Fábrica de Fogos de Artifício

Fábrica de fogos de artifício
Fábrica de fogos de artifício

Em época de festas de São João acontecendo por todo o país, existe um mercado específico que ganha muito por conta desses festejos. Um deles são as fábricas de fogos de artifício, que possuem como característica principal a sazonalidade.

Podem ser comercializados por essas fábricas diversos artefatos pirotécnicos muito comuns, tais como bombinhas, cascatas, estrelinhas, estalinhos, foguetes e todos os explosivos de entretenimento. Assim, abrir uma fábrica de fogos de artifício pode ser uma oportunidade para abrir seu próprio negócio.

Mercado de fábricas de fogos de artifício

O mercado de fábricas de fogos de artifício é do estilo que sofre com a periodicidade das necessidades do consumo do produto. Em certas épocas do ano, as vendas aumentam muito, como nos meses de junho e julho, que são momentos em que ocorrem as grandes festas de são João, e ainda no réveillon. Além dessas datas fixas, também existem outras que podem ser contabilizadas, tais como Copa do Mundo, finais de jogos de futebol, Carnaval, etc. Dessa maneira, o consumo que acontece no resto do ano está extremamente exposto às comemorações pontuais, como festas de cidades, propaganda política etc.

Produção da fábrica de fogos de artifício

A fábrica de fogos de artifício é uma indústria química e para que ela funcione é necessário ter um técnico responsável, podendo este ser um Engenheiro Químico, Industrial ou de Formulações.

O empreendimento deverá ter licença para funcionar, precisará comprar material químico como pólvora, combustíveis, oxidantes e ainda outras substâncias. O estoque deverá ser submetido às condições e normas específicas de segurança, para poder haver a comercialização direta ao consumidor e/ou aos revendedores autorizados a atuarem com este tipo de mercadoria.

Produtos de uma fábrica de fogos de artifício

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Muita gente não sabe, mas os produtos vulgarmente chamados de Fogos de Artifício são diferentes daqueles que são pirotécnicos. Os pirotécnicos são todos os produtos usados profissionalmente, geralmente em grandes eventos. As diferenças estão basicamente no padrão de qualidade dos materiais, nos cuidados na produção e na duração dos produtos. Os fogos de artifício são os mais populares e são mais baratos, mas ainda assim é preciso cumprir exigências legais para fabricá-los, assim como na armazenagem e distribuição deles. Antigamente, na produção de fogos, as receitas, técnicas e fórmulas são transmitidas e aprendidas através de conversas e o produtor deve ter muita experiência. Mas isso já não é mais assim, já que o empreendedor deverá disponibilizar aos técnicos todo e qualquer material didático a respeito de composições químicas e de misturas para elas sirvam de base para a fabricação.

Funcionários necessários

Os funcionários necessários para formar a equipe da fábrica de fogos de artifício devem ter algumas características: devem ser pessoas bem calmas, que sejam tranquilas e que gostem de rotina, pois esse é o perfil adequado para a área de produção.

É necessário também aplicar testes para verificar se são pessoas que costumam esconder erros, pois como se trata de um material completamente perigoso, omitir falhas pode ser fatal para a fábrica, por conta disso, é preciso definir direito quem vai trabalhar nessa firma.

Infraestrutura do negócio: localização e equipamentos

A localização do imóvel deve ser muito bem analisada, porque é uma fábrica que possui, de certa forma, alguns riscos e ainda mais quando se está localizada em áreas urbanas e residenciais. Por conta desse potencial, existem diversas normas governamentais que são muito restritas e elas determinam padrões para onde houver a instalação da fábrica.

A fábrica de fogos de artifício deve estar em um lugar bem seco, distante de raios. O paiol e os depósitos são enterrados em barrancos.

A construção do imóvel precisa ser simplória. Na parte produtiva, as portas precisam ser abertas para fora, os cantos devem ser arredondados e o acabamento bem liso, tudo isso para facilitar a limpeza.

É essencial ter sistemas contra incêndio e não ter energia elétrica dentro da fábrica.

Os equipamentos também deverão ser de qualidade e é necessário ter garantia total na segurança do negócio e de seus empregados.
Para colocar tudo para funcionar, é preciso ter mobiliário de escritórios e também equipamentos como estantes, peneiras, prensas, punções, tambores com esferas, cones misturados em V ou Y, tambores tipo dragueadores, punções cônicos, matrizes, colheres de dosagem volumétrica, veículos de transporte interno e externo.

Não pode haver ferramentas que sejam capazes de produzir faíscas, assim, martelos ou quaisquer outras ferramentas devem ser de alumínio ou latão que não tenha tal potencialidade.

Dicas de negócio

Procure conversar com quem já está no mercado antes mesmo de realizar a pesquisa a fim de sondar como está a realidade desse setor. Empresários da área, fornecedores, clientes, enfim, todos aqueles que estão envolvidos na fabricação de fogos de artifício são excelentes fontes de informação para poder identificar as necessidades e desejos dos clientes. Além disso, também é possível verificar as falhas de quem já está atuando.

Não deixe de cumprir todas as determinações legais, elas são fundamentais para garantir a segurança da fábrica.

Ficou interessado em ter sua própria fábrica de fogos de artifício?

3.00 avg. rating (69% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA