Como montar uma funeraria

Por:

Como montar uma funerariaSaiba o que é preciso para montar uma funerária e como fazer para ter sucesso no seu empreendimento. Apesar das piadas e crendices populares, montar uma funerária pode ser uma excelente forma de criar um negocio lucrativo. Isso porque apenas de parecer maior, a concorrência é bem baixa e bem menor que a necessidade dos clientes. No Brasil existem apenas cerca de 5 mil funerárias registradas, o que é um bom número para um país com mais de 150 milhões de habitantes.

O primeiro passo a ser tomado para quem quer aprender a como montar uma funerária é entender como o empreendimento funciona. É a funerária que fica responsável pela retirada do corpo no Instituto Médico Legal, IML, leva para a sua empresa, faz a troca de roupa e cuidados necessários com o corpo, o coloca no caixão e organiza o velório, que pode ser na própria funerária, caso ela disponibilize o serviço, ou no cemitério, o mais comum em algumas regiões do país. A maioria dos cemitérios disponibiliza um local para que seja feito o velório com parentes e amigos, com marcação de data.

Todas as etapas e protocolos do enterro devem ser organizadas pela funerária, é por isso que ela geralmente é a primeira a ser contatada pela família em caso de falecimento. Ela que irá disponibilizar o caixão, a forma de velório, a forma como a pessoa será enterrada e fará o contato com o cemitério desejado para realizar o enterro. Gastos adicionais como lápide diferenciada ou mesmo mortuários, devem ser acertados diretamente entre família e cemitério.

Documentação para montar uma funerária

Como é uma empresa tradicional, ela precisa seguir o mesmo passo das demais. É preciso abrir uma firma, solicitar um CNPJ, autorização perante a prefeitura. A parte legal de uma funerária é semelhante a qualquer outro comércio. Ela também pode receber pagamentos por cartão de crédito. Para isso, irá precisar apenas ter a empresa legalmente aberta e já ter solicitado o talão de nota fiscal de venda da empresa.

O que irá diferenciar na parte legal é quanto à higienização. Para montar uma funerária será preciso seguir normas e leis especificas para funcionamento, pois corpos em estado de decomposição podem atrair animais, disseminação e bactérias, entre outros males. É preciso ter uma autorização especial da Vigilância Sanitária, que também irá informar antes da vistoria quais as normas que devem ser seguidas. Estas normas são nacionais e precisam ser seguidas ou estabelecimento pode ser fechado e multado gravemente.

A principal norma, em algumas cidades / estados pois a legislação é municipal ou estadual, é que uma funerária deve estar distante ao menos 5 quilômetros de zonas residências, pelas causas que já informamos anteriormente. O condicionamento e higienização do corpo devem ser feitos apenas se não houver riscos. Corpos que foram contaminados com substâncias químicas que causem sérios danos a saúde humana não devem ser tocados em qualquer razão ou levados a uma casa funerária, mas isso cabe ao IML dar esta notificação e não permitir a saída do corpo.

Essa norma deve ser respeitada pela funerária ou o risco pode ser iminente para parentes e funcionários. Vale lembrar sempre do caso Césio 147, em Goiás, Goiânia, onde todos os infectados foram enterrados em zona fechada com caixão de chumbo para que a substância química não chegue a terra. As casas dos infectados foram derrubadas e o terreno tratado como infértil.

Serviços a serem oferecidos em uma funerária

Como foi explicado anteriormente, é a funerária que cuida da maior parte do enterro. É uma forma de facilitar o trabalho para quem está perdendo o seu parente ou ente querido. É uma forma também de agregar valor ao trabalho da funerária e assim aumentar a lucrabilidade. Claro que tudo será cobrado, além do caixão, que é o item mais caro.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Os serviços que funerária possui e devem ser cobrados são: mudança do corpo para a funerária para a organização em um caixão, colocação do corpo em um caixa, contato com o cemitério para marcação do velório, compra da área para sepultamento, transporte do corpo até o velório, organização dos acessórios para o velório.

O sistema de trabalho da funerária geralmente é em contrato onde todos os itens de serviços que ela oferece são listados e assinados por ambas as partes. O pagamento deve ser feito no momento da escolha do caixão, que é feito na própria funerária por parente ou amigo. Algumas resolvem cobrar posteriormente, já que o momento pode não ser propicio para ter fundos, mas é preciso assinar um contrato.

É comum algumas empresas funerárias agregarem serviços como coroa de flores, velas e castiçais, faixas com declarações. É uma forma de aumentar o lucro do serviço e ainda agir de uma forma mais prática para a família. Outras, porém, voltam-se apenas para o principio: preparação do corpo e venda de caixões.

Onde comprar caixões para a funerária

Os caixões são o principal item para quem trabalha com este ramo de negócio. Como em todo ramo de negócio, é preciso ter em mente que o produto deve ser bem negociado para se obter uma boa margem de lucros. Não é muito prático ter um estoque, pois o produto pode se perder. O ideal é ter em média cinco itens.

Para encontrar fornecedores de caixões você pode procurar na própria internet ou ir a outras cidades onde você não terá resistência por ser de outra região e não concorrer pelos mesmos clientes e conversar com proprietários de funerárias, que certamente lhe passarão todas as informações de contatos dos fornecedores e outras dicas para montar sua funerária.

Dicas de como ter sucesso ao montar uma funerária

O mais importante desta empresa é a localização. O lugar mais prático deve ser aquele que fique próximo ou com boa rota para hospitais e IML, pois o transporte será realizado destes locais. Outra boa localização é próxima a cemitérios, onde também há floriculturas também.

O ideal é diversificar os serviços com preços altos e baixos, para atingir diversas camadas sociais e fazer uma maior movimentação de caixa.

Nunca esqueça que caso a cobrança seja posterior ao enterro assine isso em contrato e certifique-se que terá como cobrar ao responsável pelo pagamento. Verifique telefone, endereço e números de cartão de crédito ou use cheque pré datado. Para maior segurança e não precisar se preocupar com a inadimplência e focar no negócio funerário, você pode usar serviços de financeiras e de seguradoras para vendas à prazo.

E você está pensando em montar uma funerária? Comente abaixo!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

36 comentários sobre “Como montar uma funeraria
  1. Amanda disse:

    To pensando mas é um aprojeto de curso nao vou montar realmente

  2. lucas disse:

    Muito bom esse post, me explicou muitas coisas, tenho 20 anos, é preciso algum curso para abrir uma agencia funeraria? pretendo fazer emprestimos para comprar os artigos funerarios e os carros financiados, quero montar ainda este ano, voces podem me ajudar?

  3. ezequias disse:

    quero participar curso e quero montar quero saber margem de lucro
    sou enfermeiro

  4. Laudiceia Machado disse:

    Sim estou estudando para poder montar uma funeraria,e quero saber passo a passo, eu já trabalho com uma Empresa Pax e Funeraria há 16 anos e agora estou seriamente pensando em montar uma , mais ainda não sei aonde , e estou precisando de ajuda.

  5. marcio pimentel disse:

    Eu sou graduado em enfermagem, porém não exerco a profissão. Tenho pensado muito em abrir meu próprio negócio, e uma funerária realmente é minha primeira opção. O município onde moro tem 32.000 habitantes, e várias cidades vizinhas em um raio de 15km. Aqui já tem 3 funerarias, sendo somente uma a mais procurada. Gostaria de mais informações a respeito, se existe cursos específicos para isso.

    • Ricardo Ga rcia disse:

      Para vc que é formado em enfermagem vai ser menos complicado a parte “operacional”,, pois tem que ter estômago forte. Quanto aos cursos, existem vários. Consulte o site fol – funeraria online, que vai ver vários com inscrições abertas. Tanatopraxia e Reconstituição Facial são dois muito importantes para aqueles que desejam estar à frente deste tipo de negócio.

  6. Gabi disse:

    Tenho 15 anos e gostaria de abrir uma funeraria , aqui onde eu moro, nao existe quase nenhuma funeraria e alguns dos cemiterios que ficam perto do bairro mais popular daqui, seria otimo entao né. Tem que fazer faculdade de administraçao? ha cursos para isso?

  7. Camila disse:

    Quero montar uma funerária e quero saber se a pessoa que prepara o corpo precisa de alguma especialização.

  8. Ronaldo Fernandes disse:

    Não basta ser aventureiro, você tem que saber trabalhar no ramo, saber fazer tanato em corpo comum e necropsiado, reparação facial e reconstituição facial. Falar até papagaio fala e bem. Você tem que saber trabalhar na área, saber falar com a família e atender bem. Funerária não é uma atividade comum as outras, você está se envolvendo com família e sentimentos de alguém que perdeu alguém. Funerária não é para quem quer e sim quem gosta. RONALDO FERNANDES CAMPO GRANDE-MS

  9. Danielli disse:

    Na verdade, queria trabalhar como funcionaria em uma funerária, após verificar o procedimento…ai sim montar uma.

  10. Marcelo Alves disse:

    Quero montar uma funerária em Nilópolis, pois sou um técnico em tanatopraxia. Vou montar um laboratório, mas como fazer?
    Aquardo seu contato.

  11. claudemir disse:

    Olá, amigo. Bem, eu montei uma funerária com apenas R$700,00, coragem e fé. Hoje tenho três anos e meio de mercado e a minha meta é 100 mil clientes.

  12. Jefferson dos santos disse:

    Quero abrir uma funerária de pequeno porte em uma pequena cidade de 10.000 habitantes, é viável?

  13. Eugenio braga disse:

    Moro em uma cidade cuja população é de 57 mil habitantes,seria viável montar um cemitério privado com central de velório? Lembrando que já existe 2 cemitérios municipais.

  14. rafael henriques disse:

    Sim, estou querendo montar uma funerária em Manaus, mas nao sei por onde começar.

  15. rogerio disse:

    Gostei muito. Também futuramente quero montar uma funerária.

  16. Juliano F B da Silva disse:

    Já trabalhei no ramo funerário…tenho muita vontade de abrir uma empresa, mas não sei os custos reais, sei que o lucro é certo.

  17. ELIAS disse:

    Não basta apenas montar a empresa e depender apenas de óbito. Antigamente, funerárias viviam disso, hoje o chamado “plano funerário” sufocou muitas concorrências, empresas quebraram e muitos tradicionais faliram. Nunca pensem em montar uma empresa sem plano, seu concorrente pode montar e vc ficar a ver navios.

  18. jose nilson m souza disse:

    Gostaria de saber qual o custo para montar uma funerária?

  19. david trindade barbosa disse:

    Ja estou começando a abrir uma funeraria, ja comprei o carro, agora estou querendo comprar pelo menos 4 jogos de armações 1 evangelico e 1 catolico sendo 1 popular e 1 semi luxo sera que o banco abre um emprestimo pra mim pela empresa eu sou tec. em necropsia e perito criminal eu mesmo faço a conservaçao e ornametaçao.

  20. ELIEL SILVA disse:

    VOCÊ FOI BEM OBJETIVO E FELIZ EM SUA COLOCAÇÃO, ESSA É A MAIS PURA REALIDADE NOS DIAS DE HOJE. PARABÉNS!

  21. Luis Eduardo disse:

    quero abrir uma funerária de pequeno porte em uma pequena cidade de 10.000 habitantes, é viável?

    Olha meu amigo vou lhe falar a verdade , é viável sim ate porque independentemente do numero de habitantes todos nos um dia vamos precisar desse serviço . Se souber manter uma clientela boa e souber administrar sua empresa , é muito viável sim . Um conselho pra você que esta interessado a entrar nesse ramo , para trabalhar nesse ramo você tem que estar nele porque gosta e não por querer entrar de uma hora pra outra . Sem contar que nesse ramo requer muito conhecimento e experiência , também fora o licenciamento da prefeitura o alvará de licenciamento que você tem que ter para montar a empresa , porque sem isso ela não pode funcionar . Vou falar a verdade para você não é tão fácil assim não , fora os custos que você vai ter montando a funerária . Tenho 16 anos e também quero montar minha empresa , ter meu próprio negocio .

  22. Pedro Rissi Xavier disse:

    Quero abrir uma funerária,é um bom negócio e não tenho nojo e nem medo espero que de certo

  23. CRISTIANO A. DA SILVA disse:

    Gostei do comentário, muito bom. Fiquei animado vou mim informar mais sobre o caso.

  24. rodrigo rocha disse:

    meus amigos vc ter os material é de menos mais tem varias coisas meste ramo.ex.tanatoplaxista, plantonista dia e noite higiene, laboratorio de preparo, maquinarios e o meis importante amo ne que faz,

  25. Joao disse:

    Gostaria de abrir um laboratório de tanatopraxia/embalsamamento, mas não tenho capital.
    Se alguem tiver capital e precisar de um técnico formado e com experiência no ramo, favor me contatar.
    Grato.

  26. Mauricio disse:

    Sempre tive vontade de montar uma funeraria até que consegui já faz três anos,hoje quero conseguir vende-la mais urgente possivel mudei de ramo para não morrer de fome.obrigado tem meu email á disposição

  27. augusto nascimento disse:

    de quanto preciso para montar uma funeraria??

  28. CLEVISSON ALVES DANIEL disse:

    ESTOU QUERENDO ABRIR UMA FUNERÁRIA MAS ESTOU PRECISANDO FAZER UM EMPRÉSTIMO PRA AQUISIÇÃO DE ARTIGOS E PRODUTOS, QUAL FINANCEIRA DEVO PROCURAR?
    QUERO ABRIR ESSES MeS AINDA E JA TENHO O REGISTRO DA EMPRESA!!!

  29. Adilson disse:

    como abrir uma funerária

  30. cristiano disse:

    muito boa as informações, mas alguem poderia me informar o custo p montar um laboratorio de tanatopraxia?

  31. cicero ceara disse:

    bom ja montei mas falta dinheiro pra compra carro novo e adaptado estou com 8 meses tenho apenas um carro e 2 jogos de castiças suficiente

  32. ELSON DA SILVA disse:

    quero monta uma funeraria,porque eu acho que muitos estao metendo a mao no bolso do povo,porque hoje uma urna e bem barato e as funeraraias pede quase 6 mil

  33. Flávia Cristina disse:

    Bom minha amiga e eu jah temos curso de Tanatopraxia com formolização, Necromaquiagem com reconstituição facial e Auxíliar de Necrópsia, e estamos querendo abrir uma funerária, aqui onde eu moro nao tem nenhuma eles usam serviços de cidades visinhas, estou pensando em montar proximo a Santa Casa aki, acho q seria um ótimo local … mas ainda estou perdida…. sem saber como fazer dar certo….

    • SEBASTIAO disse:

      esse e um otimo local, fica muito caro montar e manter, mas para isso vc tem que oferecer bastante plano funerarios, pois com os planos vc vai manter sua funeraria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores