Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Por:

Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomíniosOs condomínios se expandiram nos últimos tempos com as possibilidades e maior segurança e um estilo de vida que oferece comodidades, como os serviços oferecidos pelos condomínios. Diante disso é possível que haja juntamente com o crescimento do número de condomínios também um aumento no número de oportunidades por serviços oferecidos para condomínios. É nessa tendência de mercado que surge a oportunidade de empreendimento para empresas de limpeza e manutenção de condomínios.

Mercado para empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Apesar dos serviços oferecidos para condomínios, é necessário que as empresas de limpeza e manutenção de condomínios analisem a sua situação de viabilidade, competitividade e possibilidades de crescimento de acordo com as oportunidades, tendências de mercado, desafios do setor e outros fatores.

  • Quando as empresas contratam terceirizadas para realização de serviço de limpeza, elas elegem de acordo com os critérios abaixo:
  • Os preços muito abaixo do mercado causam desconfiança,
  • Outro fator exigido pelas empresas contratantes é uma planilha de custos,
  • As empresas contratantes preferem empresas que tenham programas de incentivos e motivação para os funcionários, essa exigência tem haver com a rotatividade das empresas de limpeza serem constantes,o que torna a empresa pouco competitiva,
  • São bem vistas também as empresas que possuem plantonistas para cobrir horários de folgas e outras situações,
  • A empresa deve contar também com bons antecedentes sem ficha criminal e litígios trabalhistas e de direito civil. 

Análise de mercado das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Os condomínios constituem uma importante oportunidade para aqueles que desejam se inserir no mercado de limpeza e manutenção de condomínios.

A análise de mercado é um estudo essencial para vislumbrar as oportunidades e o que as empresas de limpeza e manutenção de condomínios encontrarão pela frente e assim organizar sua estratégia para a conquista de fatia considerável de mercado. A análise deve ser analisada de forma interna e externa.

A análise interna é aquela em que a empresa deverá observar qual sua capacidade de desenvolver as atividades, organizar a gestão e se tornar competitiva e ainda concorrer no mercado.

A análise externa influenciará todas as atitudes da empresa de forma interna, envolverá fatores como a macroeconomia, tecnologia, Know how do setor e das técnicas praticadas no mercado, concorrência e outros.

Análise de competitividade das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

A análise de competitividade considera um grupo de fatores que envolvem empresas concorrentes e produtos. Além disso, a atratividade do setor que considera pontos fortes e fracos do setor.

Facilidade ou dificuldade de entrar no setor, que constituem barreiras de entrada. Essas facilidades ou dificuldades são caracterizadas por altos custos, curva de experiência, conhecimento do setor e outros fatores que influenciam ou não a entrada de novas empresas no ramo da limpeza de condomínios.

Outra ferramenta de análise para avaliação da competitividade do setor é o potencial consumidor e características dos clientes e ainda o atendimento ás necessidades dos clientes. Qual a característica dos concorrentes, como concorrer com empresas de limpeza e manutenção de condomínios que já estão sólidas no mercado e como essas empresas prestam serviços, qual o grau de diversificação, de know How e outros fatores técnicos e estratégicos dos concorrentes.

A análise de competitividade é um passo necessário para criação de um planejamento estratégico para ações voltadas para dar início às atividades das empresas de limpeza e manutenção de condomínios, formação da mão de obra, escolha de fornecedores, localização, ramo de atuação, automação e outros.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Divulgação das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios poderão divulgar seus serviços nos condomínios e empresas que administram condomínios.

Para isso a empresa poderá divulgar com o auxílio de recursos como mala direta, telemarketing direto, panfletos, outdoors e outros. 

Atividades das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios realizarão atividades funcionais, que são aquelas que requerem técnicas para o seu desenvolvimento e estão relacionadas com a estrutura e equipamentos da empresa.

Há também as atividades de cunho segurança. Essas atividades são aquelas que têm a função de manter as características de segurança e prevenção de acidentes. As outras atividades são as atividades de higiene que têm como função a limpeza de pisos, janelas, paredes, escadas, corrimãos e outros.

A manutenção de condomínios deve ser realizada de forma a manter sempre as necessidades por vigilância, coleta seletiva de lixo, prevenção á incêndios, limpeza, portaria e outros.

Dicas do negócio para as empresas de limpeza e manutenção de condomínios

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios devem realizar suas atividades de forma que os custos não sejam altos e ainda que os serviços sejam prestados com qualidade. Para isso existe uma série de medidas como orientação para que os funcionários utilizem os produtos de forma econômica e com eficiência e manter uma rotina de economia e eficiência gastando pouco e fazendo mais. 

Organização do processo produtivo nas empresas de limpeza e manutenção de condomínios

O processo produtivo, além de visar aspectos operacionais rotineiros, deve também visar melhoria nos processos. Para isso considere aspectos como, por exemplo, se uma máquina quebra, o processo é a reparação, no ambiente de melhoria de processos o processo será a manutenção preventiva da máquina.

Para a organização do processo produtivo e atendimento eficiente dos serviços das empresas de limpeza e manutenção de condomínios é necessário que a eorganização estabeleça formas de padronizar e garantir eficácia nos serviços, de forma que seja possível uma avaliação do desempenho.

Pessoal das empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Estas organizações deverão contar com colaboradores comprometidos e que tenham capacidade técnica para execução das atividades, para supervisão dos serviços prestados e ainda profissionais para as atividades de gerência que organizarão uma gestão estratégica voltada para as atividades operacionais e para as atividades de marketing.

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios devem manter seu pessoal motivado, comprometido com a qualidade dos serviços e ainda treinados quanto aos aspectos cruciais para as atividades rotineiras como primeiros socorros em caso de acidentes, desmaios e outras situações.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Como abrir empresas de limpeza e manutenção de condomínios
  1. Nilton dos Santos disse:

    Sou Técnico Químico,gostaria de montar uma empresa no seguimento de tensoativos, pois tenho experiência neste seguimento.Porem não sei como faze-lo.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma empresa de pintura publicitária
Como montar uma empresa de pintura publicitária...
Até a década de 1980, o mundo era outro. Não faz e...
Como montar uma clínica de audiometria
Como montar uma clínica de audiometria...
A audiometria é um exame que avalia a audição e po...
Como abrir uma marchetaria
Como abrir uma marchetaria...
Vindo do francês, marchetaria é arte de ornamentar...
Como montar uma loja de veículos usados
Como montar uma loja de veículos usados...
Por ser um transporte bastante econômico hoje em d...
Como abrir uma escola de natação e hidroginástica
Como abrir uma escola de natação e hidroginástica...
Os exercícios aquáticos como a natação e a hidrogi...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores