Negócio Próprio – Você Tem Apenas 3 Opções!

Por:

3 opções de negocio próprioSe você chegou ao nosso site, possivelmente deseja ter seu próprio negócio assim como 44% dos brasileiros, segundo pesquisa de 2012 do GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Querer ter um negócio já  é um bom começo , mas não adianta muito se você não colocar a mão na massa. Vejamos agora algumas das alternativas que você poderá utilizar para virar patrão.

 

Quais são suas opções para ter um negócio próprio?

Cada uma das opções acima tem diferentes implicações e variáveis das quais falaremos a seguir.

1 – Comprar uma franquia

Existem diversas franquias em variados segmentos no mercado. Só franquias registradas na ABF – Associação Brasileira de Franchising existem mais de mil. Ainda existem aquelas que não são filiadas à entidade.

Neste tipo de negócio você tem pouca independência para tomar decisões. Você basicamente vai seguir o sistema.  Em contrapartida você já tem toda metodologia do negócio desenhada pelo franqueador.

Você não precisa se preocupar com os tipos produtos que vai vender o layout da loja, os preços dos produtos, as promoções e onde encontrar fornecedores. Algumas franquias escolhem até o ponto comercial para você abrir a loja.

Ao comprar uma franquia você prevê o sucesso baseado no resultado de outros proprietários de franquias. É muito importante conversar com vários proprietários da franquia que você estiver interessado. Localize franqueados em outras regiões e peça para acompanhar um dia da rotina de trabalho da franquia, assim você poderá se imaginar dentro do negócio e medir sua satisfação.

Por que comprar uma franquia?

Vamos pensar no que nos atrai para escolher  comprar uma franquia. O aspecto mais importante de uma franquia é o sucesso do negócio. Negócio já testado e aprovado pelos consumidores, com uma receita de sucesso e lucro garantido. Pelo menos em teoria.

Mas será que uma franquia é um negócio tão bom assim mesmo? Porque vemos tantas franquias abrir e fechar as portas como vemos em negócios independentes ( iniciados pelo empreendedor sem comprar direitos)?

Muitos empreendedores escolhem comprar uma franquia porque acreditam que o risco é menor do que montar um negócio independente. No entanto, é preciso verificar mesmo se a franquia escolhida é um bom negócio e pode se tornar realidade também na sua região.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Não é porque é uma franquia que você deve confiar cegamente e investir seu dinheiro sem ter feito um plano de negócios próprio. Afinal, como você vai comprar alguma coisa confiando apenas na palavra do vendedor? (o franqueador).

Fique atento. Existem algumas franquias que já estão no mercado a algum tempo e que têm menos de 5 unidades franqueadas. Será que este negócio já definido, formatado e lucrativo com tão poucas lojas? Veja também este artigo com 10 aspectos que você deve avaliar ao comprar uma franquia.

2 – Comprar uma empresa existente

Nesta opção o mais difícil é encontrar à venda uma empresa no valor que você está disposto a investir e no segmento de mercado desejado. Outro fator que complica mais um pouco é que normalmente quem tem uma empresa lucrativa não está disposto a vender. O mais provável é você encontrar à venda uma empresa ruim maquiada de bom negócio.

Quando você encontra uma pequena empresa à venda o mais comum é você ouvir que a empresa está à venda porque o proprietário vai mudar de cidade, está com problemas de saúde ou a venda é por motivos particulares. É claro, você nunca ouvirá alguém vendendo uma empresa dizer que ela tem baixa lucratividade ou está quebrando.

Ao optar por comprar uma empresa você deve checar:

  • Situação fiscal (Certidões negativas municipais, estaduais e federais, civis e criminais do estado e na justiça federal);
  • Endividamento (SPC e Serasa da empresa e contato com fornecedores);
  • Validade do contrato de aluguel, pois parte do valor que você pagará na empresa, muitas vezes, estará relacionada ao ponto comercial;
  • Reputação da empresa com clientes e vizinhança;
  • Apurar o lucro ou prejuízo real da empresa. Não acredite apenas na palavra do dono.

Faça uma análise do mercado para o negócio em questão. Qual a tendência o negócio? Crescerá nos próximos anos, se manterá estável ou diminui as vendas a cada dia. Como no caso de uma lan house ou locadora de vídeos que no formato atual estão perdendo mercado.

3 – Abrir um negócio independente

Nesta alternativa para ter um negócio próprio você precisa encontrar uma ideia de negócio que esteja relacionada com seus interesses pessoais, com boas possibilidades de sucesso na sua região e ainda que seja compatível com seu capital para investir.

O sucesso do negócio será avaliado em projeções de vendas, despesas e apuração da diferença estes dois, que é o lucro ou prejuízo. A ferramenta para fazer isso é um plano de negócios. Se você não tem muita experiência poderá utilizar alguma material de apoio como o kit Como Abrir Um Negócio ou contratar uma consultoria.

Se você deseja tornar seu próprio chefe abrindo um negócio, você deveria começar a se preparar o quanto antes. Quanto mais cedo mais tempo você terá para projetar e ter ideias do seu futuro negócio.

Veja também nosso artigo: Comprar uma franquia x começar independente.

Qual a melhor opção para ter um negócio próprio?

Não existe uma resposta definitiva. Tudo depende do seu perfil como empreendedor e seus objetivos pessoais. Afinal você está abrindo uma empresa para satisfazer seus desejos pessoais, sejam eles quais forem. A alguns anos atrás conheci um empresário que estava para comprar uma franquia de fast food. Ele avaliou e acabou por criar sua própria marca. Hoje 15 anos depois ele é considerado um empresário de sucesso. Vai funcionar para você? Não sei.

No meu caso por exemplo. Neste momento eu não tenho perfil para ser um franqueado onde o raio de ação é limitado. Pode ser que daqui a alguns anos quando eu estiver buscando mais sossego meu perfil se aproxime do perfil de um franqueado. Não que um franqueado não precisa se preocupar. É que pelo tipo de contrato tem menos coisas que você PODE se preocupar.

Nas três possibilidades para ter um negócio próprio não há certeza de sucesso nem tão pouco garantias. Se não der certo você estará por conta própria. Por outro lado os empreendedores que fazem um bom planejamento antecipado e conseguem um negócio de sucesso são muito bem recompensados.

Seja para ter seu negócio através de uma franquia, comprar uma empresa ou começar independente você precisa fazer um plano de negócios. Ele é a ferramenta que o conduzirá para o sucesso.

O que você o que achou deste artigo? Comente abaixo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

20 ideias de negócios para montar com menos de 50 mil
20 ideias de negócios para montar com menos de 50 mil...
Para montar seu próprio negócio é necessário fazer...
Como Funciona o Aluguel de Loja Virtual
Como Funciona o Aluguel de Loja Virtual...
As vendas online estão cada vez maiores e para fa...
O Que É Motivação E Como Aumentá-la?
O Que É Motivação E Como Aumentá-la?...
A motivação é fundamental no nosso dia a dia, por...
Numerologia empresarial
Numerologia empresarial...
O momento em que alguém resolve montar o seu pró...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com 100 Mil Habitantes
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com 100 Mil Habitant...
Para começar qualquer tipo de negócio é necessário...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores