Fábrica de Caiaques

Fábrica de caiaques
Fábrica de caiaques

O caiaque é bastante usado nas regiões praianas, especialmente aquelas que abrigam águas mais calmas, onde a criançada e toda família se divertem sem preocupação, além de propiciar a prática do esporte. Mediante esses fatos, uma orientação para quem pretende abrir um negócio que envolva saúde, esporte e diversão é abrir uma fábrica de caiaques.

Ele é um sucesso, especialmente no verão quando todo mundo está fora de casa, curtindo aquele sol e tendo o lazer maravilhoso das férias. Além disso, não é somente nos tempos quentes que ele pode ser usado, ao contrário, como existem muitos praticantes do esporte, o caiaque também é usado por escolinhas, clubes e federações.

É preciso antes conhecer bem o mercado, identificar quais são os futuros clientes, quais são as regiões que mais demandam tal mercadoria e ainda saber um pouco sobre o assunto. Reunindo todos esses aspectos, é hora de partir para o planejamento do futuro empreendimento.

Mercado de produção de caiaque

O mercado de produção de caiaques se concentra bastante nas regiões onde ele é mais usado, tais como áreas de praias. Por conta disso, é interessante que o empreendedor faça uma pesquisa rigorosa para poder ter acesso aos dados mais precisos para a localidade onde pretende atuar.

Enquanto no Sudeste e no Sul a comercialização cai drasticamente nos meses mais frios, no Norte e Nordeste as vendas permanecem em todos os meses, porque nessas localidades não há inverno rigoroso a ponto de retirar as pessoas das praias.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Uma pesquisa de mercado é interessante para que se possa verificar também o preço que é praticado, como as vendas acontecem, como a logística atua e o mais importante de todos esse itens: o perfil do cliente.

Depois de fazer isso, é importante então buscar as melhores maneiras de se colocar no mercado e ainda de chamar atenção dos possíveis clientes e isso o estudo aprofundando da situação vai fornecer claramente.

Clientes da fábrica de caiaques

Os principais clientes de uma fábrica de caiaques são basicamente lojas de artigos esportivos e de mercadorias envolvendo esportes náuticos e são com esses que o fabricante deve criar parcerias.

Outros que também podem adquirir tais produtos são clubes e hotéis, que costumam proporcionar esse tipo de atividade aos seus sócios e hóspedes, respectivamente.

Por conta dessas informações, o produtor deve procurar identificar quais são as melhores maneiras de atingir esses clientes e de tornar o seu negócio conhecido para eles. Por meio do estudo aprofundando da situação do mercado e das características da clientela, o empresário terá condições plenas de tocar o seu negócio.

Como divulgar o seu negócio

Por se tratar de um produto que geralmente é direcionado a lojistas ou a empresários, a mídia mais indicada é aquela que seja especializada, seja ela impressa ou virtual. O público-alvo consome essas revistas e sites, portanto, a propaganda assim atinge diretamente quem adquire tais produtos.

Outro passo não menos importante é fazer um site e publicar todas as informações possíveis pela internet. Isso faz com que pessoas que estejam fisicamente distantes da fábrica de caiaques possam ter conhecimento sobre ela. Assim, novos negócios podem ser fechados com mais facilidade.

Na página eletrônica, reserve um espaço para contato e se possível, para encomendas e pagamentos.

Localização da fábrica de caiaques

A fábrica de caiaques deve estar próxima aos seus clientes, mas como a maior parte das regiões consome esse produto é interessante então que esteja em uma delas, de preferência, naquelas que compram o ano inteiro, que são o Norte e o Nordeste. Caso não seja possível, pelo menos é interessante que o empresário seja capaz então de fazer um planejamento estratégico de como será a logística de entrega dos produtos.

O imóvel onde a fábrica funcionará deverá também ser de fácil acesso aos fornecedores, para evitar mais custos.

Outro ponto importante é referente à legalidade do ponto comercial escolhido. Conferir se houve modificações estruturais ao longo dos anos e se elas foram informadas à prefeitura e ainda verificar se os impostos estão em dia são passos fundamentais que devem ser dados.

Processo produtivo de caiaques

Para montar uma fábrica de caiaques é preciso criar uma linha de produtos padronizados que são regidos pelo esporte e ainda definir materiais de boa qualidade. Esses dois aspectos vão contribuir bastante para o resultado final.

Os caiaques são produzidos com fibra de vidro, muito comum no nosso país por conta dos preços baixos, mas também podem ser feitos de polietileno, que é mais resistente e é a grande tendência do setor.

Para diminuir os custos é preciso fabricar de acordo com as encomendas feitas, mantendo armazenagem mínina e ainda terceirizar as fases de prensagem e distribuição da mercadoria. Isso tudo ajuda bastante nas vendas para diversas localidades do país.

Equipamentos e contratação de pessoal

Os equipamentos necessários serão três tanques metálicos que armazenarão o látex, que também serão usados para preparar o material com corante e lavagem dos balões prontos, uma estufa, um estaleiro para secagem e ainda uma batedeira.

Além desses, será preciso também ter mobiliário de escritório, tais como mesa, cadeira, computador, impressora, ar-condicionado, enfim tudo o que é preciso para a área administrativa, onde o empreendedor ficará e fechará negócios, seja pessoalmente, pela internet ou pelo telefone.

Quanto ao número de pessoas que trabalharão no empreendimento, serão necessárias cinco: o dono do negócio, dois operadores de máquina, um embalador e ainda um pintor. Esse número pode ir aumentando de acordo com a expansão da fábrica.

Dica de negócio

Como já foi citado anteriormente, existem duas regiões que não param de vender por conta de variações climáticas: o Norte e o Nordeste. Dessa maneira, é exatamente para essas localidades que o empreendedor deve voltar toda a sua atenção, sem deixar de lado o Sul e o Sudeste nos meses mais quentes.

Como então tornar o negócio conhecido para empresários que estão naquelas regiões? Em um primeiro momento, é preciso fazer uma pesquisa de quem são os potenciais clientes dessas localidades. O segundo passo é ir até eles, levar folder, mostrar o site, vídeos e se possível, amostras do produto.

Estabelecer contato pessoal é imprescindível para que haja acordos e o melhor de tudo, fechamento de contratos. Fazer reuniões, convidá-los para conhecer a fábrica de caiaques e estabelecer preços acessíveis são passos fundamentais.

Outra dica também importante é não deixar de comparecer a eventos náuticos para poder estar a par de tudo o que acontece nesse mercado, inclusive ficar sabendo sobre tendências e tudo aquilo que já está ficando obsoleto.

O que achou das dicas de como ter sua fábrica de caiaques? Compartilhe:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Poderiam por favor ,ser mais especificos em relação aos equipamentos como os tanques e o látex e os maldes caso forem feitos de fibra de vidro? Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA