Sapatarias: Como Ter a Sua

Sapatarias - Como Ter a Sua
Sapatarias – Como Ter a Sua

Algumas empresas que oferecem serviços considerados bem antigos como os serviços de sapatarias resistem ao tempo e tendências de mercado e ainda continuam com uma clientela fiel.

As sapatarias são serviços prestados para clientes que têm especial dedicação com seus sapatos favoritos e que preferem reformá-los a jogar no lixo, sem saber os serviços de sapatarias promove economia sustentável para o cliente que paga menos pela reforma do que pelo sapato novo, para o sapateiro que sobrevive com uma atividade sustentável e para o meio ambiente que se livra de mais um lixo que com decomposição demorada pela natureza.

Sabendo disso tudo a reciclagem e reforma de sapatos é uma atividade positiva e capaz de agir em toda a cadeia econômica.

Mercado

Os clientes que compram sapatos que consideram únicos e se apegam ao produto, com certeza irão reformá-los assim que necessário.

Atualmente as novas sapatarias não são mais serviços que se improvisam nas ruas e que não proporcionam conforto para os clientes nem para os sapateiros e que, além disso, dão um ar de informalidade e desleixo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Por isso para quem aprendeu o ofício tão louvável de consertar sapatos deve investir também em uma estrutura ideal de atendimento e desenvolvimento das atividades. Que tal adquirir uma maquina de fazer chinelos?

Pesquisa de Mercado

Em algumas regiões é bem difícil encontrar quem conserte sapatos, sendo que essa atividade está sendo quase extinta pelos hábitos da vida moderna, mas essa é a notícia boa, pois é uma oportunidade de negócios viável para quem pretende abrir um negócio no ramo de conserto de calçados.

Por isso antes de escolher um local para abrir uma sapataria pesquise onde existe uma necessidade desse serviço.

As regiões com fluxo de trabalhadores é um local que proporciona bastante oportunidade para quem pretende abrir uma sapataria.

Região aquecida com outros tipos de comércio é também bastante viável para quem pretende abrir uma sapataria. Veja mais em como abrir uma empresa.

Como vimos a localização é essencial para quem pretende abrir uma empresa, depois de escolhida uma localização ideal o próximo passo é então caprichar no atendimento e nos serviços para conquistar mais e mais clientes e fidelizá-los. Veja como ser bem sucedido.

Localização

Quanto mais populoso e movimento um bairro maior as possibilidades de serviços prestados nas sapatarias, por isso é recomendado que as sapatarias sejam instaladas em locais movimentos onde cresce o potencial de consumo, independente da classe social dos consumidores, da renda, da idade, profissão e outros fatores. Leia mais sobre ponto comercial.

Nichos de Mercado

Algumas sapatarias existem em condições precárias de atendimento, em locais pouco limpos e organizados, essas condições só atrairá clientes de baixa renda que estão á procura de bancas de sapateiros, mas se concentradas em atender todo o tipo de clientela e crescer como profissional, se tornando referência na qualidade de atendimento e serviços prestados os sapateiros organizarão um local em que suas atividades serão desenvolvidas de forma mais eficiente e assim os produtos finais terão mais qualidade e os clientes se sentirão melhor no local e com certeza retornarão.

Dicas do Negócio

As sapatarias devem se concentrar no atendimento prestado e na qualidade dos serviços, por isso é necessário que haja certos objetivos estratégicos para aqueles que pretendem abrir uma sapataria, a primeira iniciativa é reunir uma diversidade de sapatos possíveis, com diversas cores e modelos que sirva de vitrine para que os clientes almejem o que a sapataria é capaz de realizar e como o serviço prestado é de qualidade. Tenha um plano de negócio.

Tenha também acessórios que compõem o produto final á escolha do cliente, sendo um item opcional.

Tendências de Mercado

Para prestar serviços de qualidade as sapatarias devem estar sintonizadas quanto ás tendências de mercado no que tange o desenho dos sapatos, os materiais utilizados na fabricação de calçados e novas técnicas de reformas de calçados.

Outra oportunidade de negócios para as sapatarias são serviços de reforma de tênis, pois a maioria das pessoas possuem tênis principalmente crianças e adolescentes.

Sendo que a maioria dos tênis comprados pelos consumidores é de alto valor, o que justifica a reforma do calçado, diante do enorme número de pares de tênis vendidos todos os meses seria de uma perda de mercado e de ganhos para as sapatarias não realizar consertos em tênis.

Outra tendência de mercado são as reformas de bolsas, mochilas e malas que na maioria das vezes são produtos caros e de grife o que justifica para o consumidor o gasto com o conserto.

Diferencial

O diferencial para as sapatarias são atitudes simples como a busca e entregas dos sapatos, o disque sapataria com serviço delivery que busca e devolve os sapatos consertados, os descontos oferecidos quando se reforma um grande número de pares de um só cliente e outras iniciativas criativas de diferencial como serviços de engraxate nas sapatarias, ou limpeza de sapatos com graxas, pintura e lavagem de tênis e outros serviços que ampliarão os serviços já oferecidos pela sapataria o que aumentará os lucros sem aumentar os custos.

Formalização

O sapateiro é um empreendedor individual, pois exerce sua atividade que é a sapataria profissional, individualmente, pois o exercício da atividade só depende da sua capacidade e de seus conhecimentos técnicos.

Os empreendedores individuais também podem se formalizar e se legalizar, desde que aufira até 60 mil reais mensais no máximo e desde que não conte com sócio, ou seja, não constitua empresa e isso o torna empreendedor individual.

O empreendedor individual pode e deve se legalizar devidamente até para receber os benefícios cabíveis para a categoria de empreendedores individuais. Veja aqui frases empreendedoras.

Entre as vantagens de se legalizar com empreendedor individual está a possibilidade de possuir CNPJ o que facilita emissão de notas fiscais, abertura de contas bancárias e ainda a possibilidade de tomar empréstimos.

O empreendedor individual não é obrigado a pagar todos os tributos que são devidos á empresas e pagam somente uma taxa mensal de 32 reais, mas no caso de prestação de serviços o valor é de R$ 36,10.

Estes valores serão recolhidos pelo INSS, e para fundos como o ICMS e ISS, fazendo com que os empreendedores individuais contribuam também para o desenvolvimento do país e ainda recebam os direitos e benefícios para quem é inscrito na previdência social.

Contribuindo com a previdência social os empreendedores individuais que abrirão suas sapatarias, terão acesso aos benefícios sociais como auxílio doença, maternidade e aposentadoria, sabendo que os empreendedores individuais dependem apenas de si mesmos para realização de suas atividades e que o seu ganho, portanto, diminuirá quando não dispor de saúde física suficiente para a realização de suas atividades, sabendo desse risco social é importantíssimo que os empreendedores individuais se formalizem. Leia mais em tipos de empresários.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA