Como Abrir Uma Escola de Manequim e Modelo Fotográfico

Como abrir uma escola de manequim e modelo fotográfico
Como abrir uma escola de manequim e modelo fotográfico

Ser modelo é o sonho de muitas adolescentes e o mercado da moda está crescendo muito. Isso tem levado a crescente expansão do setor e da criação de escola de manequim e modelo fotográfico. Os principais locais que abrigam este tipo de empreendimento são as grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, mas a interiorização deste tipo de negócio faz com que cada vez mais meninas de diversas regiões tenham a oportunidade de começar uma carreira de manequim e modelo fotográfico.

Manequim é o termo designado a modelo de passarela, que precisa ter mais de 1,70m de altura para desfilar sua beleza. Portanto, roupas e acessórios de marcas que as contratam. Modelo fotográfico são aquelas que posam para fotografias, externas ou em estúdio e dá a oportunidade das meninas mais baixas ingressarem no ramo. Muito concorrida, a carreira de modelo geralmente começa muito cedo, antes mesmo dos 15 anos.

Antigamente, estas meninas saíam de suas cidades e iam tentar a vida de modelo na Europa e Estados Unidos sem sequer algum agente que tivesse trabalho em vista para elas, mas com a escola de manequim e modelo fotográfico isto ficou menos frequente, sendo a alternativa mais responsável e segura de se construir uma carreira de modelo.

Perfil do empreendedor de escola de manequim e modelo fotográfico

O empreendedor de um negócio como este tem grande chance de aumentar seus lucros e gerar muito sucesso se tiver afinidade com a área. Produtores, empresários do ramo, ex- modelos, designers, fotógrafos e outros podem começar a criação de escola de manequim e modelo fotográfico um passo a frente da concorrência.

Estrutura curricular da escola de manequim e modelo fotográfico

Não é tão bem definida a estrutura curricular de uma escola de manequim e modelo fotográfico, mas os objetivos estão sempre em comum: a formação de meninos e meninas que estejam aptos a fotografarem em seus melhores ângulos fazendo uso de técnicas ensinadas pelos profissionais que são renomados e experientes, assim como desfilarem de maneira adequada as exigências do mercado consumidor dentro e fora dos limites nacionais. Isso porque as modelos sofrem bastante influência estrangeira, tanto em sua formação quando em sua atuação, pois a maioria que se destaca começa a fazer trabalhos na Europa, principalmente nas semanas de moda que acontecem em vários países reunindo os maiores nomes de estilistas.

Escola de manequim e modelo fotográfico – Comportamento dos alunos

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Saber alguns conceitos são essenciais para os modelos. Isso porque a roupa deverá ser vendida e são eles que irão induzir o consumidor a sair de casa e ir a uma loja adquirir o produto. Muitos alunos da escola de manequim e modelo fotográfico fazem cursos de teatro para aprenderem um pouco mais sobre a expressão e como se posicionar diante do público, o que é de extrema importância para adquirir o sucesso e conseguir vender a roupa.

No caso das fotografias, estas deverão ser realizadas fora do ambiente familiar, ou seja, é bom que as modelos estejam livres de conhecidos que possam acabar com sua expressão. Involuntariamente, um clique ou outro pode deixar a modelo desconforme com o esperado apenas pela presença de um namorado ou amiga, por isso é melhor evitar. A timidez é uma das inimigas das modelos, tanto fotográficas como as de passarela em uma escola de manequim e modelo fotográfico e caso haja esta particularidade na personalidade da jovem aspirante, é bom que seja corrigida antes de qualquer tipo de entrevista.

Escola de manequim e modelo fotográfico – O Book

O book é um material muito precioso na vida de qualquer manequim ou modelo fotográfico. Trata-se de um cartão de visitas que é mostrado para cada cliente que queira contratar cada profissional para fazer seus trabalhos e o ideal é que cada profissional mostre o melhor de si.

Geralmente, uma escola de manequim e modelo fotográfico já possue um book próprio e cobra por ele, mas é bom que haja também a oportunidade de cada profissional providenciar o material a partir do clique dos fotógrafos que quiserem, mesmo que seja fora do espaço da escola.

Até as modelos de passarela precisam fazer um book fotográfico e, caso haja a escolha de seus serviços, pode ser solicitada uma reavaliação a partir do desempenho de passarela da profissional. No curso de uma escola de manequim e modelo fotográfico, todos estes parâmetros deverão ser explicados.

Concorrência de uma escola de manequim e modelo fotográfico

É claro que nos grandes centros a concorrência é enorme, mas é realmente muito grande o público que está a procura de um lugar ao sol para seguir a carreira de modelo. Nos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, as buscas são muito frequentes, mas nem sempre os valores da escola de manequim e modelo fotográfico condizem com a realidade da população.

Meninas lindíssimas podem ser encontradas em qualquer lugar, e não propriamente numa família que tenha condições de arcar com os custos de uma escola de manequim e modelo fotográfico.

Perfil da modelo na escola de manequim e modelo fotográfico

As modelos podem ter diversos perfis. Para a passarela, é exigido que haja uma certa altura e peso (que não pode ser mais baixo do que o estipulado pela Organização Mundial de Saúde). Meninas altas e magras são geralmente as que fazem mais sucesso e ganham disparado os melhores trabalhos.

Porém, hoje em dia um público alternativo tem conquistado seu espaço como as modelos plus size, que tem as formas mais avantajadas, representando as mulheres mais cheias de curvas. Além disso, alguns idosos também vêm sendo sondados para participarem de campanhas que incentivem o consumismo por parte dos homens e mulheres mais velhos.

Espinhas, cicatrizes e outras imperfeições impedem que a modelo esteja dentro dos padrões considerados perfeitos para ela. Diante disto, o Photoshop é, muitas vezes, usado para fazer correções e deixar as modelos ainda mais belas e não impede que todo o tipo de pessoas possa assistir aulas na escola de manequim e modelo fotográfico.

Investimento inicial de uma escola de manequim e modelo fotográfico

Para montar uma escola de manequim e modelo fotográfico, o investimento inicial deve corresponder a mais ou menos R$9.000,00. É necessário um espaço físico bem localizado, a presença de alguns funcionários experientes e qualificados e outros atributos.

Entre a equipe estão o scalter, que é um caçador de talentos, e o fotógrafo. O scalter é uma pessoa que tem uma boa visão e está a frente da difícil questão de achar pessoas que tenham o perfil de serem modelos para começar as aulas e, quem sabe, continuar a carreira. O fotógrafo é o profissional que tira fotografias e faz o contexto de uma cena ficar registrado em fotografias. A afinidade das modelos com o fotógrafo é essencial para o começo da carreira de um new face (novo modelo).

Materiais necessários para uma escola de manequim e modelo fotográfico

Para abrir uma escola de manequim e modelo fotográfico é necessário ter um espaço disponível para as aulas teóricas com cadeiras e o aparato básico como numa sala de aula normal de escola ou faculdade. Além disso, é necessário um estúdio com fotógrafo e câmera com boa resolução. Este espaço deve ter a iluminação adequada e toda a tecnologia empregada para fazer boas aulas práticas.

Num outro local, a passarela deve estar montada com espaço médio regular e comprimento ideal para o trânsito das alunas modelos. É importante avaliar não só a expressão, mas outros aspectos como a rapidez, desenvoltura e postura.

A parte administrativa deve ter contatos com estilistas, marcas e outras empresas para facilitar as negociações entre as partes e merece um certo espaço reservado com telefone, fax e um local apropriado para receber os clientes que queiram conversar sobre o andamento das aulas, contratações e resolução de demais problemas na escola de manequim e modelo fotográfico.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Pooo muito show,o site http://www.novonegocio.com.br pois estou montando a minha agencia de modelo e manequim percebi que estou indo pelo caminho certo,e me abriu mais as minhas idéias,e gostaria de obter mais informações,e orientações,desde já o meu muito obrigado,e parabéns a equipe desse site,muito obrigado e boa noite.

DEIXE UMA RESPOSTA