Como Abrir Uma Adega de Bebidas

Como abrir uma adega de bebidas
Para quem gosta de bebidas uma boa é investir numa adega de bebidas. Neste texto te contaremos tudo que você precisa saber sobre como abrir uma adega de bebidas.

Quando falamos em adega de bebidas, a associação mais frequente e que passa pela cabeça do cliente é uma coleção de vinhos de aparência e marca sofisticada, num ambiente agradável e clima luxuoso. Realmente o vinho é a principal atração de uma adega de bebidas, mas o empreendimento, além do vinho, pode oferecer uma série de outras bebidas.

O vinho é uma bebida muito famosa no mundo todo e que não se sabe ainda de onde surgiu. As uvas foram armazenadas em certos locais e esquecidas há algum tempo e quando a bebida foi então consumida, descobriu-se o valor e requinte que poderia proporcionar às sociedades, e o gosto pela bebida vem perpetuando por gerações sendo que, hoje em dia, os mais antigos são mais valorizados.

Da época Antes de Cristo, o vinho chega até a Europa e participa do processo de colonização do continente chegando aos Estados Unidos, países do Sul, como Brasil e Chile, e também na África. Aqui você ficará sabendo um pouco mais sobre adega de bebidas com nossas dicas para começar um negócio pautado em boas ideias para chegar ao sucesso. Confira!

Mercado de adega de bebidas

A carta de bebidas oferecida na adega de bebidas pode ser variável, dependendo do empreendedor e da procura das pessoas. Em cada região do Brasil, as bebidas vêm sendo consumidas de maneiras diferentes e cabe à organização do empreendimento fazer pesquisas para saber quais são as preferências locais para conseguir um bom apoio popular para o começo do negócio.

Pode ser necessário que a adega de bebidas seja especialista em vinhos, como a grande maioria, sendo esta uma atividade principal que dá também a oportunidade de comércio de outro tipo e bebidas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os futuros clientes devem ser pesquisados, antes mesmo de o negócio abrir as portas na intenção do empreendedor gerar expectativas e direcionar seus produtos e propaganda a certo público-alvo, conseguindo uma melhor aceitação por parte dos clientes e constituir uma clientela volumosa.

Nesta pesquisa, alguns parâmetros são necessários, como a renda do consumidor, idade, classes sociais, nível de instrução e etc. O perfil dos futuros consumidores tem uma grande importância, principalmente hoje em dia, quando os métodos de publicidade estão avançandos e deixando os negócios mais interessantes do ponto de vista popular.

Localização de adega de bebidas

A localização de uma adega de bebidas é realmente uma das preocupações que o empreendedor deve investir tempo entre suas escolhas. Isso porque uma adega de bebidas dificilmente fará sucesso numa área menos nobre ou de periferia, visto que este tipo de estabelecimento, culturalmente, já está associado a uma classe social um pouco mais nobre, do tipo média alta.

Caso haja um erro na escolha do bairro ou da rua correta, há uma grande chance de haver dificuldades permeando a chegada dos clientes até o local, o que diminui as vendas.

O Plano Diretor Urbano é uma lei que determina que tipo de atividade pode funcionar em cada local e, antes mesmo de fechar negócio com qualquer espaço a ser comprado ou locado para o funcionamento da adega de bebidas, é necessário ir até a Prefeitura e pedir a permissão deste órgão para abrir o negócio nesta localidade.

Adega de bebidas – Estrutura e equipamentos

Dependendo do tamanho do empreendimento, uma área específica deverá ser reservada para comportar o negócio. Tratando-se de uma empresa de médio porte, a adega de bebidas pode contar com uma área de 100 m², com uma boa chance de expansão, caso haja necessidade futuramente.

Os ambientes deverão ser divididos entre área para exposição de produtos,  área para vendas, escritório e depósito. A área de vendas deve contar com um balcão para atendimento, serviço de entrega de produtos e um caixa. Já no depósito, é uma parte que fica restrita apenas aos funcionários do local e serve como um estoque de reposição dos produtos, podendo ser subdividido ainda em alguns locais específicos para troca de roupas de funcionários, banheiros, e etc.

É necessário que as paredes do estoque sejam de madeira, vidro ou alvenaria, e esta exigência está intimamente relacionada à preservação do vinho que ali estará armazenado. Como se trata de um produto que sofre diversas reações químicas até ser consumido, alguns fatores como iluminação ou umidade acabam influenciando o resultado final, que deve estar sempre perfeito do ponto de vista do consumidor.

Os equipamentos mais importantes para uma adega de bebidas garantem que o ambiente esteja propício para comportar e vender as bebidas, sendo bem representados por climatizador, vaporizador e condensador. Além disso, é preciso prateleiras, abridores, miniadegas que simulam freezers e um computador.

Investimento inicial de adega de bebidas

Uma adega de bebidas pode precisar de pelo menos R$30 mil, em média, para um empreendimento de pequeno porte, voltada para um público de classe média/alta com aproximadamente 100m² de espaço.

O empreendedor então pode avaliar o orçamento total da aquisição de uma adega de bebidas em sua cidade e bairro escolhidos, podendo ainda achar valores maiores ou menores do que esse. É tudo uma questão de tempo e pesquisa.

Pessoal de uma adega de bebidas

É necessário que os funcionários sejam divididos em categorias para desempenharem papéis distintos numa adega de bebidas. O tamanho do negócio, logicamente, também influencia no número de contratados e, em geral, a adega deve contar com dois vendedores, um sommelier e um gerente.

O gerente é aquele que tem a responsabilidade voltada para a parte administrativa e financeira, controlando a comercialização, o estoque e os problemas de gestão. É o responsável pelo andamento do negócio e pode ser representado muito bem pelo dono do estabelecimento, na maioria das vezes.

O sommelier deve possuir conhecimentos técnicos de vinhos e outras bebidas, assim como os serviços relacionados à adega de bebidas. Faz um trabalho dando suporte ao gerente, mantendo contato com fabricantes e engarrafadores de vinhos, por exemplo, tendo uma grande importância nas tendências do setor e no que vai ser ou não introduzido no cardápio, por exemplo. Tem íntima associação com o consumidor e orienta o cliente sobre as características das bebidas, a combinação destas com os principais pratos, a forma de servir e conservação.

O vendedor é aquele que atende aos clientes e está voltando literalmente à venda dos produtos. Deve conhecer os produtos oferecidos, entender as necessidades e expectativas dos clientes, ter um bom relacionamento com eles e escutar reclamações e sugestões.

A estrutura e o funcionamento da empresa de adega de bebidas devem ser do conhecimento deste profissional, que é um dos maiores responsáveis pelo atendimento ao cliente. A proposta é que tenha conhecimento de marketing e desenvolva carisma e confiabilidade no seu relacionamento com a freguesia.

Divulgação de uma adega de bebidas

A opção que melhor define o marketing no caso da adega de bebidas é saber o que está disponível em caixa, primeiramente, para dar andamento ao processo de divulgação do local.

É claro que existem propostas muito boas de anúncios, mas que devem condizer com o capital disponível para ser gasto. O primeiro passo é fazer um estudo e, posteriormente, decidir qual será a melhor forma de chegar ao consumidor. A dica é fazer um marketing contínuo e sistêmico, evidenciando a infraestrutura local, a concessão de descontos, a proximidade dos locais e horários de funcionamento da adega de bebidas.

2.00 avg. rating (59% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. ola
    adorei o site!!!
    muito clara e objetiva a leitura!!!
    fiquei mais animado ainda, estou no caminho certo!!!
    vou montar uma delikatessen aqui na minha cidade
    ela é praiana e fica no extremo sul baiano
    ela sera pequena no inicio
    mas quero que seja BOA
    vcs poderiam me indicar fornecedores de bebidas??

  2. Gostei do site, estou pesquisando como montar “Uma Adega de Bebidas”. Achei excelente as explicações. Gostaria que me indicasse onde comprar as bebidas.
    Obrigada pela dica.

DEIXE UMA RESPOSTA