Como Montar um Laboratório de Prótese Dentária

Como abrir uma empresa de canetas odontológicas
Como abrir uma empresa de canetas odontológicas

As próteses dentárias (dentaduras) foram durante muitos anos um serviço de qualquer pessoa que o dentista achasse confiança para que desempenhasse, sem qualquer tipo de qualificação. Porém, depois de algum tempo Getúlio Vargas organizou alguns aspectos relacionados a Odontologia e criou o chamado protético,
que é o profissional que faz as próteses dentárias.

Os dentistas são profissionais que atuam na saúde dos dentes e gengiva e têm formação diferente a dos protéticos, que fazem um curso que dura em média 24 meses para formar estes profissionais que trabalham ao lado do dentista, mas nunca em contato direto com o público. A tentativa de aliar estes dois profissionais se deu pela complexidade existente na formação de uma dentadura pra um ser humano que possui inúmeras características e peculiaridades próprias, necessitando de alguém que o diagnostique e outro que adapte suas necessidades.

O laboratório de prótese dentária é muito eficiente no sentido de resolver os problemas das pessoas com problemas de falta de dentes, e isso pode acontecer por diversos motivos. A idéia é gerar um ambiente que auxilie os dentistas e as pessoas a superarem problemas muitas vezes traumáticos e que diminuem a qualidade de vida e principalmente o bem estar social de muitas pessoas.

Para criar um laboratório de prótese dentária é necessário que o empreendedor tenha a consciência de ter algum vínculo com toda esta situação ou seja, deve ser formado em Odontologia ou ter o curso técnico em prótese dentária.

Serviços de um Laboratório de Prótese Dentária

Além de criar dentaduras, o laboratório de prótese dentária também trabalha com pontes móveis e fixas, prepara pivôs e outros objetos que são geralmente feitos de cera e gesso. A facilidade e habilidade em manipular a matéria prima é essencial e é uma das diversas práticas existentes nos cursos que formam estes profissionais.

As chamadas dentaduras são criadas principalmente para as pessoas mais velhas que perderam seus dentes. Porém, acidentes automobilísticos principalmente e algumas patologias fazem as pessoas perderem os dentes ou terem um sério comprometimento na arcada dentária levando assim a necessidade de recorrerem as próteses.

Investimento para montar um laboratório de prótese dentária

Para começar um Laboratório de Prótese Dentária o empreendedor deve dispor de cerca de 7 mil reais para arcar com os custos iniciais. É necessário que haja uma associação do protético com alguns dentistas para começar um negócio rentável logo de início. Isso facilita o trabalho de ambos os profissionais e inclusive dos pacientes, que já são encaminhados.

A margem de lucro está em torno de 22% em médiamas devido ao grande investimento em tecnologia na parte da Odontologia existem técnicas de recuperação dentária que acabam diminuindo a lucratividade deste tipo de negócio. Ainda sim, muitos empreendedores estão começando projetos nesta área.

Equipamentos para montar o Laboratório de Prótese Dentária

É claro que um laboratório de próteses dentárias precisa de uma grande quantidade de equipamentos para funcionar. Isso porque os produtos são feitos a partir de pequenas máquinas manipuladas pelos protéticos, que muitas vezes são caras e requerem uma certa quantia a mais de dinheiro por parte do empreendedor. No final, tudo compensa a partir dos lucros obtidos pelo negócio.

Na internet pode-se verificar os preços de alguns destes equipamentos como lupa de pala, mini recortador de gesso, motor de polimento, eliminador de bolhas para ortodontia. Além de ser bem mais barato do que nas lojas, geralmente pode-se parcelar em mais vezes e conseguir o frete grátis a partir de um valor.

Dicas para montar o laboratório de prótese dentária

A empresa deve ter competência técnica, dominar o que está fazendo para garantir os melhores serviços e produtos para a população. No Brasil principalmente as pessoas confiam muito no boca a boca e quem tem grandes elogios ou críticas a fazerem sobre determinados produtos pode prejudicar ou levantar qualquer negócio. Uma boa reputação conta muito e a empresa deve trabalhar para dominar isso usando a seu favor.

Antes de comprar qualquer artifício para o Laboratório de Prótese Dentária é necessário avaliar o que é indispensável para uso separando do que pode ser descartável. O laboratório independente do tamanho deve ser funcional e conter uma equipe especializada para realizar um trabalho de responsabilidade, e nenhum fator pode influenciar este processo. A partir do lucro, pode-se começar a fazer modificações e incorporar novas tecnologias para aprimorar o laboratório de prótese dentária para aumentar o lucro.

A partir de certo ponto quando a empresa se consolidar no mercado é interessante que haja um espaço para expansão. Por isso, é interessante que o local a ser comprado ou locado tenha a possibilidade de expandir. Além de todo o aparato tecnológico e técnico para a construção do laboratório, a divulgação também é parte importante para o processo de conhecimento da empresa por parte do público e principalmente dos profissionais de odontologia.

Divulgação do laboratório de próteses dentárias

Para divulgar, independente do meio de comunicação é necessário cativar os clientes e isso pode ser feito a partir do oferecimento de descontos em determinados produtos, aumento do número de parcelas no cartão de crédito ou até mesmo a concessão de brindes a partir de umdeterminado valor em compras.

Os consultórios dentários podem ser o alvo mais importante a ser implantada a divulgação do laboratório de próteses dentárias, e além deles os jornais também podem anunciar os produtos e promoções dos consultórios. Dependendo do tipo de laboratório e da verba disponível, um profissional de marketing saberá orientar cada empreendedor a investir especificamente em um tipo de divulgação. É claro que a garantia para trocas e peças defeituosas deve existir e pode ser exposta também na propaganda, já que o consumidor se sente seguro caso haja algum problema.

Laboratório de próteses dentárias – Funcionários

Os funcionários que vão fazer as próteses devem estar formados nos cursos e terem o título de protéticos. Caso o profissional não formado esteja trabalhando sem diploma, pode ser que os órgãos responsáveis numa fiscalização acabem multando o estabelecimento e garantindo consequências para a administração do mesmo. Por isso, a mão de obra qualificada é essencial e caso haja cortes de custos é necessário rever outros aspectos que não prejudiquem tão diretamente o desenvolvimento do negócio.

Os funcionários auxiliares podem ser contratados da própria empresa ou serem terceirizados. Estamos falando de assistentes que carregam objetos, que manipulam instrumentos e os da manutenção da limpeza. É necessário pensar no salário específico de cada um, quantidade de horas semanais a serem trabalhadas e colocar tudo na ponta do lápis para prever os gastos mensais totais. Caso haja dificuldade com a administração é necessário contratar um profissional auxiliar administrativo para ajudar a rever esta parte.

Legalização do laboratório de prótese dentária

A legalização de um negócio é parte essencial para estar em dia com a justiça e aumentar os ganhos da empresa. Em cada cidade a prefeitura pode informar onde conseguir a autorização para o funcionamento de um laboratório de prótese dentária e informará as taxas que devem ser pagas e os prazos a serem cumpridos. Depois da idéia de criar qualquer negócio a pesquisa da legalização é o segundo passo a ser dado. Assim, o empreendedor tem a consciência do quanto vai gastar em média no fim das contas para começar o funcionamento do laboratório de prótese dentária.

E você?! Deseja montar um laboratório de prótese dentária? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

41 COMENTÁRIOS

    • Oi Fabio, Boa tarde, bom!!! Gostaria de saber onde vc mora?? Sou protético a 5 anos, Mas não sou formado, Gostaria de trabalhar em outra cidade moro em seabra- na bahia, Presto serviço para 2 clinicas odontologicas só faço a parte de resina. ass: fabiano de m costa

      • Boa noite,Fabiano me chamo Vanessa moro em Belo Horizonte-mg, estou fazendo curso técnico em prótese dentaria e assim que terminar o curso pretendo abrir um laboratório em Bom Jesus da Lapa-ba cidade em que meu nasceu,cresceu e pretende voltar,gostaria de saber de vc se prótese total compensa nesta região?

    • a principio segue-se a numeração natural de uma arcada dentaria.32 dentes se uma pessoa tem capacidade de comportar todos os 4 dentes do siso (terceiros molares) e 28 dentes, caso ela não os possa comportar. Porém à casos em que se pode ajustar a quantidade de dentes de acordo com a oclusão do paciente ou ate mesmo pela estética.

  1. Vou começar o curso de protese dentaria em outubro pelo senac, e ja estou pensando em assim que acabar montar um laboratorio tambem, vou precisar de um socio.

    • Eu, acoselho a principio vc começar só, aos poucos, sou formado pela escola tec. de PE., tambem estou montando meu lab. aos poucos e atendendo a alguns dentista. Como já foi dito essa profissão requer muita tecnica e paciencia e também bastante organização e seriedade no que faz.

  2. Já sou um técnico em prótese dentaria estou montando um laboratório e vou precisar de pessoas que trabalhe no ramo se souberem de alguém me em forme fico grato.

  3. Gostaria de saber qual e o largura e altura para montar um laboratório, seu um comodo consigo montar e se liberado pela vigilância sanitária, e qual a exigência necessária para montar um. Obrigada.

  4. Eh possivel montar o laboratorio em casa? Tenho um pequeno quarto com banheiro que pretendia usar como laboratorio fotografico mas me assustei com os precos das cameras e demais produtos profissionais e o retorno nao eh la essas coisas, acho que seja um mercado muito menor do que o de protetico. E queria indicacao de cursos no RJ

    • Rapaz estou praticamente na mesma, com a facilidade de cameras hoje em dia, todo mundo se acha fotografo e ai os precos despencaram….alem de custos de transporte, seguro…enfim, acredito que o protetico tenha mais seguranca e o maior trabalho seria a captacao de dentistas o que poderia ser feito em universidades e tal…..

  5. Pessoal, procuro sócio para abrir laboratório de protese dentária. tenho capital e sou gestor, só preciso de um socio com conhecimento na área. entrar em contato pelo fone (51)82116841.

    quero abrir na região do vale dos sinos Rio Grande do Sul

  6. MUITO LEGAL SUAS DICAS. POSSO TER MEU LABORATORIO DE PROTESE SEM O NOME LABORATORIO, E TER UM NOME FICTICIO EX: ESCELENCIA DO SORRISO. OBRIGATORIAMENTE TENHO QUE TER O NOME LABOR.

  7. Olá….Estou interessada neste curso,e pretendo fazer esté ano mesmo.Mas assim o preço dos equipamentos é muito caro,porém tem agum rendimento depois ao montar meu próprio negócio…Aliás está area você ganha bastante:??????grata!!

  8. Pessoal tenho um laboratorio de Protese Dentária em São paulo,proximo ao cemiterio do Jd tremembé…Atualmente trabalho sozinho,mas sozinho não dá né,então resolvi que preciso de alguém,para uma parceria…caso alguem se interesse favor responder a esse Email ok,obrigado….

  9. – ja sou formado porem nao tenho experiencia,gostaria de trabalhar na area

    se tiver algun laboratorio precisando sou de mogi das cruzes sp.

    tel. 11 998841198

  10. Tenho um laboratório a 10 anos em Barreiras na Bahia, estou contratando Técnicos: Especialidades: Resina Acrílica: 01 VAGA
    Usinagem de Metal: 01 VAGA
    Fone: (77) 3612-3647
    (77) 9118-3089 – TIM

  11. QUERO TRABALHAR NESTA ÁREA PRECISO FAZER UM CURSO MAS AONDE EU MORO NÃO TEM CURSOS DE PROTÉTICO POIS MORO EM JUIZ DE FORA MG. ALGUÉM PODE ME AJUDAR OU SABE ME INFORMAR AONDE TEM UM CURSO MAIS PRÓXIMO DA MINHA CIDADE,POIS TRABALHO NO MERCADO DE TORNEARIA COM MICRO PEÇAS E TENHO MUITA HABILIDADE SINTO QUE SERA UM BOM NEGOCIO.OBS:ACEITO PROPOSTA DE TRABALHO NESTA ÁREA ATE MESMO PARA APRENDER A PROFISSÃO.

  12. Olá
    Boa noite a todos. .
    Me chamo Denison Menezes
    Sou formado em prótese Dentária
    pelo SENAC-RIO
    Sou de Belém e já trabalho à alguns anos na profissão …
    Pelo o que eu vi os últimos comentários aqui
    Já tem alguns anos .. né vdd. ??!!!
    Rsrs. .
    Gostaria de manter contato com vocês. .

    Podem me achar no Facebook
    Como : Nilson Menezes ( apelido )
    (91) 980756230 meu Whatsapp

    Será um prazer compartilharmos
    Nossos conhecimentos uns com os outros ..

    Desde já agradeço pelo
    Espaço aqui .
    Muito obrigado.

  13. Entrei no curso a oito meses, é muito bom , moro em Feira de Santana,Bahia e pretendo colocar meu laboratório, vou começar com fundição,pois um irmão meu que é Dentista está me dando essa força!

  14. estou recem formado,tentei trabalhar em algum laboratorio,mas dificil os proteticos aceitarem,entao estou pensando em montar o meu proprio laboratorio,com equipamentos basicos para execuçao de pt e plaquinhas de inicio,abrço a todos colegas,espero receber algumas dicas ou até uma oportunidade de trabalhar com alguém com mais experiencia do que eu.

  15. Olá .. montei meu laboratório a um ano .. Tenho 9 anos de profissão trabalhei nos melhores laboratórios de Goiânia e falo pra vcs tem que ter determinação e muita força de vontade é sabedoria para lidar com momentos de crise mas é muito bom ter seu próprio negócio ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.