Como abrir uma empresa de segurança e vigilância

Por:

Como abrir uma empresa de segurança e vigilânciaSegurança é essencial tanto em residências quanto nas empresas, por isso as empresas de segurança e vigilância são tão requisitadas em condomínios residenciais e empresas.

Mercado das empresas de segurança e vigilância

As notícias em telejornais ou jornais não negam a onda de violência e roubos constantes ao patrimônio particular, então as empresas de diversos ramos e setores têm contratado os serviços de empresas de segurança e vigilância com certa constância.

Concorrência das empresas de segurança e vigilância

As empresas de segurança e vigilância têm fortes concorrentes, pois existem empresas que já fizeram o nome no mercado, assim as empresas novas devem trilhar esse caminho que resulta no reconhecimento e na credibilidade e ainda na confiabilidade dos serviços oferecidos.

Para conquistar um espaço no mercado é necessário que as empresas de segurança e vigilância possuam estrutura, profissionalismo e recursos necessários para prestar um serviço confiável e de credibilidade.

Para ser competitiva, a empresa deve combinar recursos para instalação de serviços que sejam abrangentes e também de qualidade, sendo que as empresas de empresas de segurança e vigilância devem respeitar o foco principal de suas atividades e ainda contar com uma estrutura e recursos alocados que acompanhem a estratégia da mesma.

Como estratégia para concorrer no ramo e conquistar um espaço considerável no mercado, recomenda-se a prática do benchmarking que proporcionará a oportunidade de crescimento profissional com a adequação de processos de acordo com as tendências de mercado para a qualidade, a fim de que os serviços sejam alinhados ao que é praticado e requerido no mercado.

Estratégia das empresas de segurança e vigilância

As empresas de segurança e vigilância devem organizar seus serviços de acordo com as necessidades sentidas no mercado que poderá abranger segurança residencial e comercial.

Para isso, antes de planejar quais serviços oferecer é importante que haja um estudo e pesquisa de mercado identificando os nichos que representarão uma oportunidade para as empresas de segurança e vigilância.

Estrutura das empresas de segurança e vigilância

A empresa deverá contar com escritório, recepção e setor de contabilidade e de pessoal, além de uma sala para realização de palestras e treinamento.

Caso necessite usar armas para realização de suas atividades é necessário que o porte seja adquirido junto à Polícia Federal e como norma de segurança é necessário que o porte das armas seja devolvido pelos vigilantes e seguranças após o expediente.

Equipamentos das empresas de segurança e vigilância

As empresas de segurança e vigilância necessitarão de certos equipamentos como: rádio de comunicação, armas (caso o serviço requeira o porte de arma), uniformes completos que inclui botas, bonés, tênis, calças e camisas, apito com cordão.

Para montagem do escritório se faz necessário a compra de computadores e impressoras e material de expediente.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Pessoal das empresas de segurança e vigilância

A equipe de trabalho essencial para contribuir com o sucesso da empresa são os seguranças.

O importante é que os seguranças contratados sejam devidamente treinados e, além disso, a equipe não pode ser formada esporadicamente. Os escolhidos devem ter mais de 21 anos de idade, altura de no mínimo 1,70 m. Algumas empresas estão exigindo o segundo grau completo como requisito de aprovação nos processos seletivos, pois as atividades de segurança são atividades que exigem julgamentos de valor e ainda raciocínio e questão ética, principalmente se for o caso dos seguranças andarem armados.

Para profissionais que prestarão serviços de vigilância não armada, os requisitos não são tão exigentes, mas nos dois casos de seleção de pessoal, tanto para seguranças quanto para vigilantes, se faz necessário o recrutamento e seleção com testes psicológicos e ainda exames de aptidão física.

Serviços oferecidos nas empresas de segurança e vigilância

As empresas de segurança e vigilância prestam serviços de:

Vigilância e segurança patrimonial - este é serviço é geralmente prestado para empresas que são instituições financeiras ou ainda estabelecimentos que guardam valores patrimoniais ou documentos importantes.

Garantia da integridade física de pessoas - estes serviços são geralmente prestados por empresas em condomínios residenciais ou prédios empresariais.

Realização do transporte de valores ou garantia do transporte de qualquer outro tipo de carga – este serviço é contratado por bancos ou empresas varejistas ou empresas de ramos e setores que têm guardados uma grande quantia de valores em dinheiro ou bens e que necessitam transportar essa quantia de valor.

Organização do processo produtivo nas empresas de segurança e vigilância

As empresas de segurança e vigilância deverão organizar cursos e treinamentos especializados para capacitação de seu pessoal, até por motivos de reciclagem dos conhecimentos práticos e teóricos.

Existem diversas organizações que são referências no ramo da segurança e realizam cursos e treinamentos para formação de seguranças e vigilantes.

Investimentos das empresas de segurança e vigilância

A organização realizará investimentos na adequação da estrutura para o processo produtivo, então a empresa investirá em equipamentos como rádio, cassetetes, uniformes para a equipe de segurança e vigilantes, equipamentos para o escritório, coletes a prova de bala, etc.

Exigências legais das empresas de segurança e vigilância

As empresas de segurança e vigilância necessitam de autorização para diversas práticas e atividades nas prestações de seus serviços.

A autorização para transportes de valores, caso haja necessidade desse serviço pelas empresas de segurança e vigilância, deve ser expedida pela Polícia Federal, bem como outras autorizações.

A garagem de veículos para transporte de bens deve ser exclusiva e os veículos devem possuir cofre forte. É exigido também que todos os vigilantes das empresas de segurança e vigilância tenham a Carteira  Nacional de Vigilante, que é também expedida pela Funapol.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Como abrir uma empresa de segurança e vigilância
  1. Eduardo Nunes disse:

    Boa tarde, senhores.

    Acessei a página de vocêis pois pretendo constituir uma empresa de vigilância, porêm, sou leigo no assunto e procurei algumas orientações. Poderia me responder, por gentileza, qual seria o valor necessário para monta uma pequena empresa neste ramo?

    Obrigado pelas orientações acima.
    Abraços.

  2. wagner martinez disse:

    quero abrir uma empresa de seguranças em eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

10 dicas para montar uma distribuidora

10 dicas para montar uma distribuidora

É muito comum encontrar pessoas com espírito empreendedor, que b...
Como montar uma clínica médica

Como montar uma clínica médica

Cada vez mais os profissionais de saúde estão descobrindo como se...
Como montar uma loja de eletroeletrônicos

Como montar uma loja de eletroeletrônicos

Para quem tem um bom dinheiro guardado e quer investir em um negó...

Curta O Novo Negócio!

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)