Como Montar Uma Empresa de Máquinas de Autosserviço

Empresa de Máquinas de Autosserviço
Empresa de Máquinas de Autosserviço

As máquinas de autosserviço possuem um mercado amplo, pois são requeridas em diversos ambientes como escolas, escritórios, hospitais e outros.

As primeiras máquinas de autosserviço ou vendings  machines foram distribuídas pela Coca-Cola há mais de 50 anos. Desde então, a febre de comprar máquinas se espalhou, pois o processo dinâmico de vendas e flexibilidade do sistema agrada tanto consumidores quanto lojistas.

Locar ou vender máquinas de autosserviço pode ser um ramo promissor, tanto pela demanda quanto pelo baixo custo e retorno que o negócio proporciona.

Mercado de máquinas de autosserviço

Com o tempo, as máquinas de autosserviço expandiram sua capacidade de oferecer produtos, vendendo uma diversidade como preservativos, tíquetes de metrô, cartões eletrônicos, doces, salgados, café e outros.

As empresas de Vending Machines são aquelas detentoras das máquinas de autosserviço e que locam ou vendem para os clientes, sendo que, além da venda ou locação, as empresas de máquinas de autosserviço devem também oferecer os serviços complementares como entregas das máquinas, manutenção, peças sobressalentes para reposição, etc.

Dicas do negócio para empresas de máquinas de autosserviço

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Sabendo que os serviços obrigatórios das empresas de máquinas de autosserviço são os serviços acima que incluem operação logística até serviços de pós-venda, o fator crítico de sucesso é a eficiência dos serviços prestados.

Para isso, as empresas de vending machine trabalham com comodato, que significa locação mais operação, ou seja, para ser competitivo no ramo, a empresa deve atender pelo menos o que a concorrência atende com atendimento de até 24 horas e manutenção que chega a qualquer momento, dentro de 24 horas com técnicos qualificados.

Localização da empresa de máquinas de autosserviço

O ideal é que a empresa de máquinas de autosserviço se localize próxima aos seus clientes principais, o que diminuirá os custos logísticos e ainda aumentará a velocidade de entregas e atendimento melhor de toda a cadeia de distribuição.

Para escolher a localização ideal é necessário que antes haja uma pesquisa de mercado, descobrindo onde se situa o potencial consumidor e qual a melhor localidade para atendê-los.

Produtos da empresa de máquinas de autosserviço

Além de oferecer máquinas de primeira linha no mercado (muitas dessas máquinas são importadas se o empreendedor preferir comprar a preço de fábrica, os países que mais exportam vending machines são os EUA, em seguida vem a Europa e o Japão), os empreendedores devem também estar atentos quanto à estocagem das máquinas. Para isso a máquina deve estar limpa, com cuidados quanto à validade do produto  e ainda quanto ao transporte para que sejam evitados danos.

As principais máquinas de autosserviço são as máquinas de refrigerantes, de salgadinhos, mistas (que oferecem os dois produtos), de cafés e água, chocolates e outros.

Funcionamento das máquinas de autosserviço

Para se ter uma ideia do funcionamento das máquinas de autosserviço, daremos como exemplo o funcionamento das máquinas de snacks. Essas máquinas têm capacidade para o volume de até 400 unidades que são divididas em 40 tipos de produtos.

A máquina é multi preço, ou seja, aceita notas de dois reais a cinco reais e todas as moedas.

Ela é vendida em sua maior parte pela produtora americana, a Crane National Vendors, dos EUA. Essa empresa é considerada uma das melhores produtoras dos EUA.

Processo produtivo da empresa de máquinas de autosserviço

Para o bom desenvolvimento das operações, as empresas de máquinas de autosserviço devem desenvolver suas atividades com eficiência em todas as etapas:

Compra de máquinas – prefira máquinas de autosserviço que são conhecidas no mercado pelo design e tecnologia e não só pelo preço, pois com certeza essas serão as máquinas mais locadas e vendidas.

Transporte de máquinas – a logística de entrega de máquinas de autosserviço até os clientes deve atender aos critérios de embalagem e transporte para que a máquina não se danifique antes de chegar.

Abastecimento – as máquinas devem ser abastecidas de forma correta.

Instalação das máquinas – as máquinas de autosserviço devem ser instaladas em locais seguros, sem incidência de infiltrações ou rede elétrica deficiente. Evite instalá-las nos espaços escolhidos pelo cliente, pois quem deverá saber o melhor local é a empresa de máquinas de autosserviço.

Manutenção – a manutenção, quando necessária, deve ser realizada o mais breve possível com peças de reposição e suporte técnico necessário.

Diferencial das máquinas de autosserviço

As empresas de máquinas de autosserviço, além de instalar as máquinas e oferecer manutenção, deverão também orientar os clientes para que as mesmas estejam sempre conservadas, limpas e funcionando da melhor forma.

A rentabilidade das máquinas de vendas é a primeira etapa de divulgação das empresas, pois empresas que conseguem uma rentabilidade com o uso dessas máquinas farão propaganda boca a boca.

Organização da empresa de máquinas de autosserviço

O processo de abertura e organização do negócio incluirá:

  • Alocação de recursos para compra de máquinas de autosserviço e formação da estrutura;
  • Pesquisas  de mercado;
  • Conhecimento do setor e desenvolvimento de processo de marketing.

Para desenvolver a empresa é necessário:

  • Desenvolvimentos dos clientes – a fidelidade dos clientes é desenvolvida através da eficiência e pontualidade dos serviços prestados, credibilidade, capacidade de pós-venda e outros.
  • Negócio – para manter o bom desenvolvimento dos negócios é preciso que a empresa desenvolva e mantenha investimentos, realize gestão de custos, receitas e reinvestimentos e ainda a expansão da clientela e atendimento de nichos de mercado.
  • Gestão financeira – uma gestão financeira eficiente é aquela em que a capacidade de investimentos é crescente, as receitas reduzem os custos operacionais e ainda exista possibilidade de crédito para empréstimos e financiamentos por motivos de investimentos de expansão e não por motivos de atendimento das atividades operacionais. Um indicador eficiente para a medição do desempenho financeiro é o lucro líquido, pois pela margem líquida é possível a empresa identificar a porcentagem de cada real de vendas que restou após a dedução de despesas e impostos: quanto maior o percentual, melhor.
  • Pessoal – para o bom desenvolvimento da empresa, atraia e retenha talentos capazes de crescer junto, com comprometimento e motivação.

A empresa de máquinas de autosserviço deverá contar com eficientes técnicos de manutenção e suporte, representantes comerciais que tenham talento para as vendas e habilidade de negociação, um bom comprador e um bom operador logístico.

Estratégia de vendas da empresa de máquinas de autosserviço

As empresas de máquinas de autosserviço poderão também vender ou locar suas máquinas com a realização de contratos de licitação. Essa é uma ótima oportunidade para que expandam seus negócios e consigam um maior crescimento.

Para participar dos processos de licitação, devem primeiramente ler o edital e conseguir o edital gratuitamente no órgão público que está licitando.

A empresa deverá avaliar suas condições de serviços, estrutura, propostas de negócios e essas condições atendem o que está no edital e assim inscrever sua empresa no certame.

As MPE’s tem vantagens nas licitações, devido a simplificação do processo jurídico e também pelo tratamento diferenciado das MPES em todo o processo de licitação.

Investimentos da empresa de máquinas de autosserviço

As empresas de máquinas de autosserviço investirão na estrutura que terá escritório, galpão para depósito, garagem de expedição de máquinas, sala de reunião, copa e banheiros para os funcionários.

Terá também investimentos com informatização dos processos para melhor controle de vendas, departamento de pessoal, controle de contabilidade e fiscal e verificação e análise de dados e informações para avaliação do desempenho de vendas, atividades operacionais, custos e receitas  e atividades administrativas.

O SEBRAE disponibiliza para os empresários do ramo de máquinas de autosserviço uma cartilha de orientação para novos empresários.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, esta sugestão me agrada muito pois ja tenho a estrutura barracão para estoque escritorio amplo total de area construida de 780 mts _2 num ponto priveligiado, gostaria de conhecer mais sobre este assunto. Parabéns e obrigado por me mandar esta idéia, gostei mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA