25 Bons Motivos Para Abrir Um Negócio Próprio

25 Bons Motivos Para Abrir Um Negócio Próprio
25 Bons Motivos Para Abrir Um Negócio Próprio.

O que é preciso para ter um negócio próprio? Primeiramente vamos falar do que não é preciso. Você não precisa esperar uma eternidade para começar, não precisa fazer uma faculdade e você não precisa de um sócio.

Algumas oportunidades de negócios exigem somente conhecimento, como no caso de consultoria, prestação de serviços de eletricista ou serviço de corretagem.

O que você precisa é sair do ponto morto, engate a primeira e comece agora. Não comece abrindo o negócio. Seria como começar construir uma casa pelo telhado. Comece a fazer o planejamento, mesmo que só vá abrir o negócio daqui a um ano ou dois.

Dito isso lhe apresento 25 bons motivos para montar um negócio próprio.

1 –  Controlar Seu Próprio Destino

Próprio Destino Esta é a parte que eu mais gosto em ter um negócio próprio. Ruim ou bom quem decide o que fazer é você, então, se algo não deu tão certo você pode rapidamente alterar a rota e medir o resultado novamente.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Em uma empresa normalmente este caminho de se descobrir o que deu errado e consertar é muito demorado. Existe toda a hierarquia e burocracia da empresa a  vencer. Algumas vezes uma informação importante nem chega aos ouvidos de quem deveria, ficando perdida no meio dos níveis hierárquicos.

2 – Escolher As Pessoas Com Quem Trabalhar

escolher-pessoas84% (Oitenta e quatro por cento) das novas micro e pequenas empresas têm até 5 funcionários.

Então saiba que você provavelmente não terá que selecionar muitas pessoas para trabalhar com você.

Mas o bom disso é que você poderá escolhê-las levando em conta suas preferências pessoais e de cada cargo é claro.

3 – Fazer o que gosta

fazer o que gostaEsta é um bom motivo para se ter um negócio próprio. Se passarmos 8 horas das 24 horas do dia no trabalho, (no meu caso passo entre 10 e 12 horas),  é um terço da nossa vida que passamos trabalhando.

Percebeu que não dá para viver fazendo o que não gosta?!

O pior de tudo isso é que você muito provavelmente nunca será bem sucedido fazendo o que não gosta!

4 – Conseguir mais agilidade

Em uma empresa própria você é que decide o que  e quando fazer. Em um sistema mais simples pelo tamanho da hierarquia da empresa, normalmente é o dono e os subordinados. Como o dono está sempre a par do que está acontecendo, é bem mais fácil tomar decisões rápidas.

Em uma empresa maior são muitas reuniões e explicações até que se chegue a um consenso.

5 – Relacionar se com as pessoas

relacionar se com as pessoasEspecialmente em cidades menores o proprietário de um negócio acaba tendo bastante envolvimento com a sociedade. É um cliente que você encontra em uma feira, no banco ou na rua e acaba por desenvolver uma amizade.

São vizinhos de lojas que se conhecem e trocam experiências do comércio. Sem falar nos funcionários que são as pessoas que vão passar o dia todo com você. Para quem gosta de gente tudo isso pode ser muito prazeroso.

6 – Devolver para a comunidade

devolver para a comunidadePode ser mesmo muito gratificante montar um negócio que gere empregos na comunidade e que de alguma maneira possa contribuir para o bem estar das pessoas.

É muito mais gratificante ainda se você mora em uma cidade pequena onde o que movimenta o comércio são os funcionários da prefeitura e trabalhadores do comércio local.

Neste caso qualquer emprego a mais ajuda a comunidade. Imagine montar uma fábrica para aproveitar recursos locais, como por exemplo, uma fábrica de polpa de frutas e gerar 20 empregos.

Além do mais o negócio pode ser muito bom, pois aproveita dois recursos “baratos” a mão de obra e as frutas da região. Mas por hora vamos manter o foco no artigo…

7 – Sentir se orgulhoso por ter criado algo sozinho

Como montar um disk cervejaEsta parte também é fantástica. É muito bom você olhar para algo que antes estava somente na sua cabeça, saiu de você e se transformou em uma empresa real e que hoje é motivo de orgulho.

Você olha e pensa, “fui eu quem criou tudo isso”. E é este orgulho que também o mantém motivado a vencer os desafios e crescer.

.

8 – Ter mais segurança

barVocê pode dizer que eu estou doido.  As pessoas normalmente dizem que ter um emprego com carteira assinada é que é ter segurança. Hoje isto não é tão verdade.

Outro fator que pesa é que como empreendedor você poderá ganhar mais o que pode compensar vários anos trabalhando de carteira assinada. Eu me sinto muito mais seguro controlando meu próprio destino. Eu tomo as decisões e arco com as consequências.

Quantos de nós já tivemos um chefe ou mesmo o dono da empresa com menor preparo do que o nosso? Como você pode confiar seu destino e da sua família a uma pessoa que você não confia completamente na sua capacidade de dirigir um negócio?

9 – Ter liberdade para fazer outras coisas

A liberdade não acontece logo que você abre um negócio próprio. Na verdade no começo você provavelmente vai trabalhar mais do que no seu emprego. Isto porque você precisa colocar as coisas para funcionar, ter as pessoas certas nos lugares certos. Mas depois de tudo alinhado montar um negócio pode ser uma ótima maneira de ter mais liberdade para fazer outras coisas.

10 – Ter flexibilidade de horário

Em alguns tipos de negócios próprios, como por exemplo, na prestação de serviços com escritório em casa. Logo de começo você já pode conseguir um horário bem flexível. Você pode pensar que um negócio funcionando em casa não pode ser lucrativo. Errado.

Eu sei de  pessoas que faturam mais de R$ 20 mil reais por mês com escritório em casa.  E como é na prestação de serviços, onde o dinheiro que entra é praticamente livre, quase todo este valor é lucro.

Em outros tipos de empreendimentos você não conseguirá de cara flexibilidade de horário, mas com um pouco de trabalho e organização é bem possível.

11 – Ganhar mais dinheiro

montar loja de informáticaNos primeiros meses de um negócio é bem possível que você ganhe menos do que no seu emprego. No entanto, se você fez o dever de casa, tem um bom plano de negócios e após alguns meses começará a colher os frutos do seu esforço.

Uma pequena empresa bem administrada deverá dar de lucro 15%, isso depois de retirar seu salário (o que é pró-labore), as despesas e pagar impostos.

Assim, além de você ter uma retirada suficiente para manter suas despesas ela deveria pagar 15% para a própria empresa crescer. Dinheiro este que de tempos em tempos você pode reaplicar no negócio ou retirar como forma de retirada de lucros.

Se tudo der certo você poderá ganhar muito mais em um negócio próprio do que em um emprego de carteira assinada.

12 – Fazer uma renda extra

loja de roupasPara algumas pessoas é aconselhado iniciar um negócio como uma renda extra, principalmente se você está empregado e depende da renda do emprego para sobreviver.

Iniciando um sem sair do emprego atual você não sente a pressão de ter que fazer o negócio  dar certo logo nos primeiros meses. Assim pode planejar a migração do emprego para o negócio próprio com calma.

Você poderia começar aos poucos, explorando algum passatempo, como por exemplo, fazer salgados em casa, fazer bombons ou sabonetes artesanais.

Outra opção é iniciar o negócio próprio com um funcionário de confiança, como um irmão, cônjuge ou um amigo.

13 – Viver mais emoções

Sem querer categorizar as pessoas. Se você é mais jovem e solteiro, certamente sabe do que estou falando. Esta vontade de ganhar o mundo, arriscar, conquistar a independência financeira. Um negócio próprio é uma boa opção de viver novas emoções.

Caso você tenha se identificado muito com este motivo para abrir um negócio, um conselho: vá com calma. Faça um plano de negócios antes.

14 – Usar sua criatividade

autocenterAo se tornar seu próprio patrão você ganha mais responsabilidade, mas também muita liberdade para criar e testar ideias na sua empresa. A criatividade é uma das características desejadas no comportamento empreendedor.

Se você é muito criativo e deseja montar um negócio próprio para exercitar esta habilidade apenas tome o cuidado de não optar por comprar uma franquia. Você poderá ficar frustrado por não ter completa autonomia do negócio.

15 – Abrir um negócio pode ser mais fácil do que você imagina

seu próprio negocioMuitas vezes nossa preconcepção do que pode ser algo é muito pior do que realmente é. Nestes casos o nosso maior desafio é vencer nós mesmos e sair da inércia. Várias vezes nos pegamos pensando o quão doloroso vai ser fazer algo.

Quando realmente colocamos a mão na massa e terminamos notamos que foi muito mais fácil do que pensávamos.

Tem um ditado que gosto muito e que aprendi na época em que trabalhava no SEBRAE.

“as coisas não são difíceis de fazer, o difícil é nos dispormos a fazê-las” Constantin Bracusi.

16 – Pode ser muito lucrativo

Há uma chance de que sua empresa fique realmente grande. Muitas são as histórias de sucesso em que empresários começam com pouco capital e criam verdadeiros impérios.

Havia um tempo em que todo mundo reclamava da carga tributária e da burocracia. Hoje já melhorou bastante. Temos o sistema de impostos simplificado, o simples, temos a possibilidade de abrir um MEI sem sair de casa, pela internet.

Ainda tem muito o que melhorar, mas o “governo” também tem feito sua parte, afinal ele tem que fazer, pois os pequenos negócios são responsáveis por gerar 90% dos empregos e movimentam a economia. (Agencia Sebrae – 2013)

17 – Provar que você é capaz

Às vezes tem algo que precisamos provar para nós mesmos, uma coisa que gostaríamos de fazer mas ainda não fizemos. Uma ideia que fica na nossa mente como uma semente adormecida, até que chega o momento de nascer.

Ao abrir um negócio próprio você estará desafiando você mesmo a provar que é capaz de conduzir uma empresa, virar empresário.

18 – Não ter um chefe

não ter um chefeEste pode ser um motivo para se iniciar um negócio próprio. No entanto saiba que o fato de não ter um chefe não significa que você não terá que seguir regras.

Falando de uma micro empresa você terá o contador te ligando para enviar as notas fiscais emitidas no mês. Você terá que pagar os funcionários e aluguel do ponto comercial, etc.

Mas no final para quem tem espírito empreendedor é muito melhor do que ter um chefe que não acompanha seu rítimo.

19 – Contribuir para o crescimento de algo que é seu

A própria maneira das pessoas falarem já diz tudo: “O Carlos agora está trabalhando para os outros…”. Quando você trabalha na ideia de alguém (empresa de alguém) você está gerando riqueza para ele  e não para você.

Você poderia criar algo só seu e gerar riqueza para você. Riqueza no sentido de que você paga todas as despesas e começa a economizar, isto é gerar riqueza. Não é ficar rico da noite para o dia.

20 – Porque a concorrência não é tão boa e você pode fazer melhor

padariaA alguns dias passei em uma loja de informática e estava conversando com o proprietário e como algumas vezes eu não consigo deixar de dar um pitaco, dei umas sugestões para ele sobre seu negócio. Ele ouviu, adorou as sugestões, disse nossa, “como eu nunca pensei nisso antes”.

E foi só isso. Ele percebeu o quanto poderia aumentar as vendas (o que fazer) mas não perguntou como fazer. Ou seja, ele não vai colocar nada daquilo em prática.

Outras vezes chegamos em uma loja e percebemos o quanto o atendimento é ruim e mesmo assim a loja está no mercado a muito tempo e lotada de clientes. Em outras situações vemos um serviço e de cara percebemos o quanto ele poderia ser melhor.  Nestas horas sempre pensamos, “eu poderia abrir um negócio e fazer melhor”.

21 – Porque pode ser divertido

Levantar de manhã, ir trabalhar, conversar com clientes, idealizar como você poderia fazer o negócio render mais, gerenciar funcionários, tudo isso pode ser muito divertido. Legal mesmo é analisar os números do negócio e criar novas maneiras de atrair clientes.

Poucos pequenos empresários pensam desta maneira. Na maioria das vezes eles apenas vivem um dia atrás do outro sem perceber que os dias  você pode fazer algo que torne sua empresa melhor e se divertir com isso.

22 – Você poderá trabalhar junto com sua família

Montar um negócio pode ser uma oportunidade única de estar perto das pessoas que você gosta. Ensinar um filho como trabalhar, estar perto do marido ou esposa tudo isso pode ser muito bom. Uma verdadeira oportunidade para crescerem juntos.

Mesmo que em algum momento tenham algum problema típico de empresa familiar, no final será um grande aprendizado para todos.

23 – Deixar Sua Marca No Mundo

Esta pode ser uma das coisas mais difíceis de se fazer, mas se você acertar a mão poderá deixar uma empresa para depois que você não estiver mais aqui. Um legado para sua família e outros se lembrarem de quem foi você.

24 – Sair da Inércia, sair do ponto morto

Albert EinsteinQualquer que seja o resultado você aprenderá mais do que não fazer nada.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

Albert Einstein

Pense nisso!

25 – Pode ser sua melhor chance de ficar rico

No livro Os Axiomas de Zurique o autor diz que uma pessoa não ficará rica colocando dinheiro na poupança…

 “…Tampouco ficará rico através de salário. É impossível. A estrutura econômica mundial está montada contra você. Se um emprego for a base do seu sustento, o máximo que pode esperar é passar pela vida sem ter que mendigar um prato de comida. E nem isto é garantido.” Max Gunther.

Quando você está trabalhando está gerando riqueza para outra pessoa, porque não gerar riqueza para você?!

O fato é que se você for analisar os detalhes de cada possibilidade de ganhar dinheiro de verdade, abrir um negócio próprio, mesmo com as incertezas é uma das melhores chance de ficar rico.

Gostou do artigo? Clique em curtir ou comente abaixo!

4.67 avg. rating (92% score) - 18 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu não aguentava mais trabalhar para os outros, ter que ficar escutando um monte de broncas e ainda não ter um salario digno.
    Foi graças a internet que eu consegui sair do meu emprego e construir meu próprio negócio, é algo muito diferente, mas me faz
    ganhar muito mais do que eu ganhava e eu não preciso nem sair de casa para trabalhar pegar metro, trem, TRANSITO!
    Se você conhece alguma pessoa que deseja trabalhar para si próprio e ter seu próprio negócio na internet, marque essa pessoa ou compartilhe esse post e quem tiver duvidas pode entrar em contato comigo.
    Até mais um abraço.

  2. Olá, estou iniciando meu plano de negócios adorei as dicas. Meu negócio é voltado para a área de confecções e reciclagens de peças, fiz uma pesquisa bem aprofundada no mercado e onde moro a concorrência é de quase 2%. estou confiante, tenho capital pra inicio e meio. Então estou mais tranquilo com a demora de resultados. como disse estou no começo do plano, e já obtive bons comentários a respeito. estou confiante e não estou com medo de arriscar. Mais uma vez obrigado pelas dicas do site, vão me ajudar muito.

DEIXE UMA RESPOSTA