Como montar uma agência de turismo

Por:

Como montar uma agência de turismoO bom momento na economia brasileira e o poder de compra da classe C tem trazido diversas oportunidades de negócios, como os  negócios voltados para o turismo em geral. Com isso, surge a possibilidade lucrativa de montar uma agência de turismo.

Mercado 

Atualmente, as agências de turismo estão vendendo tanto quanto os produtos e serviços essenciais, como serviços de saúde, pois há uma necessidade em viajar encontrada nas famílias de todas as classes que esperam uma oportunidade de descanso, de lazer, de visita à familiares e por outros motivos.

Clientes 

Os clientes de turismo estão cada vez mais exigentes e procuram as agências de viagens por diversos motivos. Por isso, é necessário acompanhar as tendências de mercado e o perfil do público-alvo.

Saber como conquistar os clientes é uma das características do empreendedor, você sabe quais são?

De acordo com a localização da agência, o público-alvo pode ser bem diversificado. Um exemplo disso, são as agências que funcionam em shoppings centers, que atendem uma diversidade de clientes que diferem entre si pelos motivos da viagem, seja viajar com a família ou a negócios, além disso, os clientes se diferem de acordo com as características demográficas como sexo, idade, renda per capita, nível de escolaridade e outros.

Análise de Mercado

Tenha em vista os clientes que serão atendidos pela agência e anote suas características principais com todos os dados sobre as preferências desses  clientes, hábitos e outros.

Ter um plano de negócio que prevê uma boa analise de mercado, estimativas de lucros, custos, capital de giro, dentre outros fatores, é de suma importância.

Essa pesquisa de mercado é importante para estabelecer quais os pacotes de viagens, serviços, produtos, promoções e lançamentos que serão interessantes para o sucesso em vendas e para a fidelização do cliente.

Localização de uma agência de turismo

Antes de montar uma agência de turismo, é necessário estudar bem a localização e a melhor escolha dependerá de um estudo sobre as regiões eleitas. O estudo deve conter renda per capita da região, concorrentes, características do público-alvo e, claro, deverá ser escolhida a localização que proporcionará um maior volume de clientes.

Se você estiver pensando em trabalhar com ecommerce, não deixe de ler nosso artigo sobre vendas pela internet!

Na escolha da localização deve-se pensar também na estrutura a ser montada e, para isso, a decisão da escolha do imóvel será muito importante. Uma localização ideal para as agências de turismo são em complexos comerciais nos centros das cidades, em bairros de classe média, em shoppings e em aeroportos.

Você pode também optar por criar uma agência de viagem online, estilo a CVC Agência de Turismo, podendo ter ótimos rendimentos e um custo mais atraente!

Tendências do mercado

Os empresários do ramo de turismo devem ter em mente que o número de viajantes é maior do que os de aviões e estadias disponíveis e alocar seus serviços contando com essa realidade.

Falando em empresário, você sabe exatamente o que é empreendedorismo?

As agências de viagens devem manter a qualidade dos serviços, agregando valor com serviços diferenciados. Um dos maiores fenômenos no turismo nacional e internacional são a demanda de clientes da terceira idade. Esse segmento de turismo é crescente e abrange um público-alvo peculiar que busca diversão, lazer e outros motivos para viajar, sendo os que mais viajam e que possuem maior renda per capita.

Já pensou em montar um negócio para pessoas de terceira idade? Se quiser, pode conferir nosso texto sobre como montar uma casa de repouso!

Processo produtivo em uma agência de turismo

O dia a dia nas agências de turismo requer paciência, atitude, bom atendimento e sensibilidade para aproveitar as oportunidades de fazer negócios, fechar contratos interessantes e aumentar o número de clientes.

As agências devem contar com um serviço de atendimento ao cliente com profissionais treinados que atendam com cortesia e que saibam todas as informações sobre os pacotes turísticos, política da empresa, promoções concedidas e outras informações.

Tenha também excelentes vendedores com poder de negociação e que sejam capazes de realizar bons contratos de convênio e outros, fidelizar a carteira e prospectar novos clientes.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Um dos maiores fatores de sucesso de uma agência de turismo são os seus colaboradores, pois são eles que têm contato direto com os clientes. Portanto, treine o pessoal, invista no aperfeiçoamento e na motivação.

Estrutura de uma agência de turismo

As agências de turismo têm uma estrutura que varia entre 40 a 100 m², com balcões de atendimento e decoração aconchegante que remete lugares turísticos.

A agência deve ter computadores eficientes, telefones e o pessoal deve estar uniformizado, ser gentil, enfim, a estrutura das agências deve ser funcional e agradável para os clientes.

A agência deve ter também banheiros para os clientes, servir água, cafezinho e por isso, é interessante contar com uma copa. Ao fundo a agência poderá ter também banheiros com vestiários, sala de reuniões e escritório.

Dicas do negócio

Acompanhe as tendências de mercado para melhor atender aos clientes e assim, obter competitividade. As agências de turismo estão oferecendo pacotes de viagens e pacotes aéreos para escapadas, fins de semana, lua-de-mel e os locais mais procurados são SPAS, hotéis fazenda, turismo em centro de cidades grandes como São Paulo, Nova York, Tóquio e outros.

Você, antes de pensar em montar uma agência de turismo, deve saber exatamente como abrir um negócio!

Outra tendência de mercado é o ecoturismo. Esse tipo de turismo é ideal para jovens, adultos, executivos e é muito recomendado para profissionais que precisam relaxar e se livrar do stress das rotina nos escritórios e das grandes cidades. Para atender esse serviço, o ideal é contar com guias qualificados e ter na equipe instrutores e bombeiros que possam realizar os primeiro socorros.

Os sites de compras coletivas são outra tendência interessante para o ramo de turismo. Os sites oferecem descontos em viagens curtas, escapadas, voos domésticos e internacionais com estadias e esses sites representam um oportunidade lucrativa de fazer negócios com parcerias, pois os sites de compras coletivas são bem visitados e já são campeões em vendas. Essa é uma ótima maneira de vender em grande quantidade, com baixo custo e com preços competitivos.

Diferencial de uma agência de turismo

Atendimentos online, passagens entregues em casa e pacotes flexíveis são considerados itens básicos para os serviços turísticos.

Para descobrir o que poderá diferenciar os serviços é necessário conhecer a necessidade do cliente e depois com criatividade criar mecanismos de diferenciação. Realize pesquisas que buscam saber os desejos e necessidades dos clientes, e através de atitudes simples e viáveis, realize seu diferencial.

Para isso, dê brindes como programas de milhagem, presentes de aniversários para clientes frequentes, descontos relâmpagos e outras ideias.

Você pode se interessar também em ver como montar uma fábrica de brindes.

Automação

Para atender de forma eficiente aos clientes e para o melhor desenvolvimento das atividades, as agências de turismo precisam contar com tecnologias. As agências devem ter seus sistemas integrados de forma online com companhias aéreas, hotéis e com os próprios clientes. Por isso, se faz necessário o uso da tecnologia.

Os principais recursos tecnológicos usados pelas agências são sistemas gerenciais que buscam melhor relacionamento com clientes e controle de estoques, como o CRM, que é um sistema para  gestão de relacionamento com o cliente, BPO, ERP e tecnologias para segurança digital.

Aspectos Legais 

O órgão competente para o registro das agências de turismo é a Embratur. A Embratur fiscaliza, orienta e normatiza o funcionamento das agências de turismo.

A segunda etapa para o funcionamento de uma agência de turismo é o registro no Ministério do Turismo. Esse registro é importante para legalizar atividades como reserva de passagens, acomodações, realizações de roteiros turísticos e outros.

Caso a empresa tenha frota própria, ela precisa do registro do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem)  e do DER (Departamento Estadual de Rodagem).

Para formalizar uma agência de turismo você precisará ter em mãos os documentos necessários. Veja aqui os documentos para abrir uma empresa.

Então se formalize com todas as licenças e registros necessários para garantir seus direitos. Tenha também informações sobre as normas de turismo para o Código do Direito do Consumidor e se necessário conte com uma assessoria jurídica para resolução de dúvidas.

Gostou da ideia de montar uma agência de turismo?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

5 comentários sobre “Como montar uma agência de turismo
  1. Daniela disse:

    Pretendo montar uma agencia de turismo gostaria de saber quanto em media vou gastar!!

  2. roseane cunha disse:

    adorei essas dicas,estava precisando

  3. Samuel Marinho disse:

    Gostei muito do que foi postado nesse site, isso vai me ajudar muito.Gostaria de mais informações a respeito.

  4. junior disse:

    vejo q agenciar 3 idade e bom mais em ql area se tem mais segurança e sucesso e segurança para se conquista nosso nobre senhore e senhora

  5. dercio valadas disse:

    to a pensar entrar nesse mercado gostoria de ter mais dicas acerca do assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Corretora de seguros
Corretora de seguros...
A corretora de seguros busca prestar como principa...
Como abrir fábricas de botinas
Como abrir fábricas de botinas...
As botinas sempre foram calçados utilizados por tr...
Como abrir uma empresa de passeios de ultraleve
Como abrir uma empresa de passeios de ultraleve...
Os passeios de ultraleve são muito conhecidos como...
Como montar um estúdio musical
Como montar um estúdio musical...
A música é algo muito atraente para várias pessoas...
Como criar um site de jogos
Como criar um site de jogos...
Criar um site de jogos pode ser o sonho de diversa...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores