Como abrir um estúdio de pilates

Por:

Como abrir um estúdio de PilatesO Pilates tem sido recomendado como prática de exercícos para uma vida saudável e para prevenção de doenças, sendo um exercício físico completo e uma ótima opção de novo negócio.

A prática de Pilates é bem antiga. O método foi desenvolvido em 1920, durante a Primeira Guerra Mundial para tratar membros contundidos, além de proporcionar força aos músculos em recuperação.  O Pilates pode ser visto como a metodologia que considera a totalidade humana que é corpo-mente-alma e, se associados à força física, formam um ciclo completo de equilíbrio e resistência.

O importante nos exercícios de Pilates são a força e a concentração. A prática não tem restrição de idade nem de nível de condição física e seu foco maior está na região dorsal, lombar e abdominal.

Como a prática e aulas de Pilates estão muito alinhadas aos princípios desenvolvidos pelos fisioterapeutas, então abrir um estúdio de Pilates é uma oportunidade rentável para profissionais da Fisioterapia ou para os personal trainers que querem ter seu próprio negócio.

Mercado

O mercado do Pilates é bem propício, pois além de estar sendo um exercício muito procurado, também pode ser praticado por pessoas de todas as idades, incluindo idosos, bastando que para isso se tenha orientação correta.

As pessoas procuram realizar exercícios físicos como o Pilates por várias razões:

  • Prevenção contra doenças
  • Maior disposição física
  • Por motivos de estética
  • Maior força muscular
  • Maior autoconfiança, entre outros motivos.

Cada vez mais as pessoas procuram a prática de exercícios físicos, então é crescente o potencial para o mercado consumidor de praticantes de exercícios. Portanto mais do que uma boa ideia, as aulas de Pilates representam uma boa oportunidade de negócio.

A prática de Pilates é realizada predominantemente por mulheres da classe média e classe alta, então diante dessa informação, inove e diferencie o espaço e pesquisa mais sobre esse público-alvo.

Localização de um estúdio de Pilates

De acordo com as pesquisas realizadas sobre o público-alvo que frequenta aulas de Pilates é necessário uma pesquisa para descobrir qual a melhor localização para montagem do estúdio, pois deverá ficar em locais propícios que tenham um mercado potencial, ou seja, locais como bairros de classe média, centros médicos com clínicas e hospitais particulares e até em avenidas com academias, lembrando que o complexo de academias deve ser em um bairro de classe média ou em uma região central.

Requisitos para ministrar Pilates

O Pilates tem uma metodologia própria que exige aparelhos específicos para a realização das aulas. Exige, portanto, profissionais qualificados e com experiência em estúdios de prática de Pilates.

Os profissionais devem ter formação completa em Educação Física ou Fisioterapia e ainda ter certificação em Pilates o que dá uma carga horária de 600 h/aulas. Além disso, são recomendados cursos de aperfeiçoamento e reciclagem constantes.

Antes da prática do esporte, é necessário realizar uma avaliação médica e ter atestado para a prática do esporte.

As aulas devem ser ministradas com atenção individual para cada praticante, então o ideal é que se trabalhe em turmas pequenas de 3 a 5 alunos, o que demandará da academia vários horários de aulas para que se tenha a frequência de vários alunos.

Os profissionais que ministram aulas de Pilates deverão ser remunerados de acordo com o volume de trabalho, por esquema de horas, já que a prática exige vários turnos e horários para as academias.

Estúdio de Pilates

Para iniciar no ramo de Pilates não é necessário ter todos os equipamentos e estrutura completa, pode-se começar aos poucos e ir investindo.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Um estúdio de Pilates deverá refletir os exercícios físicos que serão realizados e para isso, a forma como o mobiliário será organizado refletirá no que o estúdio se propõe.

O espaço para ministrar aulas de Pilates é de 40 a 120 m², pois o Pilates conta com cinco equipamentos básicos para as aulas, então não é necessário um espaço muito superior a isso, uma vez também que a prática exige concentração em um só local.

Preço

A mensalidade no setor de Pilates costuma ser de 280 mensais, com duas sessões semanais de 1 hora cada. Se a academia agrega muito valor, oferecendo outros serviços e com um custo alto, poderá aumentar para 300 reais mensais. Lembrando que se passar disso, o valor pesa no orçamento da classe média, que tem outros contas para pagar.

No primeiro ano, é provável que a academia tenha adesão da metade de frequentadores (50 alunos), pois ainda não é conhecida, então isso dará uns 14 mil mensais de faturamento. Mas, o faturamento aumenta à medida em que a frequência de alunos também aumenta  e daí, a academia poderá começar a conceder descontos e programas de fidelização.

É importante lembrar que nenhum local sobrevive sem inovar nas formas e condições de pagamento.

Investimento Inicial

O estúdio de Pilates terá um investimento inicial em torno de 23 mil que inclui adequação do local, compra de equipamentos e de materiais para o escritório, sem esquecer as despesas com formalização, licenças e contratação de pessoal.

Equipamentos para o estúdio de Pilates

Os equipamentos de Pilates deverão possuir molas com resistência, carrinhos que deslizam com facilidade e que são silenciosos e que tenham durabilidade. Portanto, tenha atenção redobrada para compra de materiais de qualidade e que farão com que as aulas tenham maior qualidade.

As marcas dos equipamentos de Pilates são o Mat Pilates, o Cadillac, o Wal Unit e outras. Ao todo são 20 equipamentos e mais acessórios como espumas, colchonetes, swiss ball e artigos para alongamento.

Fornecedores 

Na escolha de fornecedores prefira aqueles que oferecem produtos com materiais resistentes e de qualidade.

Por exemplo, as espumas devem ser feitas de materiais petrolíferos que são mais duráveis, mas se preferir o empresário pode investir em equipamentos com materiais ecológicos.

Prefira mobiliário de madeira para a prática de Pilates, que causam maior conforto. Escolha móveis feitos com madeira nobre e durável e que sejam replantadas na natureza, contribuindo com o meio ambiente.

Estrutura de um estúdio de Pilates

O estúdio deve contar banheiros feminino e masculino para os alunos com vestiário, armários e pelo menos dois chuveiros. Invista em um vestiário com lugares para pendurar roupas, um local limpo e bem decorado, pois será com certeza o diferencial da academia e a decisão sobre a frequência de alunos dependerá muito da estrutura do local.

Além disso, é importante respeitar as regras de layout para a sala de prática de Pilates. Para investir em um ambiente agradável, com bons espaços e bem decorado, contrate um especialista em arquitetura para academias.

Para saber mais sobre como está a prática e o mercado e outras notícias sobre Pilates acesse o site da AB Pilates que é a Associação Brasileira de Pilates.

Aspectos Legais do Pilates

Todo estúdio de Pilates tem a obrigatoriedade de se legalizar com as normas da Anvisa, que estabelecerá registros e ficalizações.

Os professores de Pilates serão, na maioria dos casos, fisioterapeutas e deverão ter registros no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ou no CREF, Conselho Regional de Educação Física, para os profissionais de Educação Física.

O que achou das nossas dicas de como abrir um estúdio de Pilates?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


3 comments on “Como abrir um estúdio de pilates
  1. jose arimatea dos santos disse:

    ola gotei muito de pilaste e gostaria de montar um pegueno estodio ok

  2. grasi disse:

    consigo abrir um estudio de pilates com formação em ed. física licenciatura??

  3. marister Pires disse:

    Comprei todos os os aparelhos para abrir um uma academia em pilates sou formada em fisioterapia e tem amigos formados em educação fisica fiz um curso de pilates.
    Para iniciar quanto devo cobrar a mensalidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!