Como montar uma loja de restauração de móveis

Por:

Como montar uma loja de restauração de móveisRestauração de móveis pode ser uma opção de negócio. Não servindo apenas de um lugar para deitar, sentar, apoiar o telefone, mas também para decorar ambiente, o mobiliário é algo muito importante porque dá à residência ou imóvel comercial o acabamento final para compor o bem-estar e também para ter alguma utilidade específica. Quando ele está descuidado, é hora de procurar um lugar que faça sua restauração necessária.

Praticamente tudo pode ser melhorado, até mesmo aquilo mais antigo, como relíquias passadas de geração a geração ou compradas em antiquários, por exemplo. Móveis que já não têm aquele brilho do verniz, que estão quebrados ou faltando peças precisam urgente de conserto. E aqueles que estão ali há anos e anos e o dono da casa está enjoado? Com uma boa restauração, é possível dar uma modificada nele e ainda aproveitá-lo.

A restauração de móveis também faz parte de um conjunto de atitudes que está rodando o mundo em prol da conservação ambiental, pois os reutilizando só poupa o meio ambiente de desgastes.

Em meio a esse cenário, um empreendedor que queira uma ideia de negócio pode entender um pouco mais sobre como montar uma loja de restauração de móveis.

Clientes da empresa de restauração de móveis

Os clientes de uma loja de restauração de móveis são basicamente donos de residências ou imóveis comerciais. Pode ser também de haver imóveis antigos que precisam ser restaurados pertencentes a sedes históricas. Tudo vai depender de quem a empresa quer atender.

É importante, antes mesmo de abrir as portas do negócio, que o empreendedor tenha um foco em qual cliente atenderá e para conhecer o seu perfil, é preciso recorrer à pesquisa de mercado. Somente ela será capaz de fornecer dados mais importantes, tais como hábitos, consumo, poder aquisitivo etc.

Quais serviços oferecer em uma loja de restauração de móveis

A empresa de restauração de móveis oferece serviços como laqueação, laca, que é basicamente uma pintura feita em madeira que deixa o móvel com cara de novo. Outro também é pátina, que provoca efeitos interessantes na madeira, deixando-a bem diferente do ponto inicial. O uso do verniz dá impressão de que o mobiliário é mogno inglês. Outra maneira de fazer restauração é a lustração para que ele ganhe bastante brilho.

A avaliação é feita no local onde o cliente quiser. Ela pode ser solicitada por telefone ou por site e, em seguida, um profissional da loja irá à casa dele. Essa fase deve ser sem compromisso, pois assim dá liberdade ao possível cliente de fechar ou não o serviço.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Em caso positivo, será preciso a loja de restauração de móveis mandar buscar o móvel no local designado, levar para a restauração e devolver dentro de um prazo estabelecido.

Como tornar a empresa de restauração de móveis conhecida

A empresa de restauração de móveis será bastante conhecida a partir do momento em que houver publicidade nos meios de comunicação locais, pois assim será mais fácil dos clientes contratarem, assim como para o empreendedor que está iniciando o seu negócio, pois desse jeito não terá muitos gastos com o deslocamento que sempre será necessário fazer.

Outra maneira também bem eficiente é fazer um site para a loja de restauração de móveis, pois nele poderá haver todas as orientações de serviços oferecidos, pedidos de orçamento, mapa do local da loja e muito mais. A arquitetura da informação deve estar disponibilizada de tal maneira que as orientações que o cliente deseja encontrar precisam estar à distância de três cliques, no máximo.

Localização da loja de restauração de móveis

A loja de restauração de móveis deve estar em um local próximo a ruas movimentadas, mas não nelas, isso porque o entra e sai dos automóveis que carregarão os móveis a serem tratados pode atrapalhar o trânsito e causar muito transtorno. Por conta desse motivo, o ideal é que seja uma rua próxima.

É importante também reparar se a iluminação, a segurança, os serviços de água, esgoto e telefone estão dentro da normalidade.

Além desses aspectos referentes à estrutura física, o empreendedor também deve levar em consideração os aspectos legais do imóvel que quer alugar ou comprar para exercer a atividade, tais como o alvará de funcionamento, se os impostos estão em dia etc.

Dicas de negócio para restauração de móveis

Ter um negócio de restauração de móveis é entender também um pouco o lado emocional das pessoas. Muita gente mantém um determinado móvel porque ele simplesmente tem um valor muito além do financeiro, como o afetivo. Para isso, quando ocorrer o atendimento ao cliente, vale passar para ele muita confiança, tentar compreendê-lo e mostrar a ele isso, além de ter bastante atenção. Isso faz toda a diferença para melhor.

Outra orientação é buscar o maior número possível de informações sobre o negócio, seja com empresários que já estão no ramo, participando de eventos de arquitetura e decoração ou pesquisando a fundo o serviço oferecido por aqueles que já estão no mercado. O importante é estar bem informado sempre, para que possa então conseguir traçar um plano de negócio e não ter o risco de se perder nas próprias idéias de restauração de móveis.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma produção de vinho tinto

Como montar uma produção de vinho tinto

O vinho, bebida tão antiga na história das civilizações faz suces...
Como montar uma papelaria

Como montar uma papelaria

Para quem pretende saber como montar uma papelaria ou adquirir um...
Quiosque de caldo de cana

Quiosque de caldo de cana

Montar um negócio em centros comerciais e shoppings parece ser o ...

Curta O Novo Negócio!

A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)