7 Dicas de Negócios

7 Dicas de Negócios
7 Dicas de Negócios

Existem inúmeras dicas para negócios que prometem ajudar na hora de tomar escolhas e até mesmo otimizar o seu trabalho, mas na maioria das vezes são meras palavras “fiadas”, por isso, resolvemos trazer para vocês algumas dicas de negócios simples e efetivas, para que você melhore em tudo no que diz respeito ao seu negócio!

Um negócio não é apenas uma ideia posta em prática, é concentração, desafio, auto estima, confiança, olhar crítico, análise de concorrência, saber tratar clientes e concorrentes e por ai vai. Existem ensinamentos e dicas de negócios que podem torna-lo melhor no seu trabalho e, até mesmo, em sua própria vida pessoal, confira!

1. Dicas de Negócios – Organização para otimização

Você com certeza já ouviu as pessoas lhe dizerem que é preciso ser organizado para render mais, mas, garanto, que nenhuma ensinou exatamente como se organizar para conseguir otimizar suas tarefas diárias e trabalho.

A organização não é apenas deixar tudo em seu lugar, mas é ter todo seu dia previamente agendado, cada minuto, cada tarefa, cada pensamento deve ser feito porque estava previsto para acontecer.

Faça uma experiência: Relacione 10 tarefas no seu dia. Mas não coloque em forma de lista, uma abaixo da outra, e sim em folhas separadas, para que você não as veja. No outro dia, pegue pela manhã o 1 papel, faça a tarefa, pegue o segundo e assim sucessivamente. Quando terminar todos os papéis perceberá que seu dia ainda não terminou, mas você já cumpriu tudo que precisava.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Agora, no outro dia, não estabeleça nada, deixe seu dia acontecer “por acaso”, verá o quanto demorará para fazer as tarefas, algumas esquecerá e, principalmente, não terá tempo suficiente para tudo.

Essas dicas para negócios podem mudar a sua forma de trabalhar!

Otimizar é fazer as coisas uma de cada vez, de forma padronizada! Padronize sua forma de trabalho que você ganhará mais tempo e de forma mais “leve”.

 2. Dicas de Negócios – Faça uma coisa de cada vez

Ao ter várias coisas para fazer, normalmente tentamos executá-las tudo de uma só vez e claro, isso não funciona bem.

Alguma vez você já ouviu alguém dizer: sempre que estou com pressa fico mais atrapalhado e demoro mais? Isso tem uma explicação lógica e plausível.

Quando tentamos fazer várias cosias ao mesmo tempo, o cérebro não consegue executá-las e entra em um estado de “choque”. Nesse estado, ele precisa de tempo para raciocinar o que vai fazer e, como você não lhe confere esse tempinho para pensar, acaba “largando” tudo de mão por algumas frações de segundos, causando os imprevistos inoportunos.

Tome como base fazer uma coisa de cada vez, mesmo que esteja atrasado, acredite em mim: você conseguirá terminar antes do que tentando fazer tudo de uma só vez.

Está procurando dicas de negócios lucrativos? Veja nossa lista de pequenos negócios lucrativos.

3. Dicas de Negócios – Não se apresse ou se afobe

Semelhante a tentar fazer tudo de uma só vez, apressar-se é quase um impulso involuntário. O que você não sabe é que nos negócios, afobar-se e ficar apressado pode lhe trazer prejuízos relacionais.

No momento que você está apressado, você irá desencadear uma cadeia de reações mal humoradas, mesmo que não seja sua intenção, e isso fará com que os demais em seu ambiente de trabalho sintam-se incomodados.

Confira nosso artigo de como administrar bem seu tempo.

A dica para negócios é manter sempre o bom humor e não se apressar. Faça as coisas no seu tempo. Elabore seus prazos no inicio do dia, caso perceba que não conseguirá fazer tudo, delegue para alguém ou desmarque o que for menos importante.

4. Dicas de Negócios – Trace Metas possíveis de serem cumpridas

As metas quando traçadas de formas plausíveis são uma brilhante dicas para negócios. Mas cuidado, as metas devem ser possíveis, caso contrário irá se frustrar e afobar-se, o que não é nada legal.

Para conseguir traçar as metas de forma correta, leve em consideração o tempo que você acredita que gastará para conseguir executa-la + 15%. Lembre-se desses 15% a mais, porque normalmente reduzimos o tempo que realmente necessitamos.

Evite relacionar apenas metas difíceis. Faça metas diárias e no máximo semanais. Embora seja interessante ter metas a longo prazo, no inicio é melhor ter prazos menores, até mesmo para conseguir perceber que está conseguindo chegar no seu objetivo e ter os resultados esperados.

Veja de uma forma mais prática: Você tem uma pastelaria e quer aumentar o seu público em 80% em 1 ano. Parece uma meta bastante difícil de alcançar, agora, se você pensar em aumentar 8% todos os meses é mais fácil, ainda mais se pensar em aumentar apenas 2% por semana.

Complemente seu estudo com nosso conteúdo sobre como alcançar o sucesso empresarial através de metas.

5. Dicas de Negócios: Concentre-se no que está fazendo

Não adianta fazer algo por fazer, é necessário se concentrar para fazer bem feito. Uma pessoa que está concentrada consegue executar uma tarefa até 4 vezes mais rápida do que outra.

Eu sei que as vezes é difícil manter-se concentrado em uma tarefa quando estamos com a cabeça cheia de coisas para se fazer, problemas para resolver, contas para pagar, entre outras coisas, mas existem exercícios para isso, e acredite, vale a pena treiná-los.

Veja comigo, 15 minutos do seu tempo por dia, é muito? Se você respondeu para si mesmo que sim, eu lhe garanto que, com 15 minutos do seu dia, consigo fazer você automatizar e acelerar seu trabalho em até 1 hora por dia. Melhorou? Que tal aprender?

Divida 15 minutos em 3 tempos de 5 minutos. Quero que você respire fundo, sinta sua respiração e tente escutar seus batimentos cardíacos, não tem problema caso não consiga. Depois de fazer isso por 5 minutos, já estará concentrado no que está fazendo e agora é só mudar seu foco.

Outro treinamento que pode ocupar 5 minutos do seu tempo é manter uma ideia fixa na “cabeça” e toda vez que algum pensamento intervir, você deve excluí-lo, retire da sua mente. Isso fará com que você aprenda a manter o foco no que estiver fazendo e acelerará o seu desempenho a executar suas atividades, de forma concentrada e focada.

Perceba, apenas 10 minutos são suficientes para torna-lo concentrado nas suas tarefas, vale ou não vale a pena começar?

Aproveite e ponha isso em prática ao abrir um negócio, seja ele uma casa de sucos ou uma farmácia.

6. Dicas de Negócios – Ponha a teste sua disciplina

Isso eu digo para vocês por utilizar e por em prática. Ponha em teste sua disciplina. Canso de ouvir pessoas afirmarem serem disciplinadas, mas quando precisam realmente fazer algo não conseguem manter o foco e disciplina.

Na verdade, esta talvez seja a dica de negócio mais importante. Você precisa ser disciplinado para conseguir chegar ao sucesso. O sucesso é uma escalada e todos os dias você precisa levantar e subir um degrau, mas o grande problema é, quando não estamos com vontade de levantar e subir um degrau? É nessa hora que separamos os empreendedores de sucesso dos demais.

Está em busca de ideias inovadoras de negócios?

Se você tem alguma dificuldade com disciplina, vou lhe recomendar fazer um “exercício” que eu mesmo fazia, posso lhe afirmar que funciona. Chamo esse exercício de pôr a teste a disciplina.

É simples. Tudo que você olhar e pensar depois eu faço, deixa, vou fazer outra hora, não quero fazer, vou dormir mais um pouco, enfim, qualquer coisa que seja CONTRA o que você deveria fazer, inverta e faça. Você vai ficar pasmado com os resultados. Vamos aos exemplos práticos:

  • Vou lançar os dados da planilha depois: Ponha sua disciplina a teste, faça agora.
  • “Amor, lava a louça para mim?”: Não (rsrs) – Hora de fazer meu amigo. Lave a louça e ponha sua disciplina em xeque.

Faça isso por algumas semanas, depois perceberá que não sentirá nenhuma dificuldade de levantar durante o dia e fazer tudo que precisa para o sucesso do seu negócio. Ainda melhor, fará de bom humor.

7. Reavalie seu dia e resultados

Uma prática que não costumamos fazer é reavaliar o nosso dia e verificar os resultados, com isso, estamos propensos a cometer os mesmos erros novamente.

Depois de terminar seu dia, algumas horas antes de dormir, observe o que você fez durante o dia, como reagiu, quais foram os seus resultados, reavalie se poderia ter feito algo diferente e se o resultado seria melhor.

Inconscientemente, quando fizemos isso, nosso cérebro começa a se habituar a tomar as atitudes que reavaliarmos nas próximas situações semelhantes e, consequentemente, melhorar nossos resultados, tudo instintivamente.

Você pode reanalisar seus planos de negócios também, isso irá trazer mais segurança.

Não pense nisso como algo trabalhoso, você perderá no máximo 5 minutos do seu tempo, ou melhor, ganhará 5 minutos do seu tempo, porque trará mudanças incríveis em sua vida.

Essas dicas de negócios tem como intuito mudar você para mudar seu negócio, aproveite!

Você é o líder do seu negócio, acredite, o que você é e como você age fará do seu negócio um sucesso ou não! Ou acredita mesmo que tudo é sorte?

Que tal essas dicas para negócios? Comece a pô-las em prática e melhorá-los.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA