Como montar uma loja de roupas infantis

Por:

como montar uma loja de roupas infantisUma loja de roupas infantis é uma oportunidade de negócios se considerarmos a frequência de compras de roupas infantis, pois a infância é uma fase em que os pais precisam comprar novas roupas constantemente para suas crianças.

O mercado para loja de roupas infantis deve considerar aspectos como concorrência, localização, características de mercado e outros já que as lojas de roupas infantis contam com uma demanda certa em uma localização com uma população de crianças. Veja também como montar uma loja de roupas em outros segmentos.

Pesquisa de mercado para uma loja de roupas infantis

Antes de iniciar um negócio de loja de roupas infantis, realize uma pesquisa de mercado que busca analisar o número de crianças na região. Para isso, consulte o site do IBGE. No sites do IBGE e IPEA é possível também saber qual a renda per capita para a região e, assim, realizar uma pesquisa completa. Descubra como fazer uma pesquisa de mercado.

Os empresários devem analisar se a região tem um número potencial de crianças e ainda observar se a região dispõe de localização ideais para instalar o ponto comercial.

Localização da loja de roupas infantil

Analise, antes de tudo, se o local é propício para a implantação de uma loja de roupas infantis. Para isso só há uma saída que é a pesquisa de campo, a pesquisa de campo deverá identificar se o local necessita de uma loja de roupas infantis.

Não terceirize esta pesquisa: tenha a experiência de perceber onde está o público-alvo.

Público-alvo da loja de roupas

público alvo de uma loja de roupas infantisPesquise como é o público-alvo para a loja de roupas infantis: são crianças de quantos anos, o que elas vestem, qual a renda per capita dos pais, etc. A renda per capita é necessária,pois é através da pesquisa de renda per capita que os empresários podem diagnosticar com será o estabelecimento, se será mais simples ou mais refinado.

Se a população é de classe C, não há porque iniciar uma loja muito sofisticada.

Concorrência em uma loja de roupas infantis

No caso de uma loja de roupas infantis, mantenha a concorrência um pouco distante e verifique a concorrência local, o que oferece, como oferece, quais as formas de pagamentos, quais os pontos fortes, etc. e aprenda com a concorrência.

Apesar de ser um mercado com demanda certa, a loja de roupas infantis representa um setor que  não cresce exponencialmente como as lojas de roupas para jovens e adultos. Uma razão para isso é que as lojas de departamento já tem seções de roupas infantis e trabalham com crédito, ficando com quase toda a clientela.

Então, para iniciar uma loja de roupas infantis é necessário um esforço de estratégia que dê à loja uma visibilidade. Conheça também as maiores franquias de roupas do Brasil.

Estrutura de um comércio de roupas infantis

A área para instalar uma loja de roupas infantis não precisa ser muito extensa. Deve ser uma estrutura que abrigue provadores, vitrine e caixa.

O importante é o estilo e decoração da loja que faz a criança se sentir bem.

  • Vitrine

Antes da loja de roupas infantis vender para os pais, venderá para as crianças: são as crianças que devem se sentir bem no local.

Elabore vitrines criativas que combinem com o universo infantil e que ao mesmo tempo realçam as roupas oferecidas. A decoração da vitrine deve ser tal que encante as crianças com painéis divertidos, balões, pufs coloridos, etc. A criatividade ficará a cargo do empresário.

O serviço de vitrine poderá ser terceirizado: contrate vitrinistas com experiência em lojas infantis e até professoras da educação infantil que saibam decorar como as crianças gostam.

Crie um ambiente propício para um público que é altamente sensível e que tem uma inteligência perceptiva maior que a dos adultos.

Pessoal de uma loja de roupas infantis

Na escolha de vendedores e gerente para a loja de roupas infantis, lembre-se de que bons vendedores são bons vendedores, bons gerentes são bons gerentes e dificilmente esse fórmula se mistura. Transforme gerentes em bons gerentes e bons vendedores em profissionais reconhecidos pelas suas vendas.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O supervisor deve ter bom taco para lidar com pessoas. Cuidado com carrascos e ao mesmo tempo cuidado com aqueles que inspiram a disciplina e o comprometimento no grupo. É a questão da dose certa entre disciplina e flexibilidade.

O pior supervisor é aquele em que a equipe não confia e esconde tudo desse profissional. O melhor estilo é o amigo que consegue manter o pessoal  comprometido com o trabalho.

A rigidez em excesso  faz o trabalho da equipe parecer sem sentido, enquanto a motivação faz o trabalho parecer necessário.

O importante é lembrar que gerenciar equipe de vendas de uma loja de roupas infantis exige tato e talento, além de uma boa dose de experiência e bom senso.

Franquias ou empresa própria de loja de roupas infantis

Quando se decide montar uma loja de roupas infantis, o empresário deve, imprevisivelmente, decidir por abrir um negócio próprio ou uma franquia, pesando as vantagens de uma e outra opção.

Abrir uma franquia significa contar com a estrutura e padronização já implantada e ainda com o suporte e orientação gerencial concedidas pelas franqueadoras. Além disso, ter uma franquia que já é líder de mercado e campeã em vendas pode ser bem vantajoso, se o empresário tem um perfil adequado para empreender franquias. Aqui temos relacionadas as 40 maiores franquias de roupas brasileiras.

Claro que as franquias não constituem um caminho único, mas são uma opção bem interessante para uma loja de roupas infantis.

As franquias concedem economias de escala para instalação de lojas novas. Com uma rede de franquias, instalar uma loja é muito mais rápido e, além disso, divulgar é mais barato, pois a unidade de franquia paga uma taxa irrisória para receber um bom programa de marketing.

Antes de ingressar em uma franquia de loja de roupas infantis pesquise o investimento inicial e o que está incluso nele. Por exemplo, na rede Petit o investimento inicial inclui taxa de franquia, mobiliário, obra civil, estoque inicial, informatização, capital de giro e equipamentos. Além disso, há também a taxa de royalties e outros.

Faça os cálculos e reveja qual será o investimento inicial para montar a loja, se com franquia ou negócio próprio, e ainda quais as vantagens em franquear ou empreender o próprio negócio em uma loja de roupas infantis.

As vantagens de abrir o próprio negócio é que o Know How é seu, que as consequências pelos erros também serão somente do empresário. Lembrando que abrir uma franquia significa fazer parte de uma rede e atender todas as obrigações e responsabilidades que isso implica.

Empreender por conta própria também significa que será no ritmo do empreendedor e no local escolhido pelo empresário.

Divulgação de uma loja de roupas infantis

A melhor maneira de divulgar ainda é o boca a boca: clientes satisfeitos irão falar bem da loja. Outra maneira é divulgar onde está o nicho de mercado, por exemplo, em escolas.

Tenha ideias criativas, promova eventos infantis ou então patrocine eventos infantis em escolas e outros lugares para tornar a loja visível para o público-alvo.

Outra maneira silenciosa de divulgação são as vitrines interessantes, as embalagens, fazer um site da loja de roupas infantil como falamos acima, e outras ideias criativas que com certeza surgirão.

Investimentos de uma loja de roupas infantis

Investimento da loja infantilOs empresários gastarão com o imóvel adequando para atender melhor os clientes, investirão também em mobiliário que é balcão com gavetas para estoque, manequins, araras e armários e ainda itens para o caixa e escritório.

Invista em sacolas interessantes que chamem a atenção de outros consumidores. Uma boa gestão de embalagens já é uma providência quanto a divulgação.

Para montar uma loja de roupas infantis e a mesma ficar do gosto do empresário, talvez sejam necessários recursos externos que poderão ser financiados por bancos, cooperativas de créditos ou outras opções.

Para saber mais sobre financiamentos, o empresário pode buscar informações completas sobre suas opções que cabem no seu perfil financeiro em instituições como Sebrae, BNDES e outros bancos estaduais de subsídio. Oriente se na junta comercial da sua cidade.

E você?! Vai abrir uma loja de roupas infantis? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

8 comentários sobre “Como montar uma loja de roupas infantis
  1. Thais APARECIDA FACHINETTI disse:

    BOA TARDE, GOSTARIA DE DICAS DE COMO MONTAR UMA LOJA DE ROUPAS PARA GESTANTES E ENXOVAL DE BEBÊ. DESDE JÁ AGRADEÇO, OBRIGADA, THAIS.

  2. Alessandra disse:

    Bom dia , gostaria de abrir uma loja de roupa infantil, como faço , queria dicas , desde já agradeço …..Obrigada

  3. Claudete Dantas disse:

    Bom dia,
    Estou pensansado em abrir uma loja com roupas e acessórios infentis no meu bairro, é um bairro com muitas crianças e pretendo atingir a classe c, portando não será nada sofisticado mas que atenda as necessidades dos pais … alguem pode me ajudar, estou com essa idéia fixa na cabeça, nem durmo mais pensando nisso, estou pretendendo até fazer um acordno no meu trabalho para pegar o dinheiro da indenização e juntar com a ecomomia que tenho …. por favor , alguem pode me orientar ???

    Obrigada

    • Caroline Gomes disse:

      Olá Claudete Dantas, bom dia!
      Não te aconselharia fazer nada ,mal pensado!Não saia do seu emprego sem ter uma estrutura certa, sem ter alguem do seu lado para ajuda-la, querendo ou não ajuda sempre é bem vinda…Peça pra Deus te direcionar ao caminho certo, sair do emprego sem ter uma estrutura proporcional pode te complicar mais pra frente, não que a Srta não tenha, mais é sempre bom deixar tudo certinho no esquema, pra quando a Srta estiver certa e decidida no que quer, não haver possibilidades de faltar algo, ou ter falta de investimento! Fica a dica, espero que te ajude…Desde já te dou boa sorte nos negócios, e que Deus venha te abençoar a cada dia, clareando mais e mais a sua mente…É sÓ TER PERSEVERANÇA E FÉ QUE O IMPOSSIVEL SE TORNA POSSIVEL… BY CAROLINE GOMES

  4. cremilda disse:

    oi eu tenho uma loja de infantil gostaria de termas variedades na ninha loja e como ter nais espasso

  5. joose da cruz disse:

    ola,sou francisca,porém este email é de meu esposo,jose da cruz,mas gostaria de saber como proceder para comprar com cnpj,pois sou empreendedora individual me cadastrei a dois anos no pelo sebrae.

  6. TATIANE disse:

    GOSTARIA DE ABRIR UMA LOJA DE CALÇADOS INFANTIS…PODERIA ME ORIENTAR??

  7. JACIRA disse:

    QUERO MONTAR UM BRECHO MAS PRESISO COMPRAR AS ROUPAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma fábrica de óleo de coco
Como montar uma fábrica de óleo de coco...
O óleo de coco é um alimento com propriedades bené...
Como abrir uma fábrica de sacos de lixo
Como abrir uma fábrica de sacos de lixo...
A ideia de ter uma fábrica de sacos de lixo poderá...
Curso para eletricistas
Curso para eletricistas...
O curso para eletricistas é bem amplo e tem a funç...
Dicas para ter uma borracharia
Dicas para ter uma borracharia...
Nunca em toda a história do Brasil houve uma frota...
Eletricista - Veja como ser um bom profissional
Eletricista - Veja como ser um bom profissional...
O eletricista sempre terá oportunidades de trabalh...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores