Como montar uma fabrica de uniformes

Por:

Como Montar Uma Fabrica de UniformesVeja informações importantes que vão ajudar a montar uma fábrica de uniformes. Uniformes são produtos usados por quase todas as empresas hoje em dia. Do empreendimento menor ao de grande porte, é comum ver empregadores optarem pelo acessório. Os motivos são os melhores possíveis: é uma forma de padronização, é também uma divulgação da marca e evita que os empregados tenham problemas no dia a dia na hora de se vestir ao trabalho.

Como cada vez mais as empresas investem em padronização, montar uma fabrica de uniformes é uma excelente pedida para quem quer ter um grande empreendimento e de longo prazo. Porém, vale lembrar que o investimento é alto, pois as máquinas de costura industrial usadas neste tipo de trabalho são caras, porém duráveis com média de cinco anos sem problemas de uso. Manutenção é uma constante nas máquinas, então é preciso investir para começo e ter dinheiro guardado para, assim que for preciso, como quebra de equipamento, seja possível uma reposição.

Registro da fábrica de uniformes

Em vias legais, é um comércio simples como qualquer outro que vende produtos e por isso é preciso apenas abrir uma empresa na Receita Federal e registrar a firma. Isso é necessário tanto para registrar marca da confecção, que é de grande importância para ser identificado nas ruas pelo produto de qualidade e receber mais encomendas como para poder abrir conta bancária e receber por cartão de crédito. A maioria das empresas, os clientes de uma fábrica de uniformes, compra uma grande quantidade de uniformes e é importante facilitar tamanhas vendas aceitando cartão de crédito, cheque e transferência bancária em nome da empresa. Contas bancárias com nome empresarial só são abertas por firmas devidamente registradas.

Local para montar a fábrica de uniformes

Após abrir a empresa legalmente ou enquanto estiver em processo com o contador, é hora de procurar um lugar para fazer a instalação da fábrica de uniformes. Não existe uma regra de um melhor local, uma vez que é uma fábrica de uniformes é o estilo de empreendimento em que os clientes irão até você. Pode ser próximos a centros comerciais ou não, esta ordem não influencia muito ao cliente. O que vai contar mesmo é a divulgação para que as empresas saibam que sua fábrica existe.

O que vai contar mesmo quando se for montar uma fábrica de uniformes é o conforto. Tudo depende essencialmente de máquinas de costuras e costureiras, então um bom galpão é o ideal. Elas ou eles, os que costuram, a base da fábrica, precisam de um local ventilado e condições ideais para que possam desenvolver bem o trabalho. A fábrica perfeita seria em um galpão com sistema de ar, ventilado e com ao menos um metro e meio de distancia entre uma maquina de costura e outra. Visite o sindicato dos trabalhadores da categoria na sua região para conhecer outros detalhes por ventura exigidos.

No mais, o local precisa de um escritório administrativo, um espaço para colocar a matéria prima, que são tecidos, linhas, agulhas e fechos de roupas e uma recepção aos clientes. Na maioria das vezes este espaço é dispensável, pois a empresas não costumam negociar direto na fábrica, mas a fábrica vai até o cliente levando os produtos para oferecer por meio de seus representantes comerciais. É uma forma de economizar tempo e o cliente se sentir mais confortável na negociação, que vem sendo adotada por empresas de telefonia, fábricas de brindes, entre outros empreendimentos.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Caso a produção seja otimizada, ou seja, cada setor faz uma parte da peça, o espaço precisa ser divido e a fábrica vai precisar de mais terreno. Mas isso é apenas necessário se for uma empresa de médio / grande porte, que fabrique mais de quinhentos uniformes por pedidos. As demais, que atuam em pouca quantidade, com cinqüenta peças apenas, podem ter menor área.

Máquinas para montar uma fábrica de uniformes

O maior investimento inicial a ser feito pelo empresário é em máquinas de costura, que são várias. A mais importante é a de costura em cima, chamada de overloque, capaz de costurar tecidos grossos ou finos. A interloque é uma máquina de costura apenas para acabamentos. Existem ainda as máquinas para pregar botões, fechos, flashs, bordados, entre outras. Tudo vai depender do porte e estilo de fardamento produzido pela fábrica a ser aberta pelo empreendedor.

A máquina de bordado é apenas um serviço a mais que deve ser cobrado a parte, mas muito importante para o cliente que deseja o uniforme completo, já com as logomarcas da empresa, prontas para uso.

Ao todo avalia-se que o custo de uma abertura de uma fábrica de uniformes seja em torno de R$ 350 mil para um empreendimento de médio porte, com retorno não tão imediato. Isso porque ainda há o gasto com matéria prima, no caso o material de costura em si com tecidos, botões e linhas. O gasto mensal com funcionários varia de acordo com o porte da empresa.

Como divulgar ao montar uma fábrica de uniformes

Uma fábrica de uniformes precisa de mídia como todas as outras, mas em um esforço mais direcionado. O ideal é investir em divulgação para o empresariado, que é o foco de sua carta de clientes. Newsletter e panfletos são desperdício de dinheiro, pois a maioria ignora como spam na caixa de entrada. Outra parte da clientela de muitas fábricas de uniformes são escolas particulares e públicas. Vale o esforço de publicidade e propaganda para atingir estas instituições.

O ideal, caso seja possível investir, é contratar funcionários para atuar como vendedores externos. Após treinamento sobre os produtos da empresa, estes vão até as firmas e oferecem ao setor responsável a possibilidade de fazer um fardamento em sua fábrica. É mais direto, firma contatos e os empresários gostam de serem procurados e não terem que procurar os vendedores.

Comerciais de televisão são totalmente desnecessários ao montar uma fábrica de uniformes. Jornais são mais atraentes, principalmente os de domingo, quando a clientela, que são os donos de empresa, costumam ler os jornais em assinatura. Vale lembrar que muitas pessoas não possuem assinatura diária mas compram ou assinam jornais apenas nos fins de semana. Outra dica é investir em call center para as empresas, também é uma forma barata e útil de obter mailling de contatos e oferecer serviços sem gastar com visitas e anúncios.

E você está pensando em montar uma fábrica de uniformes? Comente abaixo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


17 comments on “Como montar uma fabrica de uniformes
  1. Anderson Moraes disse:

    Parabéns pelas informações, simples e objetivas gostei…

  2. Marcelo Santos disse:

    Obrigado,vocês me tiraram muitas duvidas.

  3. Adrian disse:

    Adorarei ser um empresário do ramo, mas uma pequena empresa custaria uns 20.000 mil p/ abertura legal?

  4. rodrigo oliveira disse:

    Gostei das informações, com certeza, serão úteis.

  5. debora disse:

    Parabéns pelo sucesso, mas gostaria que me desse um modelo de loja, pois minha mãe trabalha casa e tem costureiras externas. Agora estou à frente da empresa e ela está crescendo muito. Não sei administrar, nem montar uma loja bem moderna.
    Obrigada pela atenção.

  6. debora xavier disse:

    Vcs são um sucesso, parabéns e Deus abençoe a todos.

  7. eliana Tavares disse:

    Obrigado, gostei muito das informações. Deu para tirar as dúvidas.

  8. Rubens Teixeira disse:

    Ok,achei de grande valia as informações prestadas.

  9. Solange disse:

    Eu estou comecei com informações do tipo, e sei o quanto as informações que vocês nos passam são importantes .

  10. LIA disse:

    adorei as dicas, trabalho muito bem feito

  11. Rodrigo disse:

    Oi Boa Tarde!
    Eu estou com muita vontade de colocar uma fabrica de uniformes em minha cidade, mas a preciso de informações onde comprar maquinas, matéria prima e quais são os tipos de maquina que preciso.
    Certo de atenção Agradeço e muito obrigado.

  12. edson mauricio disse:

    ola boa noite ,vc e um cara entendido do negocio certo, ocorre-se q chegou informação oportuna pra mim pois eu ja ia gastar com panfletagem, e ainda vo só q bem menos porq agora vou contratar um vendedor pra atuar na minha região, abraços imão++++++++++v

  13. maria luiza disse:

    Esclareceu bastante, parabens pela forma simples e objetiva das informaçoes, porem, para inicio, custo medio de quanto seria, começando por baixo, o q vou precisar no minimo?

  14. cecy disse:

    Obrigada pela informaçao, simples e objetiva. PARABÉN

  15. Genilça G.Loureiro disse:

    Gosei muito das informações,pois pretendo montar uma fabrica de uniformes em uma cidade do interior do PARÁ,E PRECISO DE MAIS INFORMAÇÓES,será que poderiam me ajudar a esclarecer as minhas duvidas,me passando o contato de voces.

  16. Charles Eugenio disse:

    Gostaria de Montar uma Fabrica de Uniformes, automatica, onde posso encontar as maquinas e ajuda com isso

  17. Hercilio disse:

    Olá. sou representante comercial e gostaria muito de poder montar meu próprio negocio,mas me falta capital de giro pra iniciar…Qual capital aproximado pra iniciar? já que estou pensando em tercerizar a parte de produção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!