Como Montar Uma Loja de Brinquedos

Como montar uma loja de brinquedos
Como montar uma loja de brinquedos.

O mercado infantil é uma boa área para quem quer começar um negócio, sendo uma boa opção montar uma loja de brinquedos.
Para montar uma loja de brinquedos e empresário deverá decidir sobre montar um negócio próprio ou se tornar franqueado. A vantagem de abrir uma franquia é que o contrato já fornece todo o suporte gerencial e tecnológico. Quem opta por abrir o próprio negócio realizará todo o percurso institucional por conta própria. Além disso, deverá colocar os custos e peculiaridades do negócio na ponta do lápis.

Mercado de uma loja de brinquedos

Sem dúvida o mercado consumidor para loja de brinquedos é crescente e constante, já que as famílias costumam ter de uma a três crianças em idades de 0 a 14 anos.

Outro aspecto deste mercado é a inegável decisão de compra das crianças, principalmente sobre produtos que são voltados para elas mesmas. Por isso, para conquistar esse mercado consumidor diversifique os produtos, realize liquidações e promoções especiais no dia das crianças e Natal.

Atualmente, as lojas de brinquedos estão também vendendo seus produtos em sites, pois a comunicação com o público deve ser a maior e melhor possível. Para a venda online, tenha também um canal ativo com os consumidores para informações sobre sugestões, possibilidades de produtos e outros.

O feedback com o cliente é essencial principalmente em lojas que atendem famílias como uma loja de brinquedos. Conheça o mercado consumidor e o seu universo, neste caso o universo peculiar das crianças e seu convívio com a família, lembrando que quem vende para as crianças vende para toda a família.

Direitos do Consumidor

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O empresário do ramo de brinquedos deverá estar atento Código de Defesa do Consumidor, pois o ramo apresenta certa sensibilidade quanto aos produtos. Para evitá-los, certifique-se de os brinquedos estão com todas as especificações corretas, principalmente se há peças pequenas para menores de três anos, evitando fornecedores que não mostrem a certificação dos produtos.

Quanto à devoluções de produtos eletrônicos, lembre-se que em alguns casos os consumidores são protegidos por lei. Por isso, cheque o funcionamento dos brinquedos eletrônicos e os prazos e condições em que um brinquedo poderá ser devolvido.

Fuja também de fornecedores que divulgam qualidades ou caraterísticas em brinquedos que os consumidores não encontram tais características: propaganda enganosa tem gerado vários litígios. Informe-se sobre os principais aspectos do CDC (Código do Direito do Consumidor), aspectos que poderão estar voltados para uma loja de brinquedos e esteja sempre livre de conflitos judiciais.

Concorrência de uma loja de brinquedos

O ramo de brinquedos é marcado por uma forte barreira de entrada, pois o setor é servido por grandes empresas que têm filiais em várias regiões e esses estabelecimentos já são conhecidos pelo mercado consumidor.

Portanto, o empreendedor deverá saber como concorrer com gigantes do ramo, principalmente nas cidades grandes, onde são numerosos os shoppings centers, que já contam com todas as maiores e principais lojas de brinquedos.

Outras barreiras de entrada estão relacionadas com a economia de escalas, no caso da loja de brinquedos ocorre pelos altos custos que o empresário irá despender para instalar a loja, equipar, automatizar, divulgar e para a compra de brinquedos de vários fornecedores.

Como barreiras de entrada, ou seja, barreiras que o empresário deve transpor para se estabelecer no ramo, estão: acesso a canais de distribuição, acesso aos insumos que darão eficiência às vendas, necessidade de capital de giro e curva de aprendizado sobre o mercado, ou seja, entender do ramo em tampo hábil necessário para corrigir erros e realizar bons negócios.

Todos esses fatores dificultam a possibilidade de novos empreendedores no ramo e fortalece a posição de quem está no segmento. Assim, o novo empresário deverá conhecer bem o mercado e explorar nichos menos conhecidos com criatividades e ações diferentes de promoção e vendas.

Investimento Inicial

Para montar uma loja de brinquedos, o empresário fará os seguintes investimentos: equipamentos com móveis e utensílios, balcão de atendimento, estantes, telefone, fax, e computador, softwares financeiros e para controle de estoques. Além do investimento com instalações, adaptações, divulgações e formalidades legais.

Enfim, o investimento mínimo sem estoques de mercadorias pode chegar a um mínimo de 20 mil reais.

Fornecedores

Atualmente, um bom distribuidor de brinquedos conta com até 38 fornecedores de brinquedos brasileiros, entre produtores grandes e pequenos, diante do número existe vantagens e desvantagens.

Gerir todo esse número de fornecedores é crucial para o sucesso do empreendimento. A gestão de fornecedores deve ser tal que o empreendedor encontre possibilidade de negociação para uma melhor gestão de estoques que atenda as vendas a um custo mínimo com estocagem com bom prazo de entrega e boas condições de pagamento.

A vantagem do grande número de fornecedores é a diversidade de produtos com que a loja contará.
A desvantagem é que o lojista deverá contratar com todos os fornecedores possíveis, pois as crianças e pais querem encontrar todos os brinquedos que são anunciados na TV.

Localização de uma loja de brinquedos

A localização é determinante para a rentabilidade de um negócio como loja de brinquedos, segundo os especialistas o rendimento mensal pode ultrapassar a 30 mil reais, dando um retorno médio de dois a três anos.

Portanto, esteja atento à algumas peculiaridades para decidir onde montar sua loja, como: verificar quais são os concorrentes diretos e seus pontos fracos e saber como atender a clientela, oferecendo o que a concorrência deixa a desejar.

Observe o fluxo de movimento e se o local é frequentado por famílias com crianças de todas as idades, geralmente esse movimento é encontrado em shoppings ou próximo à praças e parques. Nos shoppings ou avenidas comerciais se posicione próximo às lojas de produtos para festas infantis e lojas de roupas infantis.

Cheque também horários e períodos de movimento, pois se um clube é frequentado por famílias com crianças apenas nos fins de semana, é melhor escolher um local em que esse fluxo é constante em todos os dias da semana, como nos shoppings.

Não se instale próximo à creches e escolas, pois as famílias não estão passeando e não visitarão  uma loja de brinquedos.

Diversificação e diferenciação

Para montar uma loja de brinquedos observe a concorrência e estabeleça um plano de ação, voltado para a diversificação e diferenciação no atendimento, já que os produtos, no caso brinquedos serão quase sempre os mesmos.

Portanto, o diferencial em uma loja de brinquedos com certeza será quanto ao atendimento. Portanto, treine seu pessoal a atender de forma exclusiva cada cliente e com atenção e carinho especial para com as crianças. Além disso, tenha sempre eventos para comemorar natal e dia das crianças, eventos como contadores de história, oficina de arte, concursos culturais, entre outros.

São eventos divertidos e atrativos para o público-alvo principal: as crianças. Para os pais, invista em promoções e condições de pagamento que os atraiam.

Montar um loja de brinquedos pode ser uma boa opção de investimento. O que acha?

3.50 avg. rating (71% score) - 6 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA