Como Montar Uma Revistaria

Como montar uma revistaria
Mesmo na era digital, montar uma revistaria ainda é um bom negócio. Veja neste artigo dicas infalíveis para iniciar uma revistaria e se destacar no mercado.

Veja o passo a passo para montar uma revistaria. A chegada da internet e o acesso às informações de maneira digital abalou um pouco o mercado das bancas de revistas, mas nada que tenha extinguido o ramo das revistarias.

Para montar uma revistaria e competir com o formato eletrônico algumas Revistarias estão se apresentando no mercado de forma mais criativa e formato mais completo. Algumas revistarias diferenciam seus serviços oferendo acesso à internet, café expresso, lanche e um ambiente mais arrojado.

Revistarias e o mercado

O mercado de revistaria abrange clientes de todos os sexos e idades, pois atualmente as pessoas estão mais conscientes da importância da informação, buscando no meio digital ou físico.

Existe um nicho de mercado que sempre consumirá jornais, revistas e outros produtos oferecidos em revistaria basta que a empresa esteja localizada próxima aos clientes.

Localização das revistarias

A escolha da localização é importante em todo negócio e deve levar em conta o público-alvo. É preciso observar quem circula no local, quais as preferências, gostos e o que buscam.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As revistarias constituem mais um daqueles negócios em que a localização deve estar estrategicamente situada onde há um fluxo intenso e variado de pessoas. Por isso, é ideal que as revistarias se situem em espaços como rodoviárias, aeroportos, área hospitalar e centros empresariais.

Organização do processo produtivo de uma revistaria

A estrutura de uma revistaria deverá estar protegida contra assaltos, chuvas, excesso de sol e etc. A estrutura básica de uma revistaria conterá prateleiras, porta-jornais e balcão; tudo deverá ser apresentado de forma que encante o cliente, com pôsteres promocionais interessantes.  Use combinação de cores alegres, capriche na arrumação e tenha uma disposição de produtos do tipo ”compras por impulso” que com certeza trará lucros.

Os produtos para compras por impulso são compostos por cartões telefônicos, cigarros, doces, carregamento para celulares e até máquinas de refrigerantes. Algumas revistarias têm  ainda à disposição freezer de picolés e sorvetes.

A arrumação das revistas deve obedecer à estratégia de vendas, pois a arrumação deve ser de forma que na entrada da revistaria os clientes encontrem revistas para todos os públicos-alvo, exemplo: revistas teen, revistas de moda, revistas masculinas e jornais de todos os tipos: de noticias, econômicos, para empregos, etc.

Automação de uma Revistaria

Atualmente, a automação tem sido um fator decisivo em qualquer negócio, até mesmo para revistarias. Por isso, o empresário deve ficar atento às possibilidades de automação, como softwares com aplicativos que integram distribuidores e revendedores. Alguns desses aplicativos são fornecidos pelas próprias distribuidoras como a Abril e editora Globo.

Os aplicativos devem conter também controle de vendas, cadastro de clientes, de fornecedores e permitir consultas automáticas de estoques e um módulo contábil que contenha aplicativos com inventários, lançamentos de fluxo de caixa e organização das contas a pagar.

Investimento e Capital de Giro em uma Revistaria

O investimento inicial necessário para abertura de uma revistaria é considerado médio e gira em torno de 60 a 75 mil reais.

Lembramos que todo investimento deve ser acompanhado de um planejamento financeiro que deve estar listado no Plano de Negócios e que considere um retorno financeiro em determinado tempo, pois deve levar em conta as variações nas vendas e o valor necessário de para manter o negócio sem que o empresário recorra a empréstimo bancário.  E para não se atrapalhar com as contas e estar sempre com as finanças em dia, controlando gastos e receitas é necessário calcular o Capital de Giro.

O Capital de Giro calcula a eficiência financeira da empresa de forma que considerando contas a pagar e a receber e estoques, a empresa ainda tenha liquidez para suprir suas necessidades, ou seja, considerando que a empresa tem custos e obrigações a curto e longo prazo, o capital de giro será usado exatamente para suprir as de curto prazo.

Uma das equações mais importantes do Capital de Giro deve considerar a gestão de estoques, pois os estoques “encalhados” só geram gastos. Assim, é importante prestar atenção na compra dos estoques e pedir a quantidade certa de jornais e revistas. Portanto, a providência a ser tomada para evitar excesso de custos com estoques, é pedir o que vende.

Exemplificando isso com cálculos, temos:

Valor do estoque: 23.350 reais

CMV= Custo de Mercadorias Vendidas.

= CMV/Faturamento=70% *20.000

CMV/dias do mês=14.000/30=467,00

Prazo Médio de Estocagem= 23.350/467=50

Por esse cálculo vemos que para não ter prejuízo a empresa deve pedir estoque dentro de 50 dias.

Informações Fiscais e Tributárias

Para quem se interessa em montar uma revistaria, uma boa noticia é que a revistaria pode optar pelo Simples Nacional – que é o Sistema que rege o Regime Especial Unificado de Tributos e Contribuições.

É necessário, portanto, que a revistaria seja uma MPE (Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte), ou seja, que o seu faturamento mensal não ultrapasse 240 mil reais.

O importante é que no recolhimento do simples, os impostos são arrecadados em documento único com alíquotas de 4% à 11,6%. No documento único contém os seguintes impostos: IRPJ, CSLL, ICMS e INSS. Lembrando que o sistema é flexível e com possibilidades de substituições tributárias de acordo com o negócio optante.

As regras trabalhistas também são mais simples para os optantes deste sistema.

O que achou do nosso passo a passo para montar uma revistaria? Comente!

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

7 COMENTÁRIOS

  1. Moro em Macapá-AP, estou pretendendo abrir uma banca de revista, já tenho um ponto/box em alvenaria todo lajotado medindo mais ou menos uns 10 m²,porta de ferro com grade, estou mandando confeccionar as prateleiras e estou procurando distribuidores de revistas para abrir
    a minha revistaria : aceito sugestão e fornecimento de revistas.

DEIXE UMA RESPOSTA