Como Abrir Uma Loja de Tecidos

Como abrir uma loja de tecidos
Como abrir uma loja de tecidos

O negócio de loja de tecidos consiste na aquisição de tecidos de diversos tipos no atacado para a venda a varejo. Os clientes são, geralmente, alfaiates, costureiras e confecções em geral, que preparam roupas e outras utilidades a partir do material para chegar às lojas e serem vendidos.

O ramo requer especialização e isto é muito importante porque permite que o trabalho seja feito com outros empreendimentos do mesmo setor, visando atrair clientes através de polos. Estes polos são grandes áreas que comercializam vários tipos de tecidos e materiais afins, como galerias e ruas que são famosas por este tipo de comércio. Porém, em locais com grande movimento de veículos e pessoas também podem comportar uma loja de tecidos.

Aqui você ficará sabendo um pouco mais sobre loja de tecidos com algumas dicas. Confira!

Público-alvo da loja de tecidos

Como já foi dito, os principais consumidores da loja de tecidos são pessoas que trabalham estes tecidos e os revendem em forma de roupas e utensílios. Um bom exemplo são as lojas de artigos para o lar, que vendem toalhas, edredons, colchas, tapetes e outros artigos. A partir dos tecidos fabricados por uma empresa, formam-se estes produtos, colocando a indústria como uma das principais consumidoras da loja de tecidos.

Alfaiates e costureiras autônomos também são frequentadores assíduos da loja de tecidos. Geralmente, estas pessoas têm um conhecimento muito grande em relação à qualidade dos tecidos e preços. Por isso, é bom sempre proporcionar ao cliente o melhor em tecnologia e oferecer boas formas de pagamento. O público é bem preocupado para conter os custos e, exatamente por isso, o lojista deve dar preferência aos tecidos mais procurados, sempre facilitando os menores preços.

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As estações do ano ditam muitas tendências e podem fazer com que certo tecido aumente ou diminua nas procuras dos clientes na loja de tecidos e por isso o empreendedor deve estar sempre atualizado no setor para conhecer bastante o universo da moda e dirigir bem o empreendimento.

Estrutura da loja de tecidos

Uma loja de tecidos requer um espaço para o estoque, onde estarão armazenados os tecidos a serem vendidos. A prévia deverá estar logo no salão principal da loja em que os clientes passeiam e podem fazer suas escolhas. Além do estoque e do salão principal, deve-se arranjar um mini escritório para que o dono ou o administrador estejam fazendo o seu trabalho, longe da agitação do comércio. Além disso, banheiros para os funcionários e uma vitrine também devem ser providenciados.

A importância da vitrine numa loja de tecidos é quase a mesma que numa loja de roupas, afinal, os tecidos que estarão expostos na vitrine formarão calças, blusas, jaquetas, saias, etc. A ideia é deixar exposto na vitrine a principal tendência que está fazendo sucesso no mercado, com informações relevantes de menor preço ou com algum desconto incluso.

Mercado de uma loja de tecidos

Consequente ao aumento do mercado da moda no Brasil, a loja de tecidos segue o caminho de expansões, inclusive exportando tecidos para outros países. As confecções estão cada vez mais crescentes e o aumento do consumo de tecidos está fortemente associado a este “boom” do mercado de roupas e acessórios.

A concorrência está fortemente associada ao local em que o estabelecimento está posicionado dentro da cidade. Algumas cidades, podem estar carentes ainda de uma loja de tecidos que esteja satisfazendo o gosto dos clientes com baixo preço. A dica é procurar uma localização pertinente através de pesquisas.

Localização de uma loja de tecidos

Estar bem localizado é uma característica importante para qualquer empreendimento. O local deve estar com um grande movimento de carros e pedestres e que tenha facilidades para o estacionamento. Pontos de ônibus também devem estar próximos ao local escolhido, já que é o meio de transporte utilizado por muitas pessoas. Os polos podem ser aproveitados para juntar estabelecimentos afins, especializando o empreendimento em uma das partes do todo que o empreendedor encontra numa determinada galeria, por exemplo.

Para atrair os clientes, deve ser cautelosa a escolha dos principais tecidos. Inspirar-se na moda vigente no Brasil e internacionalmente, assim como na preferência dos principais clientes, é uma dica importante para saber arrumar a vitrine da loja de tecidos. Elementos padronizados mais procurados podem ser comprados em grande estoque, deixando os tecidos de gosto duvidosos ou exóticos em menores quantidades.

Investimento Inicial – Loja de tecidos

A estrutura do empreendimento dita a quantidade de recursos estimado para deixá-lo pronto para a comercialização de produtos. No caso de uma loja de tecidos, o valor estimado médio é de R$42.000,00, sendo o capital de giro R$40.000,00 e o investimento em equipamentos e instalações iguala R$2.000,00. O faturamento mensal bruto previsto é cerca de R$20.000,00.

Para começar um negócio como este, o empreendedor deve ter dois telefones, fax, computador e um ponto comercial de cerca de 60 m².

Perfil do empreendedor de uma loja de tecidos

O empreendedor de uma loja de tecidos não pode estar alheio às tendências de tecidos para gerenciar seu estabelecimento. Neste negócio em específico, deve-se prestar a atenção às novas tecnologias do mercado, pois o público-alvo está sempre buscando os menores preços, sem pensar duas vezes em consultar outros estabelecimentos afins para conseguir seus tecidos. Além disso, é papel do empreendedor firmar vínculos com os principais fornecedores, pensar nas formas de divulgação pertinentes para a loja de tecidos e selecionar funcionários para trabalharem como vendedores.

Os funcionários deverão ser escolhidos de acordo com o seu desempenho na entrevista. Pessoas comunicativas e bem instruídas são de boa valia para explicarem aos clientes as principais características do produto a ser comprado. A experiência pode ser pedida em algum momento da entrevista para verificar se o candidato mantém vínculos duradouros em seus trabalhos e os cargos que já ocupou. Um treinamento pode ser necessário para ajudar o iniciante a conseguir se expressar na área de vendas.

Divulgação de uma loja de tecidos

A própria loja de tecidos já pode se divulgar a partir de uma vitrine bem montada. As pessoas que passam pela região estão sujeitas a entrar em qualquer loja que lhes chame a atenção. A internet também pode ser usada para fazer anúncios, sendo uma das principais formas de divulgação existentes hoje em dia.

As grandes confecções necessitam, frequentemente, de tecidos para fabricarem seus produtos e, para atingir este público em específico, a solução é organizar a ida de promotores de vendas ao local. A conversa com os donos dos estabelecimentos ou pessoa responsável pela compra de tecidos pode trazer um bom acordo para ambas as partes (fornecedores e loja de tecidos).

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