Empresa de limpeza e conservação

Por:

Empresa de limpeza e conservaçãoA empresa de limpeza e conservação realiza uma atividade base, ou seja, nas empresas os serviços prestados de limpeza e conservação não interferem diretamente nas atividades operacionais, mas influenciam de forma direta no bom desenvolvimento das atividades empresariais, sendo que um local limpo e organizado é imprescindível para o bom desenvolvimento de qualquer atividade.

A demanda por serviços de limpeza e conservação é constante e crescente, pois o serviço constitui uma necessidade básica é que a manutenção de um local limpo e agradável.

Mercado de uma empresa de limpeza e conservação

Os serviços de limpeza e conservação são terceirizados em sua maior parte, pois utilizar uma equipe e estrutura própria para limpeza e conservação significa custos e desvio da gestão para atividades básicas. Isso significa que haverá uma menor atenção as atividades fins e meios da empresa, que são atividades responsáveis pelo sucesso da organização.

De uma forma geral, os serviços de limpeza, como são constantes, representam para a empresa a existência de custos fixos. Isso significa que a terceirização por esses serviços diminui e muito os custos fixos.

O mercado para limpeza e conservação é um mercado competitivo, porém a concorrência faz com que os serviços prestados busquem cada vez mais a superação em qualidade.

Concorrência de uma empresa de limpeza e conservação

Para concorrer no mercado de limpeza e conservação é necessário que haja uma atenção aos aspectos técnicos e estruturais.

O ramo da limpeza e conservação constitui uma oportunidade para empreendedores que entram no mercado dispostos a oferecer serviços de forma competente, que conte com uma equipe profissional e que ainda conte com uma estrutura eficiente.

Estrutura de uma empresa de limpeza e conservação

Uma empresa de limpeza e conservação deverá possuir quatro departamentos para a organização de suas atividades e de sua gestão.

A diretoria será responsável pela gestão estratégica e decisões de cunho financeiro e administrativo. Outro departamento é o de gerência: a gerência é responsável pelas atividades fins da empresa, como contratação de serviços e organização do desempenho operacional e técnico das atividades.

Além disso, a gerência é responsável por atividades como gestão de fornecedores para compras de materiais de limpeza, equipamentos e máquinas, e ainda responsável pela seleção, contratação de funcionários e treinamentos necessários.

As empresas de limpeza e conservação contam também com departamentos como supervisão, que é o setor que tem como função a observação direta dos serviços prestados.

A empresa deverá ter estrutura para suporte aos departamentos com espaços para escritório da diretoria, departamentos, banheiros, copa e almoxarife.

Aspectos legais da empresa de limpeza e conservação

Os procedimentos legais para abertura de uma empresa de limpeza e conservação não é algo complexo. A primeira medida a ser tomada é a contratação de um contador que organize toda a documentação necessária.

Os documentos necessários para abertura de empresas para limpeza e conservação são os seguintes: o Registro na Junta Comercial, na secretaria da Receita Federal, licenças necessárias na Prefeitura e Secretaria do meio Ambiente, alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros e inscrição Patronal no INSS.

Organização do processo produtivo da empresa de limpeza e conservação

Uma limpeza realizada de forma efetiva é aquela em que a organização das tarefas e é planejada anteriormente, de acordo com o espaço a ser limpo. Dessa forma, a limpeza a ser realizada poderá ser organizada da seguinte forma: por equipe ou por área.

As limpezas realizadas por equipe são aquelas em que a rotina de trabalho exige uma limpeza especializada por conta do local atendido; são as limpezas especializadas em hospitais, indústrias, prédios residenciais e outros. Esse tipo de limpeza requer especialista no comando que orientará como o serviço deve ser realizado e quais produtos utilizar.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A limpeza por área é determinada pelo local a ser limpo e não pelas suas características. Consiste em dividir a equipe, com grupos que serão responsáveis pela limpeza de escadas, banheiros, salas e outros locais.

Os serviços de limpeza oferecem também serviços específicos para que o resultado final seja satisfatório. Para isso são necessárias limpezas específicas como: a retirada de goma de mascar, limpeza de bebedouros, remoção de manchas de carpete e outros.

Serviços oferecidos em uma empresa de limpeza e conservação

De acordo com a demanda de mercado e a competitividade existente no setor, as empresas de limpeza e conservação podem oferecer serviços para diversos setores da economia e ainda prestar serviços de limpeza e conservação para condomínios, residências, prédios residenciais e empresas.

A diversificação de serviços possibilita uma expansão maior de atendimento de nichos de mercado, mas diversificar os serviços é uma decisão que deve ser tomada de forma estratégica, diante de oportunidades, e que esteja alinhada a estrutura existente na empresa.

Além disso, a empresa deve focar os serviços que melhor se identificam com seus objetivos e metas de crescimento.

Mas antes de optar por prestar serviço em empresas ou residências, é necessário um estudo e pesquisa de mercado que identifique oportunidades e ainda a viabilidade da empresa em atender um ramo ou outro.

Divulgação de uma empresa de limpeza e conservação

Divulgue seus serviços no meio empresarial, em setores comerciais e empresariais. A divulgação, dependendo da natureza dos serviços prestados, poderá ser realizada também em condomínios, principalmente em condomínios que estão na planta que ainda não optaram por uma empresa de limpeza e conservação.

Locais em que os espaços empresariais estão se formando com novos empreendimentos são também locais em que a divulgação deverá estar.

De uma forma geral, organize um plano de marketing que tenha planejamento, ações e controle de desempenho sobre os recursos utilizados e quais recursos deverão ser trocados. Ele deve ser flexível e direcionado para resultados reais, como demanda de clientes, receita e outros resultados que podem ser mensurados com o quesito de custo e resultados reais.

Os recursos utilizados para divulgação podem ser: mala direta, telemarketing ativo, outdoors, logomarcas nos carros funcionais com o nome e telefone da empresa, etc., sendo que todos esses recursos devem passar pelo teste de custos e resultados.

Investimentos de uma empresa de limpeza e conservação

Para oferecer seus serviços, as empresas de limpeza e conservação devem investir na estrutura, na mão de obra, em equipamentos e produtos de limpeza, além dos investimentos com serviços de pesquisas, divulgação, adequação de estrutura e ainda despesas com legalizações e registros.

Os equipamentos necessários para realização dos serviços de limpeza são os seguintes: enceradeiras, extratoras, varredeiras, lavadoras de pisos, aspiradores de pó, acessórios para limpeza como vassouras, escovas, carrinhos, panos, sinalizadores, entre outros.

Fornecedores de uma empresa de limpeza e conservação

Para realizar as compras de máquinas e acessórios em geral para limpeza e conservação, é necessário que haja uma escolha acertada de fornecedores. O ideal é encontrar fornecedores que sejam capazes de oferecer uma diversidade de equipamentos e produtos de limpeza.

A busca por fornecedores deve agregar diversidade de produtos oferecidos, bons preços e condições de pagamento, tendências de mercado quanto à tecnologia dos artigos oferecidos e outras características como qualidade e funcionalidade de equipamentos e produtos em geral.

Custos de uma empresa de limpeza e conservação

As empresas de limpeza e conservação devem avaliar constantemente sua gestão voltada para custos e despesas,  tanto operacionais quanto administrativas. Dessa forma, é necessário que a empresa controle todos seus custos e despesas para uma melhor gestão de receitas e ainda prováveis programas de redução de custos e despesas, de acordo com o desempenho da receita, dos serviços prestados e da estrutura existente.

As empresas de limpeza e conservação têm custos fixos e variáveis. Os custos variáveis são os que merecem maior atenção, pois são os custos com contratação de pessoal, folha de pagamentos, material de limpeza, compra e manutenção de equipamentos e outras despesas administrativas e de gestão. Além dos custos fixos com encargos sociais, administrativos e operacionais.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Empresa de limpeza e conservação
  1. LEANDRO INACIO disse:

    COMO CONQUISTAR CLIENTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma pastelaria

Como montar uma pastelaria

A vantagem de se montar uma pastelaria é que o produto tem ótim...
Loja de produtos dietéticos – Ideia criativa de negócio

Loja de produtos dietéticos – Ideia criativa de negócio

Produtos naturais e voltados para a saúde do individuo andam em a...
Como abrir uma empresa de produção de cenários

Como abrir uma empresa de produção de cenários

A produção de cenários é uma atividade essencial na montagem de s...

Curta O Novo Negócio!

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)