Como Abrir Uma Empresa de Blocos de Concreto

Como abrir uma empresa de blocos de concreto
Como abrir uma empresa de blocos de concreto.

Já pensou em abrir uma empresa de blocos de concreto? Os blocos de concreto substituem os tijolos a base de argila. O produto é feito com cimento e areia e são utilizados na construção de muros, construção de colunas e fechamento de vãos e outras utilidades na construção civil.

Os blocos de concreto são utilizados em larga escala por serem produtos com boa resistência, capazes de resistir a pressões do tempo e do clima. Outra vantagem é que a sua produção é mais sustentável, pois não utiliza a terra como matéria-prima, sendo utilizados a areia e cimento.

Todas as vantagens técnicas do blocos de concreto oportunizam a sua produção, o que gera possibilidades de comercialização e aproveitamento de oportunidades no mercado.

Por isso, as fábricas de blocos de concreto surgem como oportunidade de negócios em um mercado que já se apresenta competitivo e exige profissionalização e domínio de técnicas.

O produto: blocos de concreto

Os tijolos de concreto possuem versatilidade desde sua produção, tendo como resultado tijolos de modelos, tamanhos variados e até cores. Eles se dividem em tijolos com função estrutural e sem função estrutural, exercendo as funções de levantamento de paredes para divisão de cômodos, isolamentos térmicos e acústicos, entre outras funções.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Já os blocos de concreto se dividem em blocos de vedação, blocos aparentes ou erquitetônicos e blocos estruturais.

Os blocos de vedação são aqueles destinados ao fechamento de vãos, os outros blocos são os blocos decorativos ou aparentes, e os blocos estruturais são utilizados em sistemas de hidráulica e elétrica e  têm a função de proporcionar sustentação nas construções.

Mercado de blocos de concreto

A produção e vendas de blocos de concreto acompanham o bom momento da construção civil com potencial demanda de vendas de tijolos devido á estabilidade na economia e geração de projetos de construção civil. Outro fator que impulsiona o crescimento nas vendas é o aumento no número de projetos de construção, projetos comunitários, projetos como o  Minha Casa, Minha Vida, projetos do PAC (pacote de aceleração do crescimento) e construção para eventos como a Copa de 2014.

O mercado de blocos de concreto, como vimos acima, oferece diversas oportunidades para empreendedores, sendo que para competir nesse mercado é necessária a realização da produção de forma profissional e com competência técnica.

Concorrência da empresa de blocos de concreto

Para competir e abrir uma empresa de blocos de concreto de sucesso, os empresários devem avaliar além dos fatores acima citados e também: qual a capacidade de investir, de expandir, de contratar pessoal e concorrer com outras empresas no que tange distribuição, adequação de produção, atualização de produtos e vendas.

Processo produtivo dos blocos de concreto

Para dar início ao processo produtivo de blocos de concreto são necessárias que os produtores alinhem sua produção.

A norma técnica como a norma NBR 7.713 é um exemplo para a produção de Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria sem Função Estrutural.

Para obter o selo do Inmetro, a produção de tijolos deve obedecer a normas técnicas e ainda submeter amostras de produtos a testes em laboratórios.

Os blocos de concreto testados devem ser avaliados com critérios de conformidade, que avaliam a verificação dimensional, verificação de resistências e de absorção de água e umidade. Todos esses critérios são essenciais para a qualidade do bloco de concreto e são verificadas pelo Inmetro para se adquirir o selo.

A verificação de qualidade e os testes realizados em laboratórios devem avaliar se o produto é homogêneo e também compacto, não tem defeitos como trincas, fraturas e outras imperfeições. Outro teste é de aderência: neste teste será observada a aspereza das superfícies; e ainda outro quanto à absorção de água, que deve respeitar limites máximos de até 10% para garantia da segurança das construções.

Fluxograma de uma empresa de blocos de concreto

Os processos de produção de blocos de concreto devem respeitar as etapas que considerem a seleção da matéria-prima e a produção em si.

Depois de produzidas de acordo com as normas de conformidade, a fábrica poderá realizar testes em amostras produtos e avaliar os requisitos de qualidade se atendem ás especificações e se existe alguns erros nos processos e se há lotes de fabricação sem os requisitos de qualidade.

Estrutura da empresa de blocos de concreto

A estrutura mínima que atende a capacidade de produção é aquela com no mínimo 120m² de espaço para fabricação, para administração, a área administrativa deve admitir a entrada apenas de funcionários e ter espaço para serviços administrativos e de contabilidade e por fim a  loja comercial.

O espaço destinado para a loja comercial deve contar com amostras dos blocos de concreto e a loja deve ter local para atendimento individual de clientes. É necessário também um espaço para vendas com suporte de telemarketing para representação dos produtos.

Equipamentos da empresa de blocos de concreto

A produção de blocos de concreto exige automação com nível tecnológico para  equipamentos como: centrais de comando, controladores lógicos programáveis, sistema de cura a vapor e outros.

Mais equipamentos utilizados são: dosadoras automáticas, transportadores helicoidais, moldes térmicos, pinças, cubadoras e paletizadoras, carrinhos para transporte, entre outros.

Adequação do imóvel para a produção de blocos de concreto

O imóvel escolhido para produção de blocos de concreto pode ser um galpão industrial. O galpão deve ser dividido em depósito de matéria-prima, recepção de material, área para produção com equipamentos, escritório, loja, local de atendimento e outros.

Pessoal para empresa de blocos de concreto

Uma estrutura considerada mínima e com possibilidade de crescimento pode contar com cerca de 15 funcionários é essencial para a empresa de blocos de concreto.

O pessoal será dividido da seguinte forma: colaboradores para trabalhar no escritório e atendimento no total de dois funcionários. Os outros funcionários irão trabalhar na área de produção com supervisão e controle, com o emprego de máquinas o número de operadores para processos de fabricação poderá variar entre quatro a cinco funcionários, o total de três pessoas para carregamento de concretos, pessoal responsável pela compra de matérias-primas e equipamentos e pessoal para serviços de administração e contabilidade.

O importante, além da quantidade de funcionários para cada atividade, é a empresa saber selecionar de forma estratégica um pessoal que saiba trabalhar em equipe, que seja comprometido e possua habilidades e experiências nas áreas de produção, compras, vendas e outras atividades.

A produção de blocos de concreto exige qualidade, adequação ás normas de produção para que o produto seja competitivo, para isso se faz necessário pesquisas sobre técnicas, requisitos de qualidade e outros.

3.50 avg. rating (73% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA