Como Montar um Cemitério de Animais

Como montar um cemitério de animais
Como montar um cemitério de animais

Montar um cemitério de animais pode não ser o negócio ideal para muitas pessoas. Porém, alguém tem que fazer isso para proporcionar aos animais uma morte mais digna podendo serem enterrados e não descartados em inúmeros lixões como acontece muito no Brasil.

Isso tem uma certa influência histórica, já que antigamente as casas tinham muito mais espaços livres como os quintais e ocorreu a mudança de grande parte da população para apartamentos que sequer possuem áreas livres para os próprios moradores terem certo contato com o lado de fora. Além dos quintais, terrenos baldios também eram e são muito usados para enterrar animais.

O empreendedor de um cemitério de animais deve ter em foco que é um negócio sem muita concorrência, mas que merece uma atenção muito especial, pois está relacionado com o sentimento das pessoas. E há quem trate os animais como verdadeiros seres humanos: isto deve ser respeitado. Ele deve ter um espaço num local grande apropriado para enterrar os animais falecidos que as pessoas todos os anos acabam perdendo por uma série de motivos.

Infelizmente, não é viável estabelecer marketings luxuosos e chamativos para este tipo de negócio, mas com alguma paciência e estratégia fica muito fácil tornar o negócio de cemitério de animais conhecido.

Cachorros, gatos, coelhos e galinhas são alguns dos principais animais de estimação das pessoas, mas pode-se encontrar vacas, tartarugas, cobras e outras espécies menos comuns sendo criadas pelas pessoas e, consequentemente, quando vêm a falecer, deve haver um local reservado para que possam ser armazenados sem que fiquem ao relento na mira de outros animais predadores.

Perfil do empreendedor de cemitério de animais

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O empreendedor de um cemitério de animais deve ser uma pessoa que tenha afinidade com as relações humanas e que disponha de um grande espaço para fazer o enterro dos animais. Estamos falando de fazendas, chácaras e outros espaços que permitam que estes animais fiquem por algum tempo até que estejam definitivamente desintegrados.

É importante que haja uma grande sensibilização com os clientes donos dos animais, pois o cemitério de animais foi a saída mais carinhosa que eles escolheram para despedirem seus entes queridos, pois segundo a psicologia, as pessoas são apegadas com os animais da mesma forma que outros seres humanos.

É preciso ter ainda cuidados higiênicos e contratar empregados para fazer os velórios e o sepultamento dos animais. Valores como respeito, confiança e solidariedade são os mais cultivados neste meio e devem ser passados para toda a equipe do cemitério de animais que trate de um momento tão difícil para muitas pessoas. Este trabalho é muito mais psicológico do que propriamente físico e depende também de um investimento inicial para começar seu funcionamento.

Investimento inicial de um cemitério de animais

Para um cemitério de animais é necessário investir em materiais necessários para fazer velórios e sepultamentos da forma mais natural possível, e dispor de tecnologia. Preocupação com o estado da terra, aparência do lugar e instrumentos de escavação são requisitos mínimos para começar um cemitério de animais.

Os valores iniciais para investimento em um cemitério de animais podem ser mutáveis, dependendo de muitos aspectos, principalmente da localização do cemitério de animais.

A contratação de coveiros e jardineiros é o mínimo que um cemitério de animais deve ter para começar o seu funcionamento. Além deles, uma equipe administrativa também pode ser montada para acompanhar o andamento dos negócios e propôr medidas para o crescimento do negócio e assistência aos seus clientes.

Concorrência de cemitério de animais

Geralmente, no ramo de cemitério de animais a concorrência é muito pouca, visto que não é por todo lugar que encontramos este tipo de negócio. O ideal é que o cliente seja bem acolhido e disponha de pouco dinheiro para conseguir enterrar seu animal de estimação, até mesmo para indicar às pessoas próximas quando estiverem na mesma situação.

Preços e divulgação de um cemitério de animais

Os valores que o empreendedor deve visar para o enterro de animais é baixo e, em alguns lugares, os cachorros pequenos podem ser enterrados por, no mínimo, R$30,00 e os grandes por R$50,00.

Os anúncios do cemitério de animais podem ser feitos em notinhas de jornais locais e pela internet. A divulgação é um grande artifício para qualquer negócio tomar grandes proporções e aumentar os lucros do empreendedor.

Além disso, nas clínicas veterinárias podem ter anúncios divulgando os serviços de um cemitério de animais. Por isso, o ideal é fazer convênios e propôr parcerias com estes lugares específicos que tem relação com animais.

Lugares onde vendem animais e rações também podem ter anúncios para cemitério de animais, e assim as pessoas poderão se lembrar de terem visto algo parecido e contactar o local quando estiverem precisando.

Enterro dos animais – Cemitério de animais

Geralmente, os animais são enterrados enrolados em panos como lençóis, pois os plásticos são materiais que impedem a decomposição natural da matéria orgânica. Algumas lojas já vendem urnas de diversos tamanhos para o enterro de cachorros e gatos, e isso tem seu custo um pouco mais elevado dependendo muito do dinheiro que o cliente estará disposto a pagar.

Os animais poderão ser enterrados individualmente, e isso só será possível dependendo dos valores, pois os jazigos também existem nestes casos e podem encarecer bastante o custo dos enterros. O período fúnebre é bastante parecido com os enterros de seres humanos, sendo bem mais breves os velórios que duram cerca de alguns minutos e no máximo algumas horas.

O terreno para um cemitério de animais

O terreno para um cemitério de animais deverá ser dividido e desenhado separando algumas alamedas, ruas e espaços para ajudar na localização dos túmulos. A sala de velório deve ser perto do local do enterro e embora não seja exigida para muitos casos é mais um diferencial a quem quer passar os últimos momentos ao lado de seus bichinhos de estimação. Um local para comer e descansar é ideal para um empreendimento como esse, que geralmente leva tempo.

Uma boa dica sobre o terreno do cemitério de animais pode ser na hora de sua compra. Terrenos arborizados podem ser adquiridos por preços menores, e são o ideal para quem quer começar um negócio de cemitério de animais e ainda não têm um local específico para sediá-lo. Este terreno deve passar tranquilidade e dar acesso aos donos de animais visitarem os túmulos de seus companheiros. A limpeza é fundamental e um gramado verde e bem cuidado são os principais cuidados para deixar o ambiente de acordo com o esperado.

O mercado de cemitério para animais

Apenas a partir de 1995 que começou a ser bem aceita a ideia de reservar um espaço para enterrar animais. Na década de 80, os cemitérios para animais começaram a ser construídos, mas eram muito pouco utilizados e com o tempo foram acentuando conceitos e ideais mais modernas que permitam a utilização deste e muitos outros negócios que até então não tinham seu devido espaço.

Em cidades com mais ou menos 200 mil habitantes, o ideal é que sejam feitos 10 enterros ao mês e, ao longo de alguns meses, este número pode ser multiplicado. Isso vai depender do acesso da população e das estratégias de marketing empregadas para que as pessoas conheçam os serviços do cemitério de animais.

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. ola, tenho o intersse , em montar um crematorio de animais , junto com um pet shopem, tenho uma chacara , que fica bem localizada , entre itu e salto, gostaria de saber a quem procurar, desde ja agradeço

DEIXE UMA RESPOSTA