Como montar uma loja de presentes

Por:

Como montar uma loja de presentesVeja os altos e baixos e como fazer para montar uma loja de presentes. Quando se fala em abrir um novo empreendimento, algumas pessoas pensa logo em abrir uma loja de presentes. Como é bem simples vender produtos deste porte, aparenta ser o mais fácil dos novos negócios que um empreendedor de primeira viagem e atrai muitas pessoas em busca de ser seu próprio patrão.

 

Confira nossas dicas para montar a loja de presentes

A primeira coisa a se saber antes de montar uma loja de presentes é que este empreendimento é cheio de altos e baixos. Em épocas festivas que exigem presentes como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia das Crianças as lojas enchem, mas em outras épocas do ano é preciso muito jogo de cintura para atrair os clientes.

O que os proprietários de lojas de presente mais reclamam é que as lojas ficam vazias em períodos como julho e janeiro, quando são poucas as ocasiões de se comprar tais artigos. Mas há uma vantagem: se investir em bons preços e produtos diferenciados, a loja pode ser bem procurada.

O segredo é não se deixar abater pelas épocas não festivas do ano e quando montar uma loja de presentes procurar sempre se atualizar em novos produtos, lançamentos e artigos que são sempre bem vendidos, desta maneira você consegue diminuir um pouco a variação das vendas.

O ideal é atuar em ramo de produtos para beleza como maquiagem, espelhos e maletas que vendem bastante, bolsas, carteiras e artigos para decoração em geral, que vendem bem não apenas para presentes como para uso em geral do lar.

Parte jurídica para montar uma loja de presentes

A primeira etapa antes de abrir para funcionamento é cuidar da parte legal. Ela será a mais importante para evitar multa e fechamento do estabelecimento. É preciso abrir a empresa legalmente para que não se tenha problemas com a lei. O ideal é contratar um contador, que além de abrir a firma será responsável pela parte burocrática de contratação de funcionários, fechamento de empresa, declaração do imposto de renda, entre outras coisas.

Para abrir uma empresa é preciso de um comprovante de residência de onde a loja de presentes irá funcionar por isso ela já deve ter no mínimo um contrato de aluguel firmado. É preciso ainda documentos dos sócios e comprovantes de residência dos mesmos, nome fantasia, o nome o qual será usado na fachada, e o nome jurídico, o qual ficará nas notas fiscais, que não precisam ser os mesmos.

Caso você vá fazer um investimento maior e pretenda usar uma marca o ideal é que se faça o registro dela, para evitar que outras lojas surjam com o mesmo nome, o que é bem comum no meio do empreendedorismo. É uma forma de assegurar que a concorrência não irá copiar nome, logotipo. Mesmo que ela crie semelhante, pode haver ainda processo em sua defesa, como proprietário da marca original.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A abertura de firma é crucial para que se possa trabalhar com cartão de crédito. As operadoras de cartão apenas aceitam um registro de pessoa jurídica para fazer parceria. Com firma aberta é possível se registrar como comerciário da sua cidade e entrar na lei do seguimento do empreendimento, mais seguro para evitar multas e perda da loja de presentes.

Localização e estrutura da loja de presentes

O primeiro passo é observar o local, ele precisa ser bem visível. A menos que conheça o publico, não se arrisque a montar uma loja em um bairro que não tenha movimento. As lojas para presentes de bairro são bem lucrativas em alguns casos, mas passam por momentos difíceis economicamente em outros.

O ideal é que a loja de presentes fique próximo a outros, em ruas e avenidas bem movimentadas. Perto de ponto de ônibus é uma ótima opção, pois sempre ter movimento. Invista não apenas no local mas nas placas de sinalização também. Letreiros luminosos são necessários apenas se a loja for aberta a noite, mas se tiver movimento na rua todo tempo, é bom para os clientes saberem que ela existe em outros dias e horários.

A estrutura da loja de presentes pode ser básica e simples. Se não for vender eletrônicos, trabalhe apenas com mostradores e gôndolas no salão da loja para mostrar os produtos. Caso vá vender eletrônicos, o ideal é ter um balcão de vidro com atendente para que possam ser feitas as demonstrações sem risco de quebrar. É uma forma mais segura também de evitar perda de material valioso e caro.

O ideal é que se organize a loja por setor: infantil de um lado, adulto feminino em outro e adulto masculino em outro. Objetos para decoração merecem um local a parte e com mais espaço para manuseio caso sejam de vidro. Evite colocar muitos produtos nas prateleiras. Para isso, será preciso um estoque, que pode ser apenas um pequeno quarto para que os produtos sejam guardados em caixas e apenas repostos quando for preciso mais.

Dicas de como montar uma loja de presente

A melhor forma de fazer a loja vender bem é investir em vários segmentos ao mesmo tempo. Para isso, menos de 20 mil reais em mãos pode se tornar inviável para se montar uma loja dessas. O ideal é ter ao menos umas cinco opções de produtos para presentes para adultos e crianças de cada faixa de idade. Assim, o cliente irá levar e voltar para ver mais coisas em breve por ter se atraído com as novidades. A palavra chae aqui é variedade.

Sempre invista em novidades, lançamentos, principalmente no setor feminino. Caso um novo eletrônico saia em linha com preço no mercado corra atrás do distribuidor para negociar um lote. Trabalhar com revenda é bem mais complicado e caro, o melhor mesmo é ir direto a um distribuidor e negociar um valor acessível em troca de parcerias.

Consulte o Código de Defesa do Consumidor sempre para definir o prazo para troca em loja e sempre o deixe claro na nota fiscal. O cliente precisa ter clareza na informação ou caso contrário um processo será a forma viável que o cliente irá encontrar para garantir seus direitos, o que pode sair bem mais caro. A melhor forma é usar um carimbo padrão em todas as notas de Entregue para que ele não pegue a nota e volte na loja e você ser enganado e um com o prazo de troca, que o irá respaldar judicialmente.

Enfim montar uma loja de presentes como qualquer outro negócio exige planejamento e dedicação, caso você precise de ajuda para planejar sua loja veja nosso kit Como Abrir Um Negócio.

E você está pensando em montar uma loja de presentes? Comente abaixo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

31 comentários sobre “Como montar uma loja de presentes
  1. Arthur Sousa disse:

    Gostaria de informações, como montar uma loja de confecção de placas automotivas?

  2. izabel cristina de oliveira disse:

    Gostei muito das ideias que aqui encontrei, pois ando meia indecisa em montar uma lojinha para mim em meu bairro mesmo. se vcs puderem me ajudar ainda mais com algumas dicas vou adorar… obrigada.

  3. Consuelo Maria Amorim da Silva disse:

    Adorei as dicas, elas foram fundamentais para me abrir a mente, pois tenho uma loja de venda de utencilio de cozinha e artigos para presente, esta funcionando a um mes e meio. As vendas em dezembro foram um sucesso, mas agora em janeiro caiu muito e com suas dicas vai dar para modificar algumas coisas para que as vendas não caiam tanto nesses periodos. OBRIGADOOOO!

  4. maria pinheiro pereira disse:

    gostei das dicas, eu estava preocupada com o valor, fui muito bem orientada, valeu obrigada.

    • Saulo R Almeida disse:

      Gostaria de mais informação de como abrir uma pequeno loja de artigo para presente. Qual o valor eu deve aplicar inicialmente?
      Antecipo meu agradecimento.

  5. luana martins disse:

    quero abrir uma loja de brinquedos 0/16 anos

  6. Marcos Antonio Francatto disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber qual a documentação necessária para abrir uma fábrica de placas automotivas.

  7. lilian critina de sousa ribeiro disse:

    Oi, bom dia, gostaria de abrir uma loja de artigo do lar e presentes e quero algumas dicas. Obrigado.

  8. Adriana disse:

    Bom Dia! Gostaria de dicas para montar uma loja de roupa infantil de 0 a 16 anos, com preço acessível, produtos de qualidade, quero dicas de onde comprar.
    Obrigada.

  9. helena pedroso disse:

    Tenho sonhos de montar uma lojinha que seja pequena, mas bem variada em termos lar, presente etc. Gostaria de saber onde comprar, como devo fazer pra iniciar essa meta, pois não tenho cursos de especialização.

  10. mariana aparecida disse:

    Olá bom dia!
    Quero montar uma loja, de decoração de interiores,todos os tipos de objetos de decoração, para todos os ambientes interiores e exteriores, com assesoria de decoração, já faz um ano que estou comprando mercadorias de fornecedores de fora e de importadores, objetos lindissimos e diferenciados, mas agora perdi o trabalho e não tenho condição sozinha de alugar e fazer documentação, pois não daria p/fazer sozinha. O que vcs acham de um sócio? Não tenho alguém que se identifique com o tipo de negocio, o que devo fazer agora? Estou com muitas mercadorias e s/ poder ganhar dinheiro. Me expliquem sobre parceria e como devo fazer, onde encontrar alguém p/ essa sociedade. Muito obrigada

    • graziela disse:

      oI mariana
      Voce poderia me passar endereços de fornecedores e imporatdores.Estou no paraná e estou pensando em montar uma loja de decoraçao e presentes para classe B e C.O que voce me diz?

  11. Silva disse:

    Uma otima opção para quem quer montar uma loja, talvez seja comprar uma pronta eu conheço uma otima, ponto de esquina e preço de venda baixo, me liguem. 11-2729-5475

  12. Elineuza Rodrigues dos S Costa disse:

    Boa tarde!gostaria de dicas pois tenho sonho de montar uma loja que seja pequena, mais bem variada em termos de presente. Gostaria de saber onde comprar.

  13. cris disse:

    GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS POIS TENHO UMA IDEIA DE MONTAR PEQUENO COMERCIO DE ARTIGOS PARA CABELO MAQUIAGEM DENTRO DE UM SALAO DE CABELELEIRO O QUE MAIS PODERIA TER NESTE COMERCIO OBRIGADO
    CRIS

  14. arlete disse:

    Boa tarde, estou para abrir um novo negocio e penso em uma camisaria podem me ajudar ? qual seria meu investimento inicial ? obridada

  15. Daniela disse:

    adorei o site, as dicas são ótimas… tenho uma lojinha onde ainda estou meio perdida, minha idéia é trabalhar com presentes e produtos da moda, tais como camisetas estampadas com a foto do gosto do cliente!!! minha loja fica em uma avenida em frente ao ponto de ônibus, mas estou começando agora e gostaria de algumas dicas pois o espaço é bem pequeno(12²metros) e estou com dificuldades na organização e aproveitamento de prateleiras e paredes !por favor me ajudem!

  16. Valquiria Mendes Carlos disse:

    Boa noite! Tenho vontade de montar uma loja de presente que seja pequena, mas bem variada. Gostaria de saber onde comprar, como devo fazer pra iniciar essa meta, pois não tenho cursos de especialização. Moro em Belo Horizonte. Obrigada.

  17. Ilson Luiz Pinheiro disse:

    Oi moro em uma cidade turistica aqui em Balneario camboriu,gostaria de abrir um negocio pra mime gostaria que vcs me ajuadassem,me dessem alguma ideia.Atenciosamente desde já obrigado!!!

  18. Abilio disse:

    Trabalho no ramo de drogarias a mais de vinte anos e gostaria de mudar, pensei numa papelaria e agora vendo este artigo pensei em presentes também, pode me dar mais dicas?

  19. FLAVIA disse:

    SE SOUBER A RESPOSTA ME AVISE

  20. Maria Alina Borrajo Cordal Novaes disse:

    Pretendo montar uma loja de artesanato e presentes, gostaria de saber qual seria o minimo para investir.

  21. edu disse:

    ISSO VAI DE CADA UM, TEM UM AMIGO MEU QUE FOI SÓ COM A CARA E SEM A CORAGEM, SEM GRANA TAMBEM.
    ALUGOU UM PEQUENO SALÃO, POR SORTE SEM IMOBILIARIA QUE SERIA IMPOSSIVEL NOS DIAS DE HOJE. COLOCOU BALCOES MOVEIS DE USADOÊS, COMPROU ALGUMAS BUJIGANGAS, IA COMPRANDO UNS 400, 500 REAIS POR VEZ,IA EM SP, NEM GASTOU COM DOCS E PREFEITURA POIS NÃO CONPENSAVA PQ TODOS SABEMOS QUE ISSO NÃO NOS TRAZ BENEFICIOS NENHUM,SÓ MAIS GASTOS OQUE AJUDA MUITO A AFUNDAR O NEGOCIO. ENTÃO ELE FOI VENDENDO, E COMPRANDO, COLOCANDO MAIS, E HOJE TA SUPER BEM.

  22. Ana Cristina disse:

    Gostei muito das dicas pois quero montar uma loja na comunidade onde moro de artigos para
    presentes e lar e gostaria de dicas de fornecedores. muito obrigado.

  23. jonatas oliveira disse:

    olá tudo bem ?
    gostaria de saber quais são os documento principais para montar uma loja de presentes

  24. Marcele Magnago disse:

    Boa Tarde!

    Gostei bastante do texto, é tudo que eu penso a respeito do negócio, entretanto achei que faltou o mais importante para dar prosseguimento: dicas de fornecedores, é fundamental, já que a gama é imensa. Eu já tenho um negócio, mas gostaria de diversificar, mas enfrente essa grande dificuldade, se puderem me ajudar nesse sentido, ficarei grata.

    Att,
    Marcele Magnago
    22 2645-0720
    22 2645-6868

  25. gislaine disse:

    gostaria de saber como posso montar uma loja de cosmeticos e presentes ja trabalho com venda mais quero abrir minha loja .

  26. Priscila Brotto disse:

    Gostaria de agradecer as informações a respeito de negócios … Orientações e todas as idéias.
    Sobre a loja de presentes gostaria de saber como chegar nos fornecedores, penso que são vários: um para artigos de decoração de casas, outro de porta retratos, flores artificiais, outro que. Fornece maquiagem, espelhos, frasqueiras, maletas, bijoterias,quadros. Como posso encontrar estes fornecedores, um importadora da China pode ser vcs tem alguma idéia para fornecer, obrigada.

  27. leandro disse:

    gostaria de montar uma loja de ultilidades de cozinha casa em geral, produtos de classe b,c,d mas nao sei onde encontro esses fornecedores e impotadores, alguem pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma assistência técnica em eletroeletrônicos

Como montar uma assistência técnica em eletroeletrônicos

Para montar uma Assistência Técnica em Eletroeletrônicos os empre...
Como abrir uma empresa de transporte rodoviário

Como abrir uma empresa de transporte rodoviário

A empresa de transporte rodoviário tornou-se um negócio super ren...
Como montar uma fábrica de óleo de coco

Como montar uma fábrica de óleo de coco

O óleo de coco é um alimento com propriedades benéficas à saúde e...

Curta O Novo Negócio!

20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)