Web Designer – Profissão Que dá Dinheiro

Web designer
Web designer – Profissão que dá dinheiro.

Desde que surgiu a internet, o mercado de trabalho oferece diversas oportunidades para profissonais que possam atuar na rede mundial de computadores. E uma destas chances é tornar-se web designer.

As oportunidades de trabalho são oferecidas para profissionais de diversas áreas de qualificação: web designer, programadores web, web marketing, web writing e outros.

Mercado de trabalho para o web designer

O mercado de trabalho para um web designer evolui de acordo com a tecnologia. Quanto mais avançadas as ferramentas da web, mais crescem as oportunidades de trabalho para web designers qualificados e que acompanham as novas tecnologias.

O web designer é um profissional responsável pela atualização de páginas da internet e pela criação de várias ferramentas e mídias para internet como sites, blogs, vinhetas, redes sociais, vídeos e outros aplicativos para a internet.

A evolução da profissão de web designer deu um salto na última década, pois antes esse profissional era contratado apenas para pequenos projetos e trabalhava de forma autônoma. A novidade é que o web designer, atualmente, participa de equipes e faz parte do quadro funcional da empresas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Essa característica da necessidade que as empresas têm de um profissional permanente em seu quadro funcional para atividades como atualização e desenvolvimento de páginas.

Perfil profissional de um web designer

Os web designers são profissionais bastante procurados e valorizados, mas em contrapartida, as empresas exigem muito dele. A maior exigência é que estejam atualizados quanto às novidades e tendências do cinema, da moda, da publicidade, esporte e outros assuntos.

Segundo pesquisas realizadas, é possível notar, mesmo depois de breve análise, que o mercado de trabalho possui maior demanda por esse profissional do que a existência deles no mercado. Apesar da informção que existe, o web designer ainda é um profissional pouco encontrado, principalmente com qualificação diversificada, como exige o mercado de trabalho.

Portanto, para conquistar um bom emprego como web designer é necessário que haja qualificação, preparação e que o profissional tenha conhecimentos que são considerados pré-requisitos para atuação como web designer, que são os conhecimentos em inglês.

Dicas profissionais para um web designer

Os profissionais que desejam uma carreira de sucesso de web designer devem buscar atualização constante e novos desafios.

Para isso é importante que o profissional tenha um portfólio completo com experiência em diversos setores de atuação, que podem representar trabalhos para empresas de vários segmentos e atividades diversas dentro do ambiente de web designer: atividades como criação para sites, projetos virtuais como jogos e mídias interativas e desenvolvimento de layout.

Realização das atividades de um web designer

Para o melhor desenvolvimento das atividades é necessário que os profissionais encontrem maneiras de tornar o trabalho mais organizado e produtivo. Para isso, crie uma biblioteca com referências, ou seja, tenha sempre em mãos o que se necessita, pesquise muito sobre as atividades e projetos que estão sendo requeridos pelo mercado e sobre as tendências existentes no ramo, conheça bem o trabalho que realiza e descreva-o com constância para estar na ponta da língua assim que surgir clientes com dúvidas, saiba de suas limitações, potencialidades, dificuldades e possibilidades de melhorias; receba críticas construtivas, tente criar trabalhos originais, mas que atendam as necessidades dos clientes.

Outra dica para realização das atividades é contar com sites auxiliares, além de blogs e tutoriais, mesmo que seja apenas para a informação de uma segunda opinião.

O importante também é estar sempre inspirado, amar o que faz e estudar mais e mais.

Web designer  – Freelancer de sucesso

Apesar de diversas empresas de TI oferecerem oportunidades para profissionais de web designer, muitos preferem uma carreira solo e se tornam freelancers.

Se tornar freelancer não é tão simples quanto parece, é necessário muita dedicação, sendo que os serviços realizados, os resultados e o crescimento na carreira dependerá somente de você.

Para não se sentir sozinho diante de uma longa e complexa caminhada, veja algumas dicas:

  • Tenha sempre bons momentos de lazer e recarregue as energias;
  • Busque conhecimentos em sites, feiras, exposições, livros, revistas, ou seja, quanto mais diversificadas  as fontes de conhecimento, melhor;
  • Adquira experiência em trabalhos diversificados e até em outros ramos de atuação;
  • Economize para emergências.

Quanto cobrar como web designer freelancer

Antes de falarmos quanto cobrar por um serviço, é necessário primeiro ser realista quanto a concorrência, pois se o profissional cobra o preço justo porque o serviço oferecido é de primeira qualidade, enquanto a concorrência cobra um valor bem mais baixo por um serviço que, na verdade, foi realizado por um profissional pouco preparado, o que demandará uma maior frequência de atualizações e manutenções.

Como o cliente nem sempre é informado sobre as peculiaridades dos serviços de web designer é bom que o profissional saiba alertar, convencer e negociar um preço que seja justo e que pague pela qualidade do trabalho realizado.

No início da carreira, os profissionais sempre têm uma dificuldade para saber o valor que se deve cobrar. O ideal é padronizar um preço específico para cada trabalho realizado.

No mercado de web designer, os profissionais costumam cobrar pelo tempo trabalho para realização de um projeto . Por exemplo, supondo que se tenha trabalhado 20 dias ou 180 horas, utilizando um valor base igual a R$5.400,00, divida 5400/180=780. Este será o valor cobrado para o projeto.

A base para o cálculo poderá ser o salário mensal de web designer, sendo que este cálculo não vale para todos os trabalhos realizados. Para precificar é necessário também uma pesquisa sobre os custos na operação.

O importante é que os preços sejam justos para trabalhos de qualidade.

Curso de web designer

O curso de web designer deve prover o aluno de conhecimentos como: usabilidade, ergonomia, arquitetura da informação, utilização das cores, etc.

O importante é que o mesmo proporcione ao profissional uma visão de conceitos e não somente quanto aos aspectos técnicos, lembrando que as atividades realizadas pelo web designer estão mais no campo artístico e criativo do que no campo técnico, o desenvolvimento da criatividade é também essencial para a formação do profissional.

Procure realizar cursos que sejam completos e trabalhe com todas as ferramentas necessárias e conhecimentos práticos que serão utilizados no dia a dia do profissional.

Procure na internet livros interessantes sobre o assunto de web designer, dicionários técnicos, revistas e outros recursos que farão parte de sua biblioteca particular.

4.00 avg. rating (79% score) - 7 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA