Cursos Técnicos Com Baixo Investimento e Início Imediato no Trabalho

Cursos Técnicos Com Baixo Investimento e Início Imediato no Trabalho
Cursos Técnicos Com Baixo Investimento e Início Imediato no Trabalho

Os cursos técnicos são aqueles que dão a oportunidade de formar jovens nas áreas tecnológicas. Geralmente o jovem já começa a fazer o curso técnico no ensino médio e o curso pode durar em média 2 ou 3 anos. Com isso, o mercado de trabalho consegue mão de obra qualificada para as diversas áreas de atuação e os jovens conseguem alcançar o mercado de trabalho podendo ganhar bons salários.

Para criar cursos técnicos várias exigências são feitas por órgãos que controlam a educação. Desde a infra-estrutura do espaço até a qualificação dos professores são analisadas rigorosamente para certificar que o curso técnico tenha condições de formar excelentes profissionais. Muitas vezes os cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho têm como sede as escolas de ensino médio e isso facilita muito a legalização dos cursos.

Cenário favorável com alta demanda

A área tecnológica está precisando constantemente de novos funcionários que ocupem as vagas oferecidas para trabalho em todo o Brasil e cabe ao aluno decidir qual é o curso que mais tem a ver com a sua personalidade para começar a fazê-lo e trabalhar rapidamente. Hoje em dia temos Cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho gratuitos e privados, sendo estes últimos os menos concorridos e que dão ao empreendedor um bom lucro geralmente.

Por outro lado, embora o mercado esteja aquecido há também a atenção de vários empreendedores para este segmento, o que pode aumentar bastante a concorrência em pouco tempo. Assim o ideal para iniciar um negócio de curso técnico seria fazer um plano de negócios detalhado, avaliando oportunidades e ameaças, investimento inicial e o mercado.

Como criar um Cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho

Para isso, é necessário contratar professores formados e que tenham certo número de títulos estabelecidos para começar a empresa. Depois, é a hora de montar a carga horária do curso e estabelecer as disciplinas e planos de ensino para organizar o aprendizado e demonstrar para o Ministério da Educação o formato dos cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quanto aos horários, estes devem ser estabelecidos levando em conta principalmente a disponibilidade de tempo dos alunos e professores. Um bom exemplo é a grande quantidade de adultos jovens que começam cursos técnicos a noite. Se numa região que há uma grande procura deste público alvo específico os cursos fossem implantados pela manhã, haveria o choque com o horário de trabalho e grande parte das pessoas ficaria de fora dos Cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho.

Público-Alvo dos Cursos técnicos.

Os adultos jovens e adolescentes são os que mais procuram os cursos técnicos. Ter uma profissão é o sonho de muitas pessoas e faz-se até necessária pela competitividade que vemos hoje em dia gerando muito desemprego. Quanto mais qualificada é a pessoa, melhores salários e oportunidades geralmente estarão ao seu alcance.

Legalização dos Cursos técnicos com baixo investimento.

O Ministério da Educação cuida da parte administrativa e dita algumas regras que devem ser seguidas pelo empreendedor que quer começar uma empresa de Cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho. Antes de qualquer coisa é necessário procurar o órgão e começar a analisar suas propostas e assinar contratos. Toda uma burocracia estará em torno da abertura deste projeto, e é essencial passar por todos esses trâmites para conseguir a legalização.

Tipos de Cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho

Os cursos em diversas áreas do conhecimento podem ser ministrados. Porém, é necessário que a infra-estrutura do curso permita que isto aconteça. Os mais conhecidos são os cursos de Informática, Química, Administração, Contabilidade, Design e outros e cada um revela a necessidade de espaços especiais equipados adequadamente para que os alunos consigam treinar nas aulas práticas e teóricas o conteúdo que será passado.

Para que o negócio seja de baixo investimento, é bom que o empreendedor decida promover cursos que tenham poucos destes espaços especiais e invista naqueles que necessitam apenas de professores e uma sala de aula, como por exemplo, o  curso de Administração. Não são necessários laboratórios, ateliês nem outros ambientes para formar os técnicos, o que ajuda muito o empreendedor que dispõe de uma verba limitada para começar seu negócio. Alguns exemplos de cursos técnicos que gastariam mais verba para serem implantados são Enfermagem e Design.

Material de apoio para Cursos técnicos

O material de apoio deve conter toda a matéria que os professores darão aos alunos para que estes estudem e consigam fazer as provas propostas. Cada prova deverá conter questões discursivas e de múltipla escolha relacionadas a matéria abordada em sala de aula valendo uma determinada pontuação que forma uma média. Em determinados cursos a média chega a 7 pontos. Porém, outros podem investir em médias menores. Além das provas os trabalhos também podem ser feitos dependendo do curso e de cada professor. Eles ajudam a compor a nota final das disciplinas e podem ser apresentados individualmente ou em grupo.

Corpo docente dos Cursos técnicos com baixo investimento

O corpo docente dos cursos técnicos com baixo investimento ou com alto investimento deve conter o mesmo tipo de professores. Não há como economizar no salário de professores já que independente do negócio eles passam por faculdade e até pós-graduação e Mestrado para poderem dar aulas. O ideal é que haja uma entrevista para selecionar a equipe de professores que vão ministrar as aulas para os alunos, e é importante que o salário dos mesmos esteja dentro da faixa prevista em outros estabelecimentos de ensino, pois caso contrário não irão encontrar pessoas dispostas a ocuparem o cargo.

 Dicas para montar um serviço de cursos técnicos

As dicas que podemos dar para começar os cursos técnicos é planejar o empreendimento e pensar nos detalhes. A localização conta muito e é extremamente importante que as pessoas saibam ou achem a sede dos cursos. Por isso, é bom alugar ou comprar um espaço perto do comércio local numa cidade que tenha um público específico e que se conheça o perfil deste público. A concorrência é muito grande e sem pensar em divulgação e outros detalhes é praticamente impossível chegar ao topo e garantir a preferência dos consumidores.

Por parte do empreendedor deve haver muito esforço, dedicação e estudo. Além disso, é necessária a contratação de um administrador e pessoas para trabalharem com a limpeza. Neste caso, pode-se fazer uso da terceirização.

Divulgação de Cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho.

Enfatizar que os cursos técnicos possuem início imediato no trabalho com certeza é a melhor tática para atrair cada vez mais alunos. E para que não haja uma propaganda enganosa, é bom que se pense em métodos e parcerias que deixem realmente acessível a entrada dos formandos no mercado de trabalho.

Para divulgar, pode-se usar a internet, jornais locais, propagandas em revistas, outdoors e também panfletagem. Esta última é uma idéia muito boa quando aplicada perto a escolas de Ensino Médio e, além disso, pode ser tão lucrativa quanto outros métodos de divulgação mais modernos se feita corretamente e com base em pesquisas.

Algumas provas com direitos a descontos nos cursos podem levar muitas pessoas a se inscreverem e conhecerem o trabalho do curso. Por isso, conceder algumas bolsas pode ser a maneira ideal para chamar a atenção do público para os Cursos técnicos com baixo investimento e início imediato no trabalho.

E você?! Está pensando em montar um curso técnico? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Desejo iniciar um curso técnico, tenho um local estou vendo a possibilidade de montar uma estrutura e daí poder iniciar, o que devo fazer para fazer toda esta liberação, procuro antes o Sebrae, ou direto no MEC?

DEIXE UMA RESPOSTA