Como Montar um Escritório de Decoração

Como Montar um Escritório de DecoraçãoMuitos profissionais arquitetos, decoradores e designers partem para o ramo de escritórios de decoração sabendo que o setor é promissor e lucrativo, dependendo da qualidade dos serviços oferecidos pelo escritório.

Esta é uma decisão que deve pesar prós e contras, pois decidir pela abertura de um escritório de decoração requer cuidados com a localização certa, a escolha do sócio, o nicho de mercado para atuar e um bom nome para o negócio.

Porém, antes de partir para a escolha da localização, é necessário uma pesquisa de mercado que determine o melhor local para a instalação do escritório.

Este local deve considerar as possibilidades de mercado e o potencial de renda per capita da região, além da verificação da existência de público-alvo e concorrência.

Localizar-se em áreas comerciais pode ser a melhor solução, pois abrange tanto o público empresarial quanto as pessoas que buscam um serviço de decoração para suas casas.

Mercado de escritórios de decoração

O mercado para decoração se insere em um ambiente de renda das classes média e alta, público que pedirá a orientação e serviços destes profissionais.

O mercado pode ser um pouco concorrido, mas o que garantirá o sucesso do negócio é o bom atendimento e um serviço de qualidade.

É nos centros urbanos que está o público-alvo em maior quantidade. Para atrair clientes, é preciso estar bem localizado e realizar uma boa divulgação, até para iniciar o nome da empresa no mercado.

O escritório de decoração poderá abrir seu leque de clientela oferecendo serviços para residências e condimínios ou para empresas, consultórios e até lojas.

Clientes

Depois que o empresário já realizou a pesquisa sobre a melhor localização, agora está na hora de concentrar seus esforços para atrair clientes e para isso, deverá contar com planejamento de marketing.

Para atrair clientes vá até onde eles estão entregando folhetos, enviando e-mail marketing, e deixando cartões de visitas em lugares estratégicos, como empresas, construtoras, lojas de acabamentos para casas, entre outros lugares.

Para conquistar os primeiros clientes, ofereça preços competitivos que podem estar até um pouco abaixo do mercado, enquanto a firma não se torna tão conhecida. Mas não exagere, estabeleça regras quanto ao preço para que seu trabalho seja valorizado.

Demonstre em reuniões com potenciais clientes que o escritório de decoração tem maturidade e profissionalismo para exercer com qualidade os serviços que eles procuram.

Vai dar lucro?

Esse é o momento ideal de realizar o networking, então amplie seus contatos e estabeleça parcerias com fornecedores de móveis, lustres, lojas de objetos de decoração, galerias de arte, tapeçarias e outras opções.

Para ter visibilidade participe também de feiras e exposições, workshops e palestras sobre decoração, tendências, móveis, tecidos e outros.

Serviços oferecidos por um escritório de decoração

Atualmente é crescente a possibilidade de se oferecer vários serviços de acordo com as necessidades do cliente.

Por isso, os escritórios de decoração podem variar ou decidir oferecer apenas um serviço específico, que é o caso de escritórios que oferecem serviços de cozinhas planejadas, de home office planejados, serviços para jardins planejados e outras opções.

A decisão de variar os serviços de acordo com a necessidade ou se focar em apenas uma demanda deve considerar aspectos como custos e conhecimento suficientes sobre esses ramos por parte dos projetistas.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Divulgação

Montar um escritório de decoração exige trabalho de conscientização dos clientes, porque várias famílias possuem poder de compra, mas não possuem o hábito de procurar um decorador para suas casas.

Então divulgue os serviços de forma ampla com folders, outdoors, TV e da forma mais ampla e abrangente que é pela internet, pois a quantidade de internautas que podem ser alcançados na rede justifica a montagem de um site que informe os serviços realizados, as condições de pagamento e outros requisitos.

Vai dar lucro?

Para divulgar melhor os serviços estabeleça um plano de ação voltado para o marketing que amplie de forma inteligente as possibilidades de divulgação para que seu negócio se torne conhecido e frequentado pelos clientes.

Sistema online

A automação e informatização são cada vez mais essenciais em todos os negócios e a novidade é o sistema online de acompanhamento de projetos.

Esse sistema permite que todos os funcionários e clientes acompanhem o cronograma e o andamento dos projetos; é só obter uma senha para entrar no sistema.

Dessa forma, o escritório de decoração poderá realizar trabalhos que estejam longe do escritório e assim, poder trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo.

Lembrando que o sistema só será eficiente se todos cumprirem a sua parte nas tarefas dentro do prazo.

Estrutura de um escritório de decoração

O escritório de decoração deve ser comprometido em sua maior parte com os trabalhos executados. Por isso, é importante ter um ambiente agradável para o desenvolvimento dos projetos e para receber os clientes.

O ideal é ter um escritório com uma área de pelo menos 60 m2 criação de um escritório para o desenvolvimento de projetos e uma sala de reuniões para receber os clientes.

Para montar a sua empresa, você precisará de investir em  móveis de escritório e computadores, projetores para mostrar o projeto para o cliente, além de telefone e impressora.

Também é recomendado ter um veículo para realizar as visitas aos clientes.

Os outros investimentos serão com custos para formalização do negócio e contratação de pessoal.

Fornecedores e preços

O escritório de decoração deve ter conexão com outros empresários e profissionais estabelecendo parcerias que sejam responsáveis por diminuição de custos e também por entregas de artigos na qualidade desejada, nos modelos acordados e no momento em que se necessita.

Além disso, os custos com novos móveis ou móveis usados, cortinas, tapetes e outros artigos que serão utilizados para transformar o local, devem ser calculados dentro do orçamento e incluídos no preço final.

Lembrando que o orçamento deve ser flexível de acordo com o desenvolvimento das etapas. Portanto, deverá ser negociado o que o cliente realmente quer para finalizar o trabalho.

Aspectos legais

Os escritórios de decoração não têm direito à tributação na forma do Simples Nacional, ou seja, os empresários devem decidir qual a melhor opção para arrecadar impostos, se pelo lucro real ou lucro presumido, de forma que represente menor custos com impostos. Mais informações no site da Receita Federal.

Ficou interessado nas nossas dicas de como montar um escritório de decoração? Deixe seu depoimento:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorAprenda Como Trabalhar Com Camisetas Promocionais
Próximo artigo5 Negócios para Montar no Momento da Crise e Driblar as Dificuldades
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite! Adorei as dicas de vocês! Sou projetista e trabalho com decoração de interiores e projetos de arquitetura, vídeos e animaçôes!
    Adoro oque faço, mas é uma profissão pouco reconhecida! Gastei 6.000,00 dó no computador! Estou com a idéia de montar meu proprio escritorio, só que tem que ser devagar. A ideia inicial e ter um nome e começar a divulgar meu trabalho, tenho já parcerias de marcenarias, vidraçarias… vou começar comigo e com meu computador! Tenho veículo próprio. Já tive três lojas, então sei como é a área de vendas, pois terei que vender projetos! Acham que tem a possiblidade de dar certo? Não tenho condições e investimento alto atualmente! Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here