Como Montar Uma Funeraria

Como montar uma funeraria
Como montar uma funeraria

Saiba o que é preciso para montar uma funerária e como fazer para ter sucesso no seu empreendimento. Apesar das piadas e crendices populares, montar uma funerária pode ser uma excelente forma de criar um negocio lucrativo. Isso porque apenas de parecer maior, a concorrência é bem baixa e bem menor que a necessidade dos clientes. No Brasil existem apenas cerca de 5 mil funerárias registradas, o que é um bom número para um país com mais de 150 milhões de habitantes.

O primeiro passo a ser tomado para quem quer aprender a como montar uma funerária é entender como o empreendimento funciona. É a funerária que fica responsável pela retirada do corpo no Instituto Médico Legal, IML, leva para a sua empresa, faz a troca de roupa e cuidados necessários com o corpo, o coloca no caixão e organiza o velório, que pode ser na própria funerária, caso ela disponibilize o serviço, ou no cemitério, o mais comum em algumas regiões do país. A maioria dos cemitérios disponibiliza um local para que seja feito o velório com parentes e amigos, com marcação de data.

Todas as etapas e protocolos do enterro devem ser organizadas pela funerária, é por isso que ela geralmente é a primeira a ser contatada pela família em caso de falecimento. Ela que irá disponibilizar o caixão, a forma de velório, a forma como a pessoa será enterrada e fará o contato com o cemitério desejado para realizar o enterro. Gastos adicionais como lápide diferenciada ou mesmo mortuários, devem ser acertados diretamente entre família e cemitério.

Documentação para montar uma funerária

Como é uma empresa tradicional, ela precisa seguir o mesmo passo das demais. É preciso abrir uma firma, solicitar um CNPJ, autorização perante a prefeitura. A parte legal de uma funerária é semelhante a qualquer outro comércio. Ela também pode receber pagamentos por cartão de crédito. Para isso, irá precisar apenas ter a empresa legalmente aberta e já ter solicitado o talão de nota fiscal de venda da empresa.

O que irá diferenciar na parte legal é quanto à higienização. Para montar uma funerária será preciso seguir normas e leis especificas para funcionamento, pois corpos em estado de decomposição podem atrair animais, disseminação e bactérias, entre outros males. É preciso ter uma autorização especial da Vigilância Sanitária, que também irá informar antes da vistoria quais as normas que devem ser seguidas. Estas normas são nacionais e precisam ser seguidas ou estabelecimento pode ser fechado e multado gravemente.

A principal norma, em algumas cidades / estados pois a legislação é municipal ou estadual, é que uma funerária deve estar distante ao menos 5 quilômetros de zonas residências, pelas causas que já informamos anteriormente. O condicionamento e higienização do corpo devem ser feitos apenas se não houver riscos. Corpos que foram contaminados com substâncias químicas que causem sérios danos a saúde humana não devem ser tocados em qualquer razão ou levados a uma casa funerária, mas isso cabe ao IML dar esta notificação e não permitir a saída do corpo.

Essa norma deve ser respeitada pela funerária ou o risco pode ser iminente para parentes e funcionários. Vale lembrar sempre do caso Césio 147, em Goiás, Goiânia, onde todos os infectados foram enterrados em zona fechada com caixão de chumbo para que a substância química não chegue a terra. As casas dos infectados foram derrubadas e o terreno tratado como infértil.

Serviços a serem oferecidos em uma funerária

Como foi explicado anteriormente, é a funerária que cuida da maior parte do enterro. É uma forma de facilitar o trabalho para quem está perdendo o seu parente ou ente querido. É uma forma também de agregar valor ao trabalho da funerária e assim aumentar a lucrabilidade. Claro que tudo será cobrado, além do caixão, que é o item mais caro.

Os serviços que funerária possui e devem ser cobrados são: mudança do corpo para a funerária para a organização em um caixão, colocação do corpo em um caixa, contato com o cemitério para marcação do velório, compra da área para sepultamento, transporte do corpo até o velório, organização dos acessórios para o velório.

O sistema de trabalho da funerária geralmente é em contrato onde todos os itens de serviços que ela oferece são listados e assinados por ambas as partes. O pagamento deve ser feito no momento da escolha do caixão, que é feito na própria funerária por parente ou amigo. Algumas resolvem cobrar posteriormente, já que o momento pode não ser propicio para ter fundos, mas é preciso assinar um contrato.

É comum algumas empresas funerárias agregarem serviços como coroa de flores, velas e castiçais, faixas com declarações. É uma forma de aumentar o lucro do serviço e ainda agir de uma forma mais prática para a família. Outras, porém, voltam-se apenas para o principio: preparação do corpo e venda de caixões.

Onde comprar caixões para a funerária

Os caixões são o principal item para quem trabalha com este ramo de negócio. Como em todo ramo de negócio, é preciso ter em mente que o produto deve ser bem negociado para se obter uma boa margem de lucros. Não é muito prático ter um estoque, pois o produto pode se perder. O ideal é ter em média cinco itens.

Para encontrar fornecedores de caixões você pode procurar na própria internet ou ir a outras cidades onde você não terá resistência por ser de outra região e não concorrer pelos mesmos clientes e conversar com proprietários de funerárias, que certamente lhe passarão todas as informações de contatos dos fornecedores e outras dicas para montar sua funerária.

Dicas de como ter sucesso ao montar uma funerária

O mais importante desta empresa é a localização. O lugar mais prático deve ser aquele que fique próximo ou com boa rota para hospitais e IML, pois o transporte será realizado destes locais. Outra boa localização é próxima a cemitérios, onde também há floriculturas também.

O ideal é diversificar os serviços com preços altos e baixos, para atingir diversas camadas sociais e fazer uma maior movimentação de caixa.

Nunca esqueça que caso a cobrança seja posterior ao enterro assine isso em contrato e certifique-se que terá como cobrar ao responsável pelo pagamento. Verifique telefone, endereço e números de cartão de crédito ou use cheque pré datado. Para maior segurança e não precisar se preocupar com a inadimplência e focar no negócio funerário, você pode usar serviços de financeiras e de seguradoras para vendas à prazo.

E você está pensando em montar uma funerária? Comente abaixo!

3.50 avg. rating (72% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

65 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esse post, me explicou muitas coisas, tenho 20 anos, é preciso algum curso para abrir uma agencia funeraria? pretendo fazer emprestimos para comprar os artigos funerarios e os carros financiados, quero montar ainda este ano, voces podem me ajudar?

    • Necessário, ter conhecimento na função e verificar a necessidade do município onde ira instalar a mesma, cursos como tanatopraxia, necro maquiagem são importantes.

    • ola Lucas eu estou procurando um sócio para abrir uma funerária comigo sou agente funerário ja a 10 anos
      sou de santa Catarina (47)96071049 whats

  2. Sim estou estudando para poder montar uma funeraria,e quero saber passo a passo, eu já trabalho com uma Empresa Pax e Funeraria há 16 anos e agora estou seriamente pensando em montar uma , mais ainda não sei aonde , e estou precisando de ajuda.

  3. Eu sou graduado em enfermagem, porém não exerco a profissão. Tenho pensado muito em abrir meu próprio negócio, e uma funerária realmente é minha primeira opção. O município onde moro tem 32.000 habitantes, e várias cidades vizinhas em um raio de 15km. Aqui já tem 3 funerarias, sendo somente uma a mais procurada. Gostaria de mais informações a respeito, se existe cursos específicos para isso.

    • Para vc que é formado em enfermagem vai ser menos complicado a parte “operacional”,, pois tem que ter estômago forte. Quanto aos cursos, existem vários. Consulte o site fol – funeraria online, que vai ver vários com inscrições abertas. Tanatopraxia e Reconstituição Facial são dois muito importantes para aqueles que desejam estar à frente deste tipo de negócio.

  4. Tenho 15 anos e gostaria de abrir uma funeraria , aqui onde eu moro, nao existe quase nenhuma funeraria e alguns dos cemiterios que ficam perto do bairro mais popular daqui, seria otimo entao né. Tem que fazer faculdade de administraçao? ha cursos para isso?

    • Não é necessário fazer uma faculdade , e sim ser um empreendedor , o pitei por necropsia , onde pude ter noção de como funciona , da parte de anatomia que achei fantástico porém assustador , digo na parte do estagio , cheguei a abrir vários corpos . Tem que estar preparado para vários emoções , sentimentos muito estranho e bom , na verdade não há como explicar . Mas em fim é um ramo que tem que ter, muita dedicação pois há muitas pessoas que complicam seu negocio hoje em dia , 2017 as pessoas tem uma rixa com a coocorrência . Meu sonho é abrir mas estou triste pois , começar sozinha , não é fácil .

  5. Não basta ser aventureiro, você tem que saber trabalhar no ramo, saber fazer tanato em corpo comum e necropsiado, reparação facial e reconstituição facial. Falar até papagaio fala e bem. Você tem que saber trabalhar na área, saber falar com a família e atender bem. Funerária não é uma atividade comum as outras, você está se envolvendo com família e sentimentos de alguém que perdeu alguém. Funerária não é para quem quer e sim quem gosta. RONALDO FERNANDES CAMPO GRANDE-MS

  6. Quero montar uma funerária em Nilópolis, pois sou um técnico em tanatopraxia. Vou montar um laboratório, mas como fazer?
    Aquardo seu contato.

  7. Olá, amigo. Bem, eu montei uma funerária com apenas R$700,00, coragem e fé. Hoje tenho três anos e meio de mercado e a minha meta é 100 mil clientes.

  8. Moro em uma cidade cuja população é de 57 mil habitantes,seria viável montar um cemitério privado com central de velório? Lembrando que já existe 2 cemitérios municipais.

  9. Já trabalhei no ramo funerário…tenho muita vontade de abrir uma empresa, mas não sei os custos reais, sei que o lucro é certo.

  10. Não basta apenas montar a empresa e depender apenas de óbito. Antigamente, funerárias viviam disso, hoje o chamado “plano funerário” sufocou muitas concorrências, empresas quebraram e muitos tradicionais faliram. Nunca pensem em montar uma empresa sem plano, seu concorrente pode montar e vc ficar a ver navios.

  11. Ja estou começando a abrir uma funeraria, ja comprei o carro, agora estou querendo comprar pelo menos 4 jogos de armações 1 evangelico e 1 catolico sendo 1 popular e 1 semi luxo sera que o banco abre um emprestimo pra mim pela empresa eu sou tec. em necropsia e perito criminal eu mesmo faço a conservaçao e ornametaçao.

  12. eu trabalho como auxiliar de escritorio em uma funeraria e sei que nao é facil,ja tenho a base de tdo como funciona e estou querendo abrir uma pra mim.a concorrencia estar mto grande,mais tem que usar bastante a cabeça e oferecer o melhor plano aos seu clintes.

  13. EU,alêm de tre a funerária paz do senhor eu ainda teria que investir em veiculos e ter o proprio cemitério e os caixões e escolher como seria os pagamentos dos planos funerários

  14. quero abrir uma funerária de pequeno porte em uma pequena cidade de 10.000 habitantes, é viável?

    Olha meu amigo vou lhe falar a verdade , é viável sim ate porque independentemente do numero de habitantes todos nos um dia vamos precisar desse serviço . Se souber manter uma clientela boa e souber administrar sua empresa , é muito viável sim . Um conselho pra você que esta interessado a entrar nesse ramo , para trabalhar nesse ramo você tem que estar nele porque gosta e não por querer entrar de uma hora pra outra . Sem contar que nesse ramo requer muito conhecimento e experiência , também fora o licenciamento da prefeitura o alvará de licenciamento que você tem que ter para montar a empresa , porque sem isso ela não pode funcionar . Vou falar a verdade para você não é tão fácil assim não , fora os custos que você vai ter montando a funerária . Tenho 16 anos e também quero montar minha empresa , ter meu próprio negocio .

  15. meus amigos vc ter os material é de menos mais tem varias coisas meste ramo.ex.tanatoplaxista, plantonista dia e noite higiene, laboratorio de preparo, maquinarios e o meis importante amo ne que faz,

  16. Gostaria de abrir um laboratório de tanatopraxia/embalsamamento, mas não tenho capital.
    Se alguem tiver capital e precisar de um técnico formado e com experiência no ramo, favor me contatar.
    Grato.

  17. Sempre tive vontade de montar uma funeraria até que consegui já faz três anos,hoje quero conseguir vende-la mais urgente possivel mudei de ramo para não morrer de fome.obrigado tem meu email á disposição

  18. ESTOU QUERENDO ABRIR UMA FUNERÁRIA MAS ESTOU PRECISANDO FAZER UM EMPRÉSTIMO PRA AQUISIÇÃO DE ARTIGOS E PRODUTOS, QUAL FINANCEIRA DEVO PROCURAR?
    QUERO ABRIR ESSES MeS AINDA E JA TENHO O REGISTRO DA EMPRESA!!!

    • ora montar em um mes eu estou a nove meses lidando com alvaras e construcoes e licenciamentos nao e tao facil assim filho se fosse facil existiria 100 mil no pais e nao so 5 mil eu ja investi 300 mil reais ai em cima tem um cara que falo que conseguiu monta uma com 700 reais isso e a maior mentira do mundo so um caixao simples custa 190 reais mais carro mais laboratorio mais coroa mais produtos para o tanato mais manto me diga como que com 700 reais se monta uma se para abrir uma empresa o contador cobra 500 reais

  19. quero monta uma funeraria,porque eu acho que muitos estao metendo a mao no bolso do povo,porque hoje uma urna e bem barato e as funeraraias pede quase 6 mil

  20. Bom minha amiga e eu jah temos curso de Tanatopraxia com formolização, Necromaquiagem com reconstituição facial e Auxíliar de Necrópsia, e estamos querendo abrir uma funerária, aqui onde eu moro nao tem nenhuma eles usam serviços de cidades visinhas, estou pensando em montar proximo a Santa Casa aki, acho q seria um ótimo local … mas ainda estou perdida…. sem saber como fazer dar certo….

    • esse e um otimo local, fica muito caro montar e manter, mas para isso vc tem que oferecer bastante plano funerarios, pois com os planos vc vai manter sua funeraria.

  21. GOSTEI MUITO DE TUDO QUE LI AQUI. NÃO SOU DO RAMO, MAS CONVERSANDO COM UM DONO DE FUNERÁRIA QUE QUER VENDE-LA ME INFORMOU QUE AS MARGENS DE LUCRO SÃO MUITO ALTAS.

  22. Ola Flavia vi seu comentario,gostaria de saber em que município vc reside,sou experiente no ramo funerário,conheço todos os setores,se quiser me contate,podemos ser socios.

  23. Olá,tenho algumas dúvidas com relação ao local adequado ,porque este tipo de negócio deve ter algumas restrições na lei ,com relação ao constrangimento causado para algumas pessoas ,perto de residências ,lanchonetes onde algum tipo de procedimento possa causar problemas enfim ,se o carro funerário tem que ter lugar adequado ou pode ficar parado em frente a outros comércios e residências ,como tem que se ser a estrutura do prédio em acordo com a vigilância sanitária ,enfim quero saber as leis que regem este tipo de negócio para proceder nos limites ,funcionando de forma a respeitar os direitos de outros cidadãos ,estou perguntando estas coisas por que já problemas que são ocasionado até pela exposição das urnas ,e pelos carros funerários parados em frente a outras extensões comerciais causado problemas ,e na verdade fica um pouco estranho mesmo.

  24. sim eu tou montando uma graça a deus vai dar tudo certo com a minha funerária daqui a uns mês já tá em funcionamento e vai da muito certo com fé em deus

  25. Parabéns pelas dicas, excelente, gostaria de contribuir com o texto deixando a dica da Feira Funerária do Norte e Nordeste – Brasil, que irá acontecer em maio de 2014. Excelente oportunidade para quem quer montar sua funerária.

  26. Quem estiver afim de abrir uma funeraria sendo socio me envie um email, estou pesquisando o ramo,mas preciso de uma pessoa que ja tenha experiencia no Ramo e seja maior de idade e entenda do assunto, depois disso envie me um email e vamos conversando, dispenso curiosos ok!

  27. Quero vender minha funerária interessados entre em contato para maiores informações no tel:066 96082258 vivo ou 066 92467106 claro

  28. Bom meus amigos sou investidor e gostaria de encontrar uma boa proposta como sócio para abrir uma funerária de médio porte dependendo da cidade,trabalho na área da saúde e este é um sonho antigo q gostaria de realizar ( por favor so entrar em contatos pessoas serias !!!)

  29. Eu estou montando uma funerária pra mim trabalhar e gostei das dicas que eu lir em cima pois são fundamentais pra abrir mais as nossas mentes obrigado pela dica boa tarde.

  30. Olá . Meu nome é Rafael, já sou comerciante e tenho comercio de panificação e equipamentos de panificação, tenho um belo salão em uma avenida bem movimentada , este salão fica a menos de 200 metros do cemitério na mesma causada, na cidade só tem uma funerária, que eu tenha conhecimento , a população da cidade são mais de 320 mil abitantes gostaria de saber do negocio se é fácil , se tem algum tipo de “MAFIA” POIS UMA CIDADE TAO GRANDE SÓ TER 1 FUNERÁRIA qualquer ajuda agradeço

  31. Eu queria saber como posso montar uma delegação de uma agência funerária porque eu não tenho dinheiro para fazer uma agência funerária por isso gostava de montar uma delegação aqui no Algarve na freguesia da fuzeta fico há espera de respostas por favor

  32. Nossa amei essas dicas são bem util pra quem quer começa eu já trabalhei em funerária 5 anos parei e agora quero volta pro ramo mas na minha própria funeraria

  33. Oi eu tenho já a um tempo essa idéia de montar uma funerária queria saber o que preciso de começo para eu abrir. Quanto em dinheiro para comprar caixão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here