Como montar um estúdio de tatuagem

Como montar um estúdio de tatuagemVeja o passo a passo de como montar um estúdio de tatuagem. Passam os anos e as tatuagens não saem de moda, por isso é sempre um bom negócio investir. Segundo conta os profissionais da área, não há um só dia em que o estúdio fique vazio, sempre aparece uma ou outra tatuagem menor ou para complemento.

Os estúdios de tatuagem são muito populares no Brasil e como este tipo de profissional é raro, os que conseguirem uma boa fama e clientela para divulgar o trabalho irão alcançar grandes margens de lucro. O segredo está na divulgação, acima de tudo, e qualidade do serviço. Afinal, se você vê uma tatuagem mal feita na rua jamais irá querer fazer uma no mesmo local, sabendo que o tatuador não é bom.

Dicas para montar um estúdio de tatuagem

O estúdio de tatuagem é uma empresa prestadora de serviços. Um comércio que funciona de forma semelhante a cabeleireiros, esteticistas e espaços para massagem. Todos os empreendimentos citados precisam de licença para funcionamento, o devido registro de empresa com nome dos sócios, na prefeitura e com isso será possível trabalhar sem qualquer problema com a lei.

A maioria dos estúdios de tatuagem não possui registro fiscal adequado, o que pode trazer diversos problemas. O mais importante é o da Vigilância Sanitária, que irá verificar se o ambiente é adequado para atuar com o processo de fazer artes no corpo. Um estúdio de tatuagem trabalha com agulhas, tintas e corte de pele que eventualmente sangram, então é preciso ter o maior cuidado e atuar com material descartável, lixo adequado e higienização do ambiente. Sem o selo da Vigilância Sanitária, que custa cerca de R$ 100 a licença, o espaço pode ser fechado e multado e jamais reaberto, em alguns casos.

A abertura de firma custa em média R$ 800 ou menos um pouco. A vantagem de atuar desta forma é que pode-se fazer vínculos com operadoras de cartão de crédito, pois a maioria só trabalha com pessoa jurídica e apenas abrindo e registrando firma é que é possível ter acesso a um CNPJ, a identidade da empresa perante a Receita Federal e assim pagar os impostos devido.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para emitir nota fiscal ao cliente é preciso ter uma empresa aberta também. Um fato encorajador é que o tatuador é considerado micro empreendedor individual e assim é possível obter CNPJ pagando apenas o valor mínimo para o INSS e dispensar a obrigatoriedade de ter um contador. Nesta modalidade você poderá ter apenas um funcionário e a emissão total de notas fiscais não poderá ultrapassar o valor de 3 mil reais no mês.

Espaço para abrir um estúdio de tatuagem

O estúdio em si é o mais importante para este tipo de empresa. Ele precisa em primeiro local ser bem localizado, seja com placas, letreiros ou visível para que as pessoas encontrem nas ruas. Nem sempre quem está querendo fazer uma tatuagem decide antecipadamente, às vezes está passando por um local e resolver que aquele é o momento.

Como um estúdio de tatuagem é uma arte alternativa, dá para brincar bastante com a decoração do ambiente com sofás e pufes na sala de espera, onde o cliente irá escolher o desenho a riscar ou os amigos e parentes esperam pelo resultado da arte. É importante ter por ai diversas revistas e portfólio com opções de tatoo para que o cliente possa ter uma gama de opções e até quem está esperando resolva embarcar na onda.

O mais importante mesmo é o local onde será feita a tatuagem, o estúdio em si. Ele não pode ser aberto para a rua, no máximo com o vidro para que os de fora vejam, mas não é muito recomendado. Se aberto, em caso de tatuagens em locais mais discretos o cliente pode se sentir inibido para fazer a sua arte.

Este espaço precisa ser o mais limpo possível, pois irá trabalhar com arte no corpo que usa agulhas e curativos e eventualmente chumaços de algodão com sangue, pois em alguns casos a tatuagem pode sangrar bastante, depende muito do cliente. Por isso, é preciso ter muitos lixeiros e sempre limpos a cada saída de um cliente.

O material deve ter um espaço para ser guardado bem especifico. Nada de deixar agulhas a amostra e tintas por todos os lugares, quanto mais organizado melhor. O ideal é um gaveteiro com chave para que o cliente sinta segurança no material e prossiga com a arte. É preciso também de um espelho onde os clientes possam olhar com cuidado o que será feito para escolher.

O local onde vai ser feita a arte e o cliente irá se instalar deve ser uma cama semelhante a uma maca. Cadeiras estilo dentista são bem usadas, pois podem regular e são bastante confortáveis. Elas podem ser compradas em lojas para tatuador e em lojas médicas mesmo. O preço não é nada barato, o artigo pode chegar facilmente há dois mil reais.

Como administrar um estúdio de tatuagem

O segredo deste tipo de negocio está mesmo na propaganda, pois quem quer fazer uma tatuagem já decidiu previamente, está apenas esperando pela oportunidade de fazer uma tatuagem e pode de repente encontrar o local certo. Coloque anúncios, invista em mídia social e panfletos para mostrar sem endereço.

Redes sociais são uma forma interessante de divulgar, pois mostram o serviço em imagens e assim o cliente irá ter certeza que o serviço é bom do estúdio de tatuagem através de depoimentos e observando as fotos. É legal que acima de tudo novos clientes podem te encontrar e não se gasta nada para usar este tipo de mídia.

Caso vá contratar tatuadores, tenha certeza do trabalho, pois o nome do estúdio de tatuagem pode ser manchado por um péssimo profissional. Saiba ao certo quem é sua equipe e como ela irá atuar para que o cliente possa ter certeza de um bom serviço sempre.

Seja tolerante na hora de cobrar um preço. O valor ideal nem sempre é o melhor para os dois e pode-se perder o cliente por cobrar caro demais. Pense em futuros negócios e não apenas no presente, uma forma de investir em propaganda também.

E você está pensando em montar um estúdio de tatuagem? Comente abaixo!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

49 COMENTÁRIOS

  1. olá estou querendo montar um estúdio de ta tatuagens e de body piercing obrigada pelas as dicas. 2012 abrirei meu estúdio será o 1 em minha cidade espero que de certo abraços a todos e boa sorte !!!!!!!

  2. está em meus planos montar um studio de tatuagem, mas não sei por onde começar. Aqui em minha cidade será o primeiro da forma que quero fazer dentro dos padroes. se tudo der certo sera agora no inicio do ano, se deus quizer… só preciso de mais informações de como devo montar e o que preciso.

  3. Sou formado em Marketing e tenho a intenção de abrir um estúdio de tatuagem e body piercing, mas como administrador. Onde e como encontrar tatuadores experientes que queiram trabalhar como empregados ou sócios no negócio? Já tenho idéia de como montar, qual o público alvo, estrutura e já me informei sobre as burocracias para abertura legal de uma empresa. Preciso somente de pelo menos três bons profissionais para dar andamento no negócio.

    • Olá José Luiz, eu estou interessado em saber mais sobre sua ideia… eu ja tatuo a 2 anos, mas por enquanto é mais um hobby, pois tenho outro trabalho em periodo integral, sendo assim eu tatuo apenas nos finais de semana. Moro em Piracicaba SP e deixo o endereço do meu blog para voce ver o que acho de minhas artes. http://www.phstattoo.blogspot.com, e meu e-mail é phspsy@hotmail.com

      abraço

  4. Perseverem, tudo na vida é com esforço. Tenho 2 studios um carapicuiba e outro em barueri, achei muito bom o ensinamento postado e vale a pena, é um ramo muito lucrativo se vc souber trabalhar, se interesarem estou vendendo o de Barueri, deixo um abraço a todos valeu!

  5. Olá estou querendo montar um studio de tatuagem e já tenho tudo. Tenho autoclave maca e um kit de tattoo completo e certificado de tattoo. Me falta a coragem de me jogar na art sou desenhista a 4 anos.

    • Bom dia Everton!
      Minha esposa é tatuadora e está querendo abrir um estúdio com algum sócio sério e que tenha interesses reais de desenvolver a arte da tatuagem e é claro, agregar valor.
      Se ainda estiver interessado entre em contato, de repente podemos fazer alguma coisa juntos!
      Abraço,
      Carlos

  6. Estou fazendo um curso de tatuagem e mergulho nos sites à procura de esclarecimentos sobre como montar um estúdio. Gostei das dicas, logo montarei o meu…

  7. Sou o dono do estúdio Coringa Tattoo, em Porto Alegre e gostaria de chamar mais a atenção, divulgar mais. O que vc tem em mente pra me ajudar? Tbm sou artista plástico.

    • legalmente não.
      você pode até tatuar mas por ser menor, não tem como assumir as consequências dos teus atos.
      Se posso te dar um conselho: vá treinando em pele sintética ou EVA, até em pele de porco que é mais real mas evite tatuar pessoas, pode te dar um problema imenso.
      Quando fizer 18 aí sim, abra teu estúdio e tenho certeza que já estará mais do que pronto para tatuar.
      Cuidado: não tatue menores de idade em hipótese alguma, a menos que os pais estejam no local e assinem um termo de responsabilidade, mesmo assim pode ser processado.
      NUNCA reutilize materiais, nem agulhas, nem biqueiras, nem luvas, nem mesmo os plásticos que protegem a maquina.
      Evite trocar tatuagens por mercadorias como celular, câmeras etc, podem ser roubados e vc seria preso por receptação.
      Não se envolva com clientes, principalmente menores de idade.

  8. Saudações!

    Na matéria faltou avisar que se trata de uma atividade sazonal, ou seja, no inverno cai muito o movimento.
    Além disso, houve um erro grave, em tattoo não se utiliza chumaço de algodão.
    E o principal: Se você não é tatuador, dificilmente terá seu estúdio. Afinal, estará sempre a mercê dos profissionais da área.
    O comércio é muito legal, mas na tatuagem artística é diferente, o que importa mais é a arte em si, o talento do artista.

  9. sou tatuador a uns 10 anos, ja montei um studio e tive que fechar depois de um ano e meio , moro em uma cidade paquena por isso fechei o studio. hoje trabalho em casa mas não paro de pensar em montar outro studio …

  10. Eu tenho contato com a tatuagem há uns 8 anos, mas somente há seis meses é que estou trabalhando profissionalmente, gosto do trabalho pela arte, pela beleza da tatuagem, mas não estou vendo lucros, estou com dificuldades na hora de dar preços. Vocês teriam ideia de como fazer isto sem que saia barato ou muito caro para o cliente?

  11. Vou abrir meu estúdio e na minha cidade, apesar de não ter vigilância sanitária para isso, quero montar como manda o figurino e gostaria de saber quais são as exigências para o ambiente onde serão realizados os procedimentos. Tem algum site que informa direitinho sobre isso? Obrigada.

  12. Estou reiniciando na tatuagem e montando o estúdio. Já sou registrado como MEI.
    Gostaria de dicas sobre montagem e normas biossegurança. Piso,sanitários,etc…

  13. Oi meu namorado ja trabalha em um estudio o cara é fera já vez varias tatoo. Inclusive em mim. Estamos pensando em abrir nosso proprio estudio, qual o primeiro passo ? Obrigado.

  14. Dicas muito boas, estou me formando em tecnologo em gestão de micro, pequenas e médias empresas e comecei o meu plano de negocio para abrir um studio porem não sei onde procurar bons profissionais da area.Você tem alguma dica?
    Grande abraço

  15. Olá! Estamos vendendo o estúdio de tatuagem e o ponto em são bernardo do campo-SP. Excelente local, completo, com tudo dentro…é só entrar e trabalhar! Caso tenham interesse entrem em ctt.

  16. Ola a todos, irei montar em breve um estudio totalmente diferenciado em local muito movimentado em Porto Alegre. Procuro por tatuadores que queiram trabalhar de forma independente utilizando o espaço, tintas e estratégias de marketing do estúdio. O percentual dos ganhos será discutido posteriormente direto com o artista dependendo da forma que o mesmo queira trabalhar mas ja garanto que o estudio ira gerar grandes lucros.

  17. Estamos iniciando franquias em São Paulo, entre no mercado junto de uma empresa com experiência. Futuramente expandiremos para outras localidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.