Como Abrir Uma Loja de Artigos Para Confeitaria

Como abrir uma loja de artigos para confeitaria
Como abrir uma loja de artigos para confeitaria

A parte da culinária que cuida dos alimentos doces é chamada de confeitaria. Em toda cidade, existe ao menos uma confeitaria que leva as delícias doces para seu público, incluindo bolos, tortas, pastéis, biscoitos, doces de frutas como geleias, frutas cristalizadas, chocolates, confeitos, picolés, caramelos e outros. Cabe ainda nesta lista os sorvetes, doces feitos a base de leite e outros doces gelados.

O empreendedor que quer começar um negócio de artigos para confeita deve oferecer todo o suporte para enfeite de bolos, bandejas, alimentos para produção dos doces, enfeites e outros objetos. É de extrema importância que haja um bom gosto por parte da equipe que cuida da parte criativa, pois os clientes gostam da criatividade e procuram sempre o que há de novo no mercado.

O local escolhido para um negócio de artigos para confeitaria deve dispor de funcionários competentes para atenderem ao público, estar aberta numa boa parte da semana em horários de pico mais procurados no setor e organização extrema para assegurar que o cliente esteja sempre satisfeito e volte sempre.

Público-alvo dos Artigos para Confeitaria

Uma loja que venda artigos para confeitaria geralmente recebe em sua grande maioria donas de casa que compram a varejo e principalmente representantes de bufês e confeiteiros que preferem o atacado para repor seu material de trabalho. Já observamos que este público preza a perfeição e os detalhes. Sendo assim, começamos a criar o perfil do consumidor de artigos para confeitaria antes mesmo de fazer a pesquisa propriamente dita.

Localização de uma loja de Artigos para Confeitaria

A localização conta muito e é importantíssima para o sucesso dos estabelecimentos comerciais. Isso porque é uma forma de divulgação para as pessoas que passam pelo local além de ser uma sede próxima a certa região conquistando clientes.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O ideal é que os artigos para confeitaria estejam sendo vendidos numa rua movimentada, com grande movimentação de donas de casa principalmente. Isso é facilmente resolvido quando o empreendedor marca seu território numa rua próxima aos principais supermercados da região, salões de beleza, padarias e outros.

É certo que hoje em dia por telefone e até pela internet as pessoas podem fazer suas encomendas, porém ainda é uma excelente opção investir numa boa localização para ganhar o público local.

Cativar o público de Artigos para Confeitaria

Cativar um público que trabalha com arte nos dá a sugestão de investimento na qualidade dos produtos, tecnologia, variedade, atendimento ao cliente e principalmente criatividade. Os confeiteiros são verdadeiros artistas e gostam de escolher entre diversos tipos de cores e modelos de artigos para confeitaria.

O atendimento ao cliente também ajuda ao cliente voltar ao estabelecimento quando precisar de mais algum item, afastando a concorrência e gerando uma boa parceria com o consumidor ao longo do tempo. Além disso, os descontos são a atração de muitos negócios e o empreendedor pode usar deste artifício para ganhar o público alvo pelo menos no começo do empreendimento. Artigos para confeitaria de bom gosto e baratos não serão esquecidos tão facilmente por nenhum confeiteiro!

O prazo de pagamento estendido para mais tempo do que o ideal é mais uma forma de conseguir mais compradores e adeptos dos produtos de artigos para confeitaria. Para isso, é bom manter um bom estoque sempre organizado, com os funcionários também organizados e bem informados.

Atendimento ao cliente de Artigos para Confeitaria

O cliente de artigos para confeitaria merece uma boa explicação quanto aos produtos que está escolhendo na loja. Isso é papel do empreendedor, que deve buscar estar sempre informado sobre o conteúdo e funcionamento da loja, passando as informações também para os funcionários conseguirem reproduzir as especificações e saberem orientar o consumidor.

Bons hábitos de higiene e uniforme são essenciais para os funcionários que trabalham na manipulação de alimentos, sendo a Vigilância Sanitária o órgão responsável pela fiscalização.

Artigos para Confeitaria – Estrutura         

Uma rua movimentada leva os clientes a passarem perto do estabelecimento. Porém, a estrutura é o que vai chamar as pessoas para dentro da loja e procurarem informações sobre os produtos. É bom que haja uma vitrine logo na entrada expondo os principais produtos a serem vendidos. Não necessariamente devem ser os mais caros, mas os que mais chamam a atenção do consumidor por seu valor estético e tecnológico.

Dentro da loja, o cliente deve se sentir a vontade e ter um local para sentar, olhar as mercadorias, ir ao banheiro e tirar suas dúvidas. Para isso não é preciso montar uma mega estrutura, mas pintar as paredes, organizar um local apropriado e confortável para assento e contratar funcionários para manterem a limpeza do local.

Divulgação de uma loja de Artigos para Confeitaria

Para divulgar os artigos para confeitaria o empreendedor pode visitar cursos de panificação, confeitaria, culinária e gastronomia a fim de panfletar o melhor conteúdo de seu estabelecimento. O recomendado é que haja fotos expondo os melhores bolos e doces e as facilidades de pagamento para objetos e outros artigos para confeitaria.

Artigos para Confeitaria – Concorrência

Os concorrentes diretos de uma loja de Artigos para Confeitaria com certeza são as padarias. Porém, o público que prefere a loja específica para artigos para confeitaria busca a perfeição do serviço e tem a classe social geralmente mais elevada. Este traço nos dá mais uma informação para criarmos o perfil do cliente.

Além das padarias, lanchonetes que vendem todo o tipo de comida (salgados, doces) e supermercados também comercializam praticamente os mesmos produtos, e aí vai do empreendedor criar táticas para conquistar seus clientes e superar a concorrência. Depois de algum tempo, os clientes já estarão familiarizados com o sabor e a qualidade dos serviços e o empreendedor não precisará se preocupar tanto com esta parte.

Artigos para Confeitaria – Investimento

Telefone, fax, utilitário e um ponto comercial são indispensáveis para abrigar a parte administrativa da loja e receber os pedidos. Este ponto comercial pode ter em média 70m² que já é o suficiente para abrigar um negócio deste porte. Um computador também poderá ser acrescentado a esta lista dependendo da disponibilidade dos custos.

O capital de giro fica em torno de R$ 40.000,00 e o faturamento médio mensal é de R$ 12.000,00. Dependendo do empreendedor, da procura, das vendas e do ponto comercial estes valores podem se alterar e os negociantes devem estar atentos para efetuar e se adaptar a tais mudanças.

O número de pessoas trabalhando incluindo o dono são quatro, sendo os outros três um vendedor, um auxiliar administrativo e um profissional de limpeza. Este último pode ser terceirizado e o dono participar ativamente das atividades para melhorar o atendimento. Contratar mais funcionários diminui os custos pelo pagamento extra e retirar algum desta lista pode comprometer os serviços.

Perfil do empreendedor de Artigos para Confeitaria

Geralmente os confeiteiros são os profissionais que mais se interessam pela área e conseguem desempenhar bem a gerência de um negócio como este. Porém, outras pessoas fora do meio podem começar um negócio de artigos para confeitaria perfeitamente se tiverem noções básicas de administração de empresas, marketing e culinária.

Para isso, cursos e palestras podem ser consultados a fim de passarem para o empreendedor algumas informações que podem fazer a diferença para conseguir bons ganhos e a excelência em sua área de atuação.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA