Como montar fábricas de tijolos ecológicos

Por:

Como montar fábricas de tijolos ecológicosOs tijolos ecológicos estão sendo cada vez mais utilizados por todas as classes sociais, sendo o uso cada vez mais difundido por ser um produto produzido com os critérios de sustentabilidade feito em fábricas de tijolos ecológicos.

As fábricas de tijolos ecológicos realizam uma produção sustentável por vários motivos. Um deles é que não se utiliza fornos e outro é que, como na matéria-prima não se utiliza o barro vermelho, não desgasta a natureza.

O tijolo é feito a partir de materiais como a areia, resíduos de usinas, cimento e água.

Mercado das fábricas de tijolos ecológicos

O mercado para as fábricas de tijolos ecológicos acompanha o aquecimento do mercado de construção civil e o mercado de habitações populares, pois muitos tijolos são produzidos nas obras de cooperativas habitacionais. Então a demanda do produto é crescente tanto quanto a demanda por novas habitações que surgem a cada dia.

Outro fator que faz com que a produção e utilização de tijolos ecológicos seja de produção e comercialização viável é o fato de que os tijolos podem ser fabricados e armazenados no local em que funciona a obra.

Localização das fábricas de tijolos ecológicos

O ideal é que as fábricas de tijolos ecológicos estejam próximas às matéria-primas em um local em que são abundantes, o custo de transporte não seja alto e exista  mão de obra local para este serviço.

No momento de procurar um local ideal para instalar a produção, verifique se o local está de acordo com o plano diretor da cidade. Outra alternativa é escolher um imóvel que tenha espaço para montagem da estrutura.

Estrutura das fábricas de tijolos ecológicos

A estrutura ideal para montagem das fábricas de tijolos ecológicos é aquela com espaço de pelo menos 100 m² para instalação de máquinas, manuseamento de material, movimentação que proporcione produtividade e ainda conte com um espaço para copa, banheiros e escritório.

Capacidade produtiva das fábricas de tijolos ecológicos

A capacidade produtiva das fábricas de tijolos ecológicos deve contar com espaço físico e instalações que atenda ao volume de produção sem que haja atrasos na produção, desperdícios de material ,maquinário suficiente e em bom estado de utilização.

Layout de produção das fábricas de tijolos ecológicos

O layout de produção das fábricas de tijolos ecológicos deve prover produtividade, acessibilidade, facilidade de movimentação e organização para produzir mais e melhor. Por isso, alguns layouts de produção são viáveis e estabelecem que a produção esteja dividida em setores:

  • Setor de recepção e armazenagem da matéria-prima,
  • Setor de mistura,
  • Setor de moldes, prensagem e de cura,
  • Setor de estoque de produtos que estejam acabados e prontos para expedição.

Pessoal das fábricas de tijolos ecológicos

Neste negócio, o pessoal deve ser contratado de acordo com o volume de produção das fábricas de tijolos ecológicos, principalmente porque existe maior necessidade de trabalhadores operacionais, sendo que o setor tem característica de posuir rotatividade.

O desafio, portanto, das fábricas de tijolos ecológicos é que sejam eliminados a rotatividade de pessoal e que aumente a geração de emprego e renda de acordo com a demanda.

A equipe para atividades de gestão e comercial é formada por gerentes comerciais, de compras, pessoal para serviços de atendimento e administrativo.

Como solução para diminuir a rotatividade de pessoal do setor operacional nas fábricas de tijolos ecológicos, soluções viáveis podem ser: rotação de tarefas, de jornadas de trabalho e outros.

Investimentos das fábricas de tijolos ecológicos

Antes de dar início à produção de tijolos ecológicos é necessário que haja um orçamento que faça o levantamento dos preços de máquinas em vários fornecdores, preço de equipamentos e acessórios necessários.

O planejamento financeiro deve incluir: investimento inicial de mão de obra, estrutura, veículos, orçamento com divulgação e formalização da empresa, custo com capital de giro e outras despesas.

Capital de giro e custos das fábricas de tijolos ecológicos

Os custos fixos são responsáveis pelas obrigações que chegam todos os meses como contas de água, aluguel, luz, telefone, salários diretos e outros.

Os custos variáveis são responsáveis pelos gastos com materiais necessários para atender a produção das fábricas de tijolos ecológicos e que varia de acordo com o volume de produção. Esses custos são destinados para compra de matéria-prima, salários indiretos, manutenção, despesas mensais e outros gastos operacionais.

Os investimentos fixos podem gerar custos com veículos, instalação produtiva, máquinas, equipamentos, informatização e outros.

Processo produtivo das fábricas de tijolos ecológicos

O processo de fabricação não é complexo e, como dissemos acima, não é necessário o uso de fornos, o que proporciona uma produção mais ecológica nas fábricas de tijolos ecológicos.

As etapas de produção de tijolos ecológicos são: peneiramento, medição de volume, processamento de mistura, adição de água, prensagem, moldes e mesas de transporte, secagem das peças.

Canais de distribuição das fábricas de tijolos ecológicos

A vantagem da produção de tijolos ecológicos é que os produtos podem ser vendidos de forma direta aos consumidores finais e para lojas de material de construção.

Para uma distribuição eficiente e competitiva, as fábricas de tijolos ecológicos devem investir e gerir de forma eficaz o sistema de transporte e os preços finais ao consumidor final e ao varejista que faça com que os clientes sejam fidelizados.

Dicas do negócio para as fábricas de tijolos ecológicos

As dicas principais para as fábricas de tijolos ecológicos são manter a produtividade, as vendas e a capacidade produtiva que garanta a  qualidade final dos produtos.

Estude muito sobre novos processos, métodos e técnicas e conte com o apoio de instiuições de pesquisas e universidades para aperfeiçoamento constante da produção.

Outra dica para vencer no setor é diversificar e ampliar a carteira de clientes e os nichos de mercado das fábricas de tijolos ecológicos.

Quanto a viabilidade comercial consulte o número de concorrentes, as possibilidades e oportunidades de realização de negócios e como a região está aquecida quanto ao mercado de construção civil. Consulte o mercado e descubra quais as necessidades dos clientes e do segmento de tijolos que as fábricas de tijolos ecológicos podem atender.

Busque orientação e consultoria de pessoas que entendem de tijolos como engenheiros e pessoas que entendem de gestão como administradores.

Divulgação das fábricas de tijolos ecológicos

A forma mais eficiente de se divulgar as fábricas de tijolos ecológicos é informar ao mercado sobre as vantagens dos tijolos ecológicos para o uso em construções e para as vendas.

O objetivo da divulgação de tijolos ecológicos é conseguir parceria comercial com lojas de materiais e construção. Para isso, conte com ótimos representantes comerciais e bons gerentes de vendas, além de propagandas e divulgações das fábricas de tijolos ecológicos.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



2 comentários sobre “Como montar fábricas de tijolos ecológicos
  1. wilson disse:

    desejo montar uma fabrica de tijolos ecologico,
    mas logo vem aquele friuzinho com o pensamento,
    sera que estou fasendo a coisa serta? O que devo faser para iniciar,qual os cuidados,devo ou não investir minhas economias nesse negocio.
    qual a probabilidade de dar serto ou erado?
    È meu sonho, mas quero realisar meu sonho vencendo. grato

  2. nathalia disse:

    Tudo sobre tijolos ecologicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)