Como montar um laboratório de prótese dentária

Por:

Como montar uma laboratório de prótese dentáriaAs próteses dentárias (dentaduras) foram durante muitos anos um serviço de qualquer pessoa que o dentista achasse confiança para que desempanhasse, sem qualquer tipo de qualificação. Porém, depois de algum tempo Getúlio Vargas organizou alguns aspectos relacionados a Odontologia e criou o chamado protético, que é o profissional que faz as próteses dentárias.

Os dentistas são profissionais que atuam na saúde dos dentes e gengiva e têm formação diferente a dos protéticos, que fazem um curso que dura em média 24 meses para formar estes profissionais que trabalham ao lado do dentista, mas nunca em contato direto com o público. A tentativa de aliar estes dois profissionais se deu pela complexidade existente na formação de uma dentadura pra um ser humano que possui inúmeras características e peculiaridades próprias, necessitando de alguém que o diagnostique e outro que adapte suas necessidades.

O laboratório de prótese dentária é muito eficiente no sentido de resolver os problemas das pessoas com problemas de falta de dentes, e isso pode acontecer por diversos motivos. A idéia é gerar um ambiente que auxilie os dentistas e as pessoas a superarem problemas muitas vezes traumáticos e que diminuem a qualidade de vida e principalmente o bem estar social de muitas pessoas.

Para criar um laboratório de prótese dentária é necessário que o empreendedor tenha a consciência de ter algum vínculo com toda esta situação ou seja, deve ser formado em Odontologia ou ter o curso técnico em prótese dentária.

Serviços de um Laboratório de Prótese Dentária

Além de criar dentaduras, o laboratório de prótese dentária também trabalha com pontes móveis e fixas, prepara pivôs e outros objetos que são geralmente feitos de cera e gesso. A facilidade e habilidade em manipular a matéria prima é essencial e é uma das diversas práticas existentes nos cursos que formam estes profissionais.

As chamadas dentaduras são criadas principalmente para as pessoas mais velhas que perderam seus dentes. Porém, acidentes automobilísticos principalmente e algumas patologias fazem as pessoas perderem os dentes ou terem um sério comprometimento na arcada dentária levando assim a necessidade de recorrerem as próteses.

Investimento para montar um laboratório de prótese dentária

Para começar um Laboratório de Prótese Dentária o empreendedor deve dispor de cerca de 7 mil reais para arcar com os custos iniciais. É necessário que haja uma associação do protético com alguns dentistas para começar um negócio rentável logo de início. Isso facilita o trabalho de ambos os profissionais e inclusive dos pacientes, que já são encaminhados.

A margem de lucro está em torno de 22% em médiamas devido ao grande investimento em tecnologia na parte da Odontologia existem técnicas de recuperação dentária que acabam diminuindo a lucratividade deste tipo de negócio. Ainda sim, muitos empreendedores estão começando projetos nesta área.

Equipamentos para montar o Laboratório de Prótese Dentária

É claro que um laboratório de próteses dentárias precisa de uma grande quantidade de equipamentos para funcionar. Isso porque os produtos são feitos a partir de pequenas máquinas manipuladas pelos protéticos, que muitas vezes são caras e requerem uma certa quantia a mais de dinheiro por parte do empreendedor. No final, tudo compensa a partir dos lucros obtidos pelo negócio.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Na internet pode-se verificar os preços de alguns destes equipamentos como lupa de pala, mini recortador de gesso, motor de polimento, eliminador de bolhas para ortodontia. Além de ser bem mais barato do que nas lojas, geralmente pode-se parcelar em mais vezes e conseguir o frete grátis a partir de um valor.

Dicas para montar o laboratório de prótese dentária

A empresa deve ter competência técnica, dominar o que está fazendo para garantir os melhores serviços e produtos para a população. No Brasil principalmente as pessoas confiam muito no boca a boca e quem tem grandes elogios ou críticas a fazerem sobre determinados produtos pode prejudicar ou levantar qualquer negócio. Uma boa reputação conta muito e a empresa deve trabalhar para dominar isso usando a seu favor.

Antes de comprar qualquer artifício para o Laboratório de Prótese Dentária é necessário avaliar o que é indispensável para uso separando do que pode ser descartável. O laboratório independente do tamanho deve ser funcional e conter uma equipe especializada para realizar um trabalho de responsabilidade, e nenhum fator pode influenciar este processo. A partir do lucro, pode-se começar a fazer modificações e incorporar novas tecnologias para aprimorar o laboratório de prótese dentária para aumentar o lucro.

A partir de certo ponto quando a empresa se consolidar no mercado é interessante que haja um espaço para expansão. Por isso, é interessante que o local a ser comprado ou locado tenha a possibilidade de expandir. Além de todo o aparato tecnológico e técnico para a construção do laboratório, a divulgação também é parte importante para o processo de conhecimento da empresa por parte do público e principalmente dos profissionais de odontologia.

Divulgação do laboratório de próteses dentárias

Para divulgar, independente do meio de comunicação é necessário cativar os clientes e isso pode ser feito a partir do oferecimento de descontos em determinados produtos, aumento do número de parcelas no cartão de crédito ou até mesmo a concessão de brindes a partir de umdeterminado valor em compras.

Os consultórios dentários podem ser o alvo mais importante a ser implantada a divulgação do laboratório de próteses dentárias, e além deles os jornais também podem anunciar os produtos e promoções dos consultórios. Dependendo do tipo de laboratório e da verba disponível, um profissional de marketing saberá orientar cada empreendedor a investir especificamente em um tipo de divulgação. É claro que a garantia para trocas e peças defeituosas deve existir e pode ser exposta também na propaganda, já que o consumidor se sente seguro caso haja algum problema.

Laboratório de próteses dentárias – Funcionários

Os funcionários que vão fazer as próteses devem estar formados nos cursos e terem o título de protéticos. Caso o profissional não formado esteja trabalhando sem diploma, pode ser que os órgãos responsáveis numa fiscalização acabem multando o estabelecimento e garantindo consequências para a administração do mesmo. Por isso, a mão de obra qualificada é essencial e caso haja cortes de custos é necessário rever outros aspectos que não prejudiquem tão diretamente o desenvolvimento do negócio.

Os funcionários auxiliares podem ser contratados da própria empresa ou serem terceirizados. Estamos falando de assistentes que carregam objetos, que manipulam instrumentos e os da manutenção da limpeza. É necessário pensar no salário específico de cada um, quantidade de horas semanais a serem trabalhadas e colocar tudo na ponta do lápis para prever os gastos mensais totais. Caso haja dificuldade com a administração é necessário contratar um profissional auxiliar administrativo para ajudar a rever esta parte.

Legalização do laboratório de prótese dentária

A legalização de um negócio é parte essencial para estar em dia com a justiça e aumentar os ganhos da empresa. Em cada cidade a prefeitura pode informar onde conseguir a autorização para o funcionamento de um laboratório de prótese dentária e informará as taxas que devem ser pagas e os prazos a serem cumpridos. Depois da idéia de criar qualquer negócio a pesquisa da legalização é o segundo passo a ser dado. Assim, o empreendedor tem a consciência do quanto vai gastar em média no fim das contas para começar o funcionamento do laboratório de prótese dentária.

E você?! Deseja montar um laboratório de prótese dentária? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

12 comentários sobre “Como montar um laboratório de prótese dentária
  1. FABIO CARLOS DE SOUZA disse:

    estou fazendo um estudo para montar um laboratorio de proteses dentarias.

    • fabiano de miranda costa disse:

      Oi Fabio, Boa tarde, bom!!! Gostaria de saber onde vc mora?? Sou protético a 5 anos, Mas não sou formado, Gostaria de trabalhar em outra cidade moro em seabra- na bahia, Presto serviço para 2 clinicas odontologicas só faço a parte de resina. ass: fabiano de m costa

  2. daniel disse:

    Vocês podem me informar quantos dentes deve ter uma dentadura? Há número certo ou não?

  3. wellington ferreira disse:

    Vou começar o curso de protese dentaria em outubro pelo senac, e ja estou pensando em assim que acabar montar um laboratorio tambem, vou precisar de um socio.

    • Pedro Luiz disse:

      Eu, acoselho a principio vc começar só, aos poucos, sou formado pela escola tec. de PE., tambem estou montando meu lab. aos poucos e atendendo a alguns dentista. Como já foi dito essa profissão requer muita tecnica e paciencia e também bastante organização e seriedade no que faz.

  4. Eduardo Aragao disse:

    Em media são 28 dentes.

  5. Gilson Nascimento dos Santos disse:

    Já sou um técnico em prótese dentaria estou montando um laboratório e vou precisar de pessoas que trabalhe no ramo se souberem de alguém me em forme fico grato.

  6. jose marra de oliveira disse:

    Preciso montar um laboratorio de Protese urgente.

  7. Adriana Queiroz da Silva disse:

    Gostaria de saber qual e o largura e altura para montar um laboratório, seu um comodo consigo montar e se liberado pela vigilância sanitária, e qual a exigência necessária para montar um. Obrigada.

  8. Andressa Guerra disse:

    Comecei meu curso este ano, estou amando.

  9. paulinhoccc disse:

    Eh possivel montar o laboratorio em casa? Tenho um pequeno quarto com banheiro que pretendia usar como laboratorio fotografico mas me assustei com os precos das cameras e demais produtos profissionais e o retorno nao eh la essas coisas, acho que seja um mercado muito menor do que o de protetico. E queria indicacao de cursos no RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma fábrica de brinquedos
Como montar uma fábrica de brinquedos...
Se existe um modelo de empreendimento voltado ao c...
Como abrir uma fábrica de sais de banho
Como abrir uma fábrica de sais de banho...
Os sais de banho são compostos a base de sal marin...
Como abrir uma agência de conteúdo
Como abrir uma agência de conteúdo...
A informação é hoje a base do sucesso de qualquer ...
Loja de conveniência – Ideia de negócio rentável
Loja de conveniência – Ideia de negócio rentável...
A principal lei do capitalismo é: quanto mais se p...
Como abrir uma fábrica de isopor
Como abrir uma fábrica de isopor...
Quais os produtos que a fábrica de isopor produz? ...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores