Negócio Próprio – Você Tem Apenas 3 Opções!




Negócio Próprio
Negócio Próprio

Se você chegou ao nosso site, possivelmente deseja ter seu próprio negócio assim como 44% dos brasileiros, segundo pesquisa de 2012 do GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Querer ter um negócio já  é um bom começo , mas não adianta muito se você não colocar a mão na massa. Vejamos agora algumas das alternativas que você poderá utilizar para virar patrão.

Quais são suas opções para ter um negócio próprio?

Cada uma das opções acima tem diferentes implicações e variáveis das quais falaremos a seguir.

1 – Comprar uma franquia

Existem diversas franquias em variados segmentos no mercado. Só franquias registradas na ABF – Associação Brasileira de Franchising existem mais de mil. Ainda existem aquelas que não são filiadas à entidade.

Neste tipo de negócio você tem pouca independência para tomar decisões. Você basicamente vai seguir o sistema.  Em contrapartida você já tem toda metodologia do negócio desenhada pelo franqueador.

Você não precisa se preocupar com os tipos produtos que vai vender o layout da loja, os preços dos produtos, as promoções e onde encontrar fornecedores. Algumas franquias escolhem até o ponto comercial para você abrir a loja.

Ao comprar uma franquia você prevê o sucesso baseado no resultado de outros proprietários de franquias. É muito importante conversar com vários proprietários da franquia que você estiver interessado. Localize franqueados em outras regiões e peça para acompanhar um dia da rotina de trabalho da franquia, assim você poderá se imaginar dentro do negócio e medir sua satisfação.

700 Ideias de Negócios

Por que comprar uma franquia?

Vamos pensar no que nos atrai para escolher  comprar uma franquia. O aspecto mais importante de uma franquia é o sucesso do negócio. Negócio já testado e aprovado pelos consumidores, com uma receita de sucesso e lucro garantido. Pelo menos em teoria.

Mas será que uma franquia é um negócio tão bom assim mesmo? Porque vemos tantas franquias abrir e fechar as portas como vemos em negócios independentes ( iniciados pelo empreendedor sem comprar direitos)?

Muitos empreendedores escolhem comprar uma franquia porque acreditam que o risco é menor do que montar um negócio independente. No entanto, é preciso verificar mesmo se a franquia escolhida é um bom negócio e pode se tornar realidade também na sua região.

Não é porque é uma franquia que você deve confiar cegamente e investir seu dinheiro sem ter feito um plano de negócios próprio. Afinal, como você vai comprar alguma coisa confiando apenas na palavra do vendedor? (o franqueador).

Fique atento. Existem algumas franquias que já estão no mercado a algum tempo e que têm menos de 5 unidades franqueadas. Será que este negócio já definido, formatado e lucrativo com tão poucas lojas? Veja também este artigo com 10 aspectos que você deve avaliar ao comprar uma franquia.




2 – Comprar uma empresa existente

Nesta opção o mais difícil é encontrar à venda uma empresa no valor que você está disposto a investir e no segmento de mercado desejado. Outro fator que complica mais um pouco é que normalmente quem tem uma empresa lucrativa não está disposto a vender. O mais provável é você encontrar à venda uma empresa ruim maquiada de bom negócio.

Quando você encontra uma pequena empresa à venda o mais comum é você ouvir que a empresa está à venda porque o proprietário vai mudar de cidade, está com problemas de saúde ou a venda é por motivos particulares. É claro, você nunca ouvirá alguém vendendo uma empresa dizer que ela tem baixa lucratividade ou está quebrando.

Ao optar por comprar uma empresa você deve checar:

  • Situação fiscal (Certidões negativas municipais, estaduais e federais, civis e criminais do estado e na justiça federal);
  • Endividamento (SPC e Serasa da empresa e contato com fornecedores);
  • Validade do contrato de aluguel, pois parte do valor que você pagará na empresa, muitas vezes, estará relacionada ao ponto comercial;
  • Reputação da empresa com clientes e vizinhança;
  • Apurar o lucro ou prejuízo real da empresa. Não acredite apenas na palavra do dono.

Faça uma análise do mercado para o negócio em questão. Qual a tendência o negócio? Crescerá nos próximos anos, se manterá estável ou diminui as vendas a cada dia. Como no caso de uma lan house ou locadora de vídeos que no formato atual estão perdendo mercado.

3 – Abrir um negócio independente

Nesta alternativa para ter um negócio próprio você precisa encontrar uma ideia de negócio que esteja relacionada com seus interesses pessoais, com boas possibilidades de sucesso na sua região e ainda que seja compatível com seu capital para investir.

O sucesso do negócio será avaliado em projeções de vendas, despesas e apuração da diferença estes dois, que é o lucro ou prejuízo. A ferramenta para fazer isso é um plano de negócios. Se você não tem muita experiência poderá utilizar alguma material de apoio como o kit Como Abrir Um Negócio ou contratar uma consultoria.


Se você deseja tornar seu próprio chefe abrindo um negócio, você deveria começar a se preparar o quanto antes. Quanto mais cedo mais tempo você terá para projetar e ter ideias do seu futuro negócio.

Veja também nosso artigo: Comprar uma franquia x começar independente.

Qual a melhor opção para ter um negócio próprio?

Não existe uma resposta definitiva. Tudo depende do seu perfil como empreendedor e seus objetivos pessoais. Afinal você está abrindo uma empresa para satisfazer seus desejos pessoais, sejam eles quais forem. A alguns anos atrás conheci um empresário que estava para comprar uma franquia de fast food. Ele avaliou e acabou por criar sua própria marca. Hoje 15 anos depois ele é considerado um empresário de sucesso. Vai funcionar para você? Não sei.

No meu caso por exemplo. Neste momento eu não tenho perfil para ser um franqueado onde o raio de ação é limitado. Pode ser que daqui a alguns anos quando eu estiver buscando mais sossego meu perfil se aproxime do perfil de um franqueado. Não que um franqueado não precisa se preocupar. É que pelo tipo de contrato tem menos coisas que você PODE se preocupar.

Nas três possibilidades para ter um negócio próprio não há certeza de sucesso nem tão pouco garantias. Se não der certo você estará por conta própria. Por outro lado os empreendedores que fazem um bom planejamento antecipado e conseguem um negócio de sucesso são muito bem recompensados.

Seja para ter seu negócio através de uma franquia, comprar uma empresa ou começar independente você precisa fazer um plano de negócios. Ele é a ferramenta que o conduzirá para o sucesso.

O que você o que achou deste artigo? Comente abaixo!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

23 COMENTÁRIOS

  1. Descobri esse site em busca de conselhos sobre negocio proprio. Estou a descobri-lo diariamente e acatar as dicas. E um site muito importante para futuros empresarios como eu.

  2. Eu professora aposentada tenho muita disponibilidade e estou me sentindo ociosa. Gosto muito de trabalhar com artesanato em EVA e gostarias de abrir uma mine papelaria onde iria vender os materiais e ao mesmo tempo daria cursos de Bonecas 3D, pintura em em gesso e flores em Eva.
    Eu tenho um ponto comercial, várias peças prontas. gostaria de vender o material e dar curso no mesmo local.Sei e gosto de trabalhar com esse ramo.

    Desde já agradeço.
    Ilma

  3. Muito interessante. O embasamento é forte e é uma bela reflexão para quem deseja ser um empreendedor individual, empresário ou até mesmo comprar uma franquia.

  4. No último sábado, realizei a transferência no valor de R$187,00 para a sua conta na Caixa Econômica referente ao kit “Como abrir um negócio” e até agora não obtive resposta. Aguardo retorno!
    Obrigado pela atenção.

  5. Gostei muito do Artigo, bastante esclarecedor, principalmente por que diz…Não existe uma resposta definitiva. Tudo depende do seu perfil como empreendedor e seus objetivos pessoais. Obrigada tenha um bom dia.

  6. Minha ideia foi premiada pela F I N E P em segundo lugar de 220 participantes,no programa nacional EMPRESA PRIME.O produto é inovador,tem aplicação tecnológica com super produção, e trás benefícios para a SOCIEDADE.O programa foi instinto.Tenho um pedido de privilégio uma PI junto ao I N P I onde garante a exclusividade do produto a nível NACIONAL. O que falta para reativar a fabricação é lançamento dessa inovação?UM SÓCIO INVESTIDOR.Essa é a única opção para ter um NEGÓCIO PRÓPRIO!!!

  7. Qualquer uma das escolhas seram bem realizadas se for com muito planejamento e esforço,e a familia te apoiando de um lado e a sua paz de espirito de outro, pois o conjunto de fatores ajudam, e muito no sucesso.

  8. preciso louvar a DEUS pelas dicas recebidas
    mui exelentes são e de grande importancia mtcm obrigado
    estou ainda em negociação bancaria e mt estimulado pelo kit
    mui breve estarei colocando em pratica todas estas dicas
    ou melhor estes ensinamentos um forte abraço EDI Carlos

  9. gostei das informações, neste momento estar muito cedo pra decisão de compra de franquia. estou com esse planejamento a três anos, falta alguns pequenos detalhe pra ser realmente tudo concretizado, preciso saber valores da compra do kit.

  10. Estou gostando dos artigos que nos estao proporcionando, especilmente porque estou a assumir, como consultor, a integrcao de um parte de uma comunidade, como indeminizção, em actividades de rendimento, especialmente os empreendedores.
    Estes artigos têm sido uteis para o meu trabalho.

  11. Vou fazer um curso técnico de estética, futuramente pretendo abrir a minha estética será que vai valer a pena pois a concorrência é grande.Vou precisar de ideias para começar, algumas eu já tenho mas aceito outras sugestões.

  12. Excelente artigo, sempre quis abrir um negocio e estou pensando seriamente em uma franquia. Conheci seu site a pouco tempo e estou abrindo mais a minha mente com suas informações. Obrigado Vinicius 😀

  13. Estou muito interessado nos artigos e matérias do site. Estou acessando todos os dias para pegar dicas sobre empreendedorismo. Vou chegar lá…

  14. boa terde gostei muito mais gostaria de saber se eu conseguiria abrir uma auto peças sendo negocio proprio ou sendo franquiado muito obrigado

  15. Boa tarde, olha estou desde com idade menor apaixonado, por ser um empresário. já lutei por isso.
    sou da Guiné-Bissau, um pais que fica na costa da África ocidental cheio de instabilidade politico rico em recursos naturais, até sou das Ilhas Bijagós zona mas turístico do pais onde tenho ideia de formar uma empresa de Tecnologia Informática, e Vendas das acessórios informática, é um região de cerca de 25. 000 Habitante, não tem nenhuma escola informática como sou formado na área, por isso tenho este ideia. neste momento estou a escrever um projecto de acesso a credito ou parcerias. por isso creio muito apoio da vossa parte.
    melhores cumprimentos.

  16. Ola!Eu vi as tres opções e eu ja abri uma empresa de micro empreendedor,mas estou um pouco perdido em relação a obter clientes.
    A area que escolhi foi Refrigeração domestica,a onde eu moro tem uma enorme concorrencia e picaretas nesta area.Ja faz um ano que pedi as contas na empresa em que eu trbalhava ha 17 anos por falta de reconhecimento financeiro,mas nem por isso estou arrependido,pelo contrario,tenho mais liberdade,não tenho patrão pra me pressionar em fim,gosto muito do que faço pois sou eletricista e mecanico de refrigeração.Hoje procuro ajuda e video que me der mias conhecimento.

  17. Gostaria de compra uma vulcanizadora que colque marca em chinelo estou tendo dificudade em vender os chinelo porque não acho uma maquina que ponha o nome nos chinelos.calmor

  18. Muito bom este site.

    Meu nome é Denis sócio da empresa NOVA ALIANÇA COMÉRCIO DE TERMOPLÁSTICOS LTDA, gostaria de saber se este site tem o conhecimento de como faço para divulgar a venda de minha empresa ou tentar alguma parceria com algum empresario que tenha interesse e o conhecimento no ramo de plastico.

    Att,
    Denis ou Claudemir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.