7 Passos Para Montar Uma Confecção de Uniformes

Confecção de UniformesJá pensou em trabalhar com a confecção de uniformes? Confira mais sobre o assunto!

Como o próprio nome diz, o uniforme serve para uniformizar um grupo de pessoas, tornando-os iguais, além de facilitar a identificação destas pessoas por parte de uma instituição ou dos indivíduos que procuram pelos seus serviços. Com o intuito de obter mais organização, o uniforme se tornou um item de praxe para empresas, escolas e demais estabelecimentos de trabalho e ensino.

Há uma grande demanda no setor de confecção de uniformes, visto que empresas de diferentes áreas necessitam de remessas destes artigos. Você tem habilidades com a produção de vestimentas e gostaria de abrir um negócio próprio? Uma boa alternativa é montar uma confecção de uniformes, que pode ser uma atividade muito rentável se for administrada da forma correta.

Atuar no segmento de roupas já é uma grande opção de negócio, já que a demanda é sempre significativa, tem-se buscas o ano todo e a margem de lucratividade é alta, porém, trabalhar com a confecção de uniformes é ainda melhor, pois você estará especificando um público e atingirá empresas, as quais costumam comprar em maior quantidade e raramente irão deixar de pagá-lo, o que diminui o risco de inadimplência.

Ao abrir uma confecção de uniformes, você poderá optar por um negócio de pequeno porte, mas que deve ser planejado nos mínimos detalhes, o que ajuda a diminuir os riscos de erros e aumentam as possibilidades de colher bons frutos. Nessa hipótese, você conseguirá ter um custo bem abaixo da média dos outros negócios, conseguindo atender uma boa demanda e podendo tornar-se um empresário de sucesso no ramo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Claro, à medida que seu negócio for tomando forma, conseguindo novos clientes e percebendo que está com um grande potencial, rapidamente deve expandir e comprar maquinários novos para assim dar o famoso “salto” ao sucesso da sua empresa.

Para ter sucesso nesta área é necessário conhecê-la com profundidade, por isso criamos esse texto com mais informações e dicas sobre confecção de uniformes. Confira abaixo:

Como Funciona Uma Confecção de Uniformes?

A confecção de uniformes se caracteriza por ser uma empresa que trabalha apenas com a produção de uniformes. Este tipo de empresa pode optar por fabricar somente um tipo de uniforme, ou confeccionar todas as versões, o que permite atender a uma demanda mais ampla e, consequentemente, aumentar os seus rendimentos mensais.

Alguns dos principais tipos de uniforme que uma confecção pode produzir são os escolares, camisetas com inscrições, para empregadas domésticas, entre outras possibilidades.

É importante ressaltar que esta empresa pode trabalhar com um catálogo próprio de produtos ou confeccioná-los a partir das encomendas dos consumidores. Uma confecção de uniforme pode ser montada em um espaço físico mediano ou grande, devendo ter capacidade para comportar os equipamentos e os funcionários.

Por Que Trabalhar Com a Confecção de Uniformes?

Sem dúvidas, o setor de vestuário é uma das melhores áreas para se investir, visto que ela é bastante democrática e oferece diferentes oportunidades de atuação, entre elas está a confecção de uniformes, que é uma atividade que possui uma grande demanda no mercado, o que a torna estável e lucrativa.

Você está com um capital limitado para investir no seu negócio próprio? Isso não é um impedimento para montar uma confecção de uniformes, pois esta modalidade de empresa pode ser montada em uma estrutura pequena, necessitando de poucos recursos, sendo necessário contar, basicamente, com um espaço físico, máquinas de costura e a matéria-prima.

Perceba que, embora seja um segmento mais específico (uniformes), o mesmo ainda é bastante amplo, podendo trabalhar para públicos distintos e, ao mesmo tempo, facilitando a especialização e firmamento da marca no mercado.

Dicas Para Montar Uma Confecção de Uniformes

Você está interessado em trabalhar com uma confecção de uniformes? Ao entrar para este ramo é necessário se preparar, tomando conhecimento de toda a estrutura que é preciso para operar as suas atividades. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas para montar uma confecção de uniformes:

1- Escolha o Local Para Instalar a Confecção de Uniformes

Em se tratando de montar um negócio próprio, independente da área de atuação, um dos principais pontos é a escolha do local em que ele será instalado, pois esse fator pode ser crucial para definir o seu sucesso ou fracasso. Portanto, a sua primeira missão é selecionar o melhor espaço para instalar a confecção de uniformes.

Em primeiro lugar, o ideal que é a empresa seja instalada em um local que de fácil acesso para o público consumidor e para os fornecedores, o que faz com que os serviços fiquem mais visíveis para os interessados em consumi-los, além de facilitar a reposição da matéria-prima.

Também, trabalhar corretamente com a vitrine dos produtos irá facilitar o ingresso de novos clientes, os quais, ao passarem pela frente da sua loja, visualizarão os modelos de uniformes e podem ficar interessados em trabalhar com a sua empresa. Por isso, confira nosso texto sobre como decorar vitrine.

2- Documentação Necessária Para Abrir a Confecção de Uniformes

Antes de começar a operar as suas atividades é necessário passar por uma série de processos burocráticos até conseguir todas as autorizações para abrir as portas. Para montar a sua confecção de uniformes, você vai precisar solicitar a documentação de comerciante comum, o que deve ser feito na prefeitura e Associação Comercial da cidade.

Primeiramente, tem-se que obter uma autorização para trabalhar no espaço físico da empresa, que irá passar por uma vistoria da prefeitura e, posteriormente, irá conceder o seu alvará, desde que tudo esteja em perfeitas condições. Para finalizar esta etapa, é preciso requerer o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que pode ser retirado junto à Receita Federal.

Uma boa dica para conseguir realizar todo esse processo burocrático corretamente e sem muitas delongas é procurar por todos os documentos solicitados, entre em contato com a prefeitura, já que esta costuma trazer maiores delongas e, após possuir todos os documentos em mãos dê entrada no processo administrativo de abertura de empresa.

3- Estrutura Para Montar a Confecção de Uniformes

Após cuidar das questões legais para abrir o seu negócio é o momento de providenciar a estrutura para montar a confecção de uniformes. Neste caso, você vai precisar de um espaço físico que tenha instalações para comportar as máquinas para costurar e os móveis, banheiros para os funcionários, estoque para armazenamento das mercadorias, escritório para tratar das questões administrativas e salão ou recepção para atender aos clientes.

Com relação aos equipamentos para operar as atividades na confecção de uniformes, você vai precisar de máquinas de costura do tipo industrial, máquinas para bordar, tecidos de diferentes tipos, tesouras, agulhas, linhas, cadeiras e mesas próprias para confecção.

4- Determine os Tipos de Uniformes Confeccionados

Para que a confecção de uniformes dê certo e emplaque no mercado é preciso ter planejamento, que serve para lhe orientar em todas as etapas. Parte deste processo diz respeito aos produtos que serão fabricados. Sendo assim, é recomendado determinar os tipos de uniformes a serem confeccionados.

A sua empresa pode trabalhar com a fabricação de apenas um tipo de uniforme como os escolares. No entanto, o mais indicado é abrir o leque e confeccionar todas as versões como, por exemplo, uniforme de empregadas domésticas, porteiros, vendedores, entre outras opções. Dessa maneira, você poderá atender à uma demanda maior e consequentemente aumentar os seus lucros.

5- Monte Um Catálogo de Uniformes

Imagine que um cliente importante está uma pesquisa para encontrar a melhor confecção para fabricar uma remessa grande de uniformes, mas você não tem imagens para mostrar as opções que você oferece. Pois bem, isso pode comprometer a sua negociação. Por isso, para não passar por esta situação é indicado montar um catálogo de uniformes.

Monte uma espécie de livro com imagens de todos os tipos de uniformes que a sua empresa tem capacidade para produzir. Além disso, também pode-se criar versões reais, que permitem que os clientes tem uma visão melhor de como os produtos podem ficar, podendo serem expostos na vitrine.

6- Faça Parcerias Com Empresas

Um dos métodos que uma confecção de uniformes pode utilizar para obter lucros estáveis é fazer parcerias com empresas que necessitam deste tipo de serviço com frequência. Por exemplo, você pode fazer acordo de produção com redes de escolas e demais organizações. A partir destas parcerias se pode produzir remessas continuas, o que faz com que você nunca fique sem encomendas.

7- Invista na Divulgação da Confecção de Uniformes

Toda e qualquer empresa depende dos seus clientes para funcionar, logo é necessário que eles tomem conhecimento dos seus serviços e produtos. Isso pode ser feito através do investimento na divulgação da confecção, que pode ser realizada por meio de panfletos, sites e páginas nas redes sociais.

Também é importante ressaltar e valorizar a sua marca nos produtos como, por exemplo, colocando-a diretamente na etiqueta de todos os uniformes. Por fim, é recomendado montar uma vitrine com os seus principais produtos e as novidades.

O Que Acha de Começar o Seu Negócio de Confecção de Uniformes?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA