Como abrir uma confecção de camisetas

Por:

Como abrir uma confecção de camisetas

O ramo do mercado da moda oferece na atualidade uma quantidade sempre maior de opções para quem busca um negócio com muitos clientes e boa rentabilidade sendo que neste caso uma das alternativas interessantes consiste em abrir uma confecção de camisetas.

Este tipo de roupa possui uma grande procura pelas pessoas para os mais variados objetivos fazendo com que seja possível com as roupas de malha abrir uma empresa mesmo de pequeno porte com a possibilidade de atuar na confecção de camisetas de maneira geral indo desde o seu design até a produção final.

Para isso é preciso de maneira geral que sejam feitos investimentos não tão altos permitindo, ainda, que a empresa adquira uma capacidade eficiente para a produção. Devido a esta conformação, abrir uma confecção de camisetas pode representar uma ótima oportunidade de negócios para jovens designers ou estilistas e até desenhistas gráficos. 

Mercado de confecção de camisetas

Aos interessados em iniciar no mercado de confecção de camisetas é importante saber que na área de varejo para roupas de malha conta nos dias atuais com uma grande concorrência a qual leva a um nível crescente de competitividade possibilitando o surgimento de novas fábricas.

Com isso, quem resolve abrir uma confecção de camisetas permite o aumento da diversidade nas opções disponíveis aos consumidores bem como permite adicionalmente o surgimento de outros tipos de produtos feitos de algodão e modalidades diferenciadas de tecidos sintéticos permitindo o surgimento de bons negócios nesta área de mercado.

Devido a este cenário é importante que o novo empresário esteja consciente de que para concorrer no mercado têxtil é necessário estar sempre a frente com as tendências da moda e  pronto para competir nesta área que muda com uma frequência muito grande.

Por isso, antes de iniciar os planejamentos e compras necessárias para criar o seu negócio de confecção de camisetas é preciso fazer na localidade em que deseja atuar uma pesquisa de mercado detalhada.

Esta prática consiste na busca junto ao mercado e à clientela de informações relevantes como perfil dos clientes, público-alvo, nichos de mercado inexplorados, concorrência existente, dentre outros.

Clientes da empresa de confecção de camisetas

Por meio de uma boa pesquisa de mercado é possível identificar de maneira mais específica como funciona o comportamento do consumidor que será abordado por quem deseja abrir uma confecção de camisetas pois desta maneira as ações e planejamentos da empresa tem como obter mais sucesso e lucros para o novo negócio.

Com isso, são alcançadas informações como os gostos mais relevantes da população, suas preferências, as principais tendências de moda existentes em cada estação as quais podem ser verificadas em locais como sites especializados, feiras, exposições, desfiles de moda e outros eventos.

Assim, através da pesquisa das preferências dos clientes é possível conseguir identificar uma boa oportunidade de negócios no ramo de confecção de camisetas que garante com isso um bom caminho rumo ao sucesso no negócio iniciado.

Localização da empresa de confecção de camisetas

Após verificar na pesquisa de mercado as preferências e perfil do cliente a ser atingido por aqueles que desejam abrir uma confecção de camisetas se faz necessário escolher um local que seja mais adequado.

Neste caso, é importante considerar neste caso alguns fatores importantes como:

l  Acesso a distribuição de matéria-prima: no processo de criação de camisetas é preciso obter grandes quantidades de tecidos os quais chegam em grandes caminhões. Por isso, o lugar escolhido deve garantir um fácil acesso e saída deste tipo de veículo para um tranquilo recebimento e saída dos mesmos.

l  Acesso para a distribuição de produtos acabados: assim como a necessidade de receber a matéria-prima é necessário, ainda, buscar que o local escolhido para a confecção de camisetas possua um bom acesso para a distribuição dos produtos acabados neste caso tanto para os clientes interessados como também para outros lojistas.

l  Dar preferência para imóveis que possuam estrutura a qual permita montar uma planta industrial necessária para a elaboração e produção de camisetas em alto nível de quantidade e qualidade.

l  Mão de obra qualificada para trabalho: ao escolher o local em que será instalado o seu novo negócio é preciso considerar se no mesmo vai ser fácil encontrar profissionais habilitados neste ramo os quais são essenciais para garantir os resultados e produção com a quantidade e qualidade pretendidas.

Estrutura da empresa de confecção de camisetas

Com a escolha mais adequada do local para abrir uma confecção de camisetas é preciso analisar de forma específica a estrutura que este negócio vai adquirir sendo que neste caso será necessário montar um galpão do tipo industrial contendo máquinas variadas para as variadas etapas da produção de camisetas.

Além disso, de maneira mais geral, uma confecção de camisetas precisa ter espaços mais reservados como vestiários, banheiros, sala de reunião, escritório, depósito para matérias-primas, depósito de produtos acabados e outros espaços exigidos para uma melhor organização da produção como departamentos de desenvolvimento de produtos.

Layout de produção de confecção de camisetas

Ao abrir uma confecção de camisetas é necessário depois de delimitar uma estrutura adequada que a mesma possua um layout – desenho – bom que proporcione no dia a dia uma movimentação e produtividade adequada para as encomendas e objetivos planejados.

Para definir o layout correto de produção, a empresa deverá contar com ajuda de um profissional da área ou ainda buscar informações detalhadas em cartilhas e livros para com isso se dedicar no processo de adequação do espaço produtivo que possui rumo ao alcance de um layout de produção que ofereça mais eficiência.

Para obter ganho de eficiência desejado, o layout na confecção de camisetas costuma ser organizado de acordo com os processos produtivos praticados de forma que cada grupo execute uma atividade diferente – unir ombros, pregar mangas, rebater cavas e outras -  resultando, no final, à  peça pronta da camiseta

Equipamentos da confecção de camisetas

Por meio desta delimitação anterior do melhor layout para garantir a melhor produtividade e eficiência no trabalho a ser executado é de grande importância buscar neste momento adquirir os equipamentos mais relevantes para a produção de camisetas.

Ao considerar esta necessidade é importante possuir inicialmente os seguintes instrumentos: máquina de costura galoneira, máquina de costura overloque, máquina de corte, mesa de corte, máquinas para bordar, máquinas para serigrafia bem como outros equipamentos e ferramentas de trabalho menores a exemplo de agulhas e linhas.

É claro que além destas alternativas existem muitos outros tipos de equipamentos que podem ser adquiridos para os empresários que desejam abrir uma confecção de camisetas sendo que neste caso é preciso no momento inicial comprar somente o mais necessário e somente com o início dos lucros aprimorar os instrumentos de trabalho utilizados. 

Fluxograma produtivo na confecção de camisetas

A partir da aquisição dos equipamentos que serão utilizados e com o layout mais eficiente sendo definido é importante compreender de maneira completa o processo produtivo para a confecção de camisetas o qual se refere à todas as etapas que devem ser seguidas para conseguir produzir as peças de roupas de acordo com os modelos propostos.

Esta delimitação exige além de planejamento e organização do empreendedor muita atenção com as atividades desde a seleção de matéria-prima e seu armazenamento até o acondicionamento do produto já finalizado.

De maneira geral, o processo de produção para abrir uma confecção de camisetas é o seguinte:

l  Determinação do modelo, estampas e cores a serem usadas para confeccionar a camiseta sendo que neste caso estas definições devem ser feitas junto com o cliente ou pelos proprietários da empresa de maneira prévia para produções em larga escala.

l  Escolha e compra do tecido e demais materiais a serem utilizados: após a delimitação de design e estética da camiseta é preciso proceder à escolha do tecido e sua compra caso o mesmo não esteja dentre os estoques da fábrica.

l  Cortar o tecido em todas as suas partes de acordo com os moldes feitos de maneira anterior para a confecção das camisetas desejadas.

l  Executar a costura de todos os pontos de união da roupa como em seu comprimento, nos ombros, mangas e outras partes em que isso se faça necessário.

l  Realização dos processos de estamparia e de coloração: nesta fase é preciso colocar a estampa que pode ser feitos por pintura, silkscreen, dentre outros. Além disso, é neste momento que devem ser adicionadas cores diferentes na camiseta caso isto seja necessário.

l  Armazenamento dos produtos acabados: com a peça já pronta basta agora guardar em local adequado com bom acesso e ventilação até a venda ou entrega ao cliente que a solicitou.

Modelo de negócios na confecção de camisetas

Para trabalhar com sucesso e fazer com que a empresa expanda e amplie seus negócios com bons resultados é necessário que ao abrir uma confecção de camisetas  o empresário já possua de maneira prévia um modelo de negócios eficiente considerando de forma geral os seguintes aspectos:

l  Gerência da marca: nesta questão é preciso trabalhar de forma prévia tanto a imagem quanto a visibilidade de sua marca com conceitos fundados de acordo com valores como sustentabilidade, saúde, não violência, dentre outros. Neste assunto é necessário considerar que a sua marca de camisetas deve possui um posicionamento com relação ao mercado e ao mundo pois isto é valorizado pelos consumidores em geral.

l  Desenvolvimento de produtos: mais do que profissionais capacitados é preciso buscar obter pessoas criativas para a criação de camisetas com novidades com o uso das últimas tendências em estilos de camisas, matérias-primas além da busca para agregar novas tecnologias de produção e insumos para com isso dar mais valor aos produtos ofertados no mercado geral.

l  Canais de distribuição: para abrir uma confecção de camisetas é necessário buscar possuir bons canais de distribuição os quais são uma das maiores forças com que a empresa conta. Neste caso, o canal de distribuição de seus produtos devem ser eficientes o bastante para fazer com que suas camisetas cheguem a um número cada vez maior de consumidores.

Neste caso é indicado pesquisar quais os canais de distribuição poderão atender a esta necessidade tanto para o consumidor final como no varejo com alternativas como a venda pela internet, venda por catálogos, loja própria e outros.

Controle da produção na confecção de camisetas

Por meio das definições gerais de seu modelo de negócios para a confecção de camisetas é preciso delimitar os principais aspectos para fazer o controle da produção realizada.

Isto se justifica porque uma produção com controle e qualidade obtém de forma mais efetiva os resultados buscados com a sua execução.

Os principais benefícios do uso do controle na produção de confecção de camisetas são os seguintes: eliminação de gargalos, de desperdícios, controle do tempo de produção, redução de retrabalhos e de custos, aumento de produtividade e redução de paradas por conta de defeitos em máquinas ou manutenção.

Para alcançar estes efeitos é preciso que seja delimitado logo no início das atividades ao abrir uma confecção de camisetas os critérios, periodicidade e forma como o controle da produção será realizado.

Com as regras será possível identificar os problemas, erros e incorreções existentes em qualquer ponto do processo de produção garantindo, assim, a sua correção imediata evitando desta maneira efeitos negativos para a imagem e resultados da confecção de camisetas.

Gestão de estoques na confecção de camisetas

Assim como o controle da produção é preciso garantir uma adequada gestão dos estoques existentes na confecção de camisetas os quais serão adquiridos em quantidade e diversidade de acordo com os projetos de produção existentes na empresa de forma geral.

Por isso, no planejamento de produção de sua confecção de camisetas é de grande relevância descrever de forma prévia a quantidade e os tipos de estoques das matérias-primas e insumos que deverão ser comprados pois desta forma na rotina do trabalho não haverá a necessidade de planejar a organização dos estoques mas apenas solicitar à equipe de compras que acione os pedidos de acordo com as especificações feitas evitando, com isso estoques obsoletos e a ocorrência de altos custos.

Diagrama de Ishikawa como ferramenta de gestão na confecção de camisetas

Em qualquer área de atuação empresarial a gestão consiste em uma área muito relevante, pois é ela que garante a adequada condução do negócio em suas atividades.

Para isso, podem ser usadas várias ferramentas específicas deste ramo do conhecimento como o Diagrama de Ishikawa o qual considera que, de forma bem prática e simples, que todos os problemas ocorridos em uma empresa possui sua origem nos chamados 6M: Método, Matéria-prima, Mão de obra, Máquinas, Medição e Meio ambiente.

Assim, para você que deseja usar este instrumento ao abrir uma confecção de camisetas vamos mostrar os principais aspectos relacionados à sua utilização:

Método – quando o problema de sua empresa estiver relacionado com o método utilizado a solução poderá ser encontrada ao estudar mais e analisar métodos possíveis que tornarão os processos mais produtivos e com menor margem de erro. As causas do problema serão então os retrabalhos constantes e paradas por causa dos erros e defeitos na produção.

Matéria-prima - uma matéria-prima de má qualidade fará com que o produto final não alcance a qualidade desejada, por isso adquirir uma matéria-prima de qualidade é como cortar o mal pela raiz.

Mão de obra - a mão de obra qualificada com conhecimentos específicos torna a produção mais ágil e os resultados finais satisfatórios. Tudo que for o contrário disso causará transtornos como resultados insatisfatórios e rotatividade constante de pessoal.

O problema em não encontrar essa característica de mão de obra poderá ser local, por isso antes de contratar e instalar a fábrica de confecção de camisetas, certifique-se se a região possui pessoal qualificado para aquela atividade.

Máquinasas máquinas são uma causa e efeito da capacidade produtiva instalada, se houve cuidado em escolher máquinas modernas, úteis e se houver tecnologia de ponta, necessária para o desenvolvimento da produção os problemas com relação a esta questão serão totalmente resolvidos.

Benchmarking na confecção de camisetas

 O benchmarking é também outra ferramenta da qualidade bem eficiente e consiste em pesquisar sobre métodos produtivos, gestão de distribuição e até métodos de vendas.

Aprender com os melhores é uma opção de ferramenta de qualidade e algumas empresas de confecção de camisetas são bem acessíveis para ensinar outras empresas.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)