Como Investir em Cemitérios e Crematórios de Animais

Como investir em cemitérios e crematórios de animais
Como investir em cemitérios e crematórios de animais

Cada vez mais os moradores de cidades grandes possuem animais em sua residência, sendo os cães e gatos os mais comuns. Esses animais se tornaram parte da família e são responsáveis por metade dos gastos que as famílias despendem. Diante dessa realidade, os cemitérios e crematórios de animais encontram uma grande oportunidade de realizar negócios rentáveis prestando serviços no ramo funerário voltado para esse público.

Como os cuidados e o carinho com os animais de estimação são constantes, o cemitério e crematório de animais possuem uma demanda crescente que surgiu nas grandes cidades e hoje é realidade também em regiões menores.

É necessário, porém, um alerta no fato de que algumas pessoas preferem ainda enterrar seus animais no quintal de casa ou em aterros sanitários. Mas essas medidas além de serem pouco higiênicas, não oferecem aos animais um falecimento digno.

Mercado para um cemitério e crematório de animais

O serviço de enterro e crematório de animais surgiu por volta dos anos 90 e tem tido uma demanda crescente, representado uma ótima oportunidade de investimento.

O mercado de serviços de cemitério e crematório tem uma demanda devido às impossibilidades de enterrar os animais em terrenos baldios que não têm o mesmo espaço e além disso, devido às mudanças nas cultura da população que adotaram novos hábitos, abrindo caminho no mercado para os serviços de cemitério e crematório para cães e gatos.

Localização

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para montar um cemitério ou crematório de animais é necessário escolher um terreno com bastante espaço e que seja cercado, com bastante árvores e calmo. Os cemitérios de animais devem lembrar os cemitérios para humanos, com a mesma calma, decoração que lembre o respeito aos mortos.

Outras questões devem ser consideradas nas escolha da melhor localização do cemitério e crematório, tais como: qualidade do solo, topografia, regiões vizinhas, condições demográficas e econômicas da região.

Estrutura de um cemitério e crematório de animais

Os cemitérios e os crematórios devem ser bem sinalizados de forma a facilitar a localização dos túmulos. A estrutura dos cemitérios deve ser adaptada e contar com áreas verdes, pistas e estacionamentos, espaço para velar e para realização de rituais.

Não é muito recomendado a existência de capelas, pois algumas religiões não praticam o ritual de realizar cerimônias de animais e portanto, uma capela não seria muito ético.

 Os crematórios de animais devem ter também administração e recepção, além das salas especiais para o crematório.

Organização dos serviços

No processo de crematório individual, o animal é colocado sozinho na máquina de cremação, lembrando que os donos podem estar presentes no momento da cremação. A empresa pode oferecer diversas urnas para a guarda das cinzas já inclusas no pacote ou compradas de forma separada e com valor diferente, de acordo com a sofisticação do produto.

Outro serviço que é oferecido pelos cemitérios e crematórios de animais são as cerimônias com direito a certificados de despedida.

As visitas ao cemitário de animais costumam ser frequentes. Sabendo disso, alguns cemitérios oferecem também floriculturas com artigos como coroas de flores, velas e outros itens.

Os animais deverão ser enterrados em covas individuais e envoltos em lençol, nunca em plástico que demora mais tempo para se decompor.

Produtos oferecidos pelos cemitérios e crematórios de animais

Nos serviços de crematório e enterro, alguns produtos podem acompanhar todo o cerimonial: placas com dizeres, colares com fotos, broches e outros produtos com caráter de lembrança.

Outros produtos que acompanham o velório do animal são as roupas especiais para a ocasião, que podem ser escolhidas pela família como um serviço à parte, pois muitas famílias não dispõem de tempo de escolher a roupinha e acessórios para o uso do animal falecido.

Os preços da cremação individual variam de 800 a 1 mil reais, dependendo da personalização do serviço.

Algumas agências de cremação porém, trabalham com a cremação de diversos animais e cobram por quilo, lembrando que este serviço é bem válido e é pedido por consumidores que têm como problema, dar um destino para o animal falecido e ainda colaborar com o sistema local de coleta de lixo. Para esses serviços, os crematórios cobram cerca de 1 real por quilo.

Diferencial

Os cemitérios e crematórios de animais podem ofercer diferencial em seus serviços com ideias como atendimento 24 horas, homenagens para os animais em sites personalizados e lembranças como camisetas com fotos e buffet de recepção que poderão ser encomendados de forma conjunta entre buffet e crematórios.

Pessoal

O empresário deverá investir na contratação de pessoas sensíveis que gostem de animais e que entederão a dor das famílias. Mas sempre se faz obrigatório que os cemitérios e crematórios de animais contem com pelo menos um veterinário licenciado pela Conselho Federal de Veterinária.

Em empresas que realizarão o crematório, é necessário que haja um prévio programa de treinamento dos funcionários que realizarão as atividades de cremação ou atividades auxiliares.

Investimentos para cemitérios e crematórios de animais

Os cemitérios e crematórios de animais investirão em caixões, urnas, veículos para transporte do corpo e roupas especiais que podem ser cobradas com uma taxa separada, de acordo com o custo de obtenção e outros produtos que servirão de lembrança. Lembrando que todos esses produtos terão um custo para a empresa que deverá ser repassado para os clientes a fim de se obter um equilíbrio entre despesas e receitas.

Outro investimento realizado será a compra do terreno ou franquia de cremação/cemitério.

Outros gastos serão com etiquetas de identificação, materiais de limpeza, materiais de escpediente administrativo como formulários e outros.

O cemitério deverá contar também com um sotware para cadastro de clientes e acompanhamento dos serviços prestados, com uma impressora fiscal e outros equipamentos necessários, sem esquecer do equipamento de cremação de animais.

Além disso, o empreendedor fará também um investimento em divulgação, publicidade e propaganda dos serviços oferecidos.

Licenças necessárias

Antes de instalar um equipamento de cremação é necessário verificar se no município existe alguma restrição para o funcionamento do negócio.

Os cemitérios e crematórios de animais devem também providenciar Licenciamento Ambiental e além disso, as empresas devem elaborar um Projeto Básico que estude o impacto ambiental do cemitério ou crematório e assim obter a Licença Prévia junto à Secretaria do Meio Ambiente. De posse da Licença Prévia, a empresa poderá ir para a outra etapa que é a obtenção da Licença de Instalação.

Somente com a Licença de Instalação a empresa poderá dar início ao andamento das obras. Com a obra de adequação concluída segue-se a instalação do Forno de Cremação.

Os cemitérios e crematórios de animais devem obedecer as regulamentações expedidas por órgãos ambientais como o CONAMA e a Anvisa.

 O CONAMA  disponbiliza em seu site todas as recomendações sobre como os cemitérios devem proceder em suas atividades como: sepultar ou inumar, como devem ser as sepulturas, como devem ser os cemitérios, as criptas, as exumações, o translado, o nicho e outros termos técnicos.

Para saber mais sobre os equipamentos de cremação, o empresário pode pesquisar na Internet e no site da Anvisa.

O que achou da ideia de investir em cemitérios e crematórios de animais? Comente:

3.67 avg. rating (74% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem explicado só ficou faltando a informação mais importante que é quanto vai precisa para abrir o negócio ou pelo menos um base.

    Att,
    Diego Madjer.

  2. Estou estudando a ideia ja estou visitando terrenos e se a cidade zoneamnto permite
    a unica divida e sobre onde achar o maquinario da cremação

  3. Gostaria de sugestão para um espaço físico de hotel para animais, sendo como sera o espaço para brincadeira, descanso, dormitorio e outros.

    Grato

    Geraldimas

  4. Estou vendendo um crematório em fase de implantação no Estado de Sergipe. Terreno comprado e licenças em dia. Pronto para começar a construir.

DEIXE UMA RESPOSTA