Por conta disso, gerir esses funcionários da nova empresa de forma eficiente, torná-los mais participantes, mais conscientes de que são parceiros da produção será fundamental para mantê-los e assim criar uma equipe bem produtiva e fixa, sem grandes rotatividades. Treinamentos para eles e atenção aos seus questionamentos são essenciais também.

Ficou interessado em investir na produção de telhas de cerâmica?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. preciso fazar um projeto para implantação de uma empresa ceramica para produção de tijolos e telhas, tenho pouco ou quase nenhum conhecimento da area, mas acredito ser capaz de absorver esse conhecimento, atuamos em duas areas com microempresas: assessoria contábil e tambem na area de construções e licocação de maquinas..quero saber se ha possibilidades de apoio na elaboração de projeto para esse seguimento ceramico.

DEIXE UMA RESPOSTA