Usina de Reciclagem de Pneus

Usina de reciclagem de pneus
Trabalhar com reciclagem de pneus é um excelente negócio para se investir. Veja como começar sua usina de reciclagem de pneus.

A borracha dos pneus velhos pode ser reutilizada para muitas outras coisas e por isso, montar uma usina de reciclagem de pneus pode ser um negócio.

Ela pode ser usada na composição do asfalto de rodovias e ferrovias, na criação de tapetes, na estrutura de campos de futebol e de grama sintética, pode ainda servir para fabricar tiras usadas em móveis estofados, também são utilizadas em pisos de quadras poliesportivas, em forrações termoacústicas, em pisos anti-vibratórios, em solados de sapato, enfim, a borracha pode ser comercializada para fábricas que precisam da borracha para fazer seus produtos.

Contudo, não é somente ela que pode ser aproveitada, há também ainda dois elementos presentes nos pneus que também entram no reciclagem: o aço, que pode ser usado nas siderúrgicas e fábricas que o utilizam como matéria-prima para outros produtos. Também há o nylon, que pode ser vendido para indústrias têxteis.

Como está o mercado

O mercado no Brasil ainda precisa de mais estímulos para caminhar e se expandir. Embora existam duas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que obrigam os fabricantes e importadores a destinarem adequadamente os pneus que não servem mais, as regras não são completamente respeitadas. Sendo assim, a principal matéria-prima de um dono de usina de reciclagem de pneus pode estar sendo desperdiçada.

A reciclagem do produto ainda não é regulamentada e não há incentivos fiscais para aquelas empresas que reciclam, nem para as que compram os reciclados.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

De acordo com pesquisa feita pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 2002 e 2011, o destino inadequado de pneus foi de 2,1 milhões de toneladas. Nesse época, os importadores de pneus novos cumpriram 97,03% das metas, os fabricantes, 47,3% e, os importadores de usados, 12,92%.

Assim, é possível ver vários pneus jogados em lixões, na beira de estradas, nos rios e no quintal de casa, tornando-se um problema de saúde pública, podendo armazenar água e ser um criadouro para o mosquito da dengue e ainda trazendo transtornos ao meio ambiente.

A dificuldade existente é que há um custo alto de coleta e de transporte de pneus velhos e isso é o principal entrave ao desenvolvimento do mercado como um todo. Além disso, as pessoas não sabem exatamente o que fazer com um pneu que não serve mais para nada, falta informação.

Tendo em vista esse cenário, o empreendedor que pretende entrar nesse ramo de atividade deve ser inovador, precisa ter em seu planejamento de negócio, muitos caminhos que deverão ser pavimentados para chegar ao sucesso. O olhar é de cada um: há aqueles que acreditam que tudo o que foi citado é um grande entrave e, ao contrário, existem outros que sentem mais força para entrar no mercado e vencer todas as dificuldades. A escolha é de cada empresário.

Clientes da usina de reciclagem de pneus

Os clientes da usina de reciclagem de pneus são os fabricantes de diversos produtos, tais como o de asfalto-borracha, tapetes, grama sintética, piso de quadra poliesportiva, fábrica de móveis, de calçados e muitos outros que tenham a borracha como matéria-prima.

Como os pneus também são compostos por nylon e aço, esses também podem ser vendidos para empresas que o reutilizem, como as siderúrgicas e indústrias têxteis.

Localização deve contar com vários pontos de coleta

A sede da usina de reciclagem de pneus deve estar em um local onde há fábricas que vão usar o seu material, pois essas são os seus clientes. É importante conferir com o governo municipal se existe autorização para atuar em determinada região e essa informação só é obtida na prefeitura mesmo.

Outro ponto importante é conferir se os impostos estão em dia, se a planta do imóvel está correta, se os serviços de água, esgoto, luz, telefone, gás e segurança pública funcionam plenamente na região desejada.

Não há tanta necessidade de estar perto dos fornecedores, porque dada a desinformação da população, a opção que as usinas de reciclagem de pneus tem é de montar postos de coleta em diversas áreas da cidade onde atua, seguindo modelo de outras já existentes. Esses locais são disponibilizados e administrados pelas prefeituras e são neles que os pneus são levados pela empresa de limpeza urbana ou por borracheiros, recapadores e qualquer cidadão. Esses lugares devem ter regras de higiene e segurança.

Mas como colocar nas mãos do governo municipal uma ideia sua? Isso pode ser obtido por meio de parcerias. Todos sabem que atualmente os setores devem interagir para chegarem ao sucesso juntos, a promoverem uma sociedade melhor com união. É complicado somente o poder público ficar responsável pela saúde e meio ambiente, todos estão envolvidos e as empresas são membros sociais que devem dar as mãos a esse poder para então estabelecerem metas juntas, para finalmente conseguirem alcançar os seus objetivos em comum.

Um exemplo de parceria: enquanto a prefeitura disponibiliza pontos de coleta, a empresa fica responsável por toda a logística de retirada dos pneus inservíveis e seu tratamento. Ao mesmo tempo ela também pode se comprometer a distribuir panfletos para a população sobre os riscos de se ter em casa pneus velhos, acerca da reciclagem e os seus os benefícios para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

Como tornar a usina de reciclagem de pneus conhecida

A atuação de uma usina de reciclagem de pneus é muito impactante para o meio ambiente, pois ela retira dele tudo aquilo que não seria aproveitado e ficaria ali durante anos e anos só prejudicando o ecossistema e dando possibilidade para o surgimento de doenças. Por conta disso, a linha de atuação de uma comunicação publicitária de um empreendimento como esse deve ser totalmente voltada à responsabilidade social.

Primeiramente, o cliente básico é a fábrica, seja ela de calçados, de tapetes, enfim, seja qual for o ramo industrial. Então o esforço de comunicação deve ter ênfase nele, mas não esquecendo que existem ainda outros agentes envolvidos nesse processo.

Os clientes devem ter conhecimento integral dos benefícios de aproveitar uma borracha de pneu velho, por conta disso, é necessário um planejamento extenso de marketing que englobe os canais necessários para haver a comunicação.

Fora isso, para o sucesso do negócio, é preciso haver a contribuição da sociedade, que será a principal fornecedora de material reaproveitável. Essa sociedade estará nomeada, acima de tudo, como cidadãos. Se as pessoas não estiverem informadas profundamente sobre os benefícios da reciclagem, a cadeia produtiva pode ficar mais lenta.

Nos dois casos, seja com fornecedores, seja com os clientes, o esforço de comunicação deverá ser muito grande e precisará ser elaborado com muita precisão. Para isso, a pesquisa de mercado é fundamental para poder identificar os pontos por onde essa comunicação ocorrerá.

A publicidade em si é somente uma das ferramentas que será usada pelo marketing. Esse será capaz de verificar as necessidades e os desejos de todos envolvidos no processo e deverá solucionar a questão através de diversos meios, inclusive com a publicidade. Portanto, para aqueles que vão entrar nesse ramo, deverá haver muito estudo para entender bem esse mercado.

O que achou das dicas para ter sua usina de reciclagem de pneus? Comente!

4.57 avg. rating (89% score) - 7 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

73 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber quais os equipamentos necessários para uma usina de reciclagem de pneus, pois estou a 40% de entrar neste ramo. As informações acima são desafiadoras, mas superáveis.
    De antemão, agradeço o retorno da resposta, sem mais,
    obrigado.

    Roanaldo Luis

  2. Oi, estou querendo montar uma usina de reciclagem de pneus pois na minha região nao há nada parecido e o volume de pneus sem uso aumenta constantemente…se possivel gostaria de receber informações sobre custo de equipamento, onde conseguir e onde vender…obrigado pela atenção aguardo sua resposta

    • Existe muitos equipamentos no mercado o problema maior é que a maioria não é viavel economicamente, para que a reciclagem tenha um retorno é preciso escolher muito bem em que equipamento investir, estamos ao seu inteiro dispor para esta orientação.

  3. Boa noite, sou estudante de logística e estou encerrando neste semestre o meu curso, tenho um projeto de TCC de implantação de uma Usina de reciclagem de Pneus, e gostaria de obter informações sobre os equipamentos para a montagem de uma usina.
    Desde já agradeço atenção dispensada.

  4. gostaria de saber equipamentos e custo para montar uma recicladora de pneu e estimativa de retorno sobre o capital aplicado. Ja assisti diversos videos tenho vontade de trabalhar neste ramo

  5. Gostaria de me informar com você sobre a usino de pneus com fornecer pneus para você preciso do seus telefones estou passando o meu numero para contato 91276590-33891789

  6. gostaria de informações sobre industrias que produzem equipamnetos para processar pneus de caminhões fora de estrada, e de empresas que compram material derivado de pneus inserviveis. obrigado

  7. voce conseguiu as informaçoes sobre custos da montagem da usina, onde comprar onde vender?? por favor tambem qeria essas informaçoes poderia me passar.
    o que tiver me mande por email,
    obrigado

  8. Ja fazem alguns anos que me despertei pra esta categoria de negocio. Fiz muitas pesquisas, construi protòtico de triturador etc, mas nunca fui alem. As informaçoes recebidas sao desafiadoras mas ao mesmo tempo esclarecedoras e fundamentais. A 12 anos que vivo na Italia, mas com uma enorme expectativa de retornar ao Brasil. Creio que é o momento justo para isto. Gostaria de receber toda informaçao possivel a respeito da reciclagem de pneus e tbm a respeito do mercado pra venda da produto reciclado(do pneu em tiras até o granulado 0,7 mm); informaçoes para montar uma empresa de pequeno porte etc.. Sem mais agradeço qualquer informaçao. Obrigado

  9. olá Gostaria de saber como montar uma empresa de reciclagem de pneus ,pois na minha região não a nada parecido ,se possivel gostaria de receber informações sobre custo de equipamento,onde vender…obrigado pela atenção aguardo pela atenção aguardo sua sua resposta …

  10. gostei muito dessas informações de como montar uma usina de reciclagem de pneu, quais os maquinario é necessarios para montar uma.

  11. gostaria de saber quais os equipamentos necessários para montar uma usina de médio porte,e qual será o custo para montar?
    onde vender o material ja processado?

  12. Boa tarde , estou pensando em montar uma usina de reciclagem de pneus na minha região, e gostaria de mais informações sobre mercado dos derivados da reciclagem, preço pagos pelo aço,náilon, e borracha, quem compra,valor das maquinas de reciclagem, linha de credito, incentivo fiscal e outros? Aguardo contato o mais breve!

  13. Estou interessado em montar uma empresa de reciclagem de pneu (de pequeno porte)quais os equipamentos nescessarios e seus valores?
    obrigado
    no aguardo do retorno

  14. Gostaria de maiores informações sobre a Usina de reciclagem de pneus, quais máquinas necessárias, onde adquirí-las, custo médio de montagem.
    Grato.

  15. Boa Noite, gostaria de montar uma empresa de reciclagem de pneus, assim como informações de quais são os equipamentos, o custo, para quem vender e se existe alguma empresa desta em Belo Horizonte para conhecer, obrigado.

  16. Gostaria de vender 2 toneladas de grama sintética com qualidade, ja pronta moida e repassada em ima sem impureza, caso alguem esteja interessado na compra tel 77268248

  17. estou preparando o meu plano de negócio para montar uma usina de reciclagem de pneus pois na minha região tem grande potencial para esse mercado… se possivel gostaria de receber informações sobre custo de equipamento, onde conseguir e onde vender…obrigado pela atenção aguardo sua resposta.

    desde já, muito obrigado pelas dicas.

  18. Por favor gostaria muito se voces poderiam mandar mais informacoes de mercado e custo para montar uma fabrica e qual seria os produtos mais adequados para a sustentacao,sem prejudicar o meio ambiente,obrigado

  19. BOM DIA!!
    GOSTARIA DE SABER O INVESTIMENTO P/ UMA PEQUENA EMPRESA DE RECILAGEM DE PNEUS?QUAIS OSS MAQUINARIOS NESSEÇARIOS? COMO ESTA O MERCADO HOJE DA BORRACHA? QUANTO CONSEGUE VENDER HOJE O KG DA BORRACHA TRITURADA NO ATACADO? QUAIS OS TIPOS CE PNEUS QUE SE PODE TRITURAR/RECICLAR?
    ENFIM, MAIORES INFORMAÇOES SOBRE O SETOR?
    ATT; GIOVANI

  20. BOM DIA!!
    QUAL O INVESTIMENTO P/ MONTAR UMA PEQUENA EMPRESA DE RECICLAGEM DE PNEUS? QUAIS OS MAQUINARIOS NECESSARIOS? QUAL O PREÇO HOJE DO KG DA BORRACHA TRITURADA?
    ATT; GIOVANI

  21. Ola, gostaria de obter informações sobre custo para investir em uma empresa de trituração de pneus de pequeno porte, e quais empresa que compram esse material, e se elas retiram no local ou tem que ser transportada? Bom se puder me informar o máximo possível agradeço.
    Obrigada

  22. Como faço para montar um projeto de uma planta de reciclagem de pneu. Qual seria o custo médio para uma planta de pequeno porte? Quais empresas que fornecem este apoio técnico.

  23. Boa noite,

    Sou universitario e meu trabalho de conclusão do curso é sobre reciclagem de pneu, e gostaria de saber o maquinario necessario para montar uma usina de reciclagem de pneu, e quanto seria esse investimento.
    Fico no aguardo da resposta.

    Att.

  24. Boa tarde, estou pensando em montar uma usina de reciclagem de pneus na minha região (TOLEDO/CASCAVEL – PR, e gostaria de mais informações sobre mercado dos derivados da reciclagem, preço pagos pelo aço, nylon e borracha triturada, quem compra, valor das maquinas de reciclagem para usina de médio porte, linha de credito, incentivo fiscal e outros? Aguardo contato o mais breve!
    OBRIGADO

  25. Boa tarde! Na cidade onde moro tem 500 mil habitantes e a br 116 corta ela ao meio com grande rotatividade de caminhões e ônibus. Não tenho recursos para montar nada, mas tenho muito conhecimento e disposição. Caso alguém se interesse em fazer uma parceria estou a disposição. 033-8402-4365 vivo
    033-8422-4789 claro, 033-9193-3431 tim.

  26. Boa noite. Gostaria de informações sobre preço médio de mercado para venda de peneus inservíveis, sem nenhum processamento. Bão quero abrir uma usina e sim uma empresa para coleta e venda desses pneus.
    Qual a região do país para melhor negociação dos pneus? Estou Em MG e o volume de pneus descartados é muito grande.
    Aguardo retorno,
    Agadeço desde já pelas informações.
    Att.
    Leonardo

  27. Gostaria de saber o custo de produção do pneu triturado e do pneu granulado, se possível quanto em média a indústria paga por esse material e se há demanda por esse tipo de material.

    Grato

  28. Ola Bom dia
    Li todo o artigo e me enteressou bastante, o negocio parece proveitoso. Gostaria de saber quais os requisitos necessarios, o valor do investimento inicial os maquinarios necessarios, a documentacao que precisa e como esta esse mercado hoje no brasil visto que esse artigo foi postado a muito tempo ja.
    Espero contato
    Atenciosamente
    Luigi Sapio

  29. Gostaria de saber quem compra pneu velho. Tenho caminhao p o transporte e pneu velho p vender. Mas preciso de orientacao. Att. Ana Paula- sao carlos. Sp

  30. Olá, estou fomentando está ideia pois vcs, teriam informações sobre custo de maquinários, endereço de onde já existem usinas para futuras visitas. Desde já agradeço a atenção e vamos que vamos, para um futuro melhor.

  31. Achei muito importante a matéria, realmente desafiadora, mas uma proposta inovadora na qual me alegra saber que se pode unir a vantagem de obter lucros com a satisfação de colaborar com o meio ambiente, resta saber de quanto é o investimento aproximado para se abrir uma empresa especializada no ramo de reciclagem de pneus. tenho pesquisado de uma forma não tão objetiva e tenho visto que não é um negocio muito simples, me parece também que não é um investimento barato mas tenho vontade de ir mais fundo nesse ramo. se puderem ajudar fico grato.

  32. Gostei da dica, vcs poderiam fornecer mais informacoes sobre o negocio, custos, maquinario nescessario, espaco fisico e outros. Desde ja agradeco a atencao.

  33. Bom Dia , estou pensando em montar uma usina de reciclagem de pneus na minha região, e gostaria de mais informações sobre mercado dos derivados da reciclagem, preço pagos pelo aço,náilon, e borracha, quem compra,valor das maquinas de reciclagem, linha de credito, incentivo fiscal e outros? Aguardo contato o mais breve!

  34. Boa noite gostaria de saber quanto custa para abrir uma empresa de reciclagem de pneus e quais os equipamentos que tem que compra para esse serviço.

  35. Bom dia,

    Também estou interessado em abrir uma central de reciclagem de pneus, e na minha localidade tenho informação da existência de fornecedores e de futuros clientes. Assim, gostaria de saber o custo inicial e a infraestrutura necessária para a nova empresa. Grato.

  36. Boa tarde , estou pensando em montar uma usina de reciclagem de pneus na minha região, e gostaria de mais informações sobre mercado dos derivados da reciclagem, preço pagos pelo aço,náilon, e borracha, quem compra,valor das maquinas de reciclagem

  37. Prezados Senhores:
    Gostaria de saber como montar uma usina de reciclagens de pneus de porte médio,quais os equipamentos necessários e os seus respectivos custos, a área necessária para tal planta e informações sobre o mercado dos derivados desta reciclagem.
    Nossos agradecimentos,
    Carlos Roberto da silva

  38. Olá, Boa noite.
    A tempo pensando em montar uma usina de reciclagem de pneus.
    Mas não tenho ideia de que equipamentos comprar, quanto custam e se tem mercado suficiente para esse empreendimento.
    Aguardo uma resposta, obrigado.

  39. Prezado Srs;

    Eu tenho um projeto aprovado e patenteado para reciclagem de PNEUS, onde extraímos OLEO DISIEL, NEGO DE FUMO, E O AÇO.
    Qualquer informação entrar em contato
    ADILSON GALIS BUENO –
    43-9915.9935 OU pelo e-mail: adilsongalis@hotmail.com

  40. Boa Tarde!
    Tenho uma reciclagem e tenho muitos pneus para reciclar e preciso de alguem para me indicar quem compre.
    Aguardo!!
    Tel.019-99245-4740 zapp Denise

  41. Boa tarde, estou pensando em montar uma usina de reciclagem de pneus na minha região (Cuiabá – MT e Varzea Grande, e gostaria de mais informações sobre mercado dos derivados da reciclagem, preço pagos pelo aço, nylon e borracha triturada, quem compra, valor das maquinas de reciclagem para usina de médio porte, linha de credito, incentivo fiscal e outros? Aguardo contato o mais breve!
    OBRIGADO

  42. Oi boa tarde. Gostaria de saber onde vender pneus velhos pra sucata, estou com muitos pneus aqui no meu ferro velho. Meu contato 79 99868-7374 eu sou de Sergipe…

DEIXE UMA RESPOSTA