Fornecimento de Merenda Escolar

Fornecimento de merenda escolar
Fornecimento de merenda escolar.

 

Atualmente, a luta contra a obesidade infantil e os maus hábitos alimentares está muito presente nas escolas e desse jeito, algumas instituições de ensino estão realmente adotando mudanças. Uma delas diz respeito ao fornecimento de merenda escolar, que é feito por profissionais capacitados e com uma alimentação que contém todos os nutrientes necessários aos pequenos, sendo uma boa oportunidade de negócio.

Cada kit é embalado individualmente e acondicionados em sacos de papel ou caixas e são um sucesso entre a criançada. Por conta disso, os empreendedores que buscam novas ideias devem aproveitar essa grande oportunidade e montar uma empresa que seja responsável pelo fornecimento de merenda escolar.

Os kits não se restringem só aos pequenos como se não houvesse particularidades entre eles, ao contrário, existe merenda também para diabéticos e alérgicos, que podem ser tratadas com o diretor do colégio quando o negócio entre empreendedor e cliente for fechado.

Mercado de merenda escolar

No setor de educação, a demanda pelo kit de merenda escolar está cada vez maior e os números são bem grandes, quando as escolas particulares são consideradas. Os colégios públicos também devem entrar na conta. O governo também é um cliente e no país inteiro estão matriculados 43,9 milhões (85,4%) de alunos na educação básica nas escolas públicas. Nessas situações, a contratação de empresas que fazem fornecimento de merenda é feita por licitação, o que significa dizer que o dono do negócio deve também ter domínio da lei 8.666/93, que é a legislação que trata do assunto.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É importante ressaltar que a aquisição da merenda escolar encontra limites legais para ser adquirida com recursos repassados pelo governo federal por meio do Plano Nacional de Alimentação Escolar, limitando sua aquisição pela rede pública de ensino.

Localização da empresa

A decisão de onde a empresa fornecedora de merenda escolar funcionará é essencial para o sucesso do negócio e para isso é preciso analisar consumidores, fornecedores e concorrentes que possam estar por perto.

O mercado consumidor deve ser visto pelo seu tamanho, suas reais necessidades e seus hábitos de consumo. O ideal é que a empresa esteja bem próxima de seus clientes para facilitar a entrega das merendas, garantindo então menos custo e pontualidade e isso tudo pode provocar fidelização, o que é muito positivo visto pelo lado empresarial.

A concorrência também deve ser conferida, analisada pela quantidade e qualidade das empresas que já estão atuando na localidade pretendida. Isso faz com que se perceba o que pode ser melhorado em um mercado já existente ou ainda atendido por empreendimentos que não o fazem.

Alguns outros pontos ainda necessitam de bastante atenção. Um deles se refere à logística: vale conferir se o lugar pretendido tem capacidade de atender a demanda, como por exemplo, fácil acesso aos clientes, que são as escolas, se as ruas são passíveis de inundações em dias de chuva (isso é um ponto negativo, jamais abra um negócio em um local com essa possibilidade), se as ruas são asfaltadas e portanto, facilitam o transporte e se elas engarrafam ou não com facilidade, entre outros pontos.

Também é essencial conferir a planta do imóvel aprovada pela prefeitura para identificar se houve obras posteriores à sua criação, mudando a área original. Caso tenha ocorrido, o imóvel deve estar devidamente regularizado.

Quando a empresa funciona na casa do empreendedor

Não há problema nenhum em trabalhar em casa para quem está começando no fornecimento de merenda escolar. Mas antes de tudo, é preciso procurar o órgão especializado da sua cidade para poder saber se o empreendimento poderá realmente funcionar em seu endereço residencial, o conhecido Alvará de Localização. Isso, porque a maioria dos municípios brasileiros tem um Plano Diretor Urbano (PDU) que contém uma Lei de Zoneamento Urbano, que diz que empresas não podem ser estabelecidas em determinadas áreas. O empreendedor também precisará solicitar ao governo municipal o alvará sanitário.

Estrutura de uma empresa de fornecimento de merenda escolar

A proposta mais adequada é a de um local com espaço básico de 80m² distribuído por recepção e armazenagem dos produtos. Essa última conta com subdivisões de armazenagem de alimentos que precisam ser refrigerados e os que não necessitam, depósito das embalagens, expedição e espaço para montar os kits. Além disso tudo, é importante também ter banheiros, depósito e refeitório.

Os locais voltados para armazenar as mercadorias que não necessitam ser refrigeradas não podem ser úmidos e nem ter temperaturas extremas. Nesses lugares, a indicação é ter estrados com aproximadamente 20cm de distância do chão e da parede para o contato com poeira e insetos seja evitado. Os alimentos precisam sempre estar tampados.

A luz natural e a ventilação são fundamentais. O piso e a parede devem ser de cerâmica ou de cimento. O pé-direito alto deve ter forro de superfície interna e lisa, de modo que seja bem acessível a sua limpeza e as janelas e portas devem estar com telas.

Vai fazer parte também da conta do empreendedor uma empresa de dedetização, é preciso fazer esse tipo de serviço de tempos em tempos.

Equipamentos necessários

Para abrir um empreendimento de fornecimento de merenda escolar, alguns equipamentos básicos devem fazer parte dele. São eles: uma balança eletrônica de 20kg, caixas isotérmicas para fazer o transporte, freezer horizontal, cortador de frios, máquina embaladora, prateleiras, refrigeradores, utensílios como facas, espátulas, veículo tipo furgão e ainda material de escritório.

Profissionais do empreendimento

A quantidade de pessoal está ligada ao porte do empreendimento. Para as pequenas, basta ter o dono do negócio a frente de tudo, um vendedor, um atendente/auxiliar administrativo, um montador de kit, um auxiliar de serviços gerais, um motorista e um nutricionista.

Cuidados com o estoque

Como o empreendedor vai ter basicamente um grande estoque à sua disposição, é preciso que esse profissional saiba então como geri-lo, ele deve equilibrar a quantidade de vezes em que o capital investido nos estoques é recuperado nas vendas, deve conferir também em quanto tempo o estoque consegue cobrir as vendas futuras sem que haja necessidade de repô-lo e ainda a necessidade da demanda, se ela foi atendida ou não por conta de ter ou não material guardado.

O que compõe um kit de merenda escolar

Geralmente, os produtos são sanduíches, sucos em caixinha, água de coco, iogurtes, barrinha de cereal, frutas, frutas desidratadas, bolinhos e chocolates, mas o empreendedor deve adequar o cardápio conforme a clientela.

Um ponto muito importante deste negócio é a qualidade e a aparência dos produtos que vão compor o kit. Por conta disso, é essencial buscar fornecedores já conhecidos e acima de tudo, confiáveis. Todos os produtos precisam ter data de fabricação, ingredientes, e orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dicas de negócio

Quem está tentando entrar nesse mercado precisa estar atualizado constantemente, mais ainda, porque os grandes clientes são os governos. Para então ficar alinhado com a lei de licitação, por exemplo, deve-se fazer cursos online, nos quais são explicados todos os pontos que possam, porventura, trazer dúvidas ao empresário que está iniciando nesse ramo de atividade. O ponto positivo dessas aulas via internet é que podem ser feitas de acordo com a necessidade de cada um, no horário e local que cada um quiser. No YouTube, há diversos vídeos gratuitos bem explicativos sobre tal legislação.

Vai montar sua empresa de fornecimento de merenda escolar? Deixe seu depoimento:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. GOSTARIA DE MONTAR UMA ESTAPARIA DE CAMISETAS, SANDALIAS E O QUE MAIS DER, PORÉM NÃO TENHO, AINDA CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO E PROGRAMAS QUE POSSAM AUXILIAR NESSA QUESTAO. PODERIAM AJUDAR-ME?

DEIXE UMA RESPOSTA