Como abrir uma fábrica de bonés

Por:

Como abrir uma fábrica de bonésO boné é um acessório bastante usado, seja na praia, nas ruas, em festas, shoppings, ônibus, enfim, todo mundo curte. Por ser um acessório que agrada tanto crianças como adultos, ele pode ser uma oportunidade de negócio, através da fabricação de bonés.

Sendo assim, saiba mais detalhes de como abrir uma fábrica de bonés.

Mercado

A fabricação de bonés está inserida no mercado têxtil. De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), atualmente existe um déficit da balança comercial de 23,7% do ramo têxtil (sem contar com a fibra de algodão). As exportações tiveram uma queda de 10,5%, o equivalente a US$ 305 milhões e as importações aumentaram 16% (US$ 1,76 bilhão).

E o que esses dados querem dizer? Que a compra de material no exterior está em plena atividade e isso se deve ao aumento do consumo interno, à valorização do câmbio, aos incentivos de ICMS, aos custos das importações, aos altos juros e impostos e à infraestrutura deficiente.

Mas esse cenário pode sofrer mudanças favoráveis ao empresariado brasileiro. Empresários e entidades como a Abit vêm solicitando ao governo federal diversas ações para que o setor têxtil volte a ter plenas condições de competir de igual para igual com outros mercados. Em contrapartida, o governo anunciou algumas medidas que deverão começar a valer ainda este ano, como desoneração da folha de pagamento, aumento de PIS-Cofins sobre a alíquota de faturamento em cima dos importados, unificação das tarifas de ICMS sobre produtos importados em 4%; adiamento do prazo de recolhimento de PIS e Cofins de abril e maio para novembro e dezembro, prioridade para bens e serviços nacionais nas compras dos governos, redução de juros, aumento de crédito, melhorias em financiamento do BNDES, expansão do Programa de Financiamento à Exportação (Proex) e convênio entre Receita Federal e Inmetro para melhorar ainda mais a fiscalização da entrada de mercadorias importadas.

Existe um alto potencial de consumo dentro do país, já que é o segundo setor que mais tem empresa no Brasil. Quem quer ingressar nesse ramo deve inovar, ter organização, comprometimentos social e ambiental e olhar atentamente para as necessidades e desejos atuais que não são atendidos ou não são satisfeitos plenamente.

Clientes da fábrica de bonés

Os clientes de uma fábrica de bonés são basicamente os intermediários, que são os lojistas de roupas e acessórios e outras empresas. Mas também existe a possibilidade de tornar clientes os políticos, por exemplo, que usam os bonés como meios de comunicação em épocas de campanha eleitoral. Organizações não-governamentais (ONG’s), entidades religiosas e terceiro setor no geral também podem ser clientes de uma fábrica como essa.

Seja quem for o seu cliente, é essencial conhecê-lo profundamente e isso se dá por meio da pesquisa de mercado, eficiente ferramenta que conduz o empreendedor a um melhor caminho para o seu negócio.

Com os dados resultantes da pesquisa de mercado em mãos, é hora de traçar quem será o seu cliente para poder então concentrar todos os seus esforços neles.

Como tornar a sua fábrica conhecida

Uma característica comum a todo empreendimento que busca tornar-se conhecido por todos é fazer a publicidade certa para as pessoas certas. Trocando em miúdos: saber direcionar todos os esforços comunicacionais em direção ao seu cliente. Para poder realizar essas ações, é imprescindível conhecer profundamente esse público-alvo para que a propaganda tenha resultados eficientes e consiga conquistar clientes.

Com todas as informações em mãos, é chegado o momento de dar o primeiro passo, como fazer reuniões com os seus clientes, mostrar a eles o que você fabrica, qual é a qualidade do seu produto, qual é o perfil de consumidor final que quer atingir etc. Leve amostras e um cartão com seus contatos, inclusive o site.

Atuar na internet é obrigatório para quase todos os negócios atualmente, pois é através da dela que todos têm acesso à informações que podem escapar até mesmo nos encontros pessoais, como as reuniões.

Há várias maneiras de tornar a fábrica de bonés conhecida, como por exemplo, nas mídias sociais, como Facebook, Orkut, vídeos no You Tube e envio de novidades ou promoções pelo Twitter.

Localização e estrutura da fábrica

O local para a instalação da fábrica de bonés deve ter um galpão que será útil para a produção onde estarão todos os equipamentos e almoxarifado. Além disso, também deve haver uma parte onde ficará a área administrativa, onde o empreendedor vai receber seus clientes, fechar contratos e tratar de todos os assuntos administrativo e financeiro.

O lugar onde a fábrica funcionará necessita ter infraestrutura suficiente, como fornecimento de água, luz, telefone, tratamento de esgoto e segurança. Além disso, é essencial conferir se a atividade econômica pode ser realizada no lugar escolhido. Essa informação pode ser obtida junto ao governo municipal e é o primeiro passo que deve ser dado antes de abrir o negócio.

Processo de fabricação de bonés

O processo de produção de bonés é simples. Ele começa cortando o tecido a partir de um molde que também pode ser fornecido por empresas. Em seguida, é hora de colocar a marca ou bordado, se tiver.

O tecido mais utilizado para a fabricação de bonés é o brim, mas também há o tactel, cetim, seletel, couro, jeans com diferentes lavagens ou qualquer tecido resinado, que é colado a uma espuma fina. Esse procedimento chama-se dublagem e há diversas outras empresas que fazem isso. Sendo assim, basta fazer as contas e ver o que sai mais barato para você como empresário: é melhor contratar os serviços de terceiros ou produzir. Mas lembre-se de que se ficar responsável por tudo, também deverá ter know-how para isso.

Em seguida à dublagem, é o momento dos acabamentos, nos quais as abas são colocadas e também as presilhas reguladoras.

Dicas de negócio

Um receio que pode surgir é a grande questão dos produtos têxteis importados. Sendo assim, é necessário investir em relacionamento constante com o seu cliente. Converse diretamente com ele, tenha um bom atendimento, veja as tendências internas de consumo e de comportamento e use a criatividade. Seguindo esse caminho, você poderá alcançar grande sucesso, estejam os importados presentes ou não. 

Outra dica diz respeito aos bordados usados nos bonés. O empreendedor deve trabalhar com seus próprios desenhos e tentar sempre personalizar para os seus clientes.

Uma orientação quanto à ampliação do leque de possíveis clientes: o setor de festas e eventos movimenta muito dinheiro por ano no Brasil, sendo assim, por que não tentar vender bonés para empresas que fazem entretenimento em festas infantis e escolares, por exemplo?

Não deixe também de participar de eventos, feiras e tudo o que estiver ligado ao seu negócio. Informe-se sempre em publicações especializadas, sindicatos e todos que estão, de certa forma, ligados a esse ramo de atividade.

Ficou interessado em abrir uma fábrica de bonés? Fale para a gente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



8 comments on “Como abrir uma fábrica de bonés
  1. rafael gaucho disse:

    Gostei da ideia da fábrica de fazer bonés. Gostaria de contatos de fornecedores de matéria-prima, de alguém que venda já pronto só para estampar.
    Quero começar, adorei a o site de vcs.

  2. Jucelinoo disse:

    Nossa vey’ gostei mtooooo di tudo qui eu acabei di ler … Tenho só 16 anos mais cara’ tenho mil ideias sabe’ pq só jovem ainda e tenho mtos amigos e seu varios gostos. naum sei quase nada mais sei que é caro’ pq tem qi compra tecido’ maquinas para fazer bone’ gente pa patrocinar (Investir nisso) pq é foda confia seu dinheiro em uma ideia …

    mais serio mesmo’ eu particularmente vivo procurando boné e so fã pq sempre seeempre uso bone’ deis de pequeno e sei cada coisa Q irrita’ que é paia(chato)e qui agrada qualquer mlk ou menina e principalmente os Que gostão de fika na moda kkk. uns bonés Q tenho certeza Q vaaarias pessoas vão gostar é “bone Videira”(feito de varios tecidos)naum aqueles paias Q os veio e os tiozinho usa’ mais sim aquele de lã ou tbm pode ser feito dos mesmo tecidos de bones de aba reta … nossa só explicando pessoalmente sabe … tbm bone de aba reta’ ja é mtoo foda mais pode ser melhorado’ tipo tem bone que é mto raso e é chato pq eu não gosto pq neeh’ cada um tem seu gosto mais melhor é um bone mais fundo que o normal pq aee ele vai meio qui no formato do rosto de qualquer um diferente do “raso” pq quem usa sabe kkkk ….
    e muda o tecido Q ele é feito. naum muda totalmente mais tem uns Q atraz e mto fino e quando vc usa ele bem na ponta da cabeça ele a funda atraz e num fika nada legal kkkkkkk .
    nossa eu tenho um monte de idea …

    mais me interessei e ia quase mi esquecendo tipo. eu trabalho em um mercado e pras milekada Q trampa la, quem curte o estilo desses bones sabe’ ideia bone de mercado pq o bano é um lixo e ele fika ruim pq vc ponha na cabeça e ele fika estranho’ num da pa explica por palavras mais pega um bone pa voce ver kkkk’
    tipo si eu um dia tivesse um comercio sei la kkk oh nome Q fazia bone e tivesse dano lucro eu procurava os dono de mercado e fazia uma proposta’ tipo nos iriamos fazer bones de varios estilos sabe’ aba reta’ aba normal mais sem aquele tecido chatooo’ aee podiamos vender para ele 3 modelos . aee pode apostar que os mlk iriam gosta de trampa no mercado’
    pq dae os patrão podiam ser mais legais pq a cada dia Q passa a concorrência aumenta e oh melhor e faze o funcionario crescer na impresa naum fika contratanu varios de 3 em 3 messes .
    tem Q sim pega no pé’ mais agrada os funcionários pra eles gostatem de trabalhar la e da mais lucro pq mercado é um lugar “PUBLICO”
    e quem num que se senti bonito no lugar te trabalho ainda mais no mercado e ainda fase propaganda pq ae a gente iria faze os bones que os jovem gostam com a marca do mercado’
    e pode aposta que eles iriam sai com os bones pq neh’

    intão ja falei mtoo mais num falei tudo Q eu tenho de ideia ….

    Abraços e talvez vcs usem essa minha ideia e lucrem ou me ajudem a cria minha mini impresa pq quando eu achar uns bones assim eu compro cooonserteza …

    #Fui

  3. Claudio disse:

    Gostei dessas dicas, sempre tive vontade de confeccionar bonés, pois na minha cidade ninguem faz,como conseguir contato com algum fornecedor de moldelagem de boné?

  4. Roselaina braga valente disse:

    amo costura e estou pronta para ter minha fabrica

    de boné achei muito util quero saber mais.

  5. rosemeire disse:

    gostaria de saber q tipo de maquina tem que ser pra fazer boné?eu tenho varias maquinas de costura e estaampar camiseta tem uma q é so de boné? aguardo resposta

  6. jamerson disse:

    Gostei tenho o pequeno comércio de brindes e sempre me perguntam por boonés

  7. ANA MARIA disse:

    gostaria de fabricar bonés mais e com um material diferente cortiça que se compra em portugal fica bonés maravilhosos mais quais as maquinas a usar ou se sai mais em conta ja entregar cortados as costureira desde de já agrasdeço

  8. rafael lima disse:

    pow adorei a ideia inclusive eu criei um boné hoje e não é tão dificil assim não é até legal adorei o site d ++++ !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)