Empresa de limpeza e conservação

Por:

Empresa de limpeza e conservaçãoA empresa de limpeza e conservação realiza uma atividade base, ou seja, nas empresas os serviços prestados de limpeza e conservação não interferem diretamente nas atividades operacionais, mas influenciam de forma direta no bom desenvolvimento das atividades empresariais, sendo que um local limpo e organizado é imprescindível para o bom desenvolvimento de qualquer atividade.

A demanda por serviços de limpeza e conservação é constante e crescente, pois o serviço constitui uma necessidade básica é que a manutenção de um local limpo e agradável.

Mercado de uma empresa de limpeza e conservação

Os serviços de limpeza e conservação são terceirizados em sua maior parte, pois utilizar uma equipe e estrutura própria para limpeza e conservação significa custos e desvio da gestão para atividades básicas. Isso significa que haverá uma menor atenção as atividades fins e meios da empresa, que são atividades responsáveis pelo sucesso da organização.

De uma forma geral, os serviços de limpeza, como são constantes, representam para a empresa a existência de custos fixos. Isso significa que a terceirização por esses serviços diminui e muito os custos fixos.

O mercado para limpeza e conservação é um mercado competitivo, porém a concorrência faz com que os serviços prestados busquem cada vez mais a superação em qualidade.

Concorrência de uma empresa de limpeza e conservação

Para concorrer no mercado de limpeza e conservação é necessário que haja uma atenção aos aspectos técnicos e estruturais.

O ramo da limpeza e conservação constitui uma oportunidade para empreendedores que entram no mercado dispostos a oferecer serviços de forma competente, que conte com uma equipe profissional e que ainda conte com uma estrutura eficiente.

Estrutura de uma empresa de limpeza e conservação

Uma empresa de limpeza e conservação deverá possuir quatro departamentos para a organização de suas atividades e de sua gestão.

A diretoria será responsável pela gestão estratégica e decisões de cunho financeiro e administrativo. Outro departamento é o de gerência: a gerência é responsável pelas atividades fins da empresa, como contratação de serviços e organização do desempenho operacional e técnico das atividades.

Além disso, a gerência é responsável por atividades como gestão de fornecedores para compras de materiais de limpeza, equipamentos e máquinas, e ainda responsável pela seleção, contratação de funcionários e treinamentos necessários.

As empresas de limpeza e conservação contam também com departamentos como supervisão, que é o setor que tem como função a observação direta dos serviços prestados.

A empresa deverá ter estrutura para suporte aos departamentos com espaços para escritório da diretoria, departamentos, banheiros, copa e almoxarife.

Aspectos legais da empresa de limpeza e conservação

Os procedimentos legais para abertura de uma empresa de limpeza e conservação não é algo complexo. A primeira medida a ser tomada é a contratação de um contador que organize toda a documentação necessária.

Os documentos necessários para abertura de empresas para limpeza e conservação são os seguintes: o Registro na Junta Comercial, na secretaria da Receita Federal, licenças necessárias na Prefeitura e Secretaria do meio Ambiente, alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros e inscrição Patronal no INSS.

Organização do processo produtivo da empresa de limpeza e conservação

Uma limpeza realizada de forma efetiva é aquela em que a organização das tarefas e é planejada anteriormente, de acordo com o espaço a ser limpo. Dessa forma, a limpeza a ser realizada poderá ser organizada da seguinte forma: por equipe ou por área.

As limpezas realizadas por equipe são aquelas em que a rotina de trabalho exige uma limpeza especializada por conta do local atendido; são as limpezas especializadas em hospitais, indústrias, prédios residenciais e outros. Esse tipo de limpeza requer especialista no comando que orientará como o serviço deve ser realizado e quais produtos utilizar.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A limpeza por área é determinada pelo local a ser limpo e não pelas suas características. Consiste em dividir a equipe, com grupos que serão responsáveis pela limpeza de escadas, banheiros, salas e outros locais.

Os serviços de limpeza oferecem também serviços específicos para que o resultado final seja satisfatório. Para isso são necessárias limpezas específicas como: a retirada de goma de mascar, limpeza de bebedouros, remoção de manchas de carpete e outros.

Serviços oferecidos em uma empresa de limpeza e conservação

De acordo com a demanda de mercado e a competitividade existente no setor, as empresas de limpeza e conservação podem oferecer serviços para diversos setores da economia e ainda prestar serviços de limpeza e conservação para condomínios, residências, prédios residenciais e empresas.

A diversificação de serviços possibilita uma expansão maior de atendimento de nichos de mercado, mas diversificar os serviços é uma decisão que deve ser tomada de forma estratégica, diante de oportunidades, e que esteja alinhada a estrutura existente na empresa.

Além disso, a empresa deve focar os serviços que melhor se identificam com seus objetivos e metas de crescimento.

Mas antes de optar por prestar serviço em empresas ou residências, é necessário um estudo e pesquisa de mercado que identifique oportunidades e ainda a viabilidade da empresa em atender um ramo ou outro.

Divulgação de uma empresa de limpeza e conservação

Divulgue seus serviços no meio empresarial, em setores comerciais e empresariais. A divulgação, dependendo da natureza dos serviços prestados, poderá ser realizada também em condomínios, principalmente em condomínios que estão na planta que ainda não optaram por uma empresa de limpeza e conservação.

Locais em que os espaços empresariais estão se formando com novos empreendimentos são também locais em que a divulgação deverá estar.

De uma forma geral, organize um plano de marketing que tenha planejamento, ações e controle de desempenho sobre os recursos utilizados e quais recursos deverão ser trocados. Ele deve ser flexível e direcionado para resultados reais, como demanda de clientes, receita e outros resultados que podem ser mensurados com o quesito de custo e resultados reais.

Os recursos utilizados para divulgação podem ser: mala direta, telemarketing ativo, outdoors, logomarcas nos carros funcionais com o nome e telefone da empresa, etc., sendo que todos esses recursos devem passar pelo teste de custos e resultados.

Investimentos de uma empresa de limpeza e conservação

Para oferecer seus serviços, as empresas de limpeza e conservação devem investir na estrutura, na mão de obra, em equipamentos e produtos de limpeza, além dos investimentos com serviços de pesquisas, divulgação, adequação de estrutura e ainda despesas com legalizações e registros.

Os equipamentos necessários para realização dos serviços de limpeza são os seguintes: enceradeiras, extratoras, varredeiras, lavadoras de pisos, aspiradores de pó, acessórios para limpeza como vassouras, escovas, carrinhos, panos, sinalizadores, entre outros.

Fornecedores de uma empresa de limpeza e conservação

Para realizar as compras de máquinas e acessórios em geral para limpeza e conservação, é necessário que haja uma escolha acertada de fornecedores. O ideal é encontrar fornecedores que sejam capazes de oferecer uma diversidade de equipamentos e produtos de limpeza.

A busca por fornecedores deve agregar diversidade de produtos oferecidos, bons preços e condições de pagamento, tendências de mercado quanto à tecnologia dos artigos oferecidos e outras características como qualidade e funcionalidade de equipamentos e produtos em geral.

Custos de uma empresa de limpeza e conservação

As empresas de limpeza e conservação devem avaliar constantemente sua gestão voltada para custos e despesas,  tanto operacionais quanto administrativas. Dessa forma, é necessário que a empresa controle todos seus custos e despesas para uma melhor gestão de receitas e ainda prováveis programas de redução de custos e despesas, de acordo com o desempenho da receita, dos serviços prestados e da estrutura existente.

As empresas de limpeza e conservação têm custos fixos e variáveis. Os custos variáveis são os que merecem maior atenção, pois são os custos com contratação de pessoal, folha de pagamentos, material de limpeza, compra e manutenção de equipamentos e outras despesas administrativas e de gestão. Além dos custos fixos com encargos sociais, administrativos e operacionais.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Empresa de limpeza e conservação
  1. LEANDRO INACIO disse:

    COMO CONQUISTAR CLIENTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como ser paisagista
Como ser paisagista...
Mais complexo que a jardinagem, o paisagismo está ...
Como abrir um comércio de joias
Como abrir um comércio de joias...
Já pensou em abrir um comércio de joias? Hoje em d...
Fábrica de carimbos
Fábrica de carimbos...
Os carimbos são necessários para atividades operac...
Como montar uma loja de restauração de móveis
Como montar uma loja de restauração de móveis...
Restauração de móveis pode ser uma opção de negóci...
Como montar uma borracharia
Como montar uma borracharia...
Com mais de um milhão e meio de quilômetros de est...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores