Como Montar Uma Fábrica de Vassouras

Como montar uma fábrica de vassouras
Como montar uma fábrica de vassouras

Para montar uma fábrica de vassouras os empresários devem pesquisar o mercado e como funciona o ramo, sabendo que todo setor tem suas próprias peculiaridades como: fornecimento de matéria-prima, compradores, incentivadores e inibidores das vendas.

Mercado de uma fábrica de vassouras

Com todos os produtos novos para limpeza, os consumidores e os varejistas ainda continuam comprando vassouras.

Lembrando que os consumidores que utilizam o produto no seu dia a dia são os consumidores finais, primeiro a fábrica de vassouras revende o produto para os varejistas ou distribuidores, que são os consumidores do início da cadeia de valor e que serão os maiores interessados em vender um bom produto e são também os primeiros que devem ser encantados.

Concorrência de uma fábrica de vassouras

Antes de um estudo aprofundado sobre concorrência, vamos ao estudo de um fator que imprescindível para se estabelecer no mercado, mesmo com tanta concorrência há a vantagem competitiva.

Para uma fábrica de vassouras, a vantagem competitiva é conseguida quando o fabricante possui capacidade do sistema de comercialização, distribuição, entrega e cobrança.

Canais de distribuição de uma fábrica de vassouras

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O primeiro ponto relevante para a fábrica de vassouras acontecer como um negócio é a existência de um eficiente canal de distribuição.

Para isso, o empresário deverá analisar quantos intermediários existe neste canal e se depender de intermediários é vantajoso.

Existem vários modelos de distribuição, variando apenas nas quantidades de distribuidores e intermediários.

Portanto, a fábrica de vassouras poderá optar por um modelo de distribuição que seja:

Fabricante ↔ intermediário ↔distribuidores ↔varejistas

Ou

Fabricante ↔distribuidores ↔varejistas

Ou

Fabricante ↔ varejista

Este último pode ser o modelo mais difícil de executar na prática, mas no início do negócio, os empresários podem optar por ele, por motivos de fixação do produto no mercado ainda não expandido.

No momento de decidir qual o melhor modelo de distribuição, os empresários devem calcular custos, terceirização ou não de logística e prazos de entrega até o varejista.

Lembrando que, como conseqüência, um canal de distribuição significa menor ou maior liquidez, ou seja, o recebimento pelas vendas está intrinsecamente ligado a um bom desenrolar da logística.

Logística de uma fábrica de vassouras

Para os empreendedores é melhor optar por um sistema de logística em que os atacadistas estejam localizados estrategicamente, ou seja, próximos de clientes varejistas importantes.

A configuração logística deve ser tal que a gestão de distribuição administre os canais de um ponto local com suas ramificações até o local onde a fábrica de vassouras.

De acordo com o progresso da fábrica de vassouras e a expansão de seu mercado, vai crescendo a necessidade da fábrica profissionalizar o seu sistema de logística e decidir se distribuirá com frota própria ou terceirizará os serviços.

Lembrando que, neste momento, o que importará é uma gestão consistente e que envolva todos os fatores envolvidos, como custos, pessoal qualificado e vendas.

Investimentos de uma fábrica de vassouras

A fábrica de vassouras terá gastos com estrutura, equipamentos, materiais de escritório, matéria-prima, despesas administrativas, despesas com pessoal, com vendas e despesas para legalização do negócio.

O galpão industrial para processo produtivo deve ter um espaço de 10 x15 m²no mínimo, deve ser bem ventilado, ter depósito e estar sempre limpo.

Custos de uma fábrica de vassouras

A fábrica de vassouras terá custos como custos-fixos com água, luz e telefone e custos variáveis que dependerão do volume de produção. Há ainda custos com depreciação de máquinas, equipamentos e veículos.

Organização do processo produtivo de uma fábrica de vassouras

Matéria-prima – O investimento inicial da fábrica de vassouras deve considerar, além dos gastos com estrutura, os gastos com matéria-prima como:a Piaçava, Madeira, Argola metálica, tinta ou plástico para revestimento, nomofilamentos de nylon e outros.

Fornecedores – A importância dos fornecedores é imperativa em um ramo industrial, pois ao fornecer matéria-prima, ela deve ser de qualidade para que o resultado final seja de qualidade, obtendo na produção um produto durável, de desenho inconfundível que encantará o cliente.

Equipamentos A fabricação de vassouras contará com equipamentos como Guilhotina de aço com bancada de ferro, Furadeira, Furadeira e caixa de ferramentas, Corrupio completo com bancada de ferro e Prensa Balança, Bancos, Mesas de apoio e prateleiras.

Automação – A fabricação de vassouras poderá ser realizada de forma mais artesanal com os operários presando, cortando e colando manualmente, ou então contar com a automação. A opção em automatizar ou não depende dos custos e da medição de produtividade, ou seja, em um dia, meça quantas vassouras foram produzidas a mais com a automação e se houve menos gastos, faça as contas e observe se vale a pena automatizar.

Segurança na Produção Na fabricação de vassouras há o uso de equipamentos perigosos como guilhotina ou outros equipamentos é necessário o uso de EPI (equipamentos de proteção individual), lembrando que mesmo uma pequena fábrica de vassouras deverá calcular os percentuais de insalubridade e periculosidade na contratação de pessoal.

Posicionamento do produto em uma fábrica de vassouras

Para posicionar o produto vassoura no mercado é necessário que ela realize com confiabilidade a sua função, sem despregar e ser danificada com facilidade. Ou seja, tenha qualidades intrínsecas, próprias do objeto.

Além disso, a vassoura deve ter um acabamento original em que o nome lembre o modelo visto pelos consumidores, ou seja, ocupar espaço na mente do consumidor, essa e a finalidade do posicionamento do produto.

A marca deve ser registrada em órgão competente e receberá um documento que descreverá detalhadamente o produto. Ela pode ser um nome, sinal, símbolo ou slogan que identifica o produto, podendo o identificar em sua totalidade.

A marca por si só não determina vendas, o que reforça a marca e a posiciona no mercado é o espaço na mente dos consumidores, o marketing que promove a marca e a qualidade do produto.

Divulgação em uma fábrica de vassouras

A fábrica de vassouras deve, antes de tudo, elaborar um Plano de Marketing com Sumário Executivo, Análise do Ambiente, Definição do Público-alvo, Definição do Posicionamento de Mercado, Definição de Marca, Definição de Objetivos e Metas, Definição das Estratégias de Marketing.

O Plano de Marketing serve para atrair investidores, para vender o novo produto, para organizar a gestão de marketing da empresa e escolher entre várias opções de propaganda, divulgação e canais de comunicação.

No momento de divulgar a marca da fábrica de vassouras para varejistas e atacadistas, os mesmos precisam saber qual o potencial do produto e se comprar o produto significará vendas no estabelecimento. Todas essas dúvidas podem ser esclarecidas por um bom Plano de Marketing e por apresentações com slides que detalham o produto e que apresenta a viabilidade do produto como um bom negócio.

Diversificação em uma fábrica de vassouras

A fábrica de vassouras deverá formar um estoque com vários modelos de vassouras e dar aos compradores mais de uma opção de modelo.

Os custos com diversificação podem ser minimizados se as matérias-primas e mão-de-obra forem utilizadas na produção de mais de um modelo de vassouras.

A diversificação, porém, só se justificará com uma análise prévia de mercado que mostre que os compradores estão interessados em novos modelos e até em novos produtos. Para o pequeno empresário é essencial ouvir seus compradores e suas necessidades.

Portanto, a fabricação, o ritmo do processo produtivo e os novos produtos devem estar em harmonia com as necessidades de vendas dos compradores em uma fábrica de vassouras.

Esse conceito de produção está sendo cada vez mais utilizado, é o conceito de Cadeia de Valor, e muitos fornecedores já perceberam que só fica no mercado quem obedece a integração da produção com as vendas.

A empresa poderá, portanto, oferecer aos varejistas a opção de mais de um modelo de vassouras, rodos, desentupidores, etc. O que vai determinar a diversificação é a necessidade do varejo, representado bons negócios para a fábrica de vassouras.

Tributação de uma fábrica de vassouras

A fábrica de vassouras poderá optar pela tributação na forma do Simples Nacional se o seu faturamento for pequeno, de acordo com a nova regra aprovada pelo Congresso Nacional para novas faixas de valores de faturamento que entram em vigor no ano de 2012.

O simples consiste em um único documento para o pagamento de impostos como: IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); CSLL (contribuição social sobre o lucro); PIS (programa de integração social); COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços); IPI (imposto sobre produtos industrializados) e INSS (contribuição para a seguridade social).

Exigências Legais em uma fábrica de vassouras

Para montar uma Fábrica de Vassouras é necessário atender as exigências legais como Licença Ambiental, Licença de Instalação, Licença dos bombeiros, CNPJ, Licença de Operação e Licenciamento Municipalizado. Para mais informações, procure o órgão ambiental do município, no caso a Secretaria do Meio Ambiente do Município.

A fábrica de vassouras tem personalidade social de fornecedor e, portanto, deve obedecer às normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor) para fornecedores e ter um CDC no estabelecimento.

Se seguir todas estas dicas, já pode montar uma fábrica de vassouras e ganhar dinheiro com seu negócio próprio.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA