Como Abrir Uma Loja de Produtos Para Salão de Beleza

Como abrir uma loja de produtos para salão de beleza
Como abrir uma loja de produtos para salão de beleza

Abrir uma loja de produtos para salão de beleza exige talento empreendedor para saber lidar com essa oportunidade de negócios que já encontra várias possibilidades e grande potencial diante do mercado que está aquecido, porém é necessário se atentar a detalhes que discorreremos neste artigo.

Definir o que será vendido: só cosméticos, móveis apropriados e ainda pias especiais para lavagem dos cabelos, secadores profissionais e outros.

É necessário estabelecer produtos a serem vendidos na loja de produtos para salão de beleza, pois a partir dessa decisão é que surgem os primeiros contatos com orçamentos, fornecedores e ainda um estudo da estutura adequada da loja.

Mercado de uma loja de produtos para salão de beleza

As oportunidades de mercado para vendas especializadas em produtos para salão de beleza acompanham o crescimento do mercado de beleza e higiene no Brasil.

Sem dúvida, vender para salões de beleza é uma ótima ideia de negócio, mas para saber se constitui uma boa oportunidade é necessário uma pesquisa prévia dos clientes, região e concorrência, e ainda os pontos fortes e fracos do ramo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Só no ano de 2011 foram abertos mais de 24 novos salões de beleza na região de Ribeirão Preto, em São Paulo, sem considerar os novos salões da capital e outras regiões no brasil. O desafio, portanto, é vender para esses salões. Mas para isso é necessário saber onde está o cliente e como o mesmo decidirá sobre as compras.

Onde encontrar o público-alvo para a loja de produtos para salão de beleza

Os institutos de beleza reúnem profissionais que tem vontade em abrir um salão de beleza e alguns certamente abrirão, portanto, faça seu networking e veja qual a clientela potencial para o negócio de uma loja de produtos para salão de beleza.

E mesmo em salões de beleza que já estão na ativa, divulgue seus produtos e vantagens das condições de pagamento.

Estabeleça qual nicho de mercado para a loja pesquisando o querem os donos dos salões de beleza. Para vender bem para os salões é necessário conhecer como eles trabalham, ou seja, como se desenvolvem para oferecer um ambiente limpo, bem decorado e equipado com todos os utensílios, máquinas e produtos necessários.

Estude se o público-alvo faz questão de usar produtos e equipamentos novos e de primeira qualidade, qual o preço que estão dispostos a pagar por isso e de que forma prefererem pagar.

Todo esse estudo dos clientes (salões) darão uma ideia de oportunidade de negócios ou não naquela localização para a abertura de uma loja de produtos para salão de beleza.

  • Conquiste o público-alvo

Conquiste o público-alvo oferecendo formas diversas e condições de pagamento e ainda facilidades como entregas delivery, descontos por compras de grande quantidade, brindes e outros.

Todas essas iniciativas conquistam uma clientela que poderá ser fidelizada.

Localização de uma loja de produtos para salão de beleza

Pesquise a localização da loja de produtos para salão de beleza de forma a analisar o potencial consumidor da região, quantidade de salões de beleza existentes e possibilidades de abertura de diversos.

Talvez na região escolhida não se encontre um número considerável de salões, mas num raio de 1 km descubra as possibilidades  de mercado. Então não deixe que a distância seja impecilho, para isso divulgue energicamente a loja e ainda lance site na internet com todos os produtos. Planeje sempre expandir e distribuir os produtos em locais mais distantes.

Concorrência de uma loja de produtos para salão de beleza

Pesquise a concorrência local, os produtos que vendem, a variedade oferecida de produtos e equipamentos, formas de pagamento para os clientes de todas as lojas de produtos para salão de beleza.

Todos esses aspectos devem ser considerados a fim de planejar vendas, divulgação, pacotes  promocionais,c ompras,c ondições de pagamentos e serviços oferecidos.

Equipamentos de uma loja de produtos para salão de beleza

Alguns equipamentos para a loja de produtos para salão de beleza  são:

  • Vapor Saturado – serve para manter materiais de metais depois de lavados, embalados a espera de outro uso.
  • Calor Seco / Estufa – como o nome já diz, a estufa serve para manter os materiais depois de lavados em temperatura igual a 170ºC para adequada esterilização.

Cuidado ao adquirir equipamentos para esterilização, pois fornos elétricos e equipamentos com lâmpadas  ultravioleta não sevem para esterilizar  os materiais de metal

Além desses equipamentos próprios para serem usados nos salões, a loja de produtos para salão de beleza poderá também comercializar produtos e equipamentos para clínicas estéticas, como equipamentos e produtos para depilação definitiva a laser, peeling, aplicação de botox e com ácidos para preenchimento de rugas; e também de marcas próprias, seringas e outros utensílios utilizados nas clínicas estéticas.

Além desses equipamentos, a loja venderá também artigos como luvas, máscaras, toucas, aventais e até  uniformes.

Produtos de uma loja de produtos para salão de beleza

Os produtos para serem utilizados como cosméticos nos salões de beleza devem conter nome, marca, prazo de validade e licença da Vigilância Sanitária nos rótulos. Para serem revendidos os produtos, devem conter todas as exigências sanitárias, portanto, não se responsabilize em vender produtos caseiros que ainda não foram autorizados pela Vigilância Sanitária e devidamente registrados pela Anvisa.

Eis a lista de produtos que são usados em salões de beleza, são polêmicos e requerem cuidadosa atenção: enxaguatório colorante, produtos que funcionam como  Xampu, condicionador e enxaguatório capilar anti-caspa; produtos para clarear os cabelos, para ondulação e alisamento capilar e para alisamento.

Portanto, tome o máximo de cuidado ao revender estes produtos.

Outro lembrete é que produtos químicos à base de formol para realização de escovas progressivas estão terminantemente proibidos pela  ANVISA, pois o formol é um produto químico cancerígeno e provoca queimaduras na pele, irritação nos olhos e até a  cegueira, além de desmaios e intoxicações,  em alguns casos.

Antes dos produtos sairem para os salões armazene-os em depósitos devidamente limpos e livre de poeira e roedores. Em ambiente arejado, longe da luz intensa, calor e umidade para que se conservem com qualidade por mais tempo.

Pesquise tendências de mercado da loja de produtos para salão de beleza

Pesquise quais produtos estão sendo usados nos salões e atualize marcas e tipos de produtos que atendem um maior número de salões e que terão mais aceitação no mercado em sua loja de produtos para salão de beleza.

Algumas sugestões sobre cosméticos a serem oferecidos é quanto a natureza dos produtos que está mais voltada à saúde e estão  sendo preparados com produtos naturais.  Além desses produtos, uma tendência de mercado são as cápsulas, que são produtos nutricosméticos com função de fortalecer cabelos, unhas e pele retardando o envelhecimento.

Preste atenção nestas tendências para ganhar dinheiro em sua loja de produtos para salão de beleza.

Como vender bem em sua loja de produtos para salão de beleza

Estabeleça um relacionamento B2B com os clientes,ou seja, um relacionamento que atenda todas as necessidades e que ainda crie mecanismos de integração.

Saia do nível de mais um fornecedor para fornecedor preferencial. Como?

Primeiro trate o cliente como se ele fosse o único, escute suas necessidades e faça o possível para cumpri-las. Nunca se esqueça de um fornecimento pendente por falta de material, anote todas reclamações, sugestões e lembre-se que o cliente sempre tem razão e pode até dar boas ideias.

Fornecedores de uma loja de produtos para salão de beleza

Para cada produto ou equipamento faça uma lista de pelo menos três fornecedores que sejam realmente bons e que poderá, se houver algum problema, ocorrer a substituição de um fornecedor pelo outro. Consideramos o número de até três fornecedores, pois existem critérios de aceitação como os critérios básicos abaixo:

• Entrega – entregas com qualidade e produtos devidamente conservados que foram também devidamente armazenados.

• Qualidade – comprar produtos e equipamentos de qualidade, pois o que se oferecerá para os clientes serão também os mesmos produtos e equipamentos de qualidade que estão atualizados com as normas de saúde e segurança e ainda atualização tencológicas.

• Segurança e Saúde – os produtos devem possuir todas as especificações descritas de higiene e saúde desde a fabricação até a entrega, então peça para o fornecedor uma cópia do Manual Completo de Práticas de Fabricação. Esse processo é rápido e quase sem custos e não custa nada realizar essa avaliação.

• Meio Ambiente – prefira fornecedores que produzem todos os licenciamentos ambientais, sem risco de que a fábrica feche as portas, deixando  fornecimentos pendentes para a loja de produtos para salão de beleza.

• Responsabilidade Social  – oferecem produtos que não agridem a saúde dos  usurários e o meio ambiente. Verifique também se os fornecedores mantêm um relacionamento baseado na comunicação, integração e responsabilidade no fornecimento.

Exija ainda dos fornecedores amostras de produtos e desenhos dos equipamentos (se possível com vídeos que mostram o desempenho das máquinas).

Seja reconhecido no mercado por comprar e revender os mellhores produtos e artigos para salões em sua loja de produtos para salão de beleza.

Pessoal de uma loja de produtos para salão de beleza

Conte com pessoal competente na área de atendimento e vendas e prospeção de novos clientes, mas principalmente invista em bons compradores que escolham produtos de qualidade, que são tendência e que vão sair do estoques rapidamente.

Investimentos em uma loja de produtos para salão de beleza

Para montar uma loja de produtos para salão de beleza é necessário investir na estrutura, organizando um espaço para apresentação de produtos e equipamentos que seja agradável:

-Um escritório com mesa de reunião em que possa fechar negócios e ainda copa.

-Uma estrutura com depósito arejado, ventilado, claro e longe de roedores e outros insetos. Um local que seja limpo e arejado constantemente para conservação dos produtos na temperatura ambiente. Conte com sistema de climatização.

-Pode ser necessário também pelo menos dois veículos para compras e entregas.

Depois de tudo providenciado, já pode abrir uma loja de produtos para salão de beleza e ganhar seu dinheiro.

3.50 avg. rating (73% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostaria de ter mais informações porque meus diplomas são da Europa. Tem muitos anos que não vivo no Brasil.
    Sou terapeuta quiromassagista, trabalho com autônoma.
    Gostaria de abrir meu negócio.
    Tenho um pouco de medo.
    Saludo,
    Sandra costa

  2. Ola,
    Gostaria de abrir uma pequena atividade no Brasil. Moro na Europa tem 20 anos, e estou pensando em voltar para o Brasil. Trabalho como esteticista, mas, sou administradora de empresas. Aguardo resposta.
    Obrigada,
    Marcia Gonzalez

  3. Gostei muito da ideia de abrie uma loja de produtos para salão de beleza!
    Moro em Belém-Pa.
    Na minha região existem centenas de salões de beleza, gostaria de uma explanação melhor sobre esse assunto, e quanto + ou – terei que gastar para dar início oa negócio?

DEIXE UMA RESPOSTA