Como montar uma casa de tintas

Por:

Como montar uma casa de tintasUma casa de tintas é uma empresa que vende tintas e/ou serviços de pintura para automóveis e/ou paredes. Conheça agora os detalhes deste tipo de negócio e o que fazer para se dar bem ao montar uma casa de tintas.

Tintas para automóveis e tintas para paredes

Comece definindo seu negócio, faça uma lista dos produtos e serviços que deseja oferecer. Existem basicamente duas categorias de casa de tintas: uma para automóveis e outra para paredes/casa. Muitas lojas também vendem tintas para artes e ofícios, mas essas lojas são um caso a parte.

Faça um plano de negócios

 A principal razão para fazer um plano de negócio é manter o foco na tarefa e nos itens mais importantes para montar a casa de tintas, além de servir como base para solicitar financiamentos, caso você precise.

Um bom plano de negócios contém um resumo da sua ideia de negócio, uma análise da demanda do mercado por seus serviços, uma visão geral da estrutura organizacional do seu negócio, e uma descrição de como você pretende comercializar e promover o negócio e ainda um completo planejamento financeiro para evitar surpresas.

Caso tenha alguma dificuldade na elaboração do planejamento veja o Kit Como Abrir Um Negócio.

O local para montar a casa de tintas

O local para montar uma casa de tintas irá depender dos produtos comercializados. Se você optar por comercializar, se especializar em tintura automotiva, e prestar serviços,as dependências do negócios serão basicamente um local com garagem e um considerável espaço de trabalho. A melhor opção para os futuros proprietários de lojas de tintas para carro é para comprar ou construir seu empreendimento em um terreno próximo a uma concessionária de carros, ou qualquer outro local onde existem pessoas que procuram por serviços relacionados.

Para casa de tintas para decoração/parede você necessita de uma frente de loja esteticamente agradável em uma área comercial. Procure por espaços em áreas comerciais que ofereça produtos relacionados á construções e reformas, um centro comercial em que o poder aquisitivo de seu público alvo seja condizente com a loja que pretende montar.

Conheça o mercado de casa de tintas

No caso de montar uma casa de tintas voltada para venda de tintas para paredes, descobrir detalhes do mercado onde você pretende entrar pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso neste segmento. Busque informações sobre o hábito de compras dos clientes, especialmente nas grandes cidades onde está presente os homes Centers, fortes concorrentes da sua casa de tintas.

Como o cliente chega até uma loja de tinta? Lista telefônica, visita pessoalmente, indicação de pintores, internet? Qual o perfil de cliente você quer atingir e como este cliente compra?

Estes detalhes são muito importantes para a escolha da localização, tipos de produtos e estratégia de marketing.

Por exemplo, montar uma loja de tintas de bairro, possivelmente não será o melhor negócio. Nestes locais, normalmente o consumo é pequeno e quando há o valor de venda por cliente é pequeno, pois o mesmo normalmente escolhe as tintas e materiais pelo preço.

O mesmo estudo de mercado é necessário para montar uma casa de tintas automotivas. Conhecer o perfil do cliente, como ele se relaciona com as casas de tintas, política de vendas, inadimplência, e outros detalhes farão a diferença no seu negócio.

Clientes de uma casa de tintas residencial

Prefira trabalhar com clientes de maior poder aquisitivo, que são os que mais gastam em uma casa de tintas. Normalmente a estrutura física de uma casa de tintas exige muitos funcionários e um bom espaço físico, desta maneira implicando em maior custo fixo (aluguel, funcionários, impostos trabalhistas, energia elétrica, etc.). Para suportar tamanhos custos fixos e obter lucro é preciso manter um bom volume de vendas por cliente.

Compra de equipamentos para montar sua loja de tintas

Oficinas de pintura automotiva exigem uma ampla gama de equipamentos, incluindo elevadores, pistolas, ferramentas de ar, máscaras de segurança, e lixadeiras. Estes itens variam de preço seu gasto será proporcional a estrutura da loja que irá montar se irá se especializar no ramo e oferecer todo tipo de tinta.

Tanto lojas de tintas e serviços automotivos quanto lojas de tintas para paredes requerem equipamentos comerciais básicas como caixas, computadores, balcões, prateleiras, decoração.

Investimento inicial para montar uma casa de tintas

Qualquer valor que disséssemos como investimento inicial para montar uma casa de tintas seria apenas um chute, pois os detalhes deste tipo de negócio vão determinar o capital necessário. Veja abaixo os itens mais importantes que influenciarão o valor do investimento inicial:

Estoque – Esta necessidade de estoque é um dos itens que será levado em conta para planejar o valor do investimento inicial, assim a variedade de produtos, marcas, tempo que o fornecedor demora deste o pedido até a entrega e a previsão de vendas mensal vai determinar o valor do capital para compra de estoque.

Capital de giro – Na determinação do capital de giro para montar a loja de tintas você deverá considerar a previsão de vendas mensal e a política de vendas e compras. Caso você vá comprar inicialmente à vista e vender à prazo, o que é comum no começo, saiba que a necessidade de capital será maior.

Equipamentos e máquinas – Computadores, balcões, gôndolas, expositores, móveis, máquinas para fazer tinta, etc.

Reserva para contingências – Deixe um valor sobre o investimento total como reserva para eventuais desvios entre o planejado e o realizado no plano de negócios.

Como registrar a casa de tintas

Você deverá contratar um contador para aconselhá-lo sobre a estrutura jurídica da sua casa de tintas. Uma vez que você precisará de um contador para cuidar da abertura da empresa e documentação mês a mês, evite perder tempo e energia e já procure um contador, ele ainda o ajudará a esclarecer itens importantes do plano de negócios como taxas e impostos a pagar.

Equipe especializada

Oficinas de pintura automotiva precisam de funcionários que possam usar a tecnologia de pintura de carro para pintar desenhos personalizados em carros.

 Independentemente do tipo de loja você está pensando em abrir você precisa de pessoas com um nível de experiência em design visual, e a maneira mais fácil de encontrar pessoas com esse conhecimento é falar com os coordenadores de carreira em uma instituição educacional, SENAI, faculdades, etc.

Ambos os tipos de lojas, tintas para paredes e automotivas, exigem empregados qualificados que entendem de tinta e pintura.

E você está pensando em montar uma casa de tintas? Comente!

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



47 comments on “Como montar uma casa de tintas
  1. vania de almeida disse:

    boa tarde gostaria de montar uma loja de tintas automotivas, pois tenho o curso de preparação de tintas e cores.

  2. Reginaldo Oliveira disse:

    Boa tarde!

    Quero abrir uma loja de tintas industrial (civil) vou ter 30.000,00; sei que nao é o bastante, gostaria de saber a media de valor que teria de ter para meu negocio, pois nao vou ter um estoque extenso a principio, vou comprar de distribuidora e a entrega é ágil; vou precisar muito de vocês para tirarem minhas duvidas e me ajudar que de certo!

    • roger disse:

      caro amigo, o negocio é bom. escolha bem o ponto. esse é um fator importante para o sucesso do empreendimento. se o alcance é o varejo, identifique o que os seus concorrentes estão fazendo. faça melhor e ande na frente. tenha parcerias fortes, escolha uma boa empresa. vai te ajudar bastante. um bom marketing certamente ajudará muito também. enfim, acredite no seu negocio e sucesso

    • Julio Ótto disse:

      Prezado Reginaldo,somos fabricante de tintas industriais,e gostaria de saber se tem interesse em distribuir nossos produtos.
      Um forte abraço!
      Ótto

      • Helena Cunha disse:

        Tenho vontade de abrir uma casa de tintas e quero parcerias.

      • MARCIO MANHAES disse:

        JULIO OTTO
        GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSES PRODUTOS, MORO EM MACAÉ, A CAPITAL DO PETRÓLEO, ONDE TEM MAIS DE 8.000 EMPRESAS INSTALADAS E COM GRANDE ÍNDICE DE AUMENTAR ESSAS EMPRESAS PARA 2013. ATÉ 2020, TERÁ ENORME POTENCIAL DE SE TRABALHAR COM ESSES SEUS PRODUTOS. GOSTARIA DE SABER COMO FICA ESSA REPRESENTAÇÃO E COMO PODEMOS CONVERSAR SOBRE ISSO.

      • Elias da Silva de Souza disse:

        Olá Julio Otto, sou de Londrina PR, trabalho como pintor há 2O anos e gostaria muito de abrir uma casa de tintas, pois tenho muitos clientes em Londrina. Meu pensamento é continuar trabalhando com a pintura inicialmente, pois os meus clientes seriam também meus compradores.
        Penso em alugar uma loja numa área comercial, o problema é que não tenho dinheiro no momento para investir numa. Gostaria de saber se sua empresa não financiaria o negócio, o local e o pessoal para trabalho. Eu tenho condições, mas precisaria do produto, máquina de fazer tinta.
        Por favor, aguardo uma resposta.

      • Henrique disse:

        Estou abrindo uma loja de tintas e gostaria de saber qual é o seu produto.

      • Claudio disse:

        Boa noite Júlio pretendo montar uma loja e estou interessado em seus produtos como faço para conhece-los?

      • reginaldo disse:

        bom dia , moro em belem do pará, gostaria de saber mais a respeito da distribuição,

        aguardo contato

      • vitor castao olmo disse:

        boa tarde temos 2 lojas de materiais de construção e 1 madereira no espirito santo, queria conhecer o seu produto, pois gostamos de inserir mercadorias novas nas nossas lojas e com precos bons

  3. Marcio almeida de moura disse:

    Trabalho no ramo de pinturas, tenho minha propria empresa desse ramo, quero montar uma casa de tintas para conciliar com minha empresa, onde vou tirar todas duvidas de clintes assim unindo o util ao agradavel. sei que e dificil conceguir algo nessa vida porem não impossivel, vamos a luta….

  4. josue disse:

    quero abrir uma loja de tintas mais estou buscando informaçoes porque sou pintor, tenho conhecimento na area ja a algum tempo e quero deixar a mao de obra para vender tintas. o que devo fazer pra comecar?

  5. geraldo pereira disse:

    estou abrido uma casa de tinta ja tenho a loja toda reformada estou precisando de fornecedores de todo tipo.tais como automotiva e residencial aguardo ajuda.

  6. junior disse:

    julio otto, tenho interesse em montar uma loja de tinta se você puder entrar em contato e me informar sobre seu produto e tirar algumas duvidas. ok?!

  7. renato camargo disse:

    estou como uma ideia de montar uma casa de tinta na parte de construção civil e tambem altomotiva , queria saber guanto mais ou menos vou gastar o estoque nao precisa ser muito grante no começo , sou pintor e inspetor de pintura e atualmente trabalho de inspetor de produção em uma metalurgica , e gostaria muito de trabalhar com a tinta de vcs , e sobre a maquina de bater textura e grafiado se vcs forneçem…. ( 017) 81665869 renato

  8. Àguia representações.Comerciais disse:

    Bom Dia Senhores, Estou procurando local ideal na Grande Florianopolis SC., para abertura de uma loja de Tintas Automotiva e Decorativa, daí procuro tintas famosas e de auto giros de âmbas as linhas, inclusive compromentos.
    Aceito sugestões e exclussividade de fornecedor
    contato (48)3093-0655 9118-7192.
    Att,
    Aguiar

  9. paulo disse:

    Tenho um ponto legal para montar uma loja de tintas, residencial e talvez automotiva, como devo começar, quais os fornecedores, alguém tem um contato?

  10. thales disse:

    Boa noite, quero abrir um negócio no ramo de pintura, pensei em pinturas, estilização e personalização de vários objetos, moto, carro. mas não tenho nemuma experiência em negócios, preciso muito de ajuda, conto com vocês…

  11. alex disse:

    Sou pintor há 15 anos, pretendo montar uma casa de tinta e todos os materias que envolve pintura .

  12. wanda disse:

    Bom dia senhores, estou planejando abrir uma loja de tintas automotivas no litoral de São Paulo, seria uma parceria com uma oficina de reparos e pinturas automotivas. Poderiam me ajudar no sentido de onde e como posso ter contato com fornecedores? Forte abraço, Wanda

  13. Adriano Vianna disse:

    Sou representante da PPG automotivo e da RENNER imobiliaria na Região de Curitiba e Grande Curitiba, vou até Guarapuava – PR quem desejar mande um email que eu entro em Contato.

  14. elvis santos disse:

    Gostaria de abrir uma loja de tintas automotivas,preciso de fornecedores, obrigada.

  15. rodrigo braga pereira de lima disse:

    Gostaria de receber idéias de como montar uma loja de tinta e obter sucesso! Alguem tem uma sugestão?

  16. Edilson Santos Palacio Costa disse:

    Gostaria de montar uma casa de tinta, mas no momonento estou a procura de parceiros, fornecedores que possam me ajudar no marketinsg inicial. Obrigado Edilson.

  17. kelle silva disse:

    Gostaria de abri umal oja de tintas, tanto para paredes como para automoveis, sem prestação de serviços…com quanto de capital devo iniciar? 30.000,00 é o suficiente?

  18. Emerson disse:

    oi,sou pintor,gostaria de abrir uma loja de tintas,fazer uma venda casada,quando possivel,gostaria de saber como começar, quanto dinheiro preciso investir?

  19. Antonio Carlos Jesus Dos Santos disse:

    olá amigos boa noite.gostaria de abri loja de tinta decorativa tenho curso com certificado,e estou estudando sobre impermeabilização de parede, alicerce,e presto serviço de analise a supeficie, pintura, busco conhecimento sobre cada produtos etc.

  20. paulo disse:

    Boa tarde, estou pensando em abrir uma loja de tintas, gostaria de saber quao valor necessario para começar, qual a margem de lucro, como entrar em contato com forncededores, etc. aguardo retorno

  21. Almir Gomes de Aguiar disse:

    Gostaria de montar uma casa de tinta, não sei ainda se automotiva ou paredes.Preciso de informações referentes a estas atividades, parceiros e fornecedores que possam me ajudar no planejamento e levantamento de materiais e investimento inicial .
    Muito grato .

  22. Alexandre Nauheimer disse:

    Conheça a única franquia de tintas do Brasil.
    Produtos normatizados, vantagens para os cinco primeiros franquiados.

  23. ivan costa disse:

    ja tenho uma empresa de tintas registrada, mas não está em funcionamento, pretendo começar vendendo apenas complementos trabalhando com pronta entrega,tipo ligar para o cliente e atender o pedido serviço delivery meus concorrentes falham nesse aspecto o que voçês acham da ideia? Obs: moro em macapá-ap

  24. maykel campestrini disse:

    ola
    gostaria de ajuda para montar uma distribuidora de tintas. tanto para residencias bem como tintas a granel para construcao civil.

    alguem procurando distribuidor entre em contato para conversarmos

  25. Roberto Carlos Rodrigues da Silva disse:

    Boa tarde senhores,estou pretendendo abrir uma loja de tintas automotivas, tenho experiencia na hare da pinturas automotivas. Gostaria de contatos como encontrar fornecedores de tintas e como conseguirei a maquina de preparala, moro na regiao celeiro do RS.Obrigado.

  26. valdemi disse:

    Quero abrir uma loja de vendas de tintas automotivas e residencial.
    Como fazer?
    qual o capital para investimento?
    O que fazer como fazer?

  27. roberto disse:

    POIS SOU TÉCNICO E ACERTADOR DE COR TENHO UMA CARTEIRA DO NORTE DO PARANA DE MAIS DE 150 CLIENTES ENTRE OFICINAS E INDUSTRIAS E USINAS
    SE CONHECEREM ALGUMA PESSOA QUE POSSA ME AJUDAR
    TAMBÉM ESTOU BUSCANDO ALGUMA REPRESENTAÇÃO PARA O NORTE DO PARANA
    ABRAÇOS

  28. silvania andrade reis disse:

    olá sou empreendedora individual e gostaria de obter um orientação.pois meu esposo é pintor e estamos pensando em abrir uma casa de tintas,nossa cidade é pequena e carente nesse ramo como faço.
    Atenciosamente:
    Silvania

  29. David F Silva disse:

    estou com uma idéia de montar uma casa de tintas no litoral capixaba gostaria de parcerias,contatos de represetantes quero um suporte a idéia é boa tenho mais ou menos uns 80.000,00 para investir aguardo resposta…

  30. Jobson Fernandes disse:

    Tenho um sonho de virar um empreendedor,e o negocio que tenho em mente e uma loja de tintas, alguém pode me informar qual e a margem em media de lucro?Sou muito cauteloso e gosto de confrontar opiniões. Muito obrigado.

  31. marlon disse:

    sou vendedor externo a 7 anos e pretendo abrir uma loja de tintas automotiva, preciso de representante de marcas na regiao de araçatuba-sp

  32. katia disse:

    boa tarde, quero abrir uma loja de tintas no espirito santo, alguem pode me indicar fornecedores, e me dar algumas dicas, tipo quanto eu gastaria aproximadamente com mercadoria?

  33. Rhandara Rodrigues disse:

    Bom dia, moro em uma cidade com poucos habitantes, porém o numero de finnaciamentos de imoveis pelo minha casa minha vida e de construções cresceu muito nos últimos anos, junto com isso cresceu também o numero de depósitos de construção porém nenhuma loja de tintas, o projeto ja é um sonho de algum tempo que meu marido e eu temos, mas agora resolvemos por em prática, mas não temos noção de por onde começar, precisamos de opiniões dicas e instruções de como fazer esse negócio dar certo.

  34. jose fortunato de arruda disse:

    etou com vontade de montar uma loja de tintas residencial na minha cidade nan tem nen uma so material de construcao que vende pouca mais o preço e alto e nan tem variedade e so um tipo gostaria de um representante e mais informacao para abril

  35. paulo salemme disse:

    bom dia
    estou com muita vontade de investir nesse segmento
    de tintas tanto automotiva como residencial
    não sou do ramo mas sei que é um bom investimento
    no sebrae existe esse tipo de ajuda

  36. gean disse:

    eu sou proprietario de uma casa de tintas acho muito bom meu serviço tem um otimo retorno e acho que sempre tem area para quem deseja iniciar

  37. gean disse:

    tem que observar bem o seu futuro cliente pois os clientes de hoje estão cada vez mais exigentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)