Como Abrir Uma Empresa de Paisagismo e Jardinagem

Como abrir uma empresa de paisagismo e jardinagem
Como abrir uma empresa de paisagismo e jardinagem.

Os serviços de paisagismo e jardinagem podem ser considerados serviços essenciais pois têm a função de revitalizar e harmonizar os espaços de vivência e convivência das pessoas.

Eles são necessários em centros comerciais, nos jardins de prédios industriais, de órgãos públicos, escolas e universidades, hospitais, residências e outros.

Mercado de paisagismo e jardinagem

As empresas de paisagismo e jardinagem podem atuar na criação de jardins e paisagismo através de projetos de jardinagem e paisagismo ou então serviços de manutenção de jardinagem e paisagismo.

Diversos locais têm a necessidade de contratar serviços de paisagismo e jardinagem como fazenda, chácaras, condomínios, igrejas, praças comunitárias e outros locais.

É importante ressaltar que as empresas de paisagismo e jardinagem encontram diversas oportunidades para realização de suas atividades, tanto quando a atividade é voltada para jardinagem quanto para o paisagismo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A atividade de paisagismo tem como função a elaboração de projetos de áreas de convivência comunitária, áreas livres, áreas de preservação ecológicas, espaços privados empresariais ou residenciais.

Já a jardinagem tem como função utilizar a vegetação com um cunho decorativo e ambiental, possibilitando conforto como as sombras das árvores e beleza aos espaços seja espaços públicos ou privados.

Pesquisa de mercado para paisagismo e jardinagem

Antes de abrir uma empresa de paisagismo e jardinagem é necessário que haja antes uma pesquisa de mercado que avalie qual a região em que existe uma necessidade de serviços de paisagismo e qual o potencial de oportunidades dessa região,qual o potencial consumidor.

Para avaliar se a região será promissora é importante também observar se a região possui crescimento econômico que demande novas ações de paisagismo e jardinagem, se o plano diretor da Prefeitura local é flexível quanto a instalação de novas empresas de paisagismo e se a Secretaria ambiental local demanda serviços de paisagismo.

Localização da empresa de paisagismo e jardinagem

Muitas empresas de paisagismo e jardinagem preferem localizar suas atividades em chácaras, sítios ou as margens de estradas, o que possibilita que as empresas encontrem no próprio espaço de trabalho matérias-primas como mudas de plantas, árvores, adubos, sem contar com a tranquilidade que o campo oferece para a elaboração de projetos.

Localizar o espaço de trabalho no campo é agradável tanto para a empresa de paisagismo e jardinagem como para a visitação de clientes, porém é necessário que haja divulgação suficiente para que a empresa não fique isolada.

Divulgação da empresa de paisagismo e jardinagem

Um recurso bem interessante de divulgação para a empresa de paisagismo e jardinagem são os sites na internet, pois além de não terem um custo alto para sua implantação, ainda proporcionam a oportunidade de a empresa explicar o trabalho que realiza para diversos clientes sem limitação de tempo e espaço.

Outros mecanismos de divulgação são os anúncios em revistas especializadas, em sites sobre paisagismo e em recursos com capacidade de atingir a visibilidade para um bom número de pessoas, esses mecanismos são: taxidoor, busdoor, outdoor e outros.

O importante na divulgação é que exista uma marca com um nome e um logotipo marcante que promova uma eficaz identidade visual.

Estrutura da empresa de paisagismo e jardinagem

O espaço destinado ao desenvolvimento dos projetos em geral deverá ser maior que o escritório e área de atendimento. A personalização e a decoração também deve ser atrativa, tornando o ambiente agradável e acolhedor tanto para clientes quanto para os colaboradores, proporcionando também uma maior produtividade.

Pessoal da empresa de paisagismo e jardinagem

Para formação da equipe de trabalho, a empresa de paisagismo e jardinagem deverá contar com uma equipe que seja multidisciplinar e com colaboradores que tenham conhecimentos nas áreas: agronomia, engenharia de solos, arquitetura, engenharia ambiental e outros.

As habilidades que os paisagistas mais necessitam ter são: criatividade, flexibilidade para ser um profissional que tenha sensibilidade artística e que ao mesmo tempo seja um estrategista capaz de realizar bons negócios, fidelizar clientes e outras habilidades necessárias para se manter no mercado.

Investimentos na empresa de paisagismo e jardinagem

Nas empresas de paisagismo e jardinagem, os investimentos fixos ficarão por conta da compra de imóvel, de equipamentos, investimento com informatização do escritório, compra de veículos para realização das atividades e outros.

Os investimentos operacionais prévios ficarão serão os projetos de implantação e abertura da empresa, formação de layout e planejamento da capacidade produtiva que inclui estrutura, máquinas e mão de obra, como também licenças e formalização da empresa junto aos órgãos competentes.

Os custos fixos consistem em compromissos mensais como salários, aluguéis, impostos e outras obrigações.

Estratégia de negócios na empresa de paisagismo e jardinagem

As empresas ou órgãos públicos podem representar mais um nicho de mercado para que as empresas de paisagismo e jardinagem ofereça seus serviços.

Para isso é necessário a participação em licitações. De forma geral, as licitações dependem da demanda por serviços de paisagismo e jardinagem em que são escolhidas um número de até três empresas com as melhores cotações de orçamento para comporem o cadastro de fornecedores.

Gestão fiscal na empresa de paisagismo e jardinagem

Há sempre uma dúvida sobre o enquadramento das empresas de paisagismo e jardinagem: se elas poderão se enquadrar como MPE e recolher impostos da forma do Simples Nacional. De acordo com a Lei 123/06 sobre o Simples Nacional, as empresas de paisagismo e jardinagem foram incluídas dentre as empresas que podem recolher impostos da forma do Simples Nacional, desde que aufira lucro bruto anual igual ou inferior a 360.000 se for uma pequena empresa e 3.600.000 se for uma empresa de pequeno porte.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá estou tentando abrir uma empresa de jardinagem e paisagismo, mas não tenho nenhum centavo, mais tenho três clientes que me redem aproximadamente $6.000,00 ( seis mil reais ) mês. será que eu tenho alguma chance de ingressar nesse mercado?…

DEIXE UMA RESPOSTA