Como Abrir Um Negócio de Sucesso

É comum recebermos e-mails de empreendedores com as dúvidas: “abrir uma loja é um bom negócio? ”, “vale a pena pegar um financiamento para montar meu negócio? ”, “comprar uma máquina de fazer chinelos é lucrativo? ”

O fato é que a maioria dos empreendedores na ânsia de fazer as coisas rapidamente ou de não    saber por onde começar querem respostas prontas e rápidas.

Não tenha pressa. A única coisa que você conseguirá rapidamente é perder suas economias.

Como se bastasse dizermos vai fundo, pode montar seu negócio que você ganhará muito dinheiro e será bem sucedido.

Infelizmente a resposta não é tão simples e pensando nisso é que eu escrevo este texto para você.

O Fator Mais Importante Ao Abrir Um Negócio

Como Abrir Um NegócioSe você fizer uma vasta pesquisa do fator mais importante para montar um negócio de sucesso, seja na internet, em livros ou consultando especialistas, todos eles lhe dirão que o mais importante é fazer um bom PLANEJAMENTO.

Existem também pesquisas do IBGE, SEBRAE e DIEESE mostrando que fazer um PLANEJAMENTO aumenta bastante as chances de sucesso ao abrir um negócio.

Certo, Mas Como Fazer Este Planejamento Para Abrir Um Negócio?

Muitos autores defendem fazer um plano de negócio “tradicional” outros defendem experimentar o negócio já para obter uma resposta do mercado (Eric Ries) e uma nova maneira chamada “modelo de negócios” (Alexander Osterwalder & Yves Pigneur) “simplificou” o processo onde em uma tela você visualiza todas as áreas do seu futuro negócio.

Cada uma das metodologias tem seus méritos e devem ser consideradas na hora de fazer o planejamento do seu negócio. Em muitos casos é possível utilizá-las uma complementando a outra.

O fato é que qualquer que seja o método que você for usar, todos passam por um período de planejamento. É no planejamento que você obterá as respostas às perguntas do início deste artigo e muitas outras como estas abaixo:

  • Qual o capital necessário para abrir o negócio;
  • Qual o potencial de crescimento do futuro negócio;
  • Quanto de dinheiro você poderia lucrar por mês com este negócio;
  • Quanto tempo o negócio demoraria a gerar lucro;
  • Quanto de dinheiro você precisará para tocar a empresa (capital de giro);
  • Há realmente pessoas suficientes que vão querer comprar seu produto ou serviço? E como você vai encontra-las.

Tudo o que você for precisar para abrir o negócio você descobrirá através do planejamento do negócio. Ao todo são nove áreas do negócio que precisam de atenção.

Os Três Pilares Para Abrir Um Negócio Lucrativo

Dentre todos os componentes importantes para o sucesso de um negócio existem três que eu considero a base para construir um empreendimento de sucesso. São eles:

  • O empreendedor (clique aqui para descobrir se você tem perfil para abrir um negócio)
  • O Mercado onde você pretende abrir o negócio e;
  • Os números do negócio.

1. O Empreendedor

Empreendedor - como abrir um negocioUm dos fatores que determina o sucesso de qualquer negócio é a pessoa que está por trás da empresa. Quanto mais preparado estiver o empresário maiores serão suas chances de obter sucesso ao abrir o próprio negócio.

Você deveria se fazer as seguintes perguntas:

  • Eu tenho as habilidades para gerenciar este negócio ou posso aprendê-las rapidamente?
  • Eu realmente desejo estar envolvido nestas atividades todos os dias?
  • Este negócio pode suprir minhas expectativas de lucro e de auto realização?

A sua ideia de negócio deveria estar altamente relacionada com suas experiências anteriores, habilidades e desejos pessoais. Quanto maior esta aproximação maiores serão suas chances de executar bem o plano de negócios.

A boa notícia é que tanto as habilidades gerenciais, o planejamento e os conhecimentos específicos do ramo de negócios podem ser aprendidos. Tudo depende do quanto você quer abrir um negócio.

Descubra se você tem o perfil desejado para abrir um negócio.

2. O Mercado Como Limitador de Crescimento

O Tamanho do Mercado

Se não houverem clientes suficientes para comprar o seu produto ou serviço seu negócio simplesmente nascerá morto.

Eu mesmo já cometi este erro superestimando o tamanho do mercado para montar uma loja.

O negócio era lucrativo mas não haviam tantos clientes quanto eu pensei. Acabei vendendo a loja por não se enquadrar nas minhas expectativas.

É o tamanho do mercado que lhe dirá se é possível crescer e até quando. Então, se você tem grandes expectativas como empreendedor você deveria entrar em um mercado grande o suficiente para lhe possibilitar atingir estes objetivos.

Neste artigo que eu escrevi para a Cada da Consultoria você descobrirá como mensurar o tamanho do mercado.

Os Concorrentes: Fonte de inspiração

Ao idealizar um negócio para abrir você deve em primeiro lugar analisar a concorrência para este negócio na região onde você o pretende montar. De modo geral se a concorrência vai bem já é um bom sinal.

Ao analisar o mercado concorrente de uma farmácia o empreendedor poderia visitar as farmácias concorrentes e as observar com o objetivo de descobrir se elas estão vendendo bem.

O empreendedor poderia ainda analisar os sinais de riqueza do negócio como o patrimônio pessoal dos proprietários e o número de funcionários da farmácia.

É preciso também pensar qual o seu diferencial naquele determinado negócio: como você pode fazer melhor do que os atuais concorrentes?

Os Clientes: De onde vem o dinheiro.

clientes - como abrir um negocioSempre recebermos e-mails de pessoas perguntando como aumentar as vendas em determinado negócio. E a resposta, embora simples, vem com outra pergunta: “Quem é seu cliente? ”.

Se você conhece quem é seu cliente fica fácil descobrir como chegar até eles para informar da sua nova empresa e das promoções de vendas.

Você deveria encontrar maneiras de classificar os clientes potenciais, seja pela região em que moram, pelo sexo ou por renda.

Por exemplo: Uma casa de produtos agropecuários poderia descobrir que seus clientes são produtores rurais, 90% do sexo masculino, localizados num raio d e 30 quilômetros de distância da loja.

A partir daí é possível criar promoções para atrair seu público alvo. A verdade é que a grande maioria das pequenas empresas não faz isso.

3. Os Números Do Negócio: Checando Se o Negócio é Bom Mesmo.

Caso você deseje empreender por causa do dinheiro (algumas pessoas empreendem por outros motivos), você poderia escolher entre abrir um negócio, comprar um imóvel para alugar ou ainda aplicar em algum fundo de investimento.

Como você descobre qual é a melhor escolha?

Através de um planejamento financeiro. Você analisa o retorno que cada um destes negócios lhe trará e faz uma comparação entre eles para tomar a melhor decisão.

É a parte financeira do seu planejamento que lhe dirá se a sua ideia de negócio é realmente lucrativa e quanto você poderia lucrar. Por outro lado estes cálculos não são fáceis de fazer se você não é um profissional da área. (No kit Como Abrir Um Negócio você faz estes cálculos automaticamente).

Onde Tudo Começa: A Ideia de negócio

Ao procurar uma ideia de negócio o bom seria se fosse possível conciliar:

  • O mercado em crescimento,
  • Seu perfil (experiências anteriores, capital disponível, gostos pessoais) e os
  • Recursos regionais abundantes (exemplo: mão de obra, frutas, soja, universitários, etc.)

Não desenvolva ideias de negócios mirabolantes.

Uma boa razão para não utilizar ideias de negócios mirabolantes é que muito possivelmente alguém já tenha testado o que você deseja fazer. Assim, aprenda com o erro alheio, depois de conhecer o negócio busque maneiras de inová-lo criativamente.

De onde vêm as ideias de negócios?

Em uma pesquisa com 500 empresas nos Estados Unidos da revista Inc. descobriu se os seguintes dados:

  • 71% Das ideias de negócios são copiadas ou modificadas de um emprego anterior.
  • 20% São descobertas por acaso.
  • 5% Foram descobertas relacionadas à revolução dos computadores.
  • 4% Foram descobertas através de pesquisas com o objetivo de encontrar uma ideia de negócio.

Ideias de negócios comuns

ideias de negocios comunsO fato de abrir um negócio utilizando uma ideia convencional não significa que não há desafios e inovação. Você pode inovar dentro do negócio em si, alterar maneiras de distribuir os produtos, trabalhar diferentes preços, mudar o formato e tamanho dos produtos.

Você deveria se perguntar:

  • Como posso melhorar este produto ou serviço?
  • Ou posso fazer melhor e com menor custo do que meu principal concorrente?

Aqui você pode baixar um PDF Com 740 Ideias de Negócios (link).

A Importância Do Planejamento

É no planejamento que você descobrirá se sua ideia de negócio é boa suficiente para se tornar uma oportunidade de negócio.

Até se você vai precisar de empréstimo, é no planejamento também que você conseguirá as respostas para dizer aos possíveis investidores (familiares, bancos, investidores anjo).

Em um bom planejamento, de modo geral, você deve calcular o investimento e os custos do futuro negócio, verifica o perfil dos clientes e analisa a concorrência.

Depois de levantadas estas informações você poderá checa se o negócio é viável no papel através de cálculos.

Eu não conseguiria em um artigo lhe dizer como fazer este planejamento completo. Até porque os cálculos precisam de planilhas que calculam automaticamente o valor do investimento, os custos e o lucro ou prejuízo do futuro negócio (e vários outros indicadores de mostram se o negócio é bom ou não).

Para simplificar todo este processo criamos  o “Kit Como Abrir Um Negócio” com cálculos automatizados de viabilidade e com garantia de satisfação e de funcionamento para sua ideia de negócio.

A Dificuldade Que Você Encontrará Ao Planejar Seu Negócio

dificuldade planejar negocioSe você já estudou um livro sobre plano de negócios você deve ter notado que praticamente todos eles trazem um modelo de planejamento que é direcionado para médias e grandes empresas.

Não é possível colocar aquilo em prática se você vai montar um pequeno negócio, especialmente se você não é da área de negócios.

Pensando nisso simplificamos o processo de planejar um negócio através de um e-book e várias planilhas que automaticamente calculam se a sua ideia de negócio poderá se tonar um negócio lucrativo ou não (“Kit Como Abrir Um Negócio”).

Em Resumo Você Precisa:

Como você está aqui eu suponho que você deseja ter seu próprio negócio. Partindo deste ponto o que você precisa é:

  • Descobrir se você tem perfil para ser dono do seu próprio negócio;
  • Analisar qual negócio montar de acordo com sua região, seu perfil e dinheiro disponível;
  • Você deve fazer um PLANEJAMENTO antes de abrir seu próprio negócio (após esta fase poderá ser tarde demais).

Se ao longo de todo este artigo eu fosse lhe pedir para memorizar uma palavra ela seria “PLANEJAMENTO”. Abrir um negócio sem planejamento é como entrar em um veículo à noite sem farol e sem destino. Tudo pode acontecer.

O fato é que você precisa PLANEJAR seu futuro negócio. Assim você tem 3 opções:

CONTRATAR uma consultoria especializada na abertura de negócios (custo aproximado de R$ 6.000,00 até R$ 10.000,00; em alguns casos este valor é bem mais alto dependendo do tamanho e complexidade do negócio);

ARRISCAR iniciar seu próprio negócio sem orientação profissional e talvez perder suas economias (pior alternativa);

APROVEITAR um material de apoio totalmente pensado para lhe oferecer o máximo de rendimento ao planejar seu próprio negócio.

 

Kit Como Abrir Um Negócio

kit como abrir um negocioEbook Como Abrir um Negocio

+ Planilha para Cálculo Automatizado.

De R$ 300,00

por apenas R$ 187,00

Ou em 12 x R$ 18,77 no cartão

 

Fazer Pedido

O verdadeiro empreendedor é aquele que passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem.

 

Deixe-me saber o que você pensa…por favor, deixe um comentário abaixo (e em seguida, vá em frente  e clique no botão “curtir” !)

4 comments on “Como Abrir Um Negócio de Sucesso
  1. Ana claudia disse:

    Quero montar uma fabrica de coxinha quero fornecer essas coxinhas para isso preciso da maquina que faz coxinha ela já me trará um bom rendimento pois não perderei mas tempo enrolando manualmente o público que atendo e de classes variadas o produto e muito procurado pois o valor e atrativo do produto e o produto e de boa qualidade mais ainda de preciso de mais planejamento pra como conseguir pagar essa maquina como conseguir mais dinheiro e montar o q desejo em breve.

    • Olá Ana Cláudia!

      A questão muitas vezes nem é o crédito para comprar a máquina. A maioria dos fabricantes oferecem opções de parcelamento.

      A grande pergunta é: É LUCRATIVO COMPRAR ESTA MÁQUINA?

      Como você mesma disse você precisa fazer um planejamento. Depende da sua previsão de vendas, custos, preço da máquina, custo de manutenção, vida útil, etc.

      No kit Como Abrir Um Negócio temos uma planilha onde basta você preencher os valores para fazer esta análise automaticamente.

      Desejo a você muito boa sorte com seu negócio!

  2. Guilherme Passos disse:

    Comprei o guia como abrir um negócio e gostaria de parabeniza-lo pela qualidade do material. Minha dúvida é se posso usá-lo no escritório e em casa em computadores diferentes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!