Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Por:

Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomíniosOs condomínios se expandiram nos últimos tempos com as possibilidades e maior segurança e um estilo de vida que oferece comodidades, como os serviços oferecidos pelos condomínios. Diante disso é possível que haja juntamente com o crescimento do número de condomínios também um aumento no número de oportunidades por serviços oferecidos para condomínios. É nessa tendência de mercado que surge a oportunidade de empreendimento para empresas de limpeza e manutenção de condomínios.

Mercado para empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Apesar dos serviços oferecidos para condomínios, é necessário que as empresas de limpeza e manutenção de condomínios analisem a sua situação de viabilidade, competitividade e possibilidades de crescimento de acordo com as oportunidades, tendências de mercado, desafios do setor e outros fatores.

  • Quando as empresas contratam terceirizadas para realização de serviço de limpeza, elas elegem de acordo com os critérios abaixo:
  • Os preços muito abaixo do mercado causam desconfiança,
  • Outro fator exigido pelas empresas contratantes é uma planilha de custos,
  • As empresas contratantes preferem empresas que tenham programas de incentivos e motivação para os funcionários, essa exigência tem haver com a rotatividade das empresas de limpeza serem constantes,o que torna a empresa pouco competitiva,
  • São bem vistas também as empresas que possuem plantonistas para cobrir horários de folgas e outras situações,
  • A empresa deve contar também com bons antecedentes sem ficha criminal e litígios trabalhistas e de direito civil. 

Análise de mercado das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Os condomínios constituem uma importante oportunidade para aqueles que desejam se inserir no mercado de limpeza e manutenção de condomínios.

A análise de mercado é um estudo essencial para vislumbrar as oportunidades e o que as empresas de limpeza e manutenção de condomínios encontrarão pela frente e assim organizar sua estratégia para a conquista de fatia considerável de mercado. A análise deve ser analisada de forma interna e externa.

A análise interna é aquela em que a empresa deverá observar qual sua capacidade de desenvolver as atividades, organizar a gestão e se tornar competitiva e ainda concorrer no mercado.

A análise externa influenciará todas as atitudes da empresa de forma interna, envolverá fatores como a macroeconomia, tecnologia, Know how do setor e das técnicas praticadas no mercado, concorrência e outros.

Análise de competitividade das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

A análise de competitividade considera um grupo de fatores que envolvem empresas concorrentes e produtos. Além disso, a atratividade do setor que considera pontos fortes e fracos do setor.

Facilidade ou dificuldade de entrar no setor, que constituem barreiras de entrada. Essas facilidades ou dificuldades são caracterizadas por altos custos, curva de experiência, conhecimento do setor e outros fatores que influenciam ou não a entrada de novas empresas no ramo da limpeza de condomínios.

Outra ferramenta de análise para avaliação da competitividade do setor é o potencial consumidor e características dos clientes e ainda o atendimento ás necessidades dos clientes. Qual a característica dos concorrentes, como concorrer com empresas de limpeza e manutenção de condomínios que já estão sólidas no mercado e como essas empresas prestam serviços, qual o grau de diversificação, de know How e outros fatores técnicos e estratégicos dos concorrentes.

A análise de competitividade é um passo necessário para criação de um planejamento estratégico para ações voltadas para dar início às atividades das empresas de limpeza e manutenção de condomínios, formação da mão de obra, escolha de fornecedores, localização, ramo de atuação, automação e outros.

Divulgação das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios poderão divulgar seus serviços nos condomínios e empresas que administram condomínios.

Para isso a empresa poderá divulgar com o auxílio de recursos como mala direta, telemarketing direto, panfletos, outdoors e outros. 

Atividades das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios realizarão atividades funcionais, que são aquelas que requerem técnicas para o seu desenvolvimento e estão relacionadas com a estrutura e equipamentos da empresa.

Há também as atividades de cunho segurança. Essas atividades são aquelas que têm a função de manter as características de segurança e prevenção de acidentes. As outras atividades são as atividades de higiene que têm como função a limpeza de pisos, janelas, paredes, escadas, corrimãos e outros.

A manutenção de condomínios deve ser realizada de forma a manter sempre as necessidades por vigilância, coleta seletiva de lixo, prevenção á incêndios, limpeza, portaria e outros.

Dicas do negócio para as empresas de limpeza e manutenção de condomínios

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios devem realizar suas atividades de forma que os custos não sejam altos e ainda que os serviços sejam prestados com qualidade. Para isso existe uma série de medidas como orientação para que os funcionários utilizem os produtos de forma econômica e com eficiência e manter uma rotina de economia e eficiência gastando pouco e fazendo mais. 

Organização do processo produtivo nas empresas de limpeza e manutenção de condomínios

O processo produtivo, além de visar aspectos operacionais rotineiros, deve também visar melhoria nos processos. Para isso considere aspectos como, por exemplo, se uma máquina quebra, o processo é a reparação, no ambiente de melhoria de processos o processo será a manutenção preventiva da máquina.

Para a organização do processo produtivo e atendimento eficiente dos serviços das empresas de limpeza e manutenção de condomínios é necessário que a eorganização estabeleça formas de padronizar e garantir eficácia nos serviços, de forma que seja possível uma avaliação do desempenho.

Pessoal das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Estas organizações deverão contar com colaboradores comprometidos e que tenham capacidade técnica para execução das atividades, para supervisão dos serviços prestados e ainda profissionais para as atividades de gerência que organizarão uma gestão estratégica voltada para as atividades operacionais e para as atividades de marketing.

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios devem manter seu pessoal motivado, comprometido com a qualidade dos serviços e ainda treinados quanto aos aspectos cruciais para as atividades rotineiras como primeiros socorros em caso de acidentes, desmaios e outras situações.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



One comment on “Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomínios
  1. Nilton dos Santos disse:

    Sou Técnico Químico,gostaria de montar uma empresa no seguimento de tensoativos, pois tenho experiência neste seguimento.Porem não sei como faze-lo.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)