Curso Para Concursos

Curso para Concursos
Curso para Concursos

Montar um curso para concursos é um ótimo investimento, pois a quantidade de pessoas que tentam concursos todos os anos é enorme.

E mesmo que o curso seja montado em uma cidade pequena, com certeza terá certa quantidade de adeptos, pois os concursos obedecem a um ciclo e os órgãos públicos diante desse ciclo de aposentadorias e demandas estão sempre precisando de profissionais.

Mercado de um curso para concursos

O mercado para atender a demanda de candidatos para concursos públicos é bem diversificado, pois nesse há possibilidade para vendas de apostilas, venda de jornais, sites e blogs sobre concursos que são remunerados, além de curso para concursos presenciais e online.

Concorrência de um curso para concursos

Diante de tantos cursos fica difícil se destacar e captar alunos. A solução para o curso para concursos recentes entrarem no mercado são diversas: divulgação constante, contratação de professores famosos no ramo, promover pacotes promocionais, etc.

Fazer um nome é essencial para o cursinho que está entrando no mercado, então para quem pretende abrir um curso para concursos uma opção é se franquear, pois quando o empresário se afilia a uma franquia, a vantagem é que elas já possuem um nome conhecido no mercado. Além disso, os clientes confiam na tradição que foi deixada pelo curso.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Por isso, no momento de se escolher uma franquia de curso para concursos é necessário pesquisar a reputação que esse curso possui no mercado.

Clientes de curso para concursos

Já é sabido que os estudantes de curso para concursos preferem entrar em um cursinho que tenha professores já conhecidos. O que os alunos procuram, na verdade, são os professores e não propriamente os cursos, pois acreditam que os bons professores são um fator crucial para a conquista de um bom desempenho nas provas e exames exigidos nos processos seletivos.

Mas o problema nessa característica encontrada na clientela de concursos públicos é que é difícil para os professores renomados no mercado estarem em todos os cursinhos. Além disso, a proposta feita a esses profissionais deve ser suficiente para que convençam os mesmos a trabalharem  em um curso para concursos recém montado.

Uma solução para falta de disponibilidade dos professores é a criação de um curso online com algumas disciplinas de forma Ead. Nessas disciplinas é possível que os alunos façam diversas matérias e ainda recebam orientação de vários tutores que podem se organizar para atender aos alunos em determinados horários.

Os professores sabem que orientando os alunos de forma online é possível atingir um maior número de pessoas em um menor tempo, graças à tecnologia.

Aspectos de gestão do curso para concursos

O curso para concursos possui algumas características. Os alunos frequentam esses cursos em temporadas, que são as temporadas em que saem os editais para os concursos mais concorridos.

Nesse período, os cursos divulgam seus serviços e lotam as salas. Em vista disso, siga algumas estratégias:

Divulgação – quando sair o edital para concursos bastante esperados pelos candidatos invista na divulgação do curso para concursos realizando panfletagem em dias de provas, divulgando as aulas que terão nos cursos, os preços, promoções e condições de pagamento, divulgando também os professores que farão parte do corpo docente.

Organização do processo produtivo – para obter sucesso promovendo um curso para concursos é necessário que os empresários sejam bem informados sobre os concursos mais procurados e os menos procurados também. Ler todos os editais é um procedimento importantíssimo. Montar uma grade horária que combine disciplinas básicas e específicas, verificando quais as disciplinas que são mais procuradas pelos alunos é um dos grandes passos do processo produtivo.

Localização – pesquise um local propício para instalação de um curso para concursos. O local poderá ser aquele em que há uma necessidade na comunidade para o funcionamento de um curso para concursos e mesmo que seja um local em que já haja outros cursinhos, exista aí um potencial consumidor.

Mas como detectar se o curso para concursos  terá novos alunos na localidade ou de regiões vizinhas? A resposta para essa questão é simples: pesquisas de mercado.

Estratégias para competitividade em um curso para concursos

O curso para concursos encontra competitividade no mercado através de estratégias que tornam seus serviços aptos para concorrer de sólida no mercado. Algumas dicas são:

  • Eficaz comunicação de mercado – saber se comunicar é essencial, identificando as necessidades dos alunos e oferecendo um serviço que atenda as necessidades de forma inovadora e criativa.
  • Propaganda boca a boca – identificando a requisição de serviços que os alunos necessitam e prestando um serviço de qualidade é possível que haja satisfação na clientela e, em consequência disso, seja promovida uma propaganda boca a boca.
  • Custo – o custo é um fator competitivo, pois quando uma empresa não consegue diminuir seus custos e despesas para investir de forma sustentável, ela acaba repassando esse custo para os clientes que irão pagar mais caro, e se o serviço não obtiver preços competitivos, eles não têm competitividade no mercado. O pior disso é quando os clientes não identificam no serviço uma qualidade requerida nos altos preços.
  • Qualidade – ainda que os preços sejam competitivos e que os custos de manter um curso para concursos em funcionamento não sejam altos, a empresa deve oferecer serviços de qualidade.

Para um curso para concursos, um serviço de qualidade é aquele em que os alunos encontram boas aulas, salas confortáveis, dinâmicas de aulas diversas, informações sobre os concursos, professores e pessoal do atendimento que sejam educados e gentis, e possam identificar bons rendimentos em sala de aula.

É importante, portanto, que os dirigentes dos cursinhos assistam às aulas dos professores para avaliarem o nível de qualidade e ainda encorajem os alunos a reclamarem de qualquer situação adversa.

Muitos cursos protegem os professores em qualquer situação em que a qualidade não foi alcançada. Esses dirigentes esquecem que para manter o curso para concursos em funcionamento é primordial a presença dos alunos.

  • Flexibilidade – para ser flexível e obter um dimensionamento operacional, os cursos podem oferecer diversos horários, várias disciplinas, utilizar espaços ociosos colocando mesas nos jardins dos cursos para que esse espaço seja utilizado como “tira dúvidas” dos alunos, organizarem um auditório para palestras e ainda lecionar algumas matérias de forma online.

A flexibilidade resolve os problemas  de horários dos alunos e faz com que toda a capacidade operacional do curso seja utilizada, diminuindo assim os custos e promovendo economias de escala.

Diferencial de um curso para concursos

O curso para concursos possuem aulas em horários diferentes, promovem “aulões” que duram a tarde inteira em fins de semana e até feriados, aulas que vão até de madrugada (os famosos “corujões”), etc. para se destacar dos demais concorrentes.

Todas essas iniciativas fazem com que os alunos acreditem que não estão estudando sozinhos e que os cursinhos apoiam a competitividade dos candidatos e a ansiedade em aprender cada vez mais.

Investimentos em um curso para concursos

Os cursos para concursos públicos investem numa estrutura que deverá ser agradável para os alunos. O espaço deve ser limpo, decorado, ventilado e as salas de aulas devem ser climatizadas, espaçosas e com possibilidade de mídia para execução das aulas.

É interessante também que o curso para concursos tenha biblioteca de livros ou biblioteca digital, onde os alunos possam estudar ali mesmo. Um jardim com mesas e cadeiras é bem vindo e poderá ser utilizado para realização de atividades extraclasse.

Os gastos em um curso para concursos possuem custos fixos como água, luz e telefone, que podem ser diminuídos de acordo com mecanismos de economia; custos variáveis como contratação de professores em decorrência da demanda; despesas administrativas e despesas com divulgação, honorários de professores, material didático, etc.

O maior custo do curso para concursos, com certeza, é com a contratação de bons professores e, diante de todos os custos dos cursos, é necessário que haja administração financeira que torne os custos sustentáveis, retornos e outros estudos que possibilitem um ambiente de sustentabilidade financeira que admita investimentos futuros com tecnologias, ampliações, expansões e melhorias em geral.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA