Como montar uma loja de produtos náuticos

Como montar uma loja de produtos náuticos A primeira etapa do processo de montagem de uma loja de produtos náuticos para o empreendedor é a realização de uma pesquisa mercado que revele as tendências, o mercado consumidor e concorrência, na tentativa de entender melhor o ramo, o seu mercado consumidor e as formas de realizar bons negócios atuando neste setor.

Uma loja de produtos náuticos atende consumidores das classes A e B e que praticam esportes náuticos, que velejam por lazer ou pratiquem outras atividades náuticas apenas em fins de semana.

Outro nicho de mercado para uma loja de produtos náuticos é a pesca esportiva que pode ser realizada em rios ou até mares.

Mercado da loja de produtos náuticos

O mercado náutico se divide em Industrial, Turismo e de Esporte.

Considerando que a loja de produtos náuticos se encontra no ramo comercial e visa suprir as necessidades do mercado revendendo seus produtos para firmas de Turismo Náutico  e também atendendo o mercado de Esporte, ela vende para este público –alvo que compra produtos náuticos para a prática de esporte.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Um filão nas vendas das lojas Náuticas são também os eventos esportivos que consomem uma quantidade maior de produtos e representa assim uma maior rentabilidade para os empresários.

Tendências de Mercado da loja de produtos náuticos

A grande parte das vendas de produtos náuticos é representada por barcos para passeio e recreação. Esse mercado é responsável por impulsionar a venda de outros produtos, como produtos para limpeza e conservação das embarcações.

Atualmente as pequenas embarcações para uso exclusivo de lazer têm representado metade da produção náutica e são fabricadas em sua maioria como modelos de luxo. Mas tanto nas embarcações de luxo que formam eventos para exposições de novos modelos quanto nos modelos mais simples, as vendas são puxadas pelo mercado de turismo.

Fornecedores da loja de produtos náuticos

O Brasil, por possuir um extenso espaço navegável, é naturalmente um dos maiores mercados produtores de embarcações do mundo, com total de embarcações que chegam a 53 mil (levantamento do ano de 2005). Isso para embarcações de grande porte, sendo que as pequenas embarcações chegam a um número bem maior.

 Até o ano de 2005, foram contabilizados cerca de 150 fabricantes de embarcações no Brasil, sendo que pela distribuição geográfica do maior estado produtor é Santa Catarina. Diante dessas pesquisas é de se considerar que o fornecedor de embarcações e outros produtos para o lojista náutico estão no Brasil, porém muitos lojistas já estão importando produtos para revenda.

Cabe ao lojista náutico analisar qual a melhor estratégia de custos e vendas para o negócio: se é importando ou comprando produto nacional.

Divulgação da loja de produtos náuticos

Para divulgar uma empresa de vendas de serviços ou de produtos, uma boa oportunidade é a ocasião de um evento, pois funcionam como vitrines para as empresas e podem assim ser visualizadas por um grande número de pessoas.

A importância da divulgação em eventos é significativa para o setor náutico, pois é uma oportunidade também da loja de produtos náuticos patrocinar algum esportista ou alguma prova de competição e assim o seu logotipo ficará bem visível.

Os Boat Shows (que são eventos destinados a promover iates de luxo), as Semanas de Vela, as regatas, os rallys náuticos, campeonatos, Salões Náuticos e workshops são eventos que movimentam um enorme número de pessoas amantes do estilo de vida náutico e empresários do ramo. Portanto, invista em eventos, pois com certeza o público-alvo para produtos náuticos estarão lá.

Só para ter uma ideia da dimensão do Marketing Náutico se implantado em eventos, segundo um levantamento da ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos), havia no ano de 2005 o número de 143 competições de Velas por ano, distribuídas em várias regiões do Brasil.

Desta forma, você já sabe como montar sua loja de produtos náuticos e aproveitar este segmento de mercado para ganhar dinheiro.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA