Dicas Para Ter Uma Borracharia

Dicas para ter uma borracharia
Veja dicas para ter uma borracharia de sucesso!

Nunca em toda a história do Brasil houve uma frota de veículos tão grande nas ruas das cidades. A facilidade de compra, incluindo o parcelamento a longo prazo, fez com que muita gente, que antes andava só de transporte público, passasse a ter o próprio automóvel. Com isso, a manutenção de algumas peças é fundamental e fomenta mercados. Empreendedores que percebem nisso uma oportunidade de ganhar dinheiro não podem perder tempo e devem investir. Consertar pneus e trocá-los são serviços de borracharia, por exemplo. E o que deve ser feito para abrir uma borracharia?

Mercado de um borracharia

A configuração do mercado já foi citada um pouco anteriormente, mas é preciso ainda acrescentar alguns detalhes. Uma borracharia terá bastante sucesso em locais onde há bastante tráfego de veículos e especialmente em cidades onde as condições de estrada não são tão favoráveis.

Por se tratar de um serviço que faz basicamente troca de pneus, há uma periodicidade nesse tipo de negócio. A grande movimentação em uma borracharia acontece em períodos anteriores a férias escolares, feriadões e datas que já têm vez no calendário, tais como Natal, Páscoa, Carnaval e Réveillon. Isso porque as pessoas costumam viajar nesses momentos e assim fazem uma espécie de revisão em tudo no automóvel e isso inclui os pneus.

Quem são os clientes da borracharia

Os clientes da borracharia são exatamente pessoas que andam de carro. Por conta disso, tudo o que envolve o tema deve ser pensado também como uma maneira de angariar possíveis clientes. Por exemplo: postos de combustíveis, estacionamentos de mercado, de shopping, lojas de material automotivo e muito mais. Tudo isso pertence ao mundo dos veículos e eles podem ser lugares para a criação de uma boa clientela.

Por conhecer o cliente, fica mais fácil também de fazer a publicidade, de elaborar as peças de propaganda que vão atingir esse público.

Como tornar a borracharia conhecida

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Anuncie a borracharia em cartazes, algo que seja grande e bem chamativo. Isso porque é característica desse tipo de negócio ter uma clientela que passa de carro por perto. Por isso, letras grandes e acessas são verdadeiros instrumentos que podem ajudar e muito na divulgação do empreendimento.

Por se tratar de uma espécie de serviço em que a rapidez é uma marca, já que muitas vezes os motoristas estão desesperados com o veículo que está com problemas em pleno trânsito, esse aspecto deve ser ressaltado sempre. E como fazer isso?

A publicidade então vai enfatizar essa ideia nos anúncios e até mesmo no próprio serviço feito. Valorizar a comunicação entre as pessoas, o famoso boca-a-boca, é um caminho ótimo para aqueles que buscam um lugar ao sol nesse tipo de mercado.

Caprichar em um letreiro é um essencial para chamar a atenção de quem passa por ali. Buscar nomes que tenham a ver com agilidade, rapidez, também podem ser fixados na mente das pessoas.

Mais uma alternativa que não sai muito cara para uma borracharia é bem simples, mas que garante ótimos resultados: criar imã de geladeira ou panfletos e disponibilizá-los em locais onde motoristas costumam ir ou que estarão com toda certeza, como estabelecimentos que tratam de assuntos ligados a carros. Pedir ao dono e fazer uma negociação com quem já está no mercado é uma ponte para poder ligar os diversos interesses envolvidos: os dos novos empreendedores, que querem clientes; os das empresas parceiras, porque  assim tornam-se também mais conhecidas por terem a possibilidade de articularem com novos clientes; e dos clientes em potencial, porque acabam sentindo mais confiança por receberem indicação e pensam duas vezes antes de irem a qualquer outro estabelecimento que não seja o indicado.

Localização da borracharia

O lugar onde o imóvel em que a borracharia funcionará deve ser de bastante movimento de automóveis, tais como ruas principais, estradas, próximos a postos de combustíveis e oficinas mecânicas. Muitas vezes, os clientes procuram o serviço em momentos imprevistos e estar por perto, mesmo nessas situações, só faz com que o negócio tenha mais rentabilidade do que se estivesse em um local calmo e só com movimentação esporádica de veículos.

Estrutura física, equipamentos importantes e pessoal necessário para uma borracharia

É preciso ter uma estrutura mínima para tocar o negócio, como um local destinado à manutenção com os equipamentos da borracharia e outro para o atendimento dos clientes com sala de espera e banheiros.

Os equipamentos básicos para começar a trabalhar são os seguintes: compressores de ar, esmeril, máquinas vulcanizadoras para desmontar pneus, macacos estilo jacaré, tanque e ferramentas.

O número de funcionários da borracharia vai mudar conforme o porte da empresa. Uma pequena, por exemplo, vai precisar de dois funcionários, sendo um borracheiro e outro ajudante. Esse é o mínimo necessário.

Serviços de uma borracharia

Como em qualquer outro empreendimento, a qualidade de tudo o que é oferecido será fundamental para fazer com que os clientes voltem ou não. Uma orientação é fazer com que aquele serviço básico de consertar e trocar pneus sejam um de uma lista de operações que podem ser realizadas mais especificamente. Por exemplo, oferecer serviço dia e noite com empresas parceiras, que estejam com as portas abertas 24 horas, como postos de combustíveis. Vender peças de reposição, tais como calotas, câmaras de ar, válvulas, parafusos, pneus, rodas etc.

Oferecer ainda um serviço de ida ao lugar onde o veículo da clientela está parado, precisando de consertos, vistoria de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito e ainda revisão para prevenir desgastes dos pneus, por exemplo, também são outros fatores que podem agregar valor ao serviço prestado.

Um caminho alternativo para aqueles momentos em que o fluxo de serviços é bem menor e que pode dar a estabilidade no faturamento, é fechar contratos de manutenção com empresas que atuam em transportes.

Legislação necessária para uma borracharia

Nunca inicie um negócio sem ter a documentação legal necessária. Isso só prejudica o empreendedor, no sentido de não conseguir abarcar as vantagens de ter o CNPJ, tais como facilidades de negociação com fornecedores, maior poder de barganha para pegar empréstimos bancários e muitos outros.

Por conta desse aspecto, o empreendedor deve ter registros na Junta Comercial, na Secretária da Receita Federal, na Secretária da Fazenda, na Prefeitura no INSS (quando não possuir o CNPJ) e no sindicato de classe.
O novo empreendedor precisa também ir à Prefeitura do município onde deseja abrir a sua borracharia para ter todas as informações sobre as instalações físicas e obtenção do alvará de funcionamento. Ainda será preciso consultar o Procon para que os produtos e serviços estejam adequados às especificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990).

Dicas de negócio para uma borracharia

O negócio como o de borracharia é muito comum de ser encontrado nas grandes cidades, onde há diversos estabelecimentos. Em vários locais, por exemplo, é perfeitamente possível ter acesso a várias borracharias. E como se manter em meio a um cenário como esse? Uma orientação é manter a prática de cobrar valores baixos  para não ter o risco de comprometer o faturamento.

Outra dica ao empreendedor é que ele estude com bastante calma sobre a comercialização de uma tal linha de produtos. Isso para não ter o risco de ter de bancar uma manutenção de um estoque ou ainda de ser prejudicado por um ou mais concorrentes que façam os mesmos serviços e tenham os mesmo produtos em sua borracharia a preços mais em conta.

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