Como Montar um Restaurante Self-Service

Como montar um restaurante self-service
Como montar um restaurante self-service

Saiba como montar um restaurante self-service e lucrar. Hoje em dia um dos formatos mais conhecidos e mais populares de restaurante é o self-service. Devido à necessidade de uma alimentação saudável com custo mais em conta, este modelo de restaurante vem se tornando popular e surgindo no mercado como solução no ramo de alimentação.
Os restaurantes, sejam eles de luxo ou não, são uma excelente forma de negócio, pois estão no setor que mais cresce da economia, o de alimentação. Em muitas cidades, é uma necessidade do trabalhador fazer uma refeição fora e, pelo preço e variedade, o self-service sempre é uma ótima opção de escolha.

Atualmente montar um restaurante self-service tem se tornando um excelente modelo de negócio. A população trabalhadora, bem como a que sempre dá preferência a se alimentar fora de casa, tende a crescer cada vez mais, tornando este modelo de empreendimento uma excelente opção para lucro. Para algumas pessoas é extremamente vantajosa ter uma alimentação fora de casa pelo custo-benefício, além da comodidade de não precisar fazer sua refeição para levar na bolsa no trabalho.

É um investimento excelente, porém, que deve ser encarado como negócio sério e não apenas como complementação de renda, pois precisa de um planejamento no investimento do capital e boa administração. Para quem quiser entrar neste ramo de negócio, veja a seguir um passo a passo simples de etapas que precisam ser cumpridas para o seu empreendimento funcionar muito bem.

Concorrência de um restaurante self-serviço

Sempre que se for abrir um novo empreendimento é preciso observar a concorrência, o que não é baixa no setor de alimentação. Hoje em dia encontramos um pequeno restaurante em cada esquina de ambientes comerciais, bem como os shoppings com suas praças de alimentação. Em capitais é comum encontrar bairros inteiros conhecidos pelos seus restaurantes, bem como centros comerciais com uma repleta deles.

A concorrência é grande, mas serviço com qualidade é produto raro e sempre há espaço para mais um. Há locais onde há pouco mais de três  restaurantes que não são tão bons e é aí que seu empreendimento pode ser bem sucedido. Enfrentar a concorrência diretamente pode não ser uma boa ideia, pressupondo que todos tenderão a baixar o preço de seus pratos para que você saia logo. Quando se monta um restaurante é uma regra: nos três primeiros meses, para conseguir freguesia e estabilizar o capital é preciso ter força e caixa guardado e a concorrência sabe disso, podendo baixar os preços para falir o seu restaurante logo de início, então melhor fugir da concorrência direta e optar por ruas não tão concorridas, mas que são movimentadas.

Localização

Tudo vai depender do porte do seu restaurante e do tipo de alimentação que ele vai servir. Em sua maioria, os restaurantes self-service são voltados a servir almoço e os horários entre onze da manhã e duas da tarde são os mais lotados. Servindo almoço, o ideal é estar próximo a grandes empresas, edifícios comerciais repletos de escritórios e do grande comércio, onde há grande fluxo tanto de empregados como de clientes, ambos os públicos precisando se alimentar. Estar próximo a este público e servir um almoço de qualidade com bom preço é sinal de lucro na certa.

O imóvel deve ser adaptado para tal empreendimento, contando com um banheiro e pia para lavar as mãos, cozinha ampla e salão. Algumas pessoas conseguem transformar muito bem uma casa em um restaurante de luxo ou com uma estrutura bem atraente.

Montando a estrutura de um restaurante self-service

Assim como em todo restaurante, o investimento aqui é bem alto. Estima-se um custo inicial de R$ 50 mil apenas com a montagem do maquinário e móveis, sem contar o custo dos funcionários e licenças necessárias, em especial a da Vigilância Sanitária, que fica em torno de R$ 500 para um estabelecimento alimentício, onde as regras são mais severas e os restaurantes estão sujeitos a fechamento e multa diária em caso de insistência de abertura do espaço sem autorização.

Quanto ao maquinário, é preciso ter apenas um ou dois fogões industriais para funcionamento, vai depender da variedade de alimentos e da quantidade de cozinheiros, um ou dois freezers e geladeira comum para as bebidas e também para frutas e verduras. O principal é ter um balcão para self-service, podendo este ser térmico ou não, sendo o térmico o ideal para manter o alimento quentinho por várias horas. Para quem não sabe o que é este balcão, trata-se daquela estrutura de metal onde são colocados os pratos com pequenos ganchos e conchas para os clientes irem servindo seu próprio prato. Caso seja um restaurante self-service a quilo, é preciso ainda uma balança de precisão.

Em móveis, recomenda-se ter uma mesa na cozinha para o preparo dos alimentos com cadeira, um balcão para atendimento e pagamento, podendo ser em madeira ou tijolos mesmo, ao menos 10 mesas de início com 40 cadeiras. Caso considere muito, opte por modelos de cinco mesas, ideais para pequenos restaurantes de centros comerciais. No mais, são necessários pequenos itens como máquina registradora, pratos, copos e talheres, guardanapos, panelas, facas para culinária, mesa de corte de carne, entre outros pequenos itens a serem listados para compra, para que nada falte na hora da inauguração.

Serviços e administração de um restaurante self-service

O modelo de restaurante self-service com peso foi um sucesso quando inventado nos anos 90, mas hoje em dia pode não ser uma forma tão vantajosa para o cliente, que anda apreciador de um self-service sem balança. Tais restaurantes funcionam da seguinte forma: o cliente se serve sozinho em massas, verduras e frutas e para compor o prato, a carne é servida apenas pelos funcionários, sendo em média duas opções de carne. O valor cobrado é fixo, onde há a vantagem que muitos clientes comem mais que o estipulado em gramas e outros comem menos, equilibrando a economia. Mas, pesquise e escolha qual o tipo de restaurante vai atender melhor as suas expectativas.

Servir bebidas é de extrema importância, sejam sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou água. Opte pelas bebidas como sendo um complemento e não se esqueça de os oferecer a todos os clientes.

O que achou de montar um restaurante self-service como opção de negócio? Comente!

3.33 avg. rating (68% score) - 6 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

39 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do curso para montar um negócio, parabéns pelas informações. Vou montar um restaurante na minha cidade partindo por estes princípios que aprendi aqui.
    Muito obrigado, são muito boas as informações.

  2. Amei as dicas, tenho muita vontade de abrir um restaurante com atendimento diferenciado. Só falta a grana, como conseguir?

  3. Adorei as dicas acabei de adquirir um restaurante que trabalhava com PF e mudei para self-service sem balança, depois das dicas vi que fiz a coisa certa.

  4. Adorei as dicas, tenho um pequeno self service e estou muito feliz com o seu desenvolvimento. Daqui uns anos pretendo abrir um maior e mais sofisticado. Quem pretende abrir seu proprio negocio mando uma dica, nunca desista dos seus sonhos. Sucesso.

  5. Uma alternativa a um restaurante self service, é transformar um restaurante tradicional num restaurante com pedidos das mesas. Pode-se colocar QR Codes nas mesas e sem nenhum custo extra os clientes passam a fazer pedidos com o proprio smartphone.

  6. Pessoal, as pessoas perguntam como conseguir capital. Há dinheiro sobrando nos programas do bancos oficiais e BNDES, porém, para conseguir esse capital, você deve ter um plano de negócio estruturado(plano de negócio não é uma ideia) Voce deve provar através de estudos a viabilidade do negócio.Informe-se sobre planos de negócio. Estude se for preciso, mas nunca parta para um negócio sem ter as informações que você precisa, senão seu sonho irá virar um pesadelo. Boa sorte!

  7. Gostei muito das informacoes, quero abrir um restaurante em minha casa,pretendo servir prato feito e self service,quero sujeistoes para que eu tenha sucesso no meu negocio.

  8. Estou no ramo há 20 anos e o colega esqueceu da coifa que é tão importante quanto o fogão. Sem ela vc não consegue aprovação, a cozinha fica com uma temperatura insuportável e fora a gordura. E o investimento é alto, dependendo do tamanho fica em torno de 30.000,00

  9. sou piauiense e estou pensando em abrir um selve-seric na beira da br 407,em Jaicós no piaui . tenho duvidas sera q estuo no caminho certo?

  10. tenho dificuldade de encontrar pratos no mesmo peso porém perco 50,70,80 gms em cada prato quem sai ganhando com isso é o cliente, como posso encontar pratos da mesma medida.

  11. Gostei muito das dicas.Estou sonhando com meu self service, mas como todos, tenho dúvidas de como conseguir capital. Onde obtenho informações sobre grana? Um grande abraço.

  12. Estou abrindo um restaurante e estava na dúvida se seria self service. Após ler muito me decidi por ele. Agora estou me informando sobre a parte administrativa, tem um site com informações gratuitas na área de administração de restaurantes.
    gestaoderestaurantes.com.br/

  13. Não sei porque mas esta ideia de abrir um restaurante self-service sem balança é das que mais me agradou e dependendo do ponto comercial, pode-se agregar serviços, servindo sopas a noite. Apesar de o investimento ser um pouco alto, mas pode-se ter um retorno mais rápido se todas as expectativas do cliente forem atendidas pois o boca à boca é um grande aliado neste tipo de empreendimento. Mundo dos negócios me aguarde.

  14. Boa noite,quero transformar uma ótica em um self service o expasso não é muito grande mas da para fazer o que eu quero,só quero saber quanto posso gastar com este novo começo,me ajudem.Obrigada
    Vanja Nubia!

  15. gostei muito das dicas e pretendo abrir um restalrante mais mi falta o capital teria opção de onde conseguir o capital para mi dar ?

  16. Olá, gostaria de abrir um restaurante aqui na minha cidade, mais onde tem o maior fluxo de pessoas e no centro da cidade, o problema e o preço dos alugueis muito alto, e eu quero começar com um restaurante pequeno, não tenho muito dinheiro, e não quero contrair dividas, achei uma casa perto de um hospital, parece ser um ponto legal mais a cozinha não e grande, e ainda por cima o banheiro fica perto da cozinha, vc acha que da para improvisar se eu preparar alguma coisa na minha casa e levar pronto ou quase pronto?

  17. Adorei este site,quero abrir um pequeno restaurante self self ou a la carte prato do dia e precisava de umas dicas, neste site encontrei as respostas que precisava

  18. Ola amigo adorei sua dica, porém pretendo abrir um pequeno restaurante em minha cidade, no meu bairro, com vista ampla e facil acesso na avenida principal do bairro. Porém, quero mexer com cardapio deferenciado e self-service, onde as pessoas podem fazer seu pedido de marmita ou pelo email ou pelo whatsap ou pelo contato telofone com entrega em a domicilio que diga vc me daria sobre eses plano obrigado desde ja e munto sucesso

  19. vamos montar u m serve self sem balança gostei das informaçoes gostaria de receber sugdesobrigadatoes de cardapios para a semana

  20. ainda aposto na idéia de um self-service,mas é muito importante vcs poderem nos ajudar com essas informaçoes de como abrir nosso propio negócio para nós nao arriscarmos sem informaçao de um planejamento e uma administraçao talvez seja por falta de uma informaçao profissional que eu nao tenha conseguido levar a frente quando coloquei meu propio négocio e agora vendo esse seite quem sabe eu nao erro desta vez, obrigado!

  21. Olá amigos eu estou vendo a possibilidade de montar um restaurante vegetariano, na minha cidade só tem um, e é um tipo comida que eu sei fazer, o que vcs mim diz, será que pode dá certo?

  22. estou tentando abrir self service já comprei quase td maquinário .estou comprando usado em bom estado ,pois tenho medo de começar fazendo empréstimo pois tenho medo que algo de errado .mas a inda tenho muitas duvida de como escolher o local e o cardápio pois não tenho muito dinheiro. estou comprando os maquinário e guardando falta pouco para comprar.hoje ja tb vendendo quentinha em casa então sei o que eu vou precisar de maquinário ,eu não sei se desta forma que estou fazendo e certo ou errado .mas o meu medo e na escolha do local? pois os locais bons os alugueis são muito caro .sempre tenho procurado local de aluguel barato. o cardápio e o meu dilema ?

  23. Ótimo artigo, porém, algo essencial foi deixado de lado, o sistema gerencial e a automação do seu restaurante não pode ficar de lado, por exemplo, existem programas de gerenciamento fazendo com que a produção e o atendimento sejam mais agilizados.
    Um sistema completo por exemplo é o Sischef.
    O mais completo que achei na verdade.
    sischef.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here