3 Procedimentos Fundamentais para Abrir uma Fábrica de Óculos

Fábrica de Óculos
Para montar uma fábrica de óculos é necessário conhecer todo o processo de criação de óculos.

Já pensou em abrir sua própria fábrica de óculos? Veja aqui como iniciar uma fábrica de óculos e se destacar no mercado!

Os óculos são acessórios utilizados pelas pessoas do mundo inteiro, tanto por necessidade quanto por moda. Afinal de contas, os olhos estão entre as áreas mais sensíveis do corpo humano, podendo sofrer danos facilmente como, por exemplo, o excesso de leitura pode provocar vista cansada ou mesmo se expor ao sol causar problemas.

Com o intuito de proteger os olhos e ajudá-los a enxergar melhor, foram criados os óculos de grau e de sol. Inicialmente, estes itens tinham apenas a função de ajudar na prevenção da saúde dos olhos. No entanto, ao longo do tempo, eles se tornaram acessórios, caindo nas graças do universo da moda, ganhando designs diferenciados e seguindo inúmeras tendências, que permite que as pessoas se cuidem e ao mesmo tempo estejam fashions.

Normalmente os óculos são encontrados em joalherias, porém, para chegar até uma joalheria, os óculos precisaram ser desenvolvidos, fabricados e, é justamente nesse ponto, que pode surgir uma ótima forma de negócio.

Além de cuidar a da sua saúde e te deixar na moda, os óculos também podem ser uma ótima oportunidade de negócio. Você já pensou em trabalhar com a fabricação desse acessório? Pois bem, esta atividade pode se mostrar bastante lucrativa, visto que o mercado está em expansão. Se interessou por esta área? Para te ajudar, nós iremos trazer aqui informações e dicas sobre como montar uma fábrica de óculos. Confira abaixo!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Por Que Investir em Uma Fábrica de Óculos?

Definitivamente, existem diversos motivos que podem ajudar a tomar uma decisão favorável a abertura de uma fábrica de óculos. Em primeiro lugar, trata-se de um mercado de atuação bastante estável, o que impede que você sofra crises financeiras em razão da sazonalidade, consequentemente, reduz a possibilidade de perder dinheiro. Com o fato de as características da moda estar cada vez mais presentes na construção dos óculos, este setor mantém-se em expansão, conquistando cada vez mais clientes.

Além disso, o empresário pode encontrar um nicho próprio de mercado, ou seja, atuar em um segmento único, tornando-se referência em um determinado tipo de óculos, o que é altamente rentável. Por exemplo, a sua fábrica de óculos pode se especializar em produzir óculos infantis, para idosos, para jovens, entre outras possibilidades.

Claro, caso você opte por fabricar óculos com foco em um público específico, será necessário fazer uma pesquisa de mercado, procurando descobrir os gostos do seu público específico, assim, consegue-se desenvolver um modelo que realmente pode fazer sucesso. Lembre-se, você precisa ter o que as pessoas desejam obter, e não o que você acredita que elas desejam.

3 Procedimentos Fundamentais para Abrir uma Fábrica de Óculos

A abertura de toda e qualquer empresa, independente da atividade que será executada, requer procedimentos legais para que o trabalho se torne viável. Sendo assim, conheça abaixo quais são os procedimentos para abrir uma fábrica de óculos.

1- Encontre o Local Adequado para Montar a Fábrica de Óculos

Antes de qualquer coisa, é necessário considerar que uma fábrica de óculos irá manipular materiais como, por exemplo, plástico, acetato, metal, entre outros, que após processados podem eliminar substâncias prejudiciais ao meio ambiente. Portanto, tem-se que avaliar o modo como as atividades serão operadas e posteriormente encontrar o local adequado para montar a fábrica.

O lugar escolhido também deve oferecer praticidade, uma vez que é preciso haver fácil acesso para os funcionários que irão trabalhar na fábrica, para os fornecedores que irão entregar as matérias-primas para a fabricação dos óculos e para os responsáveis para transportar e distribuir os produtos já prontos.

Utilizar os equipamentos de segurança adequados no momento de manusear os materiais também é fundamental, sem contar que será preciso estudar todas as questões ambientais referente à prática de manuseio dos materiais da fábrica de óculos, bem como onde serão eliminados os restos.

2- Solicite a Abertura Legal da Fábrica de Óculos

Escolheu o local adequado para abrir a sua empresa? Agora é o momento de solicitar a abertura legal da fábrica de óculos. Nesta fase, o primeiro passo é contratar um advogado e contador para receber as devidas orientações sobre como iniciar um negócio, evitando errar ou ficar preso na burocracia.

Na sequência, vá até a associação comercial e o departamento empresarial da prefeitura da sua cidade. Nestes locais é preciso apresentar os seus documentos pessoais, dar detalhes da fábrica e das atividades que serão exercidas. A partir daí, é possível obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

3- Monte a Estrutura Para a Fábrica de Óculos

Monte a Estrutura Para a Fábrica de Óculos
A Fábrica de Óculos necessita de uma estrutura adequada para a fabricação de óculos.

Uma fábrica de óculos é uma empresa relativamente complexa, necessitando de uma estrutura adequada para funcionar corretamente. Levando isso em consideração, tem-se que contar com um local bastante espaçoso, que seja capaz de abrir o departamento executivo e o setor de produção do negócio.

As matérias-primas passam por vários processos até serem convertidas em óculos de grau ou de sol, logo, o ideal é que as atividades sejam realizadas em espaços diferentes, que devem estar estruturados por repartições, agregando mais organização e otimizando o trabalho.

5 Dicas Para a Sua Fábrica de Óculos

Ter planejamento e conhecimentos são as bases essenciais para a abertura de qualquer negócio, e não é diferente com a fábrica de óculos, quanto mais informações forem assimiladas sobre este tipo de empresa, mais perto você estará do sucesso. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas para começar a sua fábrica de óculos:

1- Adquira as Máquinas para Fabricar Óculos

Para começar a trabalhar na produção de óculos é necessário adquirir as máquinas apropriadas. Entre os principais equipamentos que precisarão ser adquiridos estão os moldes para dar aos óculos os formatos desenhados, as máquinas para fundir as matérias-primas como, por exemplo, metal, vidro, plástico e acetato. Além de máquinas para montar as estruturas dos óculos, de corte, moldes e lentes, também será preciso adquirir uma máquina de impressão para imprimir a marca no produto.

É bem comum as pessoas esquecerem da máquina de impressão e, no final, ter um custo a mais que não se estava esperando. Por isso, faça uma listagem de tudo que precisar, pois evitará “surpresas”.

Neste processo, é essencial escolher máquinas de qualidade, visto que qualquer defeito pode causar deformações nos itens e lhe causar prejuízos financeiros. Também, é recomendado fazer manutenções periódicas para manter os equipamentos funcionando adequadamente.

2- Busque Referências Sobre o Mercado

É difícil inventar a roda, a maioria dos produtos que estão disponíveis no mercado são criados a partir de tendências, que já estiveram ou estão em alta no universo da moda. Pensando nisso, é indicado buscar referências sobre a fabricação de óculos, pesquisando quais são os designers do momento, os materiais mais utilizados, as cores em evidência e etc. A partir daí é possível se inspirar e acrescentar a personalidade da sua marca nos acessórios.

3- Selecione as Matérias-primas Para a Fábrica de Óculos

Um dos passos mais importantes sobre trabalhar com uma fábrica de óculos é selecionar as matérias-primas que serão utilizadas para as confecções. Neste caso, alguns dos principais itens utilizados para executar esta atividade são os vidros e acrílicos, os quais são usados na criação das lentes, silicone, plástico e metal para a construção da armação.

Em se tratando da seleção das matérias-primas é preciso ter em mente que nesta etapa não dá para economizar muito, pois é necessário contar com componentes de qualidade para fabricar bons produtos, que irão garantir a satisfação dos clientes.

4- Contrate um Designer Para Sua Fábrica de Óculos

Se um óculos existe, tal como ele é, significa que alguém pensou na sua construção, levando em consideração os mínimos detalhes. Sendo assim, é de fundamental importância que a sua fábrica contrate um designer para a criação dos óculos, que será responsável por pesquisar as tendências da moda e desenhar os objetos, imprimindo a personalidade da marca.

5- Teste os Óculos Produzidos na sua Fábrica de Óculos

Teste os Óculos Produzidos na sua Fábrica de Óculos
Teste os óculos produzidos na sua Fábrica de Óculos para evitar danos aos clientes com os raios ultravioletas.

 

Por mais referência no universo da moda que os óculos tenham, antes de qualquer coisa é necessário que a fábrica de óculos se preocupe com a qualidade que eles irão oferecer aos consumidores, visto que acima de tudo eles servem para ajudar a visão humana e protegê-la dos raios solares.

Portanto, não só é indicado, como é dever da empresa, promover os testes dos óculos, submetendo-os aos raios ultravioletas para verificar se eles são resistentes o suficiente para garantir a saúde dos olhos, evitando doenças e até mesmo acidentes que podem comprometer a visão das pessoas de modo irreversível. Dessa maneira, é possível garantir a total satisfação dos clientes.

Dentre os óculos de sol masculino pode-se citar alguns modelos para que se baseie, como é o caso dos óculos oakley, óculos armani e óculos ray ban.

Pronto para começar a sua Fábrica de Óculos? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA